Seu guia de viagem em Portugal | 14 anos no ar

    Uma das coisas que me dá mais prazer é saber de intercâmbios culturais entre brasileiros e portugueses que dão certo. O Projeto Visto é um deles. Idealizado pelo jornalista Pedro Salgado e pelo músico Pedro Marques Pereira, esse encontro visa trocar canções. Ou seja, brasileiros cantam portugueses e portugueses cantam brasileiros.

    O projeto luso acabou de lançar seu primeiro EP em parceria com o site brasileiro Scream & Yell e já começa a fazer seus primeiros ecos. No time do lado esquerdo do Atlântico estão Graveola e o Lixo Polifônico, Do Amor e A Banda Mais Bonita da Cidade. Já do outro lado estão A Armada e Vitorino Voador.

    Saiba mais, nas palavras de Pedro Salgado e Pedro Marques Pereira:

    “Com o Projeto Visto, pretendemos contribuir para uma aproximação das novas realidades musicais, tendo como resultado prático a apresentação, em formato virtual, no site Scream & Yell, de uma coletânea em que músicos de Portugal e Brasil escolheram respetiva e livremente um tema brasileiro e português da sua preferência.

    A iniciativa reflete a crescente curiosidade de artistas e públicos em encontrar diferentes realidades, apela ao segmento conhecedor da música independente, cantada em português, e espelha as preferências de uma audiência moderna que cresceu com as novas ferramentas da Internet.

    De uma forma gradual, os músicos envolvidos gravaram as versões pelos seus próprios meios, que posteriormente seriam misturadas e masterizadas no Estúdio Fuga, afeto ao Projeto Visto, em Montemor-O-Novo (Portugal). E é possível encontrar vários motivos de interesse.

    Desde logo, na recriação carimbó meets rock canônico de “Movimento Perpétuo Associativo”, do Deolinda, pelo Do Amor, prolongar a força das palavras de “Longo Passeio”, do Los Porongas, na elegância musical do Vitorino Voador ou envolver-se na toada hipnótica de “A Lenda Do Homem Pássaro”, de JP Simões, reinterpretada pelo Graveola e o Lixo Polifônico, entre outros.

    No total, são seis as músicas que compõem o EP disponibilizado e potenciam a descoberta (ou redescoberta), de vários temas de eleição e representam mais uma forma de aproximar músicos, agentes culturais e públicos de Portugal e Brasil. Agradecemos ao Scream & Yell, na pessoa de Marcelo Costa, e a todos os músicos que participaram na iniciativa, o interesse e a disponibilidade revelados em todo o processo”

    Contato: projetovisto@gmail.com

    Sou jornalista especializada em cultura e tenho 41 anos. Lisboa é o meu lugar no mundo. Os meus pais são portugueses imigrados no Brasil. Depois de fazer o caminho inverso deles, me tornado também imigrante, assumi como missão do Cultuga diminuir a distância que separa o Brasil de Portugal.

    Deixe um comentário