Braga: lugares com vistas IMPERDÍVEIS

10

Está com a câmera fotográfica preparada? Hoje compartilho por aqui dois lugares que, na minha opinião, são os melhores para ver Braga do alto.

Braga: lugares com vistas imperdíveis

Tenho um carinho especial por Braga, essa cidade tão rica em história, localizada no coração da região do Minho, em Portugal. Sempre que nos sobra um respiro da rotina, eu e o Rafa subimos ao norte para, principalmente, matar as saudades dos amigos que lá estão. E justamente são as pessoas de terra que nos apresentam as mais valiosas experiências locais, não é?

Foi assim na nossa última passagem por lá. Ao fim do dia, apesar do céu encoberto, havia um tímido, mas muito bonito brilho do sol. Uma amiga bracarense, sabendo da nossa paixão por fotografia, sugeriu uma dobradinha para vermos o pôr-do-sol de dois típicos miradouros de Braga. Corremos um pouquinho, mas conseguimos ver o cair da tarde desses impressionantes pontos: o Santuário do Bom Jesus do Monte e o Santuário de Nossa Senhora do Sameiro.

Está com viagem marcada para Braga? Então deixe as últimas horas do dia separadas no seu roteiro. Depois não diga que eu não avisei rs.

Santuário do Bom Jesus do Monte

Esse é um dos cartões postais mais marcantes de Braga, com aquela enorme escadaria e um funicular logo ao lado, que é o único movido a água em funcionamento no mundo (inaugurado em 25 de março de 1882, exatos 100 anos antes do meu nascimento rs. – não esqueço mais a data).

Funicular do Santuário do Bom Jesus do Monte, em Braga - Portugal

O único funicular movido a água ainda ativo no mundo

Se você estiver de transporte público, poderá pegar o ônibus nº 2 a partir do centro histórico e, ao chegar ao Santuário, subir de funicular. De carro ou moto, acaba por ser mais confortável. Você pode estacionar já no topo (o percurso pela estrada também é muito bonito).

Santuário do Bom Jesus do Monte, em Braga - Portugal

Santuário de Bom Jesus do Monte, em Braga, no verão

O mais bacana é que, além do miradouro lindíssimo, abraçado por um jardim muito bem cuidado a qualquer época do ano, por toda a volta do Santuário tem um espaço de beleza natural: um parque com lago, árvores centenárias e trilhos que podem ser facilmente percorridos a pé.

Para qualquer hora do dia, subida até aqui realmente vale a pena.

Santuário do Bom Jesus do Monte, em Braga - Portugal

O jardim impecável do Santuário do Bom Jesus do Monte

Miradouro do Santuário do Bom Jesus do Monte, em Braga - Portugal

Vista a partir do Santuário do Bom Jesus do Monte no verão

Miradouro do Santuário do Bom Jesus do Monte, em Braga - Portugal

Vista a partir do Santuário do Bom Jesus do Monte no cair de uma tarde de outono

Santuário do Sameiro

Eu e o Rafa já tínhamos subido ao Santuário do Bom Jesus do Monte algumas vezes, mas ao Santuário de Nossa Senhora do Sameiro foi a primeira vez, e logo para um pôr-do-sol tímido e muito inspirador.

Santuário de Nossa Senhora do Sameiro, em Braga - Portugal

Santuário de Nossa Senhora do Sameiro, em Braga

Se já andava encantada com a vista de Braga a partir do Bom Jesus – e não acreditava que poderia ter um outro lugar tão bonito como aquele. Ok, fiquei de queixo caído. Ainda bem que eu estava enganada!

Esse é um dos santuários marianos mais visitados de Portugal, datado do século XIX. Mas aqui não é a questão religiosa que está em causa, mas os seus 566 metros de altitude, quando é possível ter uma vista bastante ampla da região.

Vá de carro ou moto, pois ali tem estacionamento e o percurso também é uma gracinha. Para sentar na escadaria e ver os minutos passar, com o lento caminho do sol…

Santuário de Nossa Senhora do Sameiro, em Braga - Portugal

Santuário de Nossa Senhora do Sameiro, em Braga

Miradouro do Santuário de Nossa Senhora do Sameiro, em Braga - Portugal

Vista de outono, ao fim da tarde, no Santuário do Sameiro

Pôr-do-sol no Santuário de Nossa Senhora do Sameiro, em Braga - Portugal

Vista de outono, ao fim da tarde, no Santuário do Sameiro

Miradouro do Santuário de Nossa Senhora do Sameiro, em Braga - Portugal

Pôr-do-sol a partir do Santuário do Sameiro

(Ah, não por acaso, a nossa querida amiga bracarense se chama Sameiro ❤)

Organize AQUI a sua viagem para Portugal!

icon-saude

Parcele o seguro saúde na Real Seguro Viagem em 6x SEM JUROS

icon-carroVeja os melhores preços para alugar um carro

icon-hotel

Reserve o seu hotel no Booking, com cancelamento gratuito

Conheça os serviços exclusivos do Cultuga

icon-tour

Deseja ter a nossa companhia em Lisboa? Faça um tour conosco

icon-consultoria

Reserve um transfer ou city tour com os nossos parceiros em Portugal

icon-foto

Faça um ensaio fotográfico em Lisboa ou no Porto

Veja o índice de artigos do Cultuga para ajudar no planejamento do seu roteiro ❤

Compartilhe.

Sobre o autor

Priscila Roque

Sou jornalista especializada em cultura e fotógrafa. Foi preciso passar dos 30 anos para assumir que Lisboa é, realmente, o meu lugar no mundo. Mas a paixão por Portugal começou bem mais cedo, ainda na adolescência, quando descobri alguns músicos locais. Os meus pais são portugueses imigrados no Brasil. Depois de fazer o caminho inverso deles, trocando São Paulo por Lisboa, quero agora, com o Cultuga, diminuir a distância que separa o Brasil de Portugal.

10 comentários

  1. Avatar

    Braga foi a minha cidade por 11 anos. Hj estou devolta a São Paulo mas… Braga – Portugal esta no meu coração Amo essa terra linda!!

    • Rafael Boro
      Rafael Boro em

      Que coisa boa, Mara! É tão bom ter essas lembranças, principalmente de lugares especiais, como Braga. Nós também adoramos (dá pra ver no texto da Priscila <3 ).
      Um grande abraço e seja sempre bem-vinda ao Cultuga e a Portugal! 🙂

  2. Avatar
    Celso Costa em

    Me chamo Celso e irei com minha amada Ana descobrir as belezas de Braga e lembraremos de suas dicas!!! Estamos procurando um lugar para morar em Portugal e desta vez daremos foco ao norte!! Estamos procurando tranquilidade para curtir nossa meia idade com nossa neta, que indicam?

    • Rafael Boro
      Rafael Boro em

      Olá, Celso
      Tudo bom?
      Braga é uma cidade muito agradável, mas só conheço a parte turística. Aconselho que procure por grupos de imigrantes em Portugal no Facebook. Você encontrará pessoas que vivem no norte que poderão ajudá-lo nessa busca.
      Um abraço e boa viagem!

  3. Avatar
    Olga B. K. Sartori em

    Olá Rafael e Priscila.
    Estou indo ao Porto em outubro, e pretendo fazer um bate-volta a Guimarães e Braga. Estarei sozinha, por isso pretendo me deslocar de trem. A dica de fazer Guimarães primeiro cai por terra, pois o primeiro trem sai do Porto às 11h. Indo primeiro a Braga, tem um que sai às 9h10. O ônibus que liga Braga a Guimarães sai às 14:15, mas infelizmente o último trem sai de Guimarães às 16:55, ou seja, seria apenas 2 horinhas para conhecer a cidade, o que é uma pena. Vcs teriam alguma ideia melhor? Tem ideia de quanto gastaria em Uber, por exemplo? Aceito sugestões!
    Obrigada, amigos.

  4. Avatar
    CESAR ROBERTO PINTO MACIEL em

    Oi! Tenho uma dúvida: nos dois Santuários, há estacionamento disponível? Gratuito ou pago? É que irei de Porto, num bate e volta, e estou achando que de carro é mais descomplicado. Pelo que vi no google maps, esses Santuários de Braga são mais afastados e o caminho até eles não é feito tranquilamente a pé como o passeio que se faz em Guimarães. Estou certo? Agradeço desde já!

    • Rafael Boro

      Olá, Cesar
      Tudo bem?
      Há estacionamento disponível nos dois Santuários. No Sameiro é gratuito. Já no Nossa Senhora do Monte tem ambos.
      Braga é maior do que Guimarães e os dois Santuários são mais afastados do centro, sendo mais rápido e confortável ir de carro. 🙂
      Um abraço e boa viagem!

  5. Avatar

    Oi pessoal!! Amo Braga!! Desta vez irei ficar mais tempo na cidade e pretendo conhecer o Santuário do Sameiro, que não havia sequer ouvido falar dele e achei lindo!!
    Como estarei sozinha, farei tudo de transporte público. Vocês sabem me dizer se há linha de ônibus que faz esse caminho ou se terei que fazer de táxi ou uber?
    Bjs e obrigada.

    • Rafael Boro

      Olá, Naira
      Tudo bem?
      Nós também amamos Braga!
      Vale muito a pena conhecer o Santuário do Sameiro. De transporte público é um pouco chato, pois demora um pouquinho desde o centro histórico da cidade. O número do ônibus é o 23. No site dos Transportes Urbanos de Braga tem todas as informações http://www.tub.pt/percurso/23/ O Uber e o táxi podem ser bem interessantes, pois vai mais rápido. 😉
      Um grande abraço e boa viagem!

Deixe um comentário