Viana do Castelo é uma das cidades de Portugal mais bonitas da região norte. Neste artigo da série “Pra Ver em Portugal” (disponível também em vídeo), vamos te mostrar bons motivos para você conhecer esse lugar encantador.
A cidade de Viana do Castelo faz parte da região do Minho, no Norte de Portugal, e fica a cerca de 75km da cidade do Porto.
Chegar até Viana é bem fácil de carro alugado, ônibus ou trem. Uma das formas mais comuns escolhidas pelos viajantes é em bate-volta a partir do Porto. Entretanto, há bons lugares para pernoitar em Viana do Castelo também.
Centro Histórico
de Viana do Castelo
Tirar um tempo para conhecer o centro histórico de Viana do Castelo com calma vale realmente a pena. Faça sol ou faça chuva, andar sem rumo pelo centro histórico de Viana é sempre gostoso.
A partir da Praça da República, que tem séculos de história, percorra ruas e vielas em busca de edifícios coloridos, painéis de azulejo, arte urbana e o comércio tradicional.
Deixe-se encantar pelas belíssimas igrejas, como a imponente Sé Catedral e o impressionante museu da Igreja da Misericórdia.
Depois, não deixe de ver pertinho o Navio Gil Eannes, que deu apoio para a frota bacalhoeira.
Outras cidades de destaque para visitar na região do Minho:
– Guimarães
– Braga
Folclore português
bordado e trajes
Há muitos lugares interessantes e bonitos para conhecer em Viana do Castelo. Mas destaco aqui também o artesanato e o folclore.
Viana do Castelo tem uma forte ligação com a cultura portuguesa tradicional. Isso é fácil de reparar nas vitrines de muitas lojas do centro histórico.
Vemos a delicada filigrana, esse bonito e minucioso trabalho feito com fios que podem ser de ouro ou prata.
Nas vitrines é nítido também o valor do bordado típico de Viana do Castelo. Esse bordado tem uma certificação própria para que os pontos, as cores usadas, os materiais e os motivos sejam sempre feitos de uma só forma para que não se perca a marca tradicional desenvolvida aqui na cidade.
Um dos representantes desse bonito talento manual de Viana do Castelo são os trajes típicos. Eles levam técnicas dos bordados, da filigrana e outras características tradicionais do folclore local.
O traje de Viana é tão importante que tem até um museu dedicado somente a ele aqui na cidade, o Museu do Traje. É uma visita imperdível e cabe em qualquer roteiro, pois ele está localizado na própria Praça da República.
Bola de Berlim
do Manuel Natário
Agora eu tenho um motivo bem saboroso para você conhecer Viana do Castelo: as bolas de Berlim do Manuel Natário.
O senhor Manuel Natário foi um grande amigo de Jorge Amado. Portanto, um dos frequentadores ilustres daqui era o escritor brasileiro e sua esposa, Zélia Gattai.
A especialidade da casa são as bolas de Berlim – que parece um pouco como o “sonho” que conhecemos no Brasil – mas tem também outros doces e salgados muito bons neste espaço.
Um lugar perfeito para fazer uma pausa ao longo do seu passeio por Viana do Castelo.
Santuário do
Monte de Santa Luzia
No alto de Viana do Castelo tem um dos santuários mais bonitos de Portugal, o Santuário do Monte de Santa Luzia.
A partir dele temos a vista mais incrível para Viana do Castelo com a foz do rio Lima e o Oceano Atlântico.
Nós subimos de carro a partir do centro histórico, mas dá pra vir com o funicular ou a pé por uma (longa) escadaria.
Para quem gosta de visitar igrejas, vale muito a pena conhecer este santuário por dentro, que é o Templo do Sagrado Coração de Jesus. Ele começou a ser construído no início do século 20, mas só ficou pronto em 1959.
Há outros dois santuários com vistas incríveis para ver o pôr-do-sol: veja aqui quais são!
Assista ao nosso vídeo
em Viana do Castelo
O que você ficou com vontade de conhecer em Viana do Castelo? Me conta aqui nos comentários!
E pra ter Portugal mais perto de você, acompanhe os artigos do blog e inscreva-se no canal do Cultuga no YouTube!
Viaje a Portugal com tudo organizado
2 Comentários
Como sempre texto conciso, informativo e que dá vontade de visitar Viana do Castelo. Parabéns !
Olá, Antonio
Muito obrigada pela sua mensagem e o carinho pelo nosso conteúdo. :)
Seja sempre bem-vindo ao Cultuga!