Um cantinho português na cidade de São Roque

0

Eu não sei o que você programou para o próximo final de semana, mas se eu fosse você já ligaria para seus amigos e marcaria uma visita à cidade de São Roque. Calma, eu te darei todas as coordenadas. O lugar que você precisa conhecer é a Quinta do Olivardo, que fica na Estrada do Vinho.

A Quinta do Olivardo foi pensada para você passar o dia lá, curtir cada cantinho. O local é um complexo de lazer que inclui adega, restaurante, café, tem opções de recreação e lazer para a família toda, loja de vinhos e produtos locais e muita natureza. E São Roque fica pertinho de São Paulo, são apenas 60 km.

Recomendo que chegue cedo, principalmente se for em um final de semana ou feriado. Eu cheguei umas 10h e foi ótimo. Consegui conhecer o espaço todo primeiro sem disputar espaço com as famílias e grupos de excursão que desembarcam por lá aos sábados e domingos.

Antes de qualquer coisa: “se faz favor, um café e um pastel de nata”. É, se você quiser, é assim que pode começar o seu dia na Quinta. Um acolhedor espaço na entrada do complexo, com mesas e cadeiras ao ar livre, nos convida a comer logo um pastel para iniciar o dia. Chega quentinho. E a novas fornadas são anunciadas com o tradicional toque do sino, que dá para ouvir de longe.

Foto: Mariana Rodrigues Gajanigo

Um fogão à lenha ajuda a deixar os bolinhos de chuva mais gostosos. Eles disputam atenção com os pastéis. Mas se fosse você experimentava os dois, um de manhã e quem sabe outro mais tarde. O café caipira, onde ficam as vendas dos bolinhos e dos pastéis, só abre aos finais de semana.

Hora de começar a caminhar um pouco. Nada é longe, mas é preciso descer pelas áreas das parreiras para chegar na parte de lazer, principalmente para as crianças e jovens. Fique atento que há detalhes para observar, como a casa da Coruja. Logo abaixo do restaurante ela fica durante o dia escondida, mas às vezes aparece para ver os visitantes.

Desça mais e poderá ver de perto as parreiras, tirar fotos lindas e de vários ângulos.

Foto: Mariana Rodrigues Gajanigo

Continuando a caminhada e começará a ver o circuito aventura, com pedalinho, escalada, tirolesa, arvorismo, entre outros brinquedos. São todos cobrados a partir do uso e só funcionam aos finais de semana.

Foto: Mariana Rodrigues Gajanigo

Será que já começou a bater a fome? Bom, é agora que que as coisas vão ficando cada vez mais interessantes. Há dois restaurantes no local, ambos com o mesmo cardápio. Mas o segundo, a Tasca da Barreira é novo, foi construído para dar mais conforto aos visitantes, porque como citei antes, o movimento é grande.

Foto: Mariana Rodrigues Gajanigo

Foto: Mariana Rodrigues Gajanigo

Foto: Mariana Rodrigues Gajanigo

A Quinta do Olivardo foi criada há 10 anos (a serem completados em novembro de 2017) pelo paulista Olivardo Saqui e sua esposa, Cíntia, que é filha de portugueses. E os sabores da terra dela estão todos no cardápio. Alheira defumada, sardinha na brasa, caldo verde, vários tipos de bacalhau (como lagareiro, Zé do pipo, à portuguesa e com natas), entre outros itens.

Fotos: Divulgação

Como sugestão, harmonize com os vinhos da casa. Vinho Niágara, Chardonnay, Lorena ou espumantes são algumas das garrafas disponíveis. Vale lembrar que os vinhos produzidos na Quinta não são vendidos fora de lá, ou seja, se quiser levar para casa, não deixe de passar na loja.

Em datas específicas a programação é diferente. Todos os sábados apenas no almoço é serviço o leitão à Bairrada, assado à lenha. Já no segundo sábado do mês, o Fado ao vivo quem impera. Há também música ao vivo no 1º sábado de cada mês e nos almoços de domingo.

Foto: Mariana Rodrigues Gajanigo

Não quer gastar muito e não faz questão de uma refeição propriamente dita. A Quinta também pensou em você. Pertinho da lojinha dos pastéis de nata há outro local de venda de comida, de onde saem: prego no pão, bolo do caco (pão típico da Ilha da Madeira) e outras opções para um lanche.

Agora é só se programar para curtir esse cantinho português no interior de São Paulo!

Quinta do Olivardo
Endereço:
Estrada do Vinho, Km 4 (acesso pela Rodovia Raposo Tavares) – São Roque – São Paulo
Horário: de segunda à quinta-feira, das 9h30 às 17h30, sexta e sábado, das 9h30 às 22h, e domingo e feriado, das 9h30às 19h
Preço: entrada gratuita
Estacionamento gratuito
Facebook: facebook.com/QuintadoOlivardo

Excursão “São Roque – SP: o mundo do vinho”

Quer fazer um passeio guiado a cidade de São Roque comigo? Fique de olho no meu blog, o Plataforma 28, e acompanhe o calendário de excursões. Você vai conhecer as principais vinícolas da região e fazer degustações. As saídas são bimestrais e incluem uma visita à Quinta do Olivardo!

Compartilhe.

Sobre o autor

Mariana Rodrigues Gajanigo (colaboradora Cultuga)

Jornalista, fã das artes e consultora de viagens em São Paulo. Desde 1998, trabalho com jornalismo cultural. O meu pai morou em Portugal na década de 1980, e eu passava as férias de verão do hemisfério norte com ele. Assim, nasceu a minha forte ligação com o país. Desde então, já desembarquei 8 vezes em Lisboa. Criei o blog de viagens Plataforma 28 - Turismo e Cultura em São Paulo . Aqui no Cultuga, escrevo a coluna Portugal no Brasil. Quer falar comigo? Escreva para contato@plataforma28.com.br

Deixe um comentário