Natal no Porto: veja o que fazer na cidade

Conhece alguém que vai viajar para Portugal? Envie este artigo!

Se você pretende viajar para Portugal neste fim de ano e deseja passar o Natal no Porto, preparamos um guia completo para que você possa desfrutar da data da melhor forma ;)

Artigo atualizado em novembro de 2019

O que fazer no Natal no Porto

Como é o Natal em Portugal?

A maior parte dos portugueses são cristãos e, por isso, o Natal é uma data tão importante – reservada especialmente a família.  Ao longo de toda a sua viagem você vai perceber o quanto o país se mobiliza para estas festividades.

Em todo o mês de dezembro, podemos ver as iluminações natalinas, mercados temáticos e programações culturais para crianças e adultos das grandes as pequenas cidades. Entretanto, os dias 24 e 25 de dezembro são realmente sagrados e dedicados as pessoas mais próximas.

Sendo assim, programar-se para passar esses dois dias é imprescindível. Geralmente, recomendamos que os viajantes escolham as grandes cidades para a hospedagem. Assim, terá algum conforto, com o suporte mínimo de supermercados e restaurantes (a não ser que, claro, você esteja viajando com a família em peso e alugue uma casa no interior para fazer a ceia, por exemplo).

Como é o Natal no Porto?

Natal no Porto, Portugal

Uma das maiores cidades do país também tem sempre uma boa programação de Natal gratuita durante todo o mês. Fique de olho no site oficial da agenda cultural da cidade, mantido pela Câmara Municipal do Porto, para escolher as atrações que deseja ver.

Outro momento imperdível na cidade para esta época do ano é a inauguração da decoração e iluminação noturna. Em 2019, o Porto vai ascender suas luzes de Natal a partir do dia 30 de novembro, às 18h, e poderão ser vistas até o Dia de Reis, em 6 de janeiro de 2019. A árvore de Natal gigante será montada na Praça General Humberto Delgado, em frente a Câmara Municipal, na Av. dos Aliados.

No dia da inauguração das luzes, 30 de novembro, haverá shows e espetáculos especiais: 15h às 16h30 – Parada Soldadinhos de Natal (Rua Formosa, Rua de Santa Catarina, Rua 31 de Janeiro e Av. dos Aliados); 15h – Ensemble de Trompetes na Escadaria da Igreja de Santo Ildefonso; 15h – Natal a Rir na Praça da Liberdade;  16h30 – Shows de Agir, Ana Bacalhau, Irma e Matay na Av. dos Aliados; 18h15 – Show do The Lucky Duckies.

Outro clássico dessa época na Invicta é a pista de patinação no gelo. Em 2019, serão duas pistas: uma na Praça de D. João I e outra na Rotunda da Boavista. Elas vão funcionar até o dia 12 de janeiro de 2020.

Roteiro das luzes de Natal – 2019

Serão 80 ruas, avenidas, praças e jardins que recebem iluminação de Natal no Porto neste ano de 2019. Eles foram escolhidos de acordo com o fluxo da passagem de pessoas e também do volume de comércio e mercados de Natal que funcionam a noite. Selecionamos alguns pontos que você poderá apreciar essa decoração de Natal:

Av. dos Aliados/ Rua de Santa Catarina/ Rua de Sá da Bandeira/ Rua 31 de Janeiro/ Rua das Carmelitas/ Largo dos Lóios/ Rua dos Clérigos/ Praça Gomes Teixeira (Leões)/ Jardim da Cordoaria/ Praça Almeida Garrett/ Avenida de Dom Afonso Henriques/ Rua das Flores/ Rua de Mouzinho da Silveira/ Rua de Ferreira Borges/ Largo de São Domingos/ Praça de Carlos Alberto/ Rua de Cedofeita/ Rua das Oliveiras/ Rua da Alegria/ Praça dos Poveiros/ Rua de Passos Manuel/ Rua de Santo Ildefonso/ Praça da Batalha/ Rua da Formosa/ Rua de Alexandre Braga/ Rua de Ramalho Ortigão/ Praça de Filipa Lencastre/ Rua de Ceuta/ Rua do Almada/ Praça da República/ Rua da Firmeza/ Praça de Mouzinho de Albuquerque (Rotunda da Boavista)/ Praça do Exército Libertador (Largo do Carvalhido).

Natal no Porto, Portugal

Mercados de Natal no Porto

Se tem algo encantador nesta época do ano, são os mercados de Natal – e que acontecem por toda a Europa. Tais mercados são como feirinhas temporárias erguidas, principalmente, nas praças centrais da cidade e que reúnem pequenos empreendedores e artesãos com boas sugestões de presentes de Natal a ótimos preços. Ah, e sem esquecer dos sabores das comidas e bebidas típicas dessa época.

Neste ano, serão mais de 10 mercados de Natal no Porto e em Vila Nova de Gaia. Destacamos aqui alguns deles:

MERCADO DA ALEGRIA
De 30 de novembro a 31 de dezembro | Praça da Batalha e Largo de Santo Ildefonso
Horário: de domingo a quinta – 10h às 20h; sexta e sábado – 10h às 23h; dia 24 – 10h às 16h

ARTES & OFÍCIOS DO PORTO
De 30 de novembro a 23 de dezembro| Praça dos Poveiros
Horário: de domingo a quinta – 11h às 20h; sexta e sábado – 11h às 23h

ARTESANATUS
De 14 a 22 de dezembro| Jardim de São Lázaro
Horário: todos os dias – 10h às 19h

PRAÇA DE NATAL
30 de novembro a 1 de janeiro | Jardim do Centro Cívico, em Vila Nova de Gaia
Horário: de segunda a sexta – 14h às 20h; sábado – 10h às 22h; domingos e dias 24 e 31 de dezembro – 10h às 16h; dias 25 de dezembro e 1 de janeiro – 16h às 20h

Aproveite a sua viagem de forma especial: faça um ensaio fotográfico!

O que fazer no Porto dia 24 de dezembro?

No dia 24 de dezembro, em virtude da ceia, tal como no Brasil, o comércio fecha mais cedo. Atenção que algumas lojas, restaurantes e atrações também podem não abrir.

Torre dos Clérigos, no Porto, Portugal

Detalhe da Torre dos Clérigos

Atrações que geralmente ficam abertas nesta data (atenção: sempre confirme antes de ir, pois os horários podem mudar a cada ano)

  • Torre dos Clérigos (das 9h às 14h)
  • World of Discoveries
  • Fundação de Serralves (até às 16h)
  • Igreja/ Museu de São Francisco
  • Museu Futebol Clube do Porto

O Palácio da Bolsa é a principal atração que costuma fechar nessa data.

Supermercados, shoppings, galerias comerciais e lojas fecham por volta das 18h. Sendo assim, programe-se, principalmente se você deseja fazer compras para a ceia ou até mesmo para o próprio dia 25 de dezembro.

É mais difícil encontrar restaurantes e cafés abertos depois da hora do almoço. Com o aumento do fluxo turístico, essa realidade tem mudado ano a ano. Sugiro que tenha esses dois dias bem programados no seu roteiro para evitar qualquer surpresa.

Aos mais religiosos que desejam ir a Missa do Galo, veja nesta imagem da Diocese do Porto quais são as paróquias que costumam fazer essa celebração na noite do dia 24 para 25 de dezembro:

Missa do Galo no Porto, Portugal

Clique na imagem para vê-la em tamanho maior

Onde passar a ceia de Natal no Porto

Escolher o local para a ceia é o desafio do viajante. Primeiro, lembre-se que o Natal é uma data celebrada em família. Portanto, a maioria esmagadora dos restaurantes estão fechados. Não espere um festão, fogos de artifício e folia na rua.

Diante desse contexto, deixo duas sugestões para uma noite de Natal – também chamada de consoada por aqui – bem passada:

Restaurantes de grandes hotéis: a rede hoteleira do Porto melhorou muito nos últimos anos. Isso também fez com que os restaurantes dos hotéis acompanhassem esse crescimento. Atualmente, há excelentes locais – dos tradicionais aos mais modernos – para passar a sua ceia (e você não precisa estar necessariamente hospedado no hotel). Mas, obviamente, será mais caro e concorrido do que o habitual, pois se tratar de uma noite especial e um menu completo. Prepare o bolso e lembre-se de fazer a reserva com bastante antecedência. Veja as opções do restaurante do Hotel Sheratono do Hotel Carris Porto Ribeira, o do Hotel Intercontinental, o do Porto Palácio e o do NH Collection Porto Batalha.  

Alugar um apartamento: se você está em busca de algo mais econômico e informal, alugar um apartamento de temporada para a data pode ser uma excelente escolha. Hoje em dia, é possível encontrar boas opções – seguras e confortáveis, inclusive, no Booking. Há ainda hotéis com quartos equipados com um pequeno fogão e frigobar – caso prefira. Dessa forma, você poderá comprar produtos locais ao seu gosto na véspera e desfrutar de uma noite tranquila e bem passada.

Veja quais são os doces portugueses típicos do Natal

O que fazer no Porto dia 25 de dezembro?

A maior parte do comércio, supermercados e atrações estarão fechados no dia 25 de dezembro.

Cidade do Porto, Portugal

Para quem gosta de igrejas, essa é uma boa data para visitá-las. Uma sugestão, é ver a missa de Natal na Sé do Porto, que geralmente acontece às 11h da manhã (ela não fica aberta para visitação fora do horário da missa de Natal nesta data).

A Torre dos Clérigos (das 11h às 18h) e a Igreja/ Museu de São Francisco também pode ser boas atrações para este dia.

Se não estiver chovendo, bater perna pela cidade para conhecer suas ruas e os jardins abertos também pode ser uma boa ideia. Veja aqui algumas sugestões para fazer de graça no Porto.

Saiba como é Portugal em dezembro

Para o almoço ou brunch, vale a mesma recomendação da véspera. Verifique junto aos restaurantes de grandes hotéis do Porto os menus especiais. Os preços costumam ser um pouco mais baratos do que os da ceia. Mas, piquenique no hotel ou refeições no apartamento também são perfeitos.

Boas escolhas para sua viagem a Portugal

icon-saude

SEGURO SAÚDE E VIAGEM
Faça o seu seguro para Portugal com a Real Seguro Viagem e ganhe 10% de desconto!

icon-carro

ALUGUEL DE CARRO
Na RentalCars você recebe o orçamento de aluguel de carro das empresas mais conhecidas de Portugal.

icon-hotel

HOTÉIS E APARTAMENTOS
Utilizamos o Booking para reservas há mas de 15 anos. Apartamentos turísticos, casas típicas rurais e excelentes hotéis com cancelamento gratuito!

Conheça os serviços do Cultuga!

icon-carroTRANSFER E TOURS
Tenha uma viagem a Portugal tranquila com os transfers e tours do Vinícius e sua equipe!

TOURS A PÉ
Conheça Lisboa a pé com os nossos tours históricos e culturais!

icon-tourTOUR DE TUK TUK
Quer ter uma experiência divertida? A Kamila vai te levar em um tour de tuk tuk!

icon-foto

SESSÃO FOTOGRÁFICA
As nossas fotógrafas conhecem os lugares mais bonitos para fazer o seu ensaio fotográfico!

Sobre o autor

Priscila Roque

Sou jornalista especializada em cultura e fotógrafa. Foi preciso passar dos 30 anos para assumir que Lisboa é, realmente, o meu lugar no mundo. Mas a paixão por Portugal começou bem mais cedo, ainda na adolescência, quando descobri alguns músicos locais. Os meus pais são portugueses imigrados no Brasil. Depois de fazer o caminho inverso deles, trocando São Paulo por Lisboa, quero agora, com o Cultuga, diminuir a distância que separa o Brasil de Portugal.

Deixe um comentário