Seu guia de viagem em Portugal | 14 anos no ar

    Se você está com viagem marcada para Portugal em dezembro, veja quais são as informações que você precisa saber antes de embarcar!


    Clima em Portugal em dezembro
    Outono e Inverno

    Dezembro marca a reta final do outono e início do inverno. Assim, é bom se preparar para as duas estações – principalmente para quem fica para o Natal e Ano Novo em Portugal.

    Veja as nossas dicas de como fazer a sua mala para o outono e a mala para o inverno em Portugal.

    Exceto para quem vive no sul do Brasil (e está mais acostumado), essa época do ano pode ser incomodativa para o viajante brasileiro pela falta de roupas adequadas.

    Proteja-se da chuva

    O primeiro alerta que faço é: esteja preparado para a chuva. Não é uma regra que dezembro seja muito chuvoso, pois há anos mais secos e outros mais úmidos. Porém, não deixe que isso seja um obstáculo para aproveitar um roteiro gostoso pelas ruas.

    Assim, sapatos e casacos impermeáveis e um guarda-chuva daqueles tipo bengala (que você pode comprar logo que chegar e depois descartar, se não quiser carregar para o Brasil) são imprescindíveis.

    Esses itens vão fazer toda diferença na sua mala para Portugal e deixar os seus passeios bem mais confortáveis.

    LEIA TAMBÉM: O que fazer em Lisboa em um dia de chuva

    O que fazer em Lisboa: MAAT
    Calma: não são somente dias de chuva! Veja este pôr-do-sol belíssimo de inverno junto ao MAAT, em Lisboa

    Temperatura em Portugal em dezembro

    Sobre a previsão do tempo, aconselho a consulta alguns dias antes da sua viagem ao site Accuweather (que também tem uma versão em aplicativo). Ele é a minha escolha de eleição.

    Portugal, apesar de pequeno, tem alguma variação de temperatura expressiva o ano todo e de região para região. Isso acontece devido a altitude, pois há muitas serras, a proximidade com o Oceano e também a fronteira espanhola. Por isso, não dá para generalizar.

    Em Lisboa, por exemplo, as máximas de dezembro costumam rondar os 15 – 16ºC, mas são as mínimas que podem apertar, principalmente pela força dos ventos. Mesmo com médias de 8ºC, a sensação térmica pode ser bem mais baixa do que isso. Já pegamos dias com 2ºC, por exemplo.


    Neva em Portugal em dezembro?

    Na Serra da Estrela e arredores, além de Trás-os-Montes, são áreas que podem nevar, sim. Em locais como esses, as temperaturas chegam a ser negativas.

    Portanto, além de se proteger contra o frio, também assista aos noticiários portugueses durante a viagem ou tenha os telefones dos postos de turismo das cidades que você vai visitar para se informar sobre as estradas antes de ir.

    Apesar das nevascas não serem frequentes em Portugal, há algumas que podem interditar estradas por horas ou até dias.

    Cão na Serra da Estrela
    Em meio a neve do topo da Serra da Estrela fizemos também um amigo fofo :)

    Se você não está acostumado com o frio ou nunca viajou nessa época do ano, não se desespere ou desanime.

    Lembre-se da paisagem de inverno, que é linda (e há dias de sol, inclusive), e que comer é uma das coisas mais gostosas ao visitar Portugal, sempre. Por isso, faça pausas em restaurantes e cafés, tome vinho e chocolate quente (nham!).

    ASSISTA: Cidades de Portugal “pintadas de branco” pela neve


    Onde comprar roupas de frio
    emergenciais

    Outro ponto que sempre vale a pena é dar uma passada em uma loja baratinha, como a Primark ou a Decathlon, para comprar roupas térmicas, se você for pego de surpresa com o frio.

    Isso já vai te livrar de muito peso no lombo, te oferecer mais conforto e, o mais importante, não vai custar muito (no frio de São Paulo já cheguei a usar três meias de uma vez rs. Depois de morar em Lisboa, eu nunca nem precisei colocar duas. Mesmo. Roupa adequada é tudo!).

    Para roupas de maior qualidade, indico o El Corte Inglés.

    Todas essas lojas estão presentes em Lisboa e no Porto.

    LEIA TAMBÉM: Cidade de Portugal para visitar no inverno


    Fuso Horário em Portugal

    Dezembro está no horário de inverno português. Assim, Portugal continental e o arquipélago da Madeira ficam com 3 horas a mais do que Brasília e o arquipélago dos Açores fica com 2 horas. Esse horário de inverno segue até o mês de março.

    O nascer do sol acontece entre as 07h30 e às 08h da manhã, enquanto o pôr do sol costuma ser perto das 17h20 nessa época do ano.

    Programe-se para aproveitar o máximo do seu dia!

    ENTENDA: Qual é o fuso horário de Portugal e a diferença para o Brasil?


    Liquidações em Portugal

    A partir do dia 26 de dezembro até meados de fevereiro, acontecem as liquidações de inverno.

    As principais lojas, shoppings e outlets fazem promoções nessa época do ano, com descontos que podem chegar até os 60%.

    Veja também quais são as principais lojas de esportes de Lisboa e conheça o El Corte Inglés.


    Castanhas assadas

    Frio, em Portugal, tem um nome: CASTANHAS ASSADAS, QUENTES E BOAS!

    Em uma grande parte das cidades que você visitar, de norte a sul do país, sempre encontrará um carrinho na rua com castanhas assadas na brasa a venda (e aquela fumaceira, que espalha o cheiro pelas praças e ruas… hummmm!).

    Elas são vendidas em porções com 6 ou 12 unidades. Basta tirar a casquinha para comer… E aquecer mente e corpo!


    Preços na rede hoteleira e alugueis de carro

    Diferente de novembro, dezembro se divide entre época baixa e alta.

    Por isso, pode ter uma variação grande de preços ao longo do mês para os hotéis em Portugal, principalmente para aqueles destinos mais procurados no inverno – sobretudo para Natal e Ano Novo, e também para o aluguel de carro.

    Entretanto, tente focar as suas bases em cidades maiores. Assim, qualquer que seja o tempo, você sempre terá algo para fazer.

    Veja só quanta coisa bacana você pode fazer em Lisboa em um dia de chuva (a Rita, do blog O Porto Encanta, também tem boas sugestões para a Invicta cidade do Porto).

    Faça sempre uma boa pesquisa antes de reservar o que você precisa e lembre-se que, nem sempre trocar o carro alugado pelo transporte público é interessante nessa época do ano – principalmente para quem é mais sensível ao tempo (como as pessoas de mais idade e as crianças).

    ALUGAR CARRO EM PORTUGAL
    Compare aqui os preços do aluguel de carro para as datas da sua viagem a Portugal.

    Não que o inverno seja sinônimo de carro alugado. Entretanto, coloque na balança o conforto da sua família e a possibilidade de pegar dias de vento e chuva tendo que esperar um ônibus ou trem na plataforma/ ponto.


    Natal e Ano Novo em Portugal

    Se tem uma época do ano que sou apaixonada é o Natal. Por vezes, o frio e a chuva enchem o saco, mas o clima e a decoração de Natal realmente me encantam.

    Saio com prazer para bater perna na rua e adoro ver o cair do dia, com as luzes e as decorações que dão nova vida a noite.

    Decorações de Natal na Baixa de Lisboa

    Entretanto, porém, contudo rs., Portugal é um país bastante religioso e, por isso, a noite de Natal não é celebrada com festa na ruacomo muita gente vem perguntar aqui no Cultuga todos os anos.

    Assim como no Brasil, é uma festa familiar, quando todo mundo se reencontra e senta a mesa para conversar e, claro, comer.

    Li um texto ótimo do Ricardo Freire, do blog Viaje na Viagem, que fala sobre passar o Natal fora de casa. Ele resume bem o que é a data. Vale a leitura.

    Vivenciar a época do Natal em Portugal em viagem é uma coisa, tem mil eventos deliciosos acontecendo, como feiras de Natal, concertos, decorações, etc.. Entretanto, o dia 24 de dezembro é uma data em que muita coisa está fechada ou fecha mais cedo. No dia 25 de dezembro praticamente ninguém trabalha.

    Reservar um apartamento para passar o Natal em Portugal é uma das melhores opções, sem dúvidas. Assim, você pode caprichar em uma deliciosa e confortável ceia com produtos regionais.

    LEIA TAMBÉM: Conheça os doces típicos do Natal em Portugal

    Uma outra sugestão é reservar o jantar em algum restaurante – aqueles dos grandes hotéis costumam ter boas opções, mesmo que você não esteja hospedado nele. Entretanto, nesse caso, não espere uma festa de arromba ou algo absolutamente impressionante e especial. É mesmo uma reunião e uma comidinha gostosa. Você faz a opção de acordo com o seu estilo e orçamento.

    Para quem não quer ter o trabalho de preparar a ceia ou prefere algo mais econômico, o piquenique no quarto do hotel, com direito a uma ligação para a família via Skype e WhatsApp é a saída.

    LEIA TAMBÉM: Tradições curiosas do Natal em Portugal

    Já para o Ano Novo em Portugal, a programação fica mais leve.

    Dias 31 de dezembro e 1 de janeiro podem ter restaurantes e atrações fechadas, mas por ser uma celebração que envolve os amigos e com queima de fogos e artifício, shows e tudo mais, há sempre alguma coisa para fazer em várias cidades do país.

    Destaco o Réveillon na Ilha da Madeira, em Lisboa e no Porto.

    Veja as nossas dicas e prepare-se:

    + Guia para passar o Natal e o Reveillon em Lisboa

    + Guia para passar o Natal e o Reveillon no Porto

    + O que fazer em Portugal na época do Natal


    Feiras e eventos populares

    Dezembro é o mês das festas e feiras dedicadas, claro, ao Natal. Começando por um das mais charmosas, que é a Vila Natal de Óbidos.

    Óbidos é uma vila medieval que já tem aquele cenário de sonho…  Imagina com um espaço todo dedicado aos motivos de natalinos? Apesar do foco ser bastante infantil, é um evento interessante e gostoso para todas as idades.

    Um outro destaque vai para quem tem um roteiro pela Serra da Estrela. Escondida em um pequeno cantinho está a aldeia de Cabeça que, nessa época do ano, ganha uma iluminação toda de led e artigos decorativos feitos pelos próprios moradores. Dê preferência para visitá-la aos finais de semana, quando há atividades programadas.

    LEIA TAMBÉM: Onde se hospedar na Serra da Estrela

    Há ainda outras cidades de Portugal com uma programação de Natal bastante consistente.

    Pertinho de Lisboa está Cascais. Para quem pensa que vila de praia não vale a pena no inverno, pode dar uma passada por lá e ver como a câmara local envolve a população com uma programação bem consistente, já fizemos uma live em Cascais para mostrar como é a decoração de Natal.

    O mesmo acontece com Águeda – a famosa cidade que tem guarda-chuvas coloridos cobrindo algumas de suas ruas no verão. Nesta época natalícia a animação continua! Há uma programação especial ao longo de todo o mês de dezembro com decorações especiais para o dia e noite, além dos já tradicionais “Pai Natal Gigante” e “Menor Pai Natal do Mundo”. Veja como Águeda fica linda nesta live que fizemos durante o “Águeda É Natal”.

    Além da programação especial de Natal em Lisboa com entrada livre, ainda há a Wonderland Lisboa – que é deliciosa.

    Para a programação do Porto, fique de olho no site da câmara municipal. Há também atrações e mercados de Natal

    Sobre eventos particulares, esse é um mês repleeeeeeeeto de peças de teatro infantis por todo o país. Essa é também uma boa opção para animar os pequenos e fugir do frio!


    Atividades especiais de Natal

    tuk tuk lisboa natal

    Você já se imaginou andando de tuk tuk em Lisboa? O Natal é uma deliciosa ocasião para este passeio. :) Isso porque durante todo o mês de dezembro as luzes de Natal em Lisboa se acendem e a capital ganha um brilho todo especial.

    Em nossa equipe, temos uma parceira que faz esse tour a noite. Você vai aprender mais sobre as tradições portuguesas de Natal e desfrutar de toda a decoração da época por entre as ruelas, as grandes praças e o sobe e desce das ladeiras Lisboa a bordo de um transporte elétrico, seguro e divertido. Conheça aqui os tours de tuk tuk especiais de Natal!

    É diversão garantida para pessoas de todas as idades!


    Feriados em Portugal

    O mês de dezembro tem três feriados em Portugal.

    Programe-se para não ser surpreendido com horários especiais de funcionamento das atrações ou um eventual comércio fechado:

    1 de dezembro: Restauração da Independência

    8 de dezembro: Dia da Imaculada Conceição

    25 de dezembro: Natal


    Sugestões culturais para dezembro de 2023

    Fado

    Artistas portugueses

    Artistas internacionais

    Artistas brasileiros

    • Maria Gadú em Lisboa, dia 9 de dezembro, e no Porto, dia 10

    Teatro

    Espetáculos

    Dança

    Eventos e festivais

    Esportes

    Feiras de Natal

    Festas de Ano Novo


    Como é Portugal em…

    JANEIRO | FEVEREIRO | MARÇO | ABRIL | MAIO | JUNHO | JULHO | AGOSTO | SETEMBRO | OUTUBRO | NOVEMBRO| DEZEMBRO


    VÍDEO: Como é Lisboa em dezembro?

    Você sabia que o Cultuga tem um canal no YouTube? Por lá, também mostramos muito de Portugal!

    Aproveite para assistir ao vídeo que gravamos sobre o mês de dezembro em Lisboa.

    Vamos te contar como é o clima e a temperatura especialmente na cidade, o que levar na mala para essa época do ano, falaremos também sobre a alta temporada e as características do outono/ inverno na capital.

    Sou jornalista especializada em cultura e tenho 41 anos. Lisboa é o meu lugar no mundo. Os meus pais são portugueses imigrados no Brasil. Depois de fazer o caminho inverso deles, me tornado também imigrante, assumi como missão do Cultuga diminuir a distância que separa o Brasil de Portugal.

    26 Comentários

    1. Olá Priscila, boa tarde!

      Parabéns pelo site! Estou indo para Europa com meu namorado e passarei por Lisboa do dia 22/12 até o dia 26/12, adorei os posts! Parabéns novamente!
      Vi que colocou que apenas o Oceanário ficará aberto no dia do Natal. Estou pensando em alugar um carro neste dia e passear por Sintra e Cascais, sabe se os castelos e restaurantes funcionam no Natal?
      Para a ceia de Natal conhece algum restaurante que oferecerá? Pensei no Solar dos Presuntos mas parece que estará fechado.

      Muito obrigada!

      Thais

      • Olá, Thais
        Tudo bem?
        Primeiramente, pedimos desculpas pela demora em responder a sua dúvida. Estivemos em viagem e tivemos alguns problemas pessoais. :(
        Espero que você tenha feito uma ótima viagem. Não choveu nesses dias e a temperatura em Lisboa estava muito agradável. :)
        Aproveito para responder a sua dúvida, que também possa ser de outro leitor.

        Os palácios e o castelo têm horários especiais no dia 24 e 31 de dezembro (última entrada às 14h) e fecha 25 de dezembro e 1 de janeiro. Acredito que os restaurantes e os cafés da vila de Sintra também.
        Para a ceia, os restaurantes que sempre ficam abertos são os de hotéis. A rede Altis, Real Palácio Hotel, PortoBay, EpicSana e Tivoli Lisboa são alguns exemplos.
        Um grande abraço!

    2. José Roberto jacinto da Costa em

      Oi Priscilla me chamo Roberto Costa moro em fortaleza e estou pensando em ir p Portugal nas férias que é de 22 de dezembro a 1 de fevereiro de 2018 o que vc acha ou recomenda ,devo voltar antes do dia 1.d

    3. Ola Priscila, estou querendo ir com minha família passar 30 dias em lisboa no período de natal e ano novo, voltando para o Brasil na primeira quinzena. Pretendemos alugar um apartamento, que bairro vc sugere.

      Grata,
      Christianne

    4. Olá meninos, tudo bem?

      Primeiramente devo dizer que amei o blog/site de vocês, mesmo.

      Queria uma ajudinha de vocês… Estou pretendendo ir para Portugal (Lisboa e Porto) entre os dias 5 e 17 de dezembro, então como é o clima nesse período? Nessa época ainda é outono, mas às vésperas do início do inverno. Influencia muita coisa?

      Muito obrigado desde já!!

      Abraços;
      Vinícius

      • Priscila Roque em

        Olá, Vinícius
        Tudo bem? Por aqui está tudo certo :)
        Agradecemos a sua mensagem e carinho. Entretanto, não entendemos a sua pergunta. Aqui no texto falamos exatamente sobre o clima para o mês de dezembro e também sugerimos a leitura de dois artigos com mais dicas sobre como fazer as malas para essa época do ano. Você poderá encontrar uma informação mais precisa sobre as temperaturas acessando o Accuweather, que também indicamos no texto, um pouco mais perto da sua viagem.
        Um grande abraço e uma excelente viagem!

      • Olá, Ana Catarina
        Tudo bem?
        Ficamos muito contentes que tenha gostado das dicas. :)
        Um grande abraço e aproveite bastante a viagem!

    5. Alfredo (Dinho) em

      Ao buscar informações sobre atividades culturais em Portugal (Dez/2017), deparei-me com o seu site. Muito interessante e bem abrangente. Morei na Parede durante seis anos. Época em que trabalhei com o Luís Represas. Meus filhos são portugueses e vivem em Lisboa. Costumo passar minhas férias com eles. Sou jornalista (radialista) e quero dar os parabéns à colega, Priscila Roque, pela fidedignidade de suas informações. Vou acompanhá-las de perto daqui por diante. Recomendá-las também. Saudações brasucas! Abs, Alfredo Mendes (Dinho).

      • Olá, Dinho
        Como vai?
        Agradecemos o seu carinho pelo conteúdo do Cultuga! Seja sempre bem-vindo a esta casa, que também é sua!
        Um grande abraço

    6. Ciao. Chamou-me atenção as tuas dicas e informações sobre Portugal.
      Em 1984, levei um grupo de italianos em Lisboa, pois trabalhava com o turismo na Itália. Depois, sozinha, fui conhecer minhas orígens lá no norte do país, O Porto. E tantas outras cidades. Menos Algarve. Morei em dez cidades no mundo, incluindo a Ásia. Agora, viúva, gostaria de trocar Roma por uma pequena cidade em Porrugal, perto do mar. Seria muito pedir a ti quais as cidades que indicarias? Sou uma jornalista e quero escrever meus livros num lugar sossegado, mas não isolado. Te agradeço muitíssimo.
      Dinah de Santana

      • Ciao, Dinah
        Tudo bem?
        Portugal mudou muito na última década, principalmente no turismo. Diversas cidades e regiões têm investido na parte turística, o que ajudou no crescimento e reconhecimento.
        Há muitas cidades interessantes junto ao mar, porém, só tenho a experiência como turista. Você poderia pesquisar mais sobre Ericeira, Peniche, Figueira da Foz, Matosinhos, Costa da Caparica e Faro, por exemplo.
        Um grande abraço e boa sorte!

    7. Priscila, vou com a família para Lisboa no período de 21/12/2018 a 30/12/2018. Gostaria de dicas de bairro bem localizado para reserva de hotel e passeios, inclusive outlet.
      Agradeço.

    8. OLÁ,ME CHAMO SORAYA, MORO EM ARACAJU-SE .
      EU,MEU MARIDO E FILHA IREMOS EM DEZEMBRO 2018 TENTAR UMA NOVA VIDA EM PORTUGAL (LISBOA) E TENHO UMA DÚVIDA,TALVEZ VC POSSA ME AJUDAR… TRABALHEI COMO ASSISTENTE DE DENTISTA,MAS ESTOU PARADA DESDE 2015 ,A DUVIDA É,SERÁ QUE CONSIGO TRABALHO NA MINHA AREA DE PROFISSÃO EM PORTUGAL?
      SE EXISTE A POSSIBILIDADE, O QUE DEVO FAZER? QUAL DOCUMENTO APRESENTO?

    9. Olá, adoro o que escrevem e já li muita coisa por aqui!!!
      Terei a oportunidade de visitar Lisboa em Novembro ou no começo de Dezembro, mas estou na dúvida de qual período escolher, acho que os dois periodos devem ser bem parecidos, mas queria saber se pode me indicar qual é melhor?

      • Priscila Roque em

        Olá, Marina
        Tudo bem?
        Agradecemos o seu carinho pelo nosso conteúdo :)
        Realmente, ambos são bem parecidos em clima. Mas se for para escolher, o início de dezembro eu particularmente gosto mais – pois a decoração noturna de Natal já estará montada nas ruas.
        Um grande abraço

    10. Olá Priscila.

      gostaria de passar o Natal e ano novo em Portugal. Como Natal aí, é bem “família” como aqui, vocês saberiam dizer se existe algum serviço de receber turistas em famílias portuguesas na noite de Natal?
      Grata.

    11. Amando o site de vocês! Já morei na Cidade do Poro, mas nunca peguei uma pandemia, voltarei à Portugal em Dezembro, inclusive já comprei as passagens e paguei hotel. Vocês que vivem aí hoje, acham que até Dezembro, os brasileiros serão liberados? Obrigada e Abraços!

      • Olá, Fabiana
        Tudo bem?

        Ficamos felizes que esteja amando o Cultuga! ????

        Difícil confirmar, pois depende de como estará o Brasil até dezembro e se poderá acontecer uma segunda vaga na Europa. Fique sempre atenta nos meios de comunicação e no nosso artigo especial da Covid-19, pois ele está em constante atualização: https://www.cultuga.com.br/coronavirus-portugal/

        Um grande abraço e espero que você consiga viajar e matar a saudade de Portugal!

    Deixe um comentário