O que fazer na Serra da Estrela? (inclui experiências culturais)

PORTUGAL NA PANDEMIA: acompanhe aqui as atualizações da Covid-19

A Serra da Estrela é uma das mais conhecidas de Portugal. Isso se deve, principalmente, a sua altura – que é a maior de Portugal continental – e também pela diversidade de coisas para fazer por lá.

Afinal, como montar um roteiro e escolher o que fazer na Serra da EstrelaNeste artigo, vou te ajudar com boas sugestões!

O que fazer na Serra da Estrela? (inclui experiências culturais)

Serra da Estrela pt

A paisagem rural da Serra da Estrela, em Portugal

Há um poema que gosto muito do autor português Miguel Torga. Ele viveu o século XX de forma plena – nascido em 1907 e falecido em 1995 – e escreveu bastante sobre como observava Portugal.

Do livro “Portugal”, da década de 1950, escolhi um trecho que faz um retrato bem interessante sobre a Serra da Estrela e vai nos guiar na seleção de experiências focadas na cultura e no que é genuíno por aqui:

“Alta, Imensa, Enigmática,

A sua presença física é logo uma obsessão.

Mas junta-se à perturbante realidade, uma certeza mais viva: a de todas as verdades locais emanarem dela.

Há rios na Beira? Descem da Estrela,

Há queijo na Beira? Faz-se na Estrela,

Há roupa na Beira? Tece-se na Estrela,

Há vento na Beira? Sopra-o a Estrela,

Tudo se cria nela,

Tudo mergulha as raízes no seu largo e eterno seio.”

Torre da Serra da Estrela

Para ver o quão “Alta, Imensa, Enigmática” a Serra da Estrela é, não deixe de visitar a Torre – seja em qualquer época do ano.

Torre Serra da Estrela Portugal

Área da Torre, na Serra da Estrela, marca o ponto mais alto de Portugal continental

A Torre chama-se assim porque ela marca o ponto mais alto de Portugal continental, com 1993 metros de altitude.

Reza a lenda que o D. João VI – quando ainda era príncipe – teria pedido para erguer um monumento em forma piramidal (que ainda está lá) com 7 metros de altura, completando assim os 2000 metro de altitude. 

Torre da Serra da Estrela

Este é o verdadeiro marco da Torre da Serra da Estrela

Independe dessa marcação, aquela área é um cartão postal da Serra da Estrela.

Para quem viaja no inverno, ainda tem a possibilidade de conhecer e ver a única estância de esqui de Portugal em funcionamento. 

O que fazer na serra da estrela: Estância de esqui

Estância de esqui na Serra da Estrela

Há um pequeno centro comercial ali  para quem deseja comprar produtos regionais, ir ao banheiro ou comer alguma coisa (o restaurante é bem básico, para quebrar o galho).

O que fazer na Serra da Estrela? Vá da Torre até Manteigas!

O que fazer na Serra da Estrela

A estrada entre a Torre e Manteigas é muito bonita

Um percurso que não pode faltar no seu roteiro e que traz a essência da magia da Serra da Estrela é percorrer a estrada que vai da Torre da Serra da Estrela até a vila de Manteigas. É um espetáculo.

Precisa de transfer ou city tour na Serra da Estrela?

Miradouros na Serra da Estrela

O que fazer na Serra da Estrela: miradouros

As vistas a partir da Serra da Estrela são impressionantes

O que fazer na Serra da Estrela: miradouros

Serra da Estrela

Esse é um percurso com uma série de mirantes para desfrutar da paisagem natural da Serra.

Muitos estão devidamente sinalizados no Google Maps (achamos com enorme facilidade ao longo do nosso percurso) e também com placas na estrada.

Nossa Senhora da Boa Estrela

Nossa Senhora da Boa Estrela Portugal

A partir da estrada, conseguimos ver a Nossa Senhora da Boa Estrela incrustada na pedra

Você também encontrará no caminho entre a Torre e Manteigas uma interessante imagem incrustada na pedra.

Chama-se “Nossa Senhora da Boa Estrela”, a padroeira dos pastores da Serra da Estrela. Ela foi ali colocada na década de 1940.

Organize a sua viagem para a SERRA DA ESTRELA:

 

Covão da Ametade

“Há rios na Beira? Descem da Estrela”, disse Miguel Torga. 

Isso porque na Serra da Estrela nascem três rios portugueses, o Mondego (que muita gente conhece porque banha a cidade de Coimbra e tem sua foz em Figueira da Foz), o Zêzere (que deságua no rio Tejo) e o Alva (um afluente do Mondego). 

Para perceber essa riqueza das nascentes, você poderá ver o rio Zêzere em seus primeiros metros de formação de passagem. 

Marque no seu roteiro: parada no Covão da Ametade. Tem estacionamento e é uma área de beleza natural bastante serena, bucólica.

O que fazer na Serra da Estrela: Covão da Ametade

Covão da Ametade com neve

O que fazer na Serra da Estrela: Covão da Ametade

Covão da Ametade na primavera

A cada estação do ano o Covão da Ametade se transforma. Tire alguns minutos para viver esse espaço com alguma poesia e paz.

Em meio ao Vale do Zêzere

Continuando o percurso pela estrada nacional N338, entre a Torre e Manteigas, você vai perceber que paralelamente a ela há um acesso mais rústico para dentro do vale. 

Vale do Zêzere na Serra da Estrela

Vale do Zêzere na Serra da Estrela

Por ali, há uma bonita área de caminhada em contato com as águas do Zêzere. Não dá para ficar indiferente a natureza mais selvagem.

Queijo Serra da Estrela

Queijo Serra da Estrela

O cremoso e emblemático Queijo Serra da Estrela

“Há queijo na Beira? Faz-se na Estrela”. O Queijo Serra da Estrela é um dos produtos de excelência em Portugal e também um dos mais antigos do país.

Ele é feito a partir do leite de ovelhas dessa região das raças Bordaleira e Churra Mondegueira. Percorrer a Serra da Estrela é também ver os rebanhos e os pastores – a origem desse produto que leva tanta fama.

Se a sua viagem for durante os meses mais quentes do ano, terá também a possibilidade de ver a flor de cardo nos campos – ingrediente essencial para a produção do queijo, pois é ela que ajuda a coalhar o leite.

Flor de cardo

Flor de cardo: utilizada para fazer o Queijo Serra da Estrela

Por toda a Serra você vai encontrar locais que vendem o Queijo Serra da Estrela. Esse é um produto DOP (Denominação de Origem Protegida) com certificação controlada, justamente para que possa garantir a qualidade e procedência.

Há ainda dois espaços em que poderá ver fotografias do processo e utensílios usados nessa produção, bastante artesanal: no Museu do Queijo (Covilhã) e no Solar do Queijo (Celorico da Beira).

Lã da Serra da Estrela

O que fazer na Serra da Estrela

Artigos em Burel (foto: Facebook Burel Mountain Originals)

“Há roupa na Beira? Tece-se na Estrela”. A lã é um dos produtos de excelência da Serra da Estrela. No passado, também já foi um dos grandes motores da economia local. 

Para viver de perto essa tradição, você poderá visitar uma das duas fábricas do tecido Burel (feito 100% de lã) em Manteigas: a Burel Factory ou a Ecolã – que abrem suas portas aos visitantes, sob marcação, e explicam como as peças são feitas.

Uma outra sugestão é visitar o Museu de Lanifícios, no centro da cidade da Covilhã. Ele é bastante completo e conta todas as fases da lã, desde o uso doméstico e das oficinas no passado, passando pelas fábricas e a industrialização.

O que fazer na Serra da Estrela: museu de lanifícios

Museu de Lanifícios na Covilhã

Para completar a experiência, saiba que também há excelentes hotéis na região que usam a lã como inspiração e temática para sua decoração, como o Puralã e o Casa das Penhas Douradas.

Hotel Serra da Estrela

Quarto do hotel Puralã, na Serra da Estrela

Neste post eu explico tim-tim por tim-tim sobre a lã da Serra da Estrela

Aldeias Históricas

Desde a década de 1990, foi instituída a Rede de Aldeias Históricas – que fazem parte da região da Serra da Estrela – com o objetivo de promover a área e mostrar a diversidade que cada uma delas traz, tanto em paisagem, como em monumento.

Hoje em dia, 12 localidades fazem parte dessa rede – entre aldeias, vilas e cidades. Vale realmente a pena você escolher algumas delas para conhecer.

São espaços muito mágicos e que vão enriquecer profundamente a sua viagem.

O que fazer na Serra da Estrela: aldeias históricas

Aldeia de Monsanto, junto da Serra da Estrela

O que fazer na Serra da Estrela: aldeias históricas

Belmonte também faz parte da Rede das Aldeias Históricas de Portugal

Aliás, também são interessantes experiências para pernoitar. Poucas funcionam como “base” por muitos dias, sobretudo aquelas mais distantes das estradas principais. Entretanto, dormir uma noite em uma aldeia é sempre interessante.

São elas: Almeida (vila), Belmonte (vila), Castelo Mendo (aldeia), Castelo Novo (vila), Castelo Rodrigo (vila), Idanha-a-Velha (aldeia), Linhares da Beira (aldeia), Marialva (aldeia), Monsanto (vila), Piódão (aldeia), Sortelha (aldeia) e Trancoso (cidade).

Fábio Porchat na Serra da Estrela

Gravação do filme “Meu Passado Me Condena II” na aldeia histórica de Sortelha, junto a Serra da Estrela

Dá uma olhada nessa seleção de aldeias na Serra da Estrela

Pode soar estranho chamar vilas e uma cidade de “aldeias”, né?

Especificamente neste rede, a referência a aldeia – além das pequenas localidades – é, sobretudo, marcado por suas áreas históricas. Todas elas são lindíssimas e bem diferentes umas das outras.

Lagoas e Central Hidroelétrica

O que fazer na Serra da Estrela

A Serra da Estrela também é um bom lugar para aproveitar a primavera e o verão

A água na Serra da Estrela é protagonista – é um dos símbolos da serra. Pelos caminhos que você fizer, ao longo das estradas, além das pequenas povoações e do pastoreio, você verá muitas lagoas. Várias delas com placa indicativa explicando sua formação. São 25 no total.

Qualquer que seja a época da sua viagem, no verão ou no inverno, a parada é “obrigatória” para desfrutar dessa beleza – sendo a maior parte delas de origem glaciar. 

O que fazer na serra da estrela: lagoas

Por todo o caminho encontramos paisagens incríveis com essa abundância de água na Serra da Estrela

O que fazer na Serra da Estrela: lagoas

A mesma paisagem da foto anterior – agora no inverno. Não é mágico?

Entre os lugares mais versáteis e interessantes, está principalmente a Lagoa Comprida. Nela está instalada uma central hidroelétrica, que faz o aproveitamento desta água para gerar energia, e uma praia fluvial que refresca os moradores e oferece espaço para a prática de esportes nos dias mais quentes. 

Aqui tem um documento bem interessante para quem quer explorar a fundo os cursos de água da Serra da Estrela.

Cidades principais da Serra da Estrela

Ah, e claro, não poderia deixar de citar aqui uma passada pelas cidades principais da região da Serra da Estrela.

Uma delas eu já comentei, que é a Covilhã – terra da fabricação da lã. A outra é a Guarda – que, na minha opinião – tem uma das igrejas mais bonitas de Portugal, a Sé da Guarda.

O que fazer na Serra da Estrela: Guarda

A Sé da Guarda tem toda essa imponência e, na minha opinião, é uma das mais bonitas de Portugal

Ambas são interessantes pelo bom suporte que oferecem – seja em supermercado, em restaurantes para o jantar, e em núcleos históricos. 

O que fazer na Serra da Estrela: Covilhã

O Museu de Lanifícios está na Covilhã

Portanto, caso o perfil da sua viagem seja mais prático ou até econômico, estas cidades  maiores oferecem opções que podem agilizar os seus deslocamentos e alimentação. 

Veja onde dormir na Serra da Estrela

Curiosidades sobre a Serra da Estrela

Você sabia que nós temos também um canal no YouTube?

Fizemos uma live reunindo essas e mais curiosidades sobre a Serra da Estrela. Deixo o convite para você assistir!

Ah, e inscreva-se no canal do Cultuga no YouTube para não perder os próximos vídeos sobre Portugal. :)

 

Envie este artigo para alguém que você gosta!

Portugal perto de você ❤

Há 11 anos produzimos conteúdo autêntico sobre cultura portuguesa e turismo cultural de Portugal!

 YOUTUBE
Inscreva-se
em nosso canal no YouTube – há sempre novidades!

NEWSLETTER
Cadastre-se na nossa newsletter
 e receba atualizações por e-mail

Viaje a Portugal com tranquilidade ✈

icon-saude

SEGURO SAÚDE
Faça o seguro para Portugal na Real Seguro Viagem. Você ganha 10% de desconto!

icon-carro

ALUGAR CARRO
Viaje de carro com um roteiro ao seu ritmo. Na RentalCars você recebe o orçamento das empresas mais conhecidas de Portugal.

icon-hotel

HOTÉIS E APARTAMENTOS
Encontre hotéis no Booking e proteja-se de imprevistos com a opção de cancelamento gratuito!

SESSÃO FOTOGRÁFICA
Eternize a sua viagem a Portugal com um ensaio fotográfico!

TOURS E TRANSFERS
Conheça o trabalho do Vinícius! Ele e sua equipe vão receber você com carinho e conforto!

Sobre o autor

Sou jornalista especializada em cultura e fotógrafa. Tenho Lisboa como o meu lugar no mundo, o meu refúgio, a minha casa. Mas é também em Portugal, este país vivo e com tanto para contar, que me sinto completa. Os meus pais são portugueses imigrados no Brasil. Depois de fazer o caminho inverso deles, trocando São Paulo por Lisboa, assumi como missão do Cultuga diminuir a distância que separa o Brasil de Portugal.

Deixe um comentário