Seu guia de viagem em Portugal | 14 anos no ar

    O Queijo Serra da Estrela é um dos mais antigos produzidos em Portugal e também o queridinho dos brasileiros que visitam o país.

    Sua cremosidade aliada a um sabor marcante faz dele um perfeito queijo para passar em pães portugueses, principalmente se estiver na companhia de um bom vinho regional.

    Ficou com vontade de experimentar ou de matar as saudades desse sabor genuinamente lusitano?

    Então separe uma garrafa de vinho da região do Dão (um dos principais rios dos arredores da Serra da Estrela e de Viseu) e acompanhe esse post!

    Onde comprar o Queijo Serra da Estrela em Portugal?

    Sobre o queijo da Serra da Estrela

    Esse queijo é produzido a partir da mistura do leite de ovelha da raça Bordaleira Serra da Estrela coalhado com a flor de cardo (uma planta típica da região).

    Serra da Estrela na primavera
    Flor de cardo – utilizada na produção do queijo Serra da Estrela

    Ok, a mágica não vem somente de seus ingredientes, mas também das mãos hábeis de mulheres que o fabricam durante o gelado inverno da Serra da Estrela, que rende o selo DOP (Denominação de Origem Protegida).

    Onde encontrar o Queijo Serra da Estrela?

    Em Portugal, o preço do quilo de um bom Queijo Serra da Estrela gira em torno de 25-30 euros.

    Mas é possível pagar menos do que isso?

    É possível pagar menos, sim, como na loja indicada na foto a seguir, por exemplo. Essa, especificamente, fica localizada na Torre – o ponto mais alto da Serra da Estrela e de Portugal continental. Mas há também bons preços por toda a região, sobretudo na cidade de Seia, tão conhecida pelo queijo).

    Mas, se a Serra da Estrela não é o seu destino, fique tranquilo. Você poderá encontrá-lo por todo o país em lojas especializadas e supermercados.

    Uma das lojas que vende queijo na Torre da Serra da Estrela e o balcão de queijos do supermercado do El Corte Inglés, em Lisboa

    Para quem vai a Lisboa e ao Porto, a minha dica é que você procure no supermercado do El Corte Inglés, que ainda embala a vácuo, caso deseje levá-lo para casa (veja quais são as regras para levar artigos portugueses para o Brasil).

    Há diversas marcas excelentes. Se você quiser uma sugestão, indico o São Gião – que é o meu preferido.

    Em restaurantes e pequenos bares da Covilhã e da Guarda, as principais cidades do leste da Serra da Estrela, e algumas aldeias pitorescas, costumam ter este queijo e outros feitos com leite de ovelha no menu de entrada.

    Doces portugueses tradicionais que você PRECISA experimentar

    Como cortar o queijo Serra da Estrela?

     

    A forma mais popular de cortar esse queijo é abrindo a parte de cima, passando a faca na horizontal, formando uma espécie de tampa (assim como na foto da capa deste artigo).

    Assim, você pode degustar o queijo fazendo dele uma espécie de requeijão. Se você quiser comê-lo dessa forma, na hora da compra, aconselho que você escolha um que esteja mais mole (aperte-o suavemente para perceber se está mole).

    Entretanto, alguns especialistas dizem que o jeito correto é fatiar e servir com marmelada. Nesse caso, o ideal então é escolher um que esteja mais durinho.

    Mas isso não importa. Escolha a forma que mais te agrada e… Bom apetite!

    Organize a sua viagem para a SERRA DA ESTRELA:

     

    A festa do queijo Serra da Estrela

    Essa fama toda fez com que a “estrela” da Serra ganhasse até uma festa que acontece, geralmente, nos meses de fevereiro ou março, na cidade de Oliveira do Hospital. São mais de 200 expositores locais.

    Além do irresistível queijo, os visitantes podem provar embutidos e vinhos da região do Dão, acompanhar tosquias das ovelhas e a fabricação do queijo ao vivo, além de comprar artesanato e participar de outras atividades.

    Há ainda outras festas do gênero na Serra da Estrela, como a de Celorico da Beira e a de Seia. Porém, estas um pouco menores.

    Assim como na Festa do Fumeiro de Montalegre, os organizadores também mostram criatividade para divulgar o evento rs. Olha só esse vídeo:

    Como chegar a festa, em Oliveira do Hospital

    mapa_oliveiradohospitalOliveira do Hospital é uma cidade localizada na região central de Portugal e tem cerca de 20 mil habitantes.

    Mesmo fazendo parte do distrito de Coimbra, ela tem um “pezinho” na Serra da Estrela.

    O principal município a leste de Oliveira do Hospital é Seia, uma das portas de entrada para essa linda Serra e também onde se localiza o conhecido Museu do Pão.

    Saindo da capital Lisboa, de carro, o caminho é feito pela A1 (auto-estrada) até Coimbra e depois IC6 (Itinerário Complementar) e N17 (Nacional). São cerca de 280 km.

    Do Porto, uma das opções é descer pela A1, sair na IP3 (Itinerário Principal) e depois IC6 e N17. São aproximadamente 180 km.

    Sou jornalista, luso-brasileiro, tenho 40 anos e gosto de apreciar a gastronomia portuguesa. Lisboa me trouxe um time de futebol do coração, o Sporting, mesmo tendo o tênis como o meu principal esporte. Troco fácil os transportes públicos por uma longa caminhada. Na minha playlist de música portuguesa não falta David Fonseca, Moonspell e Tiago Bettencourt.

    26 Comentários

    1. Rafael,depois de ler esse artigo,como resistir a não querer viajar a essa Santa Terrinha?
      Deu água na boca.
      Espero em breve viajar para esse País hospitaleiro e poder saborear essas delícias
      típicas desse Portugal incrível.
      Obrigado pelas dicas.

    2. Olá Rafael e Priscila, estou indo para portugal em outubro e gostaria muito de visitar uma queijaria e presenciar o processo de fabricação do queijo. Voces sabem onde eu poderia fazer isto? Desde ja agradeço!

    3. meu sonho e conhecer Portugal principalmente depois que vir uma reportagem sobre o queijo da serra da estrela e o pastel de Belém no programa da Ana Maria Braga me apaixonei mais como disse e só um sonho porque com o salário que recebo acho difícil ir até em são Paulo mais como sonhar e de graça não me custa nada.

      • Não desista desse sonho, Dulciana! :)

        Pode ter certeza que um dia você irá alcançá-lo. O cofre de porquinho pode ser um bom começo para o seu sonho começar a se realizar.
        Um grande abraço e conte sempre com as nossas dicas!

      • Claudia Murakami em

        Olá , Boa tarde , foi na Ana Maria Braga onde me apaixonei por Fado , pastel de Belém , sopa da pedra e o queijo serra da estrela vim provar em Portugal, atualmente moro cá a 9 anos e estou a procura do queijo serra da estrela , problema que moro longe de Lisboa , até se pudesse indicar um site onde eu pudesse comprar com segurança , ou mesmo numa zona próxima a Setúbal ou Sesimbra

        • Olá, Claudia
          Tudo bem?

          Você pode procurar em algum supermercado perto da sua casa. É comum ter no Pingo Doce e no Continente, por exemplo.
          Um abraço!

    4. Bom dia, estamos indo no início de abril e gostaríamos de fazer um passeio na serra e comer o queijo. Aonde vc sugere uma tarde de queijos e vinhos na própria serra , vamos estar de carro

      • Olá, Elizabeth
        Tudo bem?
        Um local bom para provar o queijo, tomar um bom vinho e ainda conhecer como é feito o produto, é o Museu do Queijo, em Pêraboa, perto da Covilhã. Vocês vão gostar bastante. :) Aqui nesse link tem mais informações http://www.centerofportugal.com/pt/museu-do-queijo-de-peraboa-covilha/ Também tem uma lojinha!

        Também há uma queijaria, a Anastácios, em Seia, que produz um ótimo queijo. É um bom lugar para comprar. ;)
        Um grande abraço e boa viagem!

    5. Pessoal, existe um queijo muito popular no mercado municipal de SP chamado SerrO da Estrela, isso mesmo, trocaram a letra para confundir as pessoas. Não é o queijo português e sim um queijo processado que mais parece um requeijão! É vendido a um valor alto (100,00 o kg), o que induz ainda mais ao erro.
      Fica a dica aí

    6. José Henriques em

      Por favor Rafael:
      O corte para o Serra é à fatia.
      Quando acompanhado de um doce, o tradicional é marmelada ( não marmelo) e, então, pede-se um Romeo e Julieta – é como é conhecido.
      Uma dica para quem visitar a cidade do Porto:
      Queijaria Amaral (garantia de qualidade).

      • Olá, José Henriques
        Tudo bem?

        Muito obrigado pela sua sugestão da marmelada e da queijaria no Porto!
        Sobre o corte, no texto também está indicado para fatiar.
        Um grande abraço!

    7. Ola vivou no Canada e temos muitas mercerias portuguesas com queijos importados mas o queijo da serra nao ha. Porqué?
      Me disserem que nao podia ser importado. Podia me explicar
      Muito obrigada.

      • Olá, Annie
        Tudo bem?
        Não sei porque não é permitido. Pode ser alguma legislação do governo do Canadá que não permite a importação de alimentos como o queijo Serra da Estrela. ;)
        Um abraço!

    Deixe um comentário