Neve em Portugal: dicas para aproveitar a Serra da Estrela

PORTUGAL NA PANDEMIA: eventos podem ser adiados ou cancelados; atrações e estabelecimentos podem funcionar sob horário e regime especiais. Acompanhe aqui as atualizações da Covid-19

Envie este artigo para alguém que você gosta!

Tenho certeza que você já fez ou ouviu alguém fazendo as seguintes perguntas: “Onde neva em Portugal?” ou “Qual a época de neve em Portugal?” rs. Eu já ouvi algumas vezes e até entendo o porquê dessas dúvidas.

A posição geográfica de Portugal no continente europeu faz com que as temperaturas no inverno não sejam tão baixas como, por exemplo, na Alemanha, Suíça e França. Assim, os locais mais altos de Portugal são também aqueles que geralmente apresentam o clima mais frio. 

A Serra da Estrela, localizada na região centro do país, é um desses pontos, com 1.993 m de altitude no seu ponto mais elevado. Portanto, se você quer ver neve em Portugal, esta é a melhor região.

Neve em Portugal: dicas para aproveitar a Serra da Estrela

Quando neva na Serra da Estrela?

O período com maior possibilidade de nevar na Serra da Estrela é no inverno, claro.

Porém, as frentes frias costumam passar por Portugal entre os meses de novembro e abril, aumentando a chance dos tão aguardados flocos de neve caírem sobre a linda paisagem da serra. ❄️

Caso as temperaturas mantenham-se baixas, a “cobertura branca” fica por mais tempo nas grandes altitudes, principalmente na Torre da Serra da Estrela, o ponto mais alto de Portugal Continental.

Torre da Serra da Estrela

A Torre, ponto mais alto de Portugal continental, em um lindo dia de inverno

Mas deixo um aviso importante aqui: não é possí­vel saber com muita antecedência se vai nevar na Serra da Estrela.

Acompanhe sempre a previsão do tempo nos sites e aplicativos de celular antes de viajar. Eu e a Pri costumamos usar o AccuWeather, que também tem um aplicativo para celular, e o site Tempo.pt.

Os acessos à Torre da Serra da Estrela pode ficar fechado quando há queda de muita neve, condicionando o trânsito de carros. Os sites da Proteção Civil e o do IPMA (Instituto Português do Mar e da Atmosfera) trazem sempre essas informações.

Mas esteja tranquilo, pois os nevões não são frequentes.

Como chegar a Serra da Estrela?

Serra da Estrela - Portugal

O ponto vermelho no mapa é a Serra da Estrela

A Serra da Estrela fica na região centro de Portugal, cerca de 300 km a norte de Lisboa e 200 km a sul da cidade do Porto – no mapa ao lado ela está marcada de vermelho.

O carro alugado é o transporte mais adequado para viajar até lá. Você terá maior mobilidade, conforto e tempo para explorar a região e até mesmo as incríveis aldeias portuguesas que ficam nos arredores da Serra da Estrela.

Você pode alugar o carro pela internet (clique aqui para ler o nosso guia de aluguel de carro em Portugal) com retirada em Lisboa ou no Porto, por exemplo, e seguir viagem para a Serra da Estrela.

De transporte público não é muito prático e, no final das contas, também não sai barato. Você até poderá chegar as principais cidades da Serra da Estrela de trem ou de ônibus, sim. Entretanto, para percorrer a região, terá que alugar um carro por lá ou então utilizar um táxi.

Infelizmente, não há transporte público que faça a ligação da Guarda ou da Covilhã até a Torre da Serra da Estrela, por exemplo.

Quem viaja de trem, tem como destino a Guarda (a partir do Porto, de Coimbra ou de Lisboa) ou a Covilhã (a partir de Lisboa). Estas são as cidades próximas da Serra da Estrela com melhor suporte. Quem viaja de ônibus, também pode partir de Lisboa, Coimbra ou Porto e descer na Guarda ou na Covilhã.

A melhor alternativa para quem não dirige é fazer um tour para conhecer a Serra da Estrela. Temos um parceiro de confiança que faz passeios de carro a partir de Lisboa e do Porto. Clique aqui para entrar em contato!

Dicas para dirigir na Serra da Estrela no inverno

As estradas com acesso à Serra da Estrela e as que levam até os seus pontos mais íngremes são boas e bem sinalizadas.

Eu já dirigi em diversas épocas do ano – inclusive durante o inverno em um dia que estava nevando pouco. Foi tranquilo.

O importante é ter atenção, não correr e respeitar as sinalizações e avisos.

Neve em Portugal: Serra da Estrela

As estradas da Serra da Estrela são boas e com ótima sinalização

Eu não precisei usar correntes nas rodas – elas servem para dar estabilidade e segurança quando a pista está coberta de neve. Entretanto, nos dias de nevões, as equipes de segurança procuram limpar e retirar o excesso de neve das estradas o mais rápido possível.

Caso você esteja inseguro, pergunte para locadora de carros, por e-mail ou no dia da retirada do veículo, se é necessário incluir a opção extra do aluguel de correntes.

LEIA TAMBÉM: Veja como dirigir em Portugal (com placas, pedágios, combustível e mais!) →

O que fazer na Serra da Estrela?

Uma viagem a Serra da Estrela no inverno é, sobretudo:

  • Para visitar o ponto mais alto de Portugal Continental – que é a Torre;
  • Conhecer a estância de ski;
  • Desfrutar da paisagem natural de toda sua envolvência (para isso, você poderá percorrer suas estradas e parar o carro nos recuos e miradouros para fotografar, se assim desejar);
  • Visitar as cidades e vilarejos da região (na minha opinião pessoal, a Guarda e as aldeias históricas valem realmente a pena).

É também nesta região que o famoso Queijo Serra da Estrela é produzido. É fácil encontrá-lo em diversas lojas das cidades da Serra da Estrela.

Cão Serra da Estrela

Como a Serra da Estrela é uma região com muitas ovelhas e cabras, também é comum vermos os Cães Serra da Estrela ao longo da viagem. São cães pastores, naturais de Portugal, resistentes as baixas temperaturas, de grande porte e não costumam ser agressivos

Ah, e junto a Torre é importante saber que também há um restaurante, banheiros e uma área de pequenas lojinhas com queijo serra da estrela e outros artigos típicos da região.

Estância de Ski

Na época do frio, os viajantes que gostam de esportes de inverno vão adorar conhecer a Estância de Ski da Serra da Estrela, a única de Portugal.

Serra da Estrela

Durante umas férias que fiz com a minha família no mês de dezembro, o meu irmão se arriscou no snowboard! Ele gostou, mas achou um pouco difí­cil. E, olha, ele sabe andar bem de skate rs.

Independente da sua experiência com esportes de neve, a estância tem disponí­vel todo material necessário para aluguel, como prancha, botas, ski e bastões para o visitante.

Caso seja do seu interesse, eles também ensinam a esquiar com aulas individuais e coletivas.

A página da Estância de Ski da Serra da Estrela no Facebook está sempre atualizada com as condições do clima para a prática dessas atividades e com o funcionamento do teleférico.

Onde se hospedar na Serra da Estrela?

Para conhecer a Serra da Estrela, o ideal é pernoitar por lá. Fazer em bate-volta ou em passagem de uma região a outra é realmente muito pouco, na minha opinião.

Assim, se você puder deixar 2 ou 3 dias para a Serra da Estrela, fará os passeios com mais calma e alguma profundidade.

Ficar hospedado na Serra da Estrela é também uma experiência, pois existem ótimos hotéis e alojamentos bem preparados para receber os visitantes.

LEIA TAMBÉM: Boas sugestões de onde dormir na Serra da Estrela! →

Roupas para usar na neve

O que levar na mala para a neve em Portugal? Essa parte da viagem preocupa muitos brasileiros que viajam no inverno à Serra da Estrela. ☃️

É muito importante estar com a roupa adequada para você se proteger do frio, principalmente quando a temperatura mínima ficar abaixo de 0ºC.

Tome nota das principais peças de roupa para se proteger na neve:

  • Casaco impermeável (de preferência com capuz)
  • Camiseta e calça térmica interiores (uma segunda pele mais quente)
  • Casaco polar ou ultra light (aqueles bem leves e fofinhos para colocar por dentro)
  • Gorro e luvas
  • Meia térmica
  • Cachecol ou pescoceira
  • Botas ou tênis impermeáveis

Caso você não tenha nenhuma roupa de inverno impermeável ou térmica, um bom lugar para comprar é na loja Decathlon, seja no Brasil ou em Portugal (há dezenas de lojas espalhadas pelo país, inclusive na cidade da Guarda, ao da Serra da Estrela).

Quais são os outros lugares para ver neve em Portugal?

Além da Serra da Estrela e de seus arredores, há outros lugares que pode cair neve em Portugal no inverno e no períodos próximos dessa estação do ano.

As experiências são bem diferentes – quando comparadas ao topo da Serra da Estrela. Isso porque a frequência da queda de neve também é bem menor. Destaco os seguintes:

  • Ilha do Pico, com 2.350 m de altitude (Açores)
  • Pico do Areeiro e Pico Ruivo, com 1.818 e 1.862 metros de altura, respectivamente (Ilha da Madeira)
  • Montalegre, Bragança (e aldeias próximas) e Serra de Montesinho (Trás-os-Montes)
  • Aldeia do Piódão, na Serra do Açor (Centro)
  • Vila de Marvão, no Parque Natural da Serra de São Mamede (Alentejo)
  • Serra de Monchique (Algarve)

Em Lisboa e no Porto não neva. Entretanto, as fortes chuvas de granizo (que não são habituais) podem até deixar ruas e jardins com “cara” de neve.


Envie este artigo para alguém que você gosta!

Este conteúdo foi útil para você? ❤

Estamos há 10 anos produzindo conteúdo autêntico sobre a cultura portuguesa e o turismo cultural e criativo de Portugal de forma independente. Você se identifica com essa proposta?

 Acompanhe o nosso canal no YouTube

Colabore via PayPal para continuarmos ativos

Conheça nossas experiências para quem viaja a Portugal

Viaje a Portugal com segurança ✈

icon-saude

SEGURO SAÚDE E VIAGEM
Faça o seu seguro para Portugal na Real Seguro Viagem com este link do Cultuga e ganhe 10% de desconto!

icon-carro

ALUGUEL DE CARRO
Viajar de carro é uma ótima opção para se aproximar da natureza e fazer um roteiro ao seu ritmo. Na RentalCars você recebe o orçamento de aluguel de carro das empresas mais conhecidas de Portugal.

icon-hotel

HOTÉIS E APARTAMENTOS
Encontre hotéis no Booking focados na higienização de seus espaços e evite surpresas frente a imprevistos com a opção de cancelamento gratuito!

TRANSFERS EM PORTUGAL
Conheça o Vinícius e sua equipe! Eles terão enorme carinho em receber você em segurança e tranquilidade no aeroporto.

Sobre o autor

Rafael Boro

Sou jornalista, tenho 36 anos e, apesar de ter nascido em São Paulo, adotei Lisboa como minha cidade. Gosto de apreciar a gastronomia lusa e, sempre que posso, vou a um café ou a um restaurante que não conheço. Lisboa também me trouxe um time de futebol do coração, o Sporting, mesmo tendo o tênis como o meu principal esporte. Troco fácil os transportes públicos por uma longa caminhada. Na minha playlist de música portuguesa não falta David Fonseca e Tiago Bettencourt.

6 Comentários

    • Rafael Boro

      Olá, Natalie
      Tudo ótimo e você?

      Fico feliz que tenha gostado e selecionado este artigo do Cultuga para o #linkódromo, do Viaje na Viagem.
      Um grande abraço!

    • Rafael Boro

      Olá, Edneide
      Tudo bem?
      Não. No primeiro tópico (“Quando neva na Serra da Estrela?”) deste artigo tem o período em que pode nevar na Serra da Estrela.
      Um abraço

Deixe um comentário