Cão da Serra da Estrela: a história dessa raça portuguesa

PORTUGAL NA PANDEMIA: eventos podem ser adiados ou cancelados; atrações e estabelecimentos podem funcionar sob horário e regime especiais. Acompanhe aqui as atualizações da Covid-19

Envie este artigo para alguém que você gosta!

Portugal tem algumas raças de cães típicas – principalmente ligadas às atividades de caça e ao trabalho do campo.

Assim também é na Serra da Estrela, a região onde fica o ponto mais alto de Portugal continental, com 1993 metro de altitude.

Cão da Serra da Estrela

É nessa área, riquíssima em água e muito conhecida pelos produtos derivados das ovelhas e dos carneiros (como o queijo, o requeijão, a carne e a ), que vemos o Cão da Serra da Estrela.

Venha saber a origem do nome Serra da Estrela!

Cão da Serra da Estrela: a história essa raça portuguesa

Cão da Serra da Estrela

O Cão da Serra da Estrela é uma raça portuguesa que historicamente faz companhia para o pastor durante o trabalho no campo e é o guardador de rebanhos.

Percorrendo as aldeias da serra nos dias de hoje ainda é bastante comum vermos esse cenário.

No passado, a Serra da Estrela era povoada por lobos – uma ameaça aos rebanhos. Assim, o cão fazia essa guarda – inclusive na ausência do pastor, se assim fosse preciso.

Serra da Estrela pt Serra da Estrela Portugal

Normalmente, são animais dóceis, companheiros e leais. Não é comum que sejam agressivos. Porém, quando estão em proteção de propriedades, de rebanhos ou do próprio tutor e sentirem-se ameaçados, claro, os cães da Serra da Estrela podem reagir com desconfiança e, se necessário, alguma braveza. 

Curiosidade: em Portugal, o termo “cachorro” é usado essencialmente para filhotes, enquanto “cão” é utilizado para animais adultos.

Cão da Serra da Estrela

Durante a metade do século XX, muitos habitantes da Serra da Estrela migraram para outras partes de Portugal e também em imigração para o exterior (alguns, inclusive, para o Brasil). Isso fez com que a população de cães da Serra da Estrela naturalmente diminuísse. 

Entretanto, nas últimas décadas, voltamos a ver esses cães com frequência na região. Esta é também uma das raças portuguesas mais antigas e mais conhecidas no mundo.

Cão da Serra da Estrela

O Serra da Estrela é um cão de montanha, resistente às condições climáticas mais extremas, tanto em frio como calor. Tem porte grande, é conhecido por sua amabilidade com crianças (sobretudo pelo instinto protetor) e podem ter tanto pelo curto como pelo longo (mais popular). 

Organize a sua viagem para a SERRA DA ESTRELA:

 

Curiosidades sobre a Serra da Estrela

Você sabia que nós temos também um canal no YouTube?

Fizemos uma live reunindo essas e mais curiosidades sobre a Serra da Estrela. Deixo o convite para você assistir!

Ah, e inscreva-se no canal do Cultuga no YouTube para não perder os próximos vídeos sobre Portugal. :)

 


Envie este artigo para alguém que você gosta!

Apoie o Cultuga ❤

Estamos há 11 anos produzindo conteúdo autêntico sobre a cultura portuguesa e o turismo cultural de Portugal. Se você gosta do nosso trabalho, veja como nos apoiar:

Envie-nos um PIX. Chave PIX: contato@cultuga.com.br

Cadastre-se na newsletter e receba gratuitamente nossas atualizações por e-mail

 Inscreva-se em nosso canal no YouTube – é gratuito e há sempre novidades

Portugal com segurança ✈

icon-saude

SEGURO SAÚDE E VIAGEM
Faça o seu seguro para Portugal na Real Seguro Viagem e ganhe 10% de desconto!

icon-carro

ALUGUEL DE CARRO
Viajar de carro é uma ótima opção para fazer um roteiro ao seu ritmo. Na RentalCars você recebe o orçamento de aluguel de carro das empresas mais conhecidas de Portugal.

icon-hotel

HOTÉIS E APARTAMENTOS
Encontre hotéis no Booking com boa limpeza e evite surpresas com a opção de cancelamento gratuito!

TRANSFERS E TOURS EM PORTUGAL
Conheça o Vinícius e sua equipe! Eles vão receber você com segurança, conhecimento e tranquilidade.

Sobre o autor

Sou jornalista especializada em cultura e fotógrafa. Tenho Lisboa como o meu lugar no mundo, o meu refúgio, a minha casa. Mas é também em Portugal, este país vivo e com tanto para contar, que me sinto completa. Os meus pais são portugueses imigrados no Brasil. Depois de fazer o caminho inverso deles, trocando São Paulo por Lisboa, assumi como missão do Cultuga diminuir a distância que separa o Brasil de Portugal.

Deixe um comentário