Se você gosta de cultura portuguesa e está com viagem marcada para a Serra da Estrela, há algo que vale realmente a pena você ter atenção, que é um produto genuíno desta região: a lã produzida na Serra da Estrela.
Deixo aqui algumas curiosidades e experiências que vão tornar a sua viagem ainda mais especial, sobretudo por esse contato com a cultura local, quando você poderá aprender mais e fazer uma verdadeira rota da lã.
Lã Serra da Estrela: aprenda sobre esse produto em Portugal
Lãs das ovelhas Bordaleira e Churra Mondegueira
Há dois tipos de ovelhas portuguesas bem comuns na Serra da Estrela. Uma é a raça Bordaleira e a outra é a Churra Mondegueira.
O leite de ambas é utilizado na produção do famoso Queijo Serra da Estrela (veja aqui como o queijo é produzido).
Durante a primavera, nos meses de maio e junho, é feita a tosa desses animais para que estejam preparados para o calor intenso do verão. Aliás, no passado, a lã já foi uma das principais economias da Serra da Estrela.
Com a lã natural são produzidos fios que dão origens a alguns dos têxteis típicos dessa região.
Se você deseja ver essas ovelhas no pasto ao longo da sua viagem, possivelmente conseguirá ao final da manhã e durante a tarde.
No início da manhã, é costume fazer a ordenha. Mas, dependendo das condições climáticas, há períodos em que elas podem não sair dos estábulos.
Tecido Burel na Serra da Estrela
A partir da lã da ovelha Bordaleira, por exemplo, é feito o Burel.
O Burel é um tecido composto 100% de lã, com textura mais áspera e bastante durável (é visualmente parecido com o feltro, para que você tenha uma referência).
Por sua reconhecida resistência, esse também é o tecido tradicional utilizado na capa dos pastores da Serra da Estrela e nos trajes de outros trabalhadores do campo desde a Idade Média.
Isso porque a lã é isolante térmica (ideal para manter a temperatura do corpo no inverno ou no calor extremo) e impermeável (uma excelente aliada em dias de neve ou garoa).
Aliás, você sabia que a lã também não pega fogo com facilidade? E, mesmo quando atingida pelo fogo, demora bastante para que seja completamente consumida.
Com o Burel, é possível fazer uma infinidade de peças – seja roupas, acessórios, bolsas, calçados e também artigos de decoração.
Organize a sua viagem para a SERRA DA ESTRELA:
- Onde dormir bem
- O que fazer
- Melhor época
- Ver neve
- Como ir
- Lugares mágicos
- Aldeias Históricas
- Transfer ou city tour
Cobertor de Papa
A partir da lã da ovelha Churra temos como produto típico e genuíno desta região o Cobertor de Papa – tradicionalmente da região da Guarda.
Ele esteve em vias de extinção, mas nos últimos anos voltou a ser fabricado em pequena escala e vale a pena conhecer.
Diferente da Bordaleira, a Churra tem uma pelagem mais longa e grossa. Depois da tosa, a lã é tratada e resulta em outros tipos de fios.
Especificamente para a produção artesanal do cobertor de papa, o tecido é feito em tear manual.
Na Serra da Estrela, perto da cidade da Guarda, está a aldeia de Maçainhas. Este é o único lugar de Portugal em que ainda se faz o Cobertor de Papa. Você poderá visitá-lo e adquirir o produto pessoalmente.
Em Lisboa e no Porto, encontramos essas mantas também à venda na loja A Vida Portuguesa. Essa é uma loja que valoriza a cultura portuguesa vendendo apenas artigos originais de artesãos e fábricas autênticas.
Visita às fábricas de lã na Serra da Estrela
Você sabia que é possível visitar fábricas de produtos feitos com lã na Serra da Estrela?
A Burel Factory e a Ecolã, localizadas em Manteigas, abrem suas portas para explicar os processos e como reativaram esse mercado tão rico culturalmente para Portugal.
Em visita a essas fábricas você verá – principalmente – como é feito o tecido de Burel.
Para ambas, é necessário agendar a visita com antecedência. Para ver o produto final, é possível também encontrá-las em lojas físicas em Lisboa e no Porto.
Hotéis na Serra da Estrela com inspiração na lã
Na região da Serra da Estrela, também é possível se hospedar em hotéis que usam como inspiração a lã.
No Puralã, além da decoração dos quartos, há também experiências terapêuticas na área do SPA com o uso da lã.
Já a Casa das Penhas Douradas é um encanto. Os donos são os mesmos da Burel Factory. Portanto, há uma versatilidade e bom gosto na decoração com o uso de produtos próprios.
Os hóspedes também têm acesso a visita guiada na fábrica.
Veja aqui mais indicações de bons hotéis na Serra da Estrela
Museu de Lanifícios, na Covilhã
Para completar a sua imersão no universo da lã nessa região de Portugal, recomendo ainda uma visita ao Museu de Lanifícios – um interessante e histórico complexo pertencente a Universidade da Beira Interior, na cidade da Covilhã.
Neste museu você terá contato com diversas fases da produção de tecidos da região – desde seu embrião artesanal, doméstico e de pequenas oficinas, até as grandes unidades fabris – que abasteceram Portugal e tiveram expressividade na exportação.
Uma marca importante para essa região e que você vai aprender por lá, por exemplo, foi a fundação da Real Fábrica dos Panos, que aconteceu durante o reinado de D. José I (o rei na época do impressionante Terremoto de 1755), sob comando de Sebastião José de Carvalho e Melo – que depois ficou conhecido por Marquês de Pombal.
O Marquês de Pombal foi um importante impulsionador na construção de fábricas em Portugal em uma época em que o país consumia mais produtos estrangeiros.
A Real Fábrica dos Panos, na Covilhã, veio modernizar a região e dar apoio as oficinas já existentes no tingimento, acabamento, certificação de tecidos.
O museu está dividido em três núcleos: a Real Fábrica de Panos, que é este antigo edifício pombalino, a Real Fábrica Veiga, que é um outro edifício histórico que conta mais sobre a industrialização e a evolução tecnológica nos lanifícios dos séculos XIX e XX, além do Râmolas do Sol, que é um espaço ao ar livre utilizado para o tratamento da lã.
Curiosidades sobre a Serra da Estrela
Você sabia que nós temos também um canal no YouTube?
Fizemos uma live reunindo essas e mais curiosidades sobre a Serra da Estrela. Deixo o convite para você assistir!
Ah, e inscreva-se no canal do Cultuga no YouTube para não perder os próximos vídeos sobre Portugal. :)
Viaje a Portugal com tudo organizado