Serra da Estrela: lugares mágicos para se apaixonar

PORTUGAL NA PANDEMIA: eventos podem ser adiados ou cancelados; atrações e estabelecimentos podem funcionar sob horário e regime especiais. Acompanhe aqui as atualizações da Covid-19

Envie este artigo para alguém que você gosta!

A Serra da Estrela é uma das mais bonitas e também famosas de Portugal. É nela que está o ponto mais alto de Portugal Continental e onde encontramos lugares mágicos por toda a sua volta.

É uma serra repleta de sabores e texturas, sobretudo pela riqueza de suas ovelhas. Delas, provém o leite – que dá origem a um excelente queijo amanteigado e também ao requeijão (ambos de origem protegida), a lã – em que faz-se o resistente e durável tecido de Burel, além da carne de borrego – que é carneiro jovem.

Em comunhão com esses produtos tradicionais estão paisagens naturais que se transformam a cada estação do ano e aldeias genuínas, históricas e interessantes.

Neste artigo, selecionamos aqueles lugares mágicos na Serra da Estrela que nos apaixonamos e que você também vai adorar conhecer!

LEIA TAMBÉM: Os melhores lugares para dormir na Serra da Estrela

Serra da Estrela: lugares mágicos para se apaixonar

Covão d’Ametade: a natureza em movimento

O Covão d’Ametade é aquele lugar absolutamente misterioso e que se apresenta das mais diversas formas de acordo com a estação do ano que você visita.

No inverno, em função da neve, que deixa o local absolutamente mágico, a frequência de visitantes é maior.

Covão da Amedade na Serra da Estrela

Covão d’Amedade no inverno

Durante a primavera e verão, vemos as árvores bem verdinhas e um espaço de intensa calmaria para fazer um piquenique ou descansar – envolvido por aquele ar bucólico e poético.

Covão da Amedade na Serra da Estrela

Covão d’Amedade no final da primavera

No outono, as bétulas – que são as árvores que compõem esse espaço – ficam avermelhadas e trazem um outro cenário absolutamente incrível para fotografar.

Ao longo do Covão d’Ametade vemos um dos principais rios que nasce em Portugal, justamente na Serra da Estrela: o Zêzere.

Nos meses mais frios o caudal é forte. Nos meses quentes ele praticamente desaparece.

Enfim, a magia da natureza… ♥

O acesso é bastante simples e você encontra com facilidade no GPS. Há um estacionamento junto a estrada. Ao chegar na entrada do Covão, você verá um portão de ferro que geralmente está entreaberto ou encostado. Não se preocupe. Você poderá abrir e entrar.

Torre da Serra da Estrela: para chegar ao topo

O topo da Serra da Estrela é muito procurado durante o inverno. É aqui que se encontra a única estação de esqui de Portugal.

Torre Serra da Estrela Portugal Neve na Serra da Estrela

Porém, a qualquer época do ano, não deixe de colocar a “Torre” (que é o marco do topo da Serra) como seu destino.

Topo da Serra da Estrela Portugal

É a partir daqui que temos a noção da imensidão que se encontra a Serra da Estrela. Não somente por sua altura, mas por suas particularidades geológicas. Vemos a vegetação entre as pedras, envolvidas por lagoas… É um cenário realmente mágico e inesquecível.

O acesso é bastante simples, bem marcado no GPS, e a região tem diversas áreas de estacionamento.

LEIA TAMBÉM: Aproveite a neve na Serra da Estrela com essas dicas

Nossa Senhora da Boa Estrela: a padroeira dos pastores

Um outro espaço bastante pitoresco na Serra da Estrela é a escultura de Nossa Senhora da Boa Estrela, padroeira dos pastores da região, incrustada em uma pedra.

Nossa Senhora da Boa Estrela Portugal Nossa Senhora da Boa Estrela Portugal

Quando passamos por ela, sua excentricidade nos faz parar o carro para perceber como foi feita.

É originalmente uma escultura da década de 1940 e que faz parte da cultura popular e do misticismo da região.

Você encontra esse espaço facilmente ao longo da estrada que liga a região da Torre da Serra da Estrela a vila de Manteigas (a estrada nacional N338, que é lindíssima).

Vale do Zêzere: pelos caminhos desse importante rio português

O Vale do Zêzere, caminho de um dos principais rios totalmente portugueses, é mais uma paisagem natural de tirar o fôlego na Serra da Estrela.

Primeiro por sua imensidão – são 13km de extensão, sendo um dos maiores da Europa – e também pela possibilidade que o viajante tem de sentir essa paisagem em diversas experiências: seja a partir de um mirante, com aquela amplitude visual, até chegar bem perto da água e viver aquela beleza natural a sua volta.

Vale do Zêzere na Serra da Estrela Vale do Zêzere na Serra da Estrela Vale do Zêzere na Serra da Estrela

A formação do Vale do Zêzere aconteceu na última glaciação, há milhares de anos. É um verdadeiro espetáculo da natureza.

Os miradouros estão nas proximidades da Torre da Serra da Estrela (marcados no GPS), enquanto o acesso a parte inferior do vale é feito em pequenas entradas da estrada principal que liga a região da Torre da Serra da Estrela a vila de Manteigas (a estrada nacional N338, como já disse por aqui, é realmente lindíssima).

Belmonte: a terra de Pedro Álvares Cabral

Para deixar essa lista diversificada, trago aqui uma vila encantadora – que é Belmonte e está no “pé” da Serra da Estrela. O acesso a ela é bastante fácil, bem como o estacionamento.

Por aqui, vemos o charme das casas, o colorido das flores na primavera, as oliveiras e até uma bandeira do Brasil no topo do Castelo – isso porque Belmonte também é a terra de nascimento do navegador Pedro Álvares Cabral.

Castelo de Belmonte Portugal

LEIA TAMBÉM: Aldeias históricas para conhecer perto da Serra da Estrela

Perder-se pelas ruas do seu centro histórico é uma experiência inesquecível.

Aldeia de Belmonte Serra da Estrela Aldeia de Belmonte Serra da Estrela

Belmonte faz parte da Rede das Aldeias Históricas de Portugal. Dá uma olhada nesse artigo que já publicamos sobre outras aldeias que ficam aqui por perto e que você poderá incluir no seu roteiro!

Saiba mais sobre a Serra da Estrela!

Temos um vídeo super completo sobre a Serra da Estrela no canal do Cultuga no YouTube!

Inscreva-se no nosso canal – é gratuito e você terá acesso sempre aos nossos novos vídeos sobre cultura portuguesa e turismo cultural e criativo em Portugal! :)


Envie este artigo para alguém que você gosta!

Apoie o Cultuga ❤

Estamos há 11 anos produzindo conteúdo autêntico sobre a cultura portuguesa e o turismo cultural de Portugal.

Com a pandemia, manter o Cultuga tem sido um desafio. Se você gosta do nosso trabalho e se o nosso conteúdo é útil para você, veja como nos apoiar:

Apoie com o valor que puder via PIX. Chave PIX: contato@cultuga.com.br

Cadastre-se na nossa newsletter e receba as atualizações do Cultuga em seu e-mail

 Inscreva-se em nosso canal no YouTube – é gratuito e há sempre novidades

Portugal com segurança ✈

icon-saude

SEGURO SAÚDE E VIAGEM
Faça o seu seguro para Portugal na Real Seguro Viagem e ganhe 10% de desconto!

icon-carro

ALUGUEL DE CARRO
Viajar de carro é uma ótima opção para fazer um roteiro ao seu ritmo. Na RentalCars você recebe o orçamento de aluguel de carro das empresas mais conhecidas de Portugal.

icon-hotel

HOTÉIS E APARTAMENTOS
Encontre hotéis no Booking com boa limpeza e evite surpresas com a opção de cancelamento gratuito!

TRANSFERS E TOURS EM PORTUGAL
Conheça o Vinícius e sua equipe! Eles vão receber você com segurança, conhecimento e tranquilidade.

Sobre o autor

Sou jornalista especializada em cultura e fotógrafa. Tenho Lisboa como o meu lugar no mundo, o meu refúgio, a minha casa. Mas é também em Portugal, este país vivo e com tanto para contar, que me sinto completa. Os meus pais são portugueses imigrados no Brasil. Depois de fazer o caminho inverso deles, trocando São Paulo por Lisboa, assumi como missão do Cultuga diminuir a distância que separa o Brasil de Portugal.

2 Comentários

  1. Maurício da Costa Bueno em

    Olá Priscila…sempre gratificante ler as publicações do Cultuga…nesse momento de tristeza mundial pela pandemia que judia de todos nós, esse artigo sobre a Serra da Estrela conseguiu me trazer um pouco de alegria pelas lembranças “recentes” da nossa última viagem a Portugal, quando ficamos hospedados em Hotel na Serra da Estrela por 04 dias e pudemos desfrutar dessa maravilha…infelizmente, esse ano não pudemos voltar…obrigado por essa lembrança maravilhosa…abraços a vocês…

    • Olá, Maurício
      Muito obrigada por sempre nos transmitir tanto carinho e dividir as boas energias de suas viagens a Portugal!
      Com paciência, vamos ultrapassar esse período para voltar a desfrutar de bons momentos!
      Um grande abraço

Deixe um comentário