Seu guia de viagem em Portugal | 14 anos no ar

    Pia do Urso é uma aldeia de Portugal recuperada que fica pertinho de Fátima – são 15 minutos de carro. A partir de Lisboa são cerca de 130km, para que tenha uma ideia. Neste artigo, vou te explicar o porquê vale a pena visitar este cantinho tão especial de Portugal!


    Como é a Pia do Urso?

    Pia do Urso Aldeia de Portugal

    Pia do Urso Aldeia de Portugal

    Pia do Urso Aldeia de Portugal

    A gente quis conhecer essa aldeia portuguesa porque ela possui uma rota sensorial bem fácil para se fazer a pé dentro do chamado Ecoparque Sensorial da Pia do Urso.

    Por isso, fomos até lá gravar este vídeo percorrendo cada cantinho da Pia do Urso para te mostrar como ela é, ao detalhe.

    Andamos por entre cheiros, texturas, paisagens e sons estimulantes em que podemos experimentar, tocar, sentir. Este é um pequeno pedaço de paraíso e um lugar desconhecido por muitos viajantes.

    A aldeia tem também bonitas casas de pedra típicas, com aquele clima do interior de Portugal, em que você poderá, inclusive, dormir uma ou mais noites por aqui – se desejar, pois há bons alojamentos na Pia do Urso.

    Uma opção interessante para quem procura uma experiência diferente em Portugal em uma aldeia típica.

    Além disso, há um restaurante com pratos regionais, um café e banheiros públicos.

    Essa é uma boa ideia de passeio relaxante e tranquilo, perfeito para toda família, inclusive para crianças e com especial atenção às pessoas com deficiência visual, pois o percurso sensorial é composto por “estações” com informações em braille e outros recursos táteis, olfativos e sonoros, como jogos, brinquedos e instrumentos musicais para tonar a caminhada bastante agradável.

    Tire, pelo menos, 1 hora para desfrutar deste passeio.

    LEIA TAMBÉM: 7 aldeias lindíssimas perto da Serra da Estrela


    Quanto custa para entrar na Pia do Urso?

    Muita gente acha que é preciso pagar para entrar na aldeia em função da rota sensorial.

    Mas a entrada é livre, gratuita.


    Qual é o significado de Pia do Urso?

    Afinal que pia é essa? Tem algum urso aqui?

    Diz a tradição que, séculos atrás, um urso gostava muito de beber água em uma das chamadas “pias” que se formavam nas rochas dessa região.

    VEJA TAMBÉM: Reserve um tour privativo para visitar Fátima e Pia do Urso


    Quando visitar a Pia do Urso

    Pia do Urso Aldeia de Portugal Pia do Urso Aldeia de Portugal

    Nós fomos num sábado pela manhã durante o inverno. Então quase não tinha movimento.

    Mas, durante o verão, a procura é bem mais alta, principalmente aos fins de semana.


    Onde fica Pia do Urso

    Pia do Urso Aldeia de Portugal
    A aldeia fica a apenas 15 minutos de carro do Santuário de Fátima

    A aldeia Pia do Urso fica localizada na freguesia de São Mamede, concelho da Batalha, distrito de Leiria. Para que tenha uma referência mais concreta, são apenas 15 minutos de Fátima.

    Para chegar a Pia do Urso é preciso estar de carro. Há um estacionamento na entrada do percurso da aldeia e um grande mapa por lá para entender como ela está dividida e como é o passeio. Portanto, não tem erro.

    Você pode conjugar essa visita a aldeia Pia do Urso com outras atrações que tem aqui por perto, como o Santuário de Fátima, as Grutas de Mira de Aire, o Mosteiro da Batalha ou até com Leiria.

    Todas são boas opções em que você chegará rapidamente e com facilidade.

    LEIA TAMBÉM: Como é dormir na aldeia do Piódão?


    Alojamento na Pia do Urso

    Alojamento Pia do Urso Alojamento Pia do Urso Alojamento Pia do Urso

    Como já indiquei aqui no artigo, além de fazer uma visita a esse lugar que é um encanto, também é possível dormir por aqui.

    Essa é uma experiência ideal para quem viaja em família, principalmente com crianças.

    As casas são super charmosas e a área é bastante segura para as crianças explorarem. No percurso sensorial há, inclusive, diversas “estações” com brincadeiras para distrair os pequenos.

    Uma das opções disponíveis que vimos por lá e encontramos disponível no Booking foi a Casa da Pia.

    Ela tem capacidade para famílias de até 6 pessoas e fica exatamente na entrada do percurso sensorial.

     

    Gostou de conhecer essa aldeia recuperada aqui de Portugal? Me conta aqui nos comentários!

    Sou jornalista especializada em cultura e tenho 41 anos. Lisboa é o meu lugar no mundo. Os meus pais são portugueses imigrados no Brasil. Depois de fazer o caminho inverso deles, me tornado também imigrante, assumi como missão do Cultuga diminuir a distância que separa o Brasil de Portugal.

    2 Comentários

    1. JOÃO FERREIRA em

      Olá Priscila!! muito legal o conteúdo!! sempre dicas muito boas!! a propósito, pretendo viajar em setembro/outubro, e a Pia do Urso, bem como toda a Serra de Aire estão no roteiro, saberia informar se existe transporte de onibus entre Fatima e a Pia? ou mesmo entre a Pia e as vilas na Serra? Desde já, agradeço!!

      • Priscila Roque em

        Olá, João
        Muito obrigada por sua mensagem e carinho pelo Cultuga!

        Infelizmente não tenho conhecimento sobre transporte público que faça esse percurso. Entretanto, você poderá ir até Fátima facilmente de Lisboa ou do Porto e, de lá, combinar com um taxista local os percursos e horários que precisa. São menos de 10km de distância.

        Uma outra hipótese é agendar um tour de um dia que faça todos esses percursos com você. Se desejar, posso recomendar duas boas empresas – uma com saída de Lisboa e outra com saída de Fátima, de acordo com as suas necessidades. Basta que me envie um e-mail para contato@cultuga.com.br

        Um grande abraço e uma excelente viagem!

    Deixe um comentário