Seu guia de viagem em Portugal | 14 anos no ar

    Quem deseja fazer compras em Portugal não pode deixar o El Corte Inglés Lisboa fora do roteiro. Já aviso que esse post não é patrocinado.

    Decidi fazer um guia com dicas sobre essa mega loja porque é um local que frequentamos e indicamos aos amigos que nos pedem dicas de onde fazer compras em Portugal.

    El Corte Inglés Lisboa: guia para fazer compras

    Para quem não conhece, o El Corte Inglés Lisboa é uma espécie de shopping. A diferença é que os andares são abertos e divididos por tipos de produtos, como moda jovem, supermercado, serviços, livros e revistas, etc.

    Veja também: onde provar e comprar Queijo Serra da Estrela em Portugal

    Por que vale a pena ir ao El Corte Inglés Lisboa?

    – Há internet gratuitamente via wi-fi por toda a loja;

    – Eles disponibilizam um voucher que acumula 10% de desconto sobre cada compra e que pode ser usado na maior parte dos produtos para todos os clientes que vivem fora da União Europeia (basta levar o passaporte no atendimento ao cliente);

    – São diversas opções para comer distribuídas pelos pisos (com espaço de chá, restaurante, café e praça de alimentação – e ainda o Gourmet Experience no piso 7);

    Há sempre promoções ou liquidações (dia 26 de dezembro é o meu preferido para comprar o que precisamos rs.);

    – Para residentes no Brasil, em compras acima de 61,35€ é possível solicitar o tax free;

    – As sextas e sábados a loja fica aberta até às 23h30;

    – A possibilidade de poder comprar coisas de setores completamente diferentes em um único lugar e de uma só vez, otimizando o seu roteiro de viagem.

    O que eu recomendo no El Corte Inglés Lisboa

    – Os pães ma-ra-vi-lho-sos da padaria que fica na semi-cave;

    – As opções de suvenires portugueses e genuínos para comprar de última hora;

    – Os enfeites de Natal no finalzinho do ano (e com mega descontos na semana que antecede o Natal);

    O supermercado, que tem vinhos e azeites com ótimos preços (e você ainda pedir para passar o plástico bolha no atendimento ao cliente) e, claro, o famoso queijo Serra da Estrela (que você pode, inclusive, pedir para embalar a vácuo no próprio balcão dos queijos);

    As roupas e os calçados de grandes marcas em épocas de promoção. O El Corte Inglés é tido por alguns como “careiro”. Entretanto, já fiz excelentes compras de produtos de qualidade com descontos entre os 25% e os 50%;

    El Corte Inglés Lisboa: compras em Lisboa
    Os eletrônicos, os vinhos no supermercado, as malas de viagem e os utensílios de casa e cozinha são muito procurados pelos viajantes brasileiros

    Shoppings: conheça outros lugares para fazer compras em Lisboa

    Por onde começar a visita no El Corte Inglés Lisboa?

    O El Corte Inglés Lisboa tem diversas entradas, algumas na altura da rua, outras para quem vem direto do metrô São Sebastião, uma na parte de trás da loja, junto ao Jardim Amália Rodrigues e, claro, as do estacionamento.

    Por isso, primeiro: localize-se! Verifique se você entrou pelo piso 1, 0, semi-cave ou -1, por exemplo. Depois, trace as suas prioridades para que você não fique perdido por horas lá dentro.

    Os elevadores não são muito práticos. Eles são direcionados, principalmente, para pessoas com dificuldade de locomoção ou com carrinhos de bebê.

    Dê preferência para as escadas rolantes. Há uma bem no centro da loja, por exemplo, que sobe, sequencialmente, até o último andar. Para descer aos pisos do subsolo, há esteiras rolantes a partir do piso 0 e também escadas que podem fazer o trajeto.

    O que ver em cada piso do El Corte Inglés?

    Piso 7: Gourmet Experience (inaugurado em dezembro/ 2017) com diversos produtos e restaurantes de alguns dos mais prestigiados chefs de cozinha portugueses, como José Avillez (Tasca Chic), Kiko Martins (O Poke) e Henrique Sá Pessoa (Balcão).

    El Corte Inglés Lisboa: compras em Lisboa
    Espaço Gourmet Experience inaugurado em dezembro de 2017 no El Corte Inglés Lisboa

    Piso 6: eletrônicos, informática, fotografia, discos e filmes, livros, laboratório fotográfico, games, charutos, jornais e revistas e reparação de computadores

    Piso 5: eletrodomésticos, têxtil, artigos para cozinha, decoração, artigos para banheiro e presentes

    Piso 4: moda infantil, artigos para bebê e brinquedos

    Piso 3: moda jovem, tênis e esportes

    Piso 2: moda homem, sapatos masculinos e femininos, malas de viagem, agência de viagem e espaço de chá

    Piso 1: moda mulher, gestantes, lingerie e pijamas

    Piso 0: acessórios femininos e masculinos, cosméticos, perfumes, ótica, joalheria, relojoaria, atendimento ao cliente/ turista e Starbucks

    Semi-cave: supermercado, florista, praça de alimentação, padaria, espaço saúde e cinema (e saídas do metro)

    Piso -1: área de produtos sazonais e estacionamento

    Piso -2: decoração, artigos para casa e estacionamento

    Piso -3: artigos para animais de estimação e estacionamento

    Piso -4: venda de ingressos para shows e espetáculos (de todo o país), correios, chaveiro, lavanderia, sapateiro, casa de câmbio e atendimento para tax free

    El Corte Inglés Lisboa: compras em Lisboa
    Você vai encontrar grande marcas de roupas, bolsas, acessórios, maquiagens e perfumes

    Leve um suvenir inesquecível de sua viagem a Portugal

    Horários e como chegar ao El Corte Inglés Lisboa

    O El Corte Inglés fica no centro comercial de Lisboa, no bairro das Avenidas Novas, junto a estação São Sebastião do metrô (linhas azul e vermelha).

    É bem fácil de chegar e ainda há algumas ótimas atrações da cidade em seus arredores (como o Parque Eduardo VII e a Fundação Calouste Gulbenkian).

    Horário de funcionamento do El Corte Inglés Lisboa
    Segunda a quinta-feira, das 10h às 22h
    Sexta-feira e sábado, das 10h às 23h30
    Domingo e feriado, das 10h às 20h00 (fecha nos dias 1 de janeiro, 1 de maio e 25 de dezembro)

    E você, já esteve no El Corte Inglés? Deixe a sua dica sobre a loja aqui nos comentários!

    Vídeo: supermercado do El Corte Inglés Lisboa

    Sabia que o Cultuga tem um canal no YouTube? Por lá, também deixamos Portugal mais perto de você!

    Assista ao vídeo que fizemos no supermercado do El Corte Inglés Lisboa com algumas sugestões de produtos típicos portugueses para você experimentar durante a viagem:

    Sou jornalista especializada em cultura e tenho 41 anos. Lisboa é o meu lugar no mundo. Os meus pais são portugueses imigrados no Brasil. Depois de fazer o caminho inverso deles, me tornado também imigrante, assumi como missão do Cultuga diminuir a distância que separa o Brasil de Portugal.

    41 Comentários

    1. Cara Priscila
      Como você, tenho uma grande paixão por Portugal e prazer de ir ao Corte Inglés de Lisboa. Infelizmente não é dos lugares mais em conta para compras, mas tem ótimas ofertas e saldos. Concordo com o que disse do supermercado e com as possibilidades de alimentação. Lembra a Mesbla do Rio dos bons tempos (já não existe mais), mas muito maior. Otimo lugar para ir depois de passar pela Fundação Gulbenkian (com bastente tempo e calma).
      Estou contente por poder voltar a Lisboa para as festas juninas que não temos aqui na Suíça (exceção: organizações brasileiras e portuguesas). Ficaria muito feliz com dicas suas para esta época.
      Abraços “alpinos” e obrigada pelas ótimas sugestões.

      • Olá, Silvia!
        Como vai? Agradeço o seu carinho e as dicas que deixou por aqui!
        Adorei a sua sugestão sobre as festas de junho. Pode deixar que, em breve, reuniremos algumas das nossas melhores experiências para a época. É, certamente, o mês mais “feliz” de Lisboa!
        Um forte abraço e seja sempre bem-vinda!

      • Vânia Braz de Oliveira em

        Oi Pri e Rafa!! Adoro todos os artigos.
        Queria dicas de lavanderia em Lisboa, pois vou ficar alguns dias e gostaria de lavar algumas peças de vestuário, para não ter q levar muita bagagem.
        Muito grata!!!

        • Olá, Vânia
          Agradecemos a sua mensagem e tamanho carinho. :)

          O El Corte Inglés é uma opção, por exemplo. Eles têm uma lavanderia chamada Pressto.

          A rede 5aSec também é muito famosa por aqui, com diversas lojas. Você poderá encontrar os endereços aqui: https://www.5asec.pt/pt-pt/localizar-a-sua-lavandaria-5asec/distrito-lisboa/lisboa

          Há também diversas lavanderias self service pela cidade – em que você pode ir até lá, colocar suas próprias roupas na máquina, efetuar o pagamento com moedas e usar a lavagem e secagem. Algumas sugestões de endereços centrais nesse perfil:

          Próximo ao Campo Pequeno: https://cleanbubbles.pt/lavandarias-clean-bubbles/campo-pequeno/

          Na Baixa de Lisboa: https://washstation.pt/loja/lisboa/

          Apenas como curiosidade, “lavanderia” em Portugal se diz “lavandaria”. :)

          Uma excelente viagem e um grande abraço!

    2. Oi, Priscila! Estou indo para Lisboa sexta-feira com minhas duas filhas pequenas. Vamos alugar carro e estou na dúvida sobre as cadeirinhas pro carro. Acredito que comprar aí é mais vantajoso do que alugar. Você poderia me indicar em que loja eu encontro cadeirinhas para carro?

      • Olá, Eveline
        Como vai?
        Talvez o El Corte Inglés seja mesmo o local mais fácil para você encontrá-las. Tem uma excelente localização e, geralmente, tem uma boa variedade de produtos.
        Uma excelente viagem a vocês.

    3. EDNALDA ( PORTO SEGURO) em

      Amei o Shopping, no mês de janeiro dispõe de uma variedade de produtos em promoção. Embora não tenha sido na promoção, encontrei o Lancaster Eau de toilette que estava à procura a muito tempo. Indico a todos. Inclusive o Hotel Eduardo VIi fica bem próximo.

    4. Marcelo ferreira em

      Bom dia Priscila, Estou fazendo o curso do Rafael Incao, e assisti a mesa redonda que fizeram, gostei bastante. já fui várias vezes para europa e Portugal, tenho cidadania portuguesa, bem como minhas filhas de 9 e 6 anos. normalmente fico na casa de parentes. Más uma coisa que sinto falta nos sites de dicas é um calendário completo, com datas, costumes etc, de festas tipicas. tanto culturais como religiosas. Outra coisa é um roteiro para atividades com crianças. Acho que vai enriquecer muito o seu site. Muitas pessoas me pedem dicas, dou algumas, más não tenho algo completo e atualizado…..
      fica aqui minha dica.
      abraços, a voce e seu marido

    5. Priscila, como vai?…
      Saberia me dizer se El Corte Inglés (que já visitei aí em Portugal e em Espanha), faz entrega aqui no Brasil?…
      Obrigado.

      • Olá, Paulo Roberto
        Tudo ótimo e com você?
        Infelizmente, o El Corte Inglés só faz entrega em Portugal e na Espanha. :(
        Um grande abraço!

    6. Olá Priscila e Rafael, tudo bem?
      O blog de vocês é simplesmente maravilhoso, super recomendo para todos meus amigos.
      Praticamente todas as informações que eu precisava para planejar minha viagem de 09/11 a 23/11/2016 consegui nas páginas de vocês.
      Tenho apenas uma pequena dúvida, não há venda de maquiagens no El Corte Ingles? :(

      • Olá, Elizabeth
        Tudo bem? Por aqui está tudo certo :)
        Agradecemos o seu carinho!
        Que delícia! Esperamos que você faça uma excelente viagem!
        Há siiiiiiiim! Muitas! No andar da perfumaria/ cosméticos – Piso 0 :D
        Um grande beijo

    7. Olá Priscila, tudo bem?
      Primeiramente parabéns pela iniciativa, muito legal!
      Estou indo a trabalho para Lisboa e ficarei hospedado em um hotel de frente para o Parque e a 700 metros do El Corte Ingles. Como não conheço a região você saberia me dizer sobre a questão de segurança?
      Sou de São Paulo e você sabe é né, gostaria de saber se posso andar tranquilamente por ai a noite para conhecer a região sair para jantar tranquilamente.

      Muito obrigado pela ajuda e atenção!
      Um grande Abraço.

      Kleber

      • Olá, Kleber
        Tudo bem?
        Pode ficar tranquilo. É uma região muito boa. Tenho a certeza que você vai gostar :)
        É seguro, sim! Você poderá sair e retornar a pé a hora que quiser.
        Um grande abraço e uma excelente viagem

      • Olá, Samara
        Tudo bem?
        Não é muito comum encontrar roupas de frio nessa época do ano. Porém, você consegue encontrar algo na Decathlon (tem uma ao lado do El Corte Inglés), uma loja de esporte que até vende artigos próprios para neve. No El Corte Inglés terá casacos mais leves. Pode valer a pena procurar algo por lá. ;)
        Um grande abraço e boa viagem!

    8. Ameiiiii o site de vocês! Parabéns…
      Gostaria de saber aonde compro bolsas de grife e se vale a pena por conta do reembolso do imposto ou se acaba dando na mesma. Obrigada

      • Olá, Fernanda
        Tudo bem?
        Agradecemos o carinho com o Cultuga! :)
        No El Corte Inglés há algumas boas opções. Porém, a Av. da Liberdade, a avenida mais luxuosa de Lisboa, tem lojas e grandes marcas de grife, como Prada, Carolina Herrera, Gucci, Louis Vuitton, Fashion Clinic, Michael Kors e Stivali. A avenida é muito bonita, super agradável para passear e as coleções são sempre atuais. Há também o Freeport, um outlet próximo de Lisboa que tem algumas marcas de grife. Aqui tem o nome da lojas: https://www.freeport.pt/tu/marcas

        Pode valer a pena comprar aqui em Portugal e pedir o reembolso do imposto. Essa é uma prática muito comum entre os turistas e que as lojas estão acostumadas. Acredito que deve sair mais barato que no Brasil. Aproveito para indicar o nosso artigo sobre como pedir o tax free aqui no país: https://www.cultuga.com.br/2014/11/o-que-e-tax-free-reembolso-imposto-iva-portugal/ ;)

        Um grande abraço e tenha uma ótima viagem!

    9. Ola Priscila e Rafael! Estou indo a Portugal no final do ano, gostaria de saber onde é melhor de fazer compras, se no el corte inglês ou no outlet freeport.. desde já agradeço

      • Olá, Angelica
        Tudo bom?
        As duas lojas têm perfis diferentes. O El Corte Inglés tem uma grande variedade de marcas distribuídas em vários andares, como uma loja de departamento e fica muito bem localizado (o bairro é muito gostoso e tem ligação com o metro São Sebastião). Algumas vezes por ano têm ótimas promoções.

        Já o Freeport é um complexo grande com várias lojas separadas, fica em Alcochete (a cerca de 30km de Lisboa) e é ideal passar o dia todo para conhecer todo o espaço com calma. Os preços são interessantes, mas nada que se compare com um outlet dos Estados Unidos. Aconselho que entre no site do Freeport https://www.freeportfashionoutlet.pt/tu e ver os nomes de todas as marcas presentes. ;)
        Um abraço e boa viagem!

    10. Valéria Cardoso Torrano em

      Olá, Priscila!
      Vou a Portugal com meu marido e minhas duas filhas de 5 e 7 anos. Vamos dia 21/12. Que dica você pode me passar sobre a véspera de Natal? O que fazer? Que programa faço com crianças?

    11. Rafael/Priscila
      Tudo bem ?
      Vamos passar o Ano Novo em Lisboa, o hotel fica próximo ao metrô Sao Sebastião, poderia me dar umas dicas de restaurantes e ou locais para virada de ano.
      Obrigado

      • Olá, Luís
        Tudo bem e com você?
        Temos um artigo com várias dicas sobre o Ano Novo em Lisboa: https://www.cultuga.com.br/2015/12/dicas-natal-ano-novo-lisboa/ ;)
        Caso queiram comer na região do hotel – por sinal é muito agradável – indico o Laurentina “O Rei do Bacalhau”, O Talho e o Italy (comida italiana). É importante ligar para confirmar se vai haver jantar de Reveillon, se precisa reservar ou se funcionará normalmente.

        Um grande abraço e boas festas!

    12. Eu e meu marido estamos indo a Portugal fim de Fevereiro ficaremos ate fim de Março, gostaria de umas dicas, andei lendo vai estar fazendo bastante frio, você acha que seria interessante comprar uns casacos por lá? Vou levar mas acho que não serão suficiente por causa do tempo.
      obrigada

      • Muito obrigado pelo feedback, Abneilde! :)
        Ficamos super contentes em saber que as nossas informações colaboraram com a sua viagem.
        Um grande abraço e seja sempre bem-vinda!

    13. Olá, estive na Espanha uma vez e comprei no El Corte Ingles, porém eles estavam com uma promoção de Tax Free em todos os produtos para todas as pessoas, até mesmo para moradores da Espanha. Vou para Portugal em Janeiro de 2020 e pretendo fazer compras no El Corte Ingles novamente. Gostaria de saber se o Tax Free é dado no interior da loja ou tem de ser realizado depois? Outra dúvida, este 10% para estrangeiros é além do Tax Free? Como ficaria o alor de um produto para estrangeiro ?

    14. Olá!
      Sou carioca e estou quase me aposentando. Gostaria de viver em Portugal tão logo resolva me aposentar.
      Sou descendente de portugueses…bisavô.
      Quero um lugar tranquilo para viver e meu filho e futura nora querem ir também! Vc sabe me dizer como é o mercado de trabalho para Enfermeiros? Estão acabando o ensino superior e precisamos saber como seria para eles!
      Vc poderia me dar uma dica em relação à quantia que temos que ter para viver bem, sem muito luxo, mas com segurança e tranquilidade.
      Gde bj e aguardo sua resposta!

      Denise

      • Olá, Denise
        Tudo bem?

        Não sei como é o mercado de trabalho para enfermeiros, pois eu e a Pri trabalhamos com turismo a tempo integral. Sobre a quantia de dinheiro para viver em Portugal, é relativo, cada pessoa tem o seu estilo de vida e as cidades, aldeias e vilas do país são diferentes entre si. Aconselho que você procure grupos de brasileiros em Portugal no Facebook. Existem muitos e lá poderão dar um melhor suporte para essa e outras dúvidas. ????

        Um grande abraço e boas pesquisas!

    15. Sei que a política de um grande Armazem deve ser a de encorajar as pessoas a circularem para fazerem muitas compras. mas não creio que seja justo excluir os idosos ou pessoas com dificuldades de locomoção ou cansaço ocasional. Não entendo por isso a ausência de facilidades para descanso momentâneo em grandes áreas, exceptuando os restaurantes e bares que não devem ser propriamente procurados para esse efeito.

    Deixe um comentário