Onde provar e comprar Queijo Serra da Estrela em Portugal?

24

O Queijo Serra da Estrela é um dos mais antigos produzidos em Portugal e também o queridinho dos brasileiros que visitam o país. Sua cremosidade aliada a um sabor marcante faz dele um perfeito queijo para passar em pães portugueses, principalmente se estiver na companhia de um bom vinho regional.

Ficou com vontade de experimentar ou de matar as saudades desse sabor genuinamente lusitano? Então separe uma garrafa de vinho da região do Dão (um dos principais rios dos arredores da Serra da Estrela e de Viseu) e acompanhe esse post!

(artigo atualizado no dia 7 de novembro de 2018)

Onde comprar o Queijo Serra da Estrela em Portugal?

Sobre o queijo da Serra da Estrela

Esse queijo é produzido a partir da mistura do leite de ovelha da raça Bordaleira Serra da Estrela coalhado com a flor do cardo (uma planta típica da região). Ok, a mágica não vem somente de seus ingredientes, mas também das mãos hábeis de mulheres que o fabricam durante o gelado inverno da Serra da Estrela, que rende o selo DOP (Denominação de Origem Protegida).

Onde encontrá-lo?

Em Portugal, o preço do quilo de um bom Queijo Serra da Estrela gira em torno de 25-30 euros (é possível pagar menos, sim, como na loja indicada na foto a seguir, por exemplo. Essa, especificamente, fica localizada na Torre – o ponto mais alto da Serra da Estrela e de Portugal continental. Mas há também bons preços por toda a região, sobretudo na cidade de Seia, tão conhecida pelo queijo).

Mas, se a Serra da Estrela não é o seu destino, fique tranquilo. Você poderá encontrá-lo por todo o país em lojas especializadas e supermercados.

Uma das lojas que vende queijo na Torre da Serra da Estrela e o balcão de queijos do supermercado do El Corte Inglés, em Lisboa

Para quem vai a Lisboa e ao Porto, a minha dica é que você procure no supermercado do El Corte Inglés, que ainda embala a vácuo, caso deseje levá-lo para casa (veja quais são as regras para levar artigos portugueses para o Brasil). Há diversas marcas excelentes. Se você quiser uma sugestão, indico o São Gião – que é o meu preferido.

Em restaurantes e pequenos bares da Covilhã e da Guarda, as principais cidades do leste da Serra da Estrela, e algumas aldeias pitorescas, costumam ter este queijo e outros feitos com leite de ovelha no menu de entrada.

Doces portugueses tradicionais que você PRECISA experimentar

Como cortar o queijo Serra da Estrela?

A forma mais popular de cortar esse queijo é abrindo a parte de cima, passando a faca na horizontal, formando uma espécie de tampa (assim como na foto da capa deste artigo). Assim, você pode degustar o queijo fazendo dele uma espécie de requeijão. Se você quiser comê-lo dessa forma, na hora da compra, aconselho que você escolha um que esteja mais mole (aperte-o suavemente para perceber se está mole).

Entretanto, alguns especialistas dizem que o jeito correto é fatiar e servir com marmelada. Nesse caso, o ideal então é escolher um que esteja mais durinho.

Mas isso não importa. Escolha a forma que mais te agrada e… Bom apetite!

A festa do queijo Serra da Estrela

Essa fama toda fez com que a “estrela” da Serra ganhasse até uma festa que acontece, geralmente, nos meses de fevereiro ou março, na cidade de Oliveira do Hospital. São mais de 200 expositores locais.

Além do irresistível queijo, os visitantes podem provar embutidos e vinhos da região do Dão, acompanhar tosquias das ovelhas e a fabricação do queijo ao vivo, além de comprar artesanato e participar de outras atividades.

Há ainda outras festas do gênero na Serra da Estrela, como a de Celorico da Beira e a de Seia. Porém, estas um pouco menores.

Assim como na Festa do Fumeiro de Montalegre, os organizadores também mostram criatividade para divulgar o evento rs. Olha só esse vídeo:

Como chegar a festa, em Oliveira do Hospital

mapa_oliveiradohospitalOliveira do Hospital é uma cidade localizada na região central de Portugal e tem cerca de 20 mil habitantes. Mesmo fazendo parte do distrito de Coimbra, ela tem um “pezinho” na Serra da Estrela.

O principal município a leste de Oliveira do Hospital é Seia, uma das portas de entrada para essa linda Serra e também onde se localiza o conhecido Museu do Pão.

Saindo da capital Lisboa, de carro, o caminho é feito pela A1 (auto-estrada) até Coimbra e depois IC6 (Itinerário Complementar) e N17 (Nacional). São cerca de 280 km.

Do Porto, uma das opções é descer pela A1, sair na IP3 (Itinerário Principal) e depois IC6 e N17. São aproximadamente 180 km.

Organize AQUI a sua viagem para Portugal!

icon-saude

Parcele o seguro saúde na Real Seguro Viagem em 6x SEM JUROS

icon-carroVeja os melhores preços para alugar um carro

icon-hotel

Reserve o seu hotel no Booking, com cancelamento gratuito

Conheça os serviços exclusivos do Cultuga

icon-tour

Deseja ter a nossa companhia em Lisboa? Faça um tour conosco

icon-consultoria

Reserve um transfer ou city tour com os nossos parceiros em Portugal

icon-foto

Faça um ensaio fotográfico em Lisboa ou no Porto

Veja o índice de artigos do Cultuga para ajudar no planejamento do seu roteiro ❤

Compartilhe.

Sobre o autor

Rafael Boro

Sou jornalista, tenho 35 anos e, apesar de ter nascido em São Paulo, adotei Lisboa como minha cidade. Gosto de apreciar a gastronomia lusa e, sempre que posso, vou a um café ou a um restaurante que não conheço. Lisboa também me trouxe um time de futebol do coração, o Sporting, mesmo tendo o tênis como o meu principal esporte. Troco fácil os transportes públicos por uma longa caminhada. Na minha playlist de música portuguesa não falta David Fonseca e Tiago Bettencourt.

24 comentários

  1. Rafael,depois de ler esse artigo,como resistir a não querer viajar a essa Santa Terrinha?
    Deu água na boca.
    Espero em breve viajar para esse País hospitaleiro e poder saborear essas delícias
    típicas desse Portugal incrível.
    Obrigado pelas dicas.

    • Rafael Boro
      Rafael Boro em

      Olá Augusto!
      O queijo Serra da Estrela é de dar muita água na boca, assim como quase toda culinária lusitana – não digo “toda” porque tenho algumas restrições hehe! Esse queijo é um dos meus favoritos!

      Espero que as dicas do Cultuga ajudem e inspirem a sua próxima viagem à Santa Terrinha.

      Um grande abraço!

      Rafael

  2. Rodrigo Xavier em

    Rafael, bom dia.

    Sabe onde consigo comprar no Brasil, de preferência em São Paulo, com garantia de procedência?

    • Priscila Roque
      Priscila Roque em

      Olá, Rodrigo
      Como vai?
      No Mercado Municipal, no Empório Santa Luzia e também no supermercado St.Marché 🙂

      • Ivone feitoza em

        Oi meu nome e ivone estou morrendo de vontade experimentar esse queijo Morro em moji mirim

        • Priscila Roque
          Priscila Roque em

          Olá, Ivone
          Como vai?
          Há alguns empórios no Brasil que importam esse queijo de Portugal. Entretanto, penso que o mais fácil de encontrar seja mesmo no Mercadão de São Paulo.
          Um forte abraço

        • Priscila Roque
          Priscila Roque em

          Olá, Ivone
          Como vai?
          Há alguns empórios no Brasil que importam esse queijo de Portugal. Entretanto, penso que o mais fácil de encontrar seja mesmo no Mercadão de São Paulo.
          Um forte abraço

  3. Olá Rafael e Priscila, estou indo para portugal em outubro e gostaria muito de visitar uma queijaria e presenciar o processo de fabricação do queijo. Voces sabem onde eu poderia fazer isto? Desde ja agradeço!

    • Rafael Boro
      Rafael Boro em

      Olá, Maira
      Tudo bem?

      A queijaria Dos Lobos, em Oliveira do Hospital, oferece uma experiência para quem tem a curiosidade de aprender a fazer o queijo Serra da Estrela. Ela acontece todos os sábados (menos nos meses de julho e agosto) com no mínimo quatro pessoas. Aqui tem todas as informações: http://www.dos-lobos.pt/index.php/pt/formacoes/venha-aprender-a-fazer-queijo
      Há também o Museu do Queijo, pertinho da Covilhã – https://www.facebook.com/museu.queijo/ No final da visita ao museu tem uma prova de queijos.

      Acredito ser duas boas experiências na região da Serra da Estrela e que você vai gostar. 🙂

      Um grande abraço e faça uma ótima viagem!

  4. meu sonho e conhecer Portugal principalmente depois que vir uma reportagem sobre o queijo da serra da estrela e o pastel de Belém no programa da Ana Maria Braga me apaixonei mais como disse e só um sonho porque com o salário que recebo acho difícil ir até em são Paulo mais como sonhar e de graça não me custa nada.

    • Rafael Boro
      Rafael Boro em

      Não desista desse sonho, Dulciana! 🙂

      Pode ter certeza que um dia você irá alcançá-lo. O cofre de porquinho pode ser um bom começo para o seu sonho começar a se realizar.
      Um grande abraço e conte sempre com as nossas dicas!

  5. Bom dia, estamos indo no início de abril e gostaríamos de fazer um passeio na serra e comer o queijo. Aonde vc sugere uma tarde de queijos e vinhos na própria serra , vamos estar de carro

    • Rafael Boro

      Olá, Elizabeth
      Tudo bem?
      Um local bom para provar o queijo, tomar um bom vinho e ainda conhecer como é feito o produto, é o Museu do Queijo, em Pêraboa, perto da Covilhã. Vocês vão gostar bastante. 🙂 Aqui nesse link tem mais informações http://www.centerofportugal.com/pt/museu-do-queijo-de-peraboa-covilha/ Também tem uma lojinha!

      Também há uma queijaria, a Anastácios, em Seia, que produz um ótimo queijo. É um bom lugar para comprar. 😉
      Um grande abraço e boa viagem!

  6. Pessoal, existe um queijo muito popular no mercado municipal de SP chamado SerrO da Estrela, isso mesmo, trocaram a letra para confundir as pessoas. Não é o queijo português e sim um queijo processado que mais parece um requeijão! É vendido a um valor alto (100,00 o kg), o que induz ainda mais ao erro.
    Fica a dica aí

  7. José Henriques em

    Por favor Rafael:
    O corte para o Serra é à fatia.
    Quando acompanhado de um doce, o tradicional é marmelada ( não marmelo) e, então, pede-se um Romeo e Julieta – é como é conhecido.
    Uma dica para quem visitar a cidade do Porto:
    Queijaria Amaral (garantia de qualidade).

    • Rafael Boro

      Olá, José Henriques
      Tudo bem?

      Muito obrigado pela sua sugestão da marmelada e da queijaria no Porto!
      Sobre o corte, no texto também está indicado para fatiar.
      Um grande abraço!

  8. Ola vivou no Canada e temos muitas mercerias portuguesas com queijos importados mas o queijo da serra nao ha. Porqué?
    Me disserem que nao podia ser importado. Podia me explicar
    Muito obrigada.

    • Rafael Boro

      Olá, Annie
      Tudo bem?
      Não sei porque não é permitido. Pode ser alguma legislação do governo do Canadá que não permite a importação de alimentos como o queijo Serra da Estrela. 😉
      Um abraço!

Deixe um comentário