9 pães portugueses para você experimentar

2

Os pães portugueses são sinônimos de qualidade e tradição. Se você vai viajar para Portugal, comer aquele pãozinho pela manhã ou antes da refeição é quase um ritual. Em quase cinco anos que vivo no país, nem consigo mais lembrar quantos tipos de pães já comi.

Advertisements




Assim como os doces típicos de Portugal que já comentei aqui no Cultuga, também há MUITOS tipos de pães portugueses. Isso significa que não vai dar para contemplar todos nesse post rs. Bem que eu gostaria, até porque faço questão de provar os sabores tradicionais portugueses em todas as viagens por essa terra incrível. Mas fiz uma seleção daqueles que realmente consumo com frequência e recomendo que você experimente.

Então já fique sabendo: você vai comer pão de norte a sul – passando pelas ilhas também, claro – seja no restaurante, no hotel, na padaria, no supermercado… Não importa aonde for, ele sempre estará lá!

icon-consultoriaQuer conhecer Lisboa de uma forma diferente? Faça um tour do Cultuga

Pães portugueses: conheça os nossos favoritos!

Bola de Água

Pão português: bola

A bola de água (ou bola d’água) é um clássico dos pães portugueses que consumimos no dia-a-dia. Você vai encontrá-la em todas as padarias, pastelarias e supermercados do país.

Ela tem bom preço (por volta de 0,20€), é boa quente ou fria e combina com manteiga – é o jeito que eu mais gosto de comer, mas com queijo e presunto (chamado de “fiambre” em Portugal) não fica atrás.

Pão Alentejano

Pão português: pão alentejano

Corte uma fatia de pão alentejano e mergulhe em um pratinho com um bom azeite (alentejano também, claro). Pra mim, essa é a melhor forma de comer essa maravilha da gastronomia portuguesa.

Feito no forno à lenha, ele tem uma casca durinha e crocante, massa consistente e um formato incomparável (algumas partes do Alentejo fazem sem a “cabeça”). No inverno, acompanhado com vinho tinto então…

Você encontra pão alentejano facilmente em Lisboa e, claro, ao longo de todas as belas cidades alentejanas.

Uns anitos atrás, eu estava almoçando com a Pri e os meus pais em um restaurante em Lisboa. Antes dos pratos serem servidos, um senhor da mesa ao lado viu a gente comendo pão com azeite e disse: “Vocês são do Alentejo?”. E respondemos: “Não, somos do Brasil”. Ele retrucou: “Vocês sabiam que muitos alentejanos gostam de molhar o pão no azeite?!”. É, nós “não sabíamos”. Ele fechou com um sorriso: “Pois! É comum que o pessoal de lá faça isso também”.

Bolo Lêvedo

Pão português: bolo levedo

Tem bolo no nome, mas é um pão. Pode parecer estranho, mas é isso mesmo. O bolo lêvedo é típico do arquipélago dos Açores, mais precisamente das Furnas, na Ilha de São Miguel, e é o pão que eu mais gosto em Portugal.

Macio e adocicado, ele combina muito bem com manteiga, geléia e até carne. Para mim, que sou fã, o bolo lêvedo na chapa (ou na frigideira rs.) com manteiga e sal é imbatível.

Em São Miguel, nós compramos na Casa Glória Moniz, nas Furnas e no supermercado. Já em Lisboa, eu mato a vontade na Loja Açores e no supermercado do El Corte Inglés.

Bolo do Caco

Pão português: bolo do caco

Bolo do caco servido tradicionalmente com manteiga de alho

Esse é o clássico dos clássicos do arquipélago da Madeira. O bolo do caco é um pão artesanal de farinha de trigo e batata doce cozido em uma chapa bem quente na brasa (é isso mesmo, ele não vai ao forno).

Você consegue encontrar para comprar e comer em cafés e restaurantes de Lisboa e outras cidades de Portugal continental. Mas, olha, vou te falar uma coisa: igual o da Madeira NÃO EXISTE. É fantástico. Se você já esteve na ilha sabe o que eu estou falando. 😉

Prove com manteiga de alho e no “prego” (sanduíche com um bife de vaca bem fininho).

Broa

Pão português: broa

A broa é um tipo de pão tradicional em Portugal e no Brasil. Por aqui, ela é bastante consumida em pratos regionais ou de entrada.

Eu gosto de comprar a broa fatiada para comer com patê, alguma conserva ou queijo cremoso (o Serra da Estrela fica tão bom 😉 ).

Dois sabores típicos de Portugal combinam perfeitamente com ela, como o bacalhau (assado com uma crosta de broa) e a sardinha (servida em cima da broa nas festas dos santos populares, no mês de junho).

Pão de Mafra

Pão português: pão de Mafra

Um pão de marca registrada, assim podemos definir o Pão de Mafra. A coisa é séria mesmo! Apenas nas localidades de Carvalhal, Barril e Encarnação, na região de Lisboa, que se produz essa iguaria com miolo macio e de casquinha fina.

Resumindo: todo Pão de Mafra vendido no país precisa ser certificado. Quando você tiver a oportunidade, não deixe de comer.

O pessoal de Mafra não está de brincadeira. Tem até o Festival do Pão, que costuma acontecer no mês de julho.

Leve um suvenir diferente da sua viagem: faça um ensaio fotográfico!

Pão de Azeite

Pão português: pão de azeite

Na terra onde se produz alguns dos melhores azeites do mundo, não poderia deixar de existir um pão de azeite. O típico é de Lamego, uma cidade que fica no Alto Douro Vinhateiro, na região norte do país. Não é tão comum de encontrar fora de lá.

Em Lisboa provamos na Padaria Papó’Pão. Foi muito bom ver que eles valorizam a produção local e artesanal, com encomendas diárias vindas de diversas regiões de Portugal – foi assim que provamos esse e outros pães. Já fica a recomendação. Se você quiser conhecer pães portugueses vindos diretamente de várias partes do país, poderá visitá-los na loja do bairro Alvalade 😉

Doces portugueses tradicionais que você PRECISA experimentar

Pão de Leite

Pão português: pão de leite

O pão de leite é aquele que toda criança gosta. Macio e um pouco doce. Vou te contar uma coisa: eu já passei dos 30 anos e continuo gostando. 🙂 Assim como no Brasil, esse tipo de pão está em quase todas as prateleiras de padarias, pastelarias e supermercados.

Caso não tenha (é raro), peça um brioche. OK, é de origem francesa, mas bastante comum por aqui. A fofura e o adocicado da massa são bem parecidas com o pão de leite.

Pão de Alfarroba

Pão português: pão de alfarroba

O Algarve tem paisagens paradisíacas, frutos do mar e peixe do melhor, laranjas docinhas e… Alfarroba. E o que seria isso? Alfarroba é um fruto facilmente encontrado em climas mediterrânicos e rico em cálcio, ferro, proteínas e fibras. Portugal está entre os maiores produtores da Europa.

Cada vez mais cresce a procura por produtos feitos a partir desse fruto. O pão feito com farinha de alfarroba tem um toque adocicado e uma cor meio achocolatada – você vai ver que o sabor também lembra o chocolate.

Se você não consome trigo, vale muito a pena procurar os pães com esse tipo de farinha. 😉

Organize aqui a sua viagem para Portugal

icon-saude

Faça o Seguro Viagem com a Real Seguro Viagem em 6x sem juros

icon-carroVeja os melhores preços para alugar um carro na Rental Cars

icon-consultoria

Reserve um transfer ou um city tour durante sua passagem por Portugal

icon-hotel

Reserve o seu hotel pelo Booking, com opção de cancelamento gratuito

Conheça os serviços exclusivos do Cultuga

icon-tour

Deseja ter a nossa companhia em Lisboa? Faça um tour conosco

icon-foto

Leve um suvenir especial da sua viagem: faça um ensaio fotográfico

Veja também o índice de artigos do Cultuga para ajudar no planejamento do seu roteiro ❤

Compartilhe.

Sobre o autor

Rafael Boro

Sou jornalista, tenho 34 anos e, apesar de ter nascido em São Paulo, adotei Lisboa como minha cidade. Gosto de apreciar a gastronomia lusa e, sempre que posso, vou a um café ou a um restaurante que não conheço. Lisboa também me trouxe um time de futebol do coração, o Sporting, mesmo tendo o tênis como o meu principal esporte. Troco fácil os transportes públicos por uma longa caminhada. Na minha playlist de música portuguesa não falta David Fonseca e Tara Perdida.

2 comentários

  1. Isabella Moraes em

    Quando visitei uma espécie de mercadão na Torre, na Serra da Estrela, me ofereceram uma prova deste de alfarroba e achei fa-bu-lo-so! Experimentei tanto pão e queijo da Serra da Estrela que não consegui almoçar depois. Sabores inesquecíveis da vida! 😍

    • Rafael Boro

      Que delícia, Isabella! 🙂
      Sei qual é o mercado que você foi. Lá tem muita coisa típica e gostosa! Pão com queijo Serra da Estrela é uma combinação imbatível!
      Um grande abraço!

Deixe um comentário