Seu guia de viagem em Portugal | 14 anos no ar

    Se você está com viagem marcada para Portugal em julho, veja quais são as informações que precisa saber antes de embarcar!

    Clima em Portugal em julho
    Verão

    Ele chegou: o verão!

    A Praia do Camilo tem fácil acesso de ônibus a partir do centro de Lagos

    As altas temperaturas começam a aparecer e o calor predomina no país. Julho é um mês mais seco e alguns dias podem ser verdadeiramente quentes, por vezes com temperatura e sensação térmica acima dos 30 graus.

    Assim, proteja-se usando roupas leves, protetor solar, óculos de sol e consumindo bastante água, sempre.

    Porém, não deixe de carregar uma calça jeans e uma jaqueta a tiracolo, pois as noites podem ser mais frescas. Veja como fazer a mala para o verão em Portugal.

    Fuso horário em Portugal

    O fuso permanece o mesmo do mês passado. Portugal continental e o arquipélago da Madeira estão com 4 horas a mais do que Brasília, enquanto as ilhas dos Açores estão com 3 horas.

    Esse horário segue até o mês de outubro, quando Portugal entra no horário de inverno.

    No início de julho, o nascer do sol é por volta das 06h15 e o pôr do sol às 21h. No final do mês, o nascer acontece às 06h30 e o pôr do sol às 20h45.

    Qual é o fuso horário de Portugal (e a diferença para o Brasil)?

    Preços na rede hoteleira

    Alta temporada é sinônimo de preços mais altos. Não há como escapar.

    Os portugueses (e demais europeus) estão de férias. Então, todo mundo está viajando.

    Portanto, aqui vale a recomendação: quanto antes você garantir a sua reserva, maior a probabilidade de conseguir um preço mais em conta e em um lugar bacana.

    icon-hotelEncontre um bom hotel para se hospedar no Algarve

    Aluguel de carro

    O aumento dos preços vale também para o aluguel de veículos. Se você estiver em um grupo – sobretudo com pessoas idosas, com pouca mobilidade ou crianças, ainda vale a pena locar um carro, sim.

    Entretanto, se você estiver sozinho ou em casal, por exemplo, considere fazer também percursos de transporte público ou um roteiro de trem, se o seu objetivo é economizar.

    Para algumas cidades portuguesas maiores (como Lisboa, Porto e Coimbra, por exemplo), vale fazer o deslocamento de trem pois, comprando com antecedência, você pode conseguir bons descontos (chegando até os 60%).

    Roteiro completo para viajar de trem em Portugal

    Liquidações em Portugal

    Julho pode ser um bom mês para fazer compras em Portugal. Apesar das liquidações (os chamados “saldos” por aqui) não terem mais uma data fixa, como acontecia anos atrás, algumas lojas aproveitam para baixar os preços dos produtos nesse início de verão. Os descontos podem chegar até os 60%.

    Em Lisboa, o El Corte Inglés e a Decathlon são alguns dos locais que você poderá aproveitar para comprar durante todo o mês.

    VERÃO EM LISBOA: O que fazer em dias bem quentes

    Feiras, festas tradicionais e festivais

    Reforço que é nos meses de julho e agosto que acontecem algumas das feiras medievais mais importantes do país.

    Esse é um programa para todas as idades e bastante querido pelos portugueses. Tome nota da nossa recomendação: não deixe de ir ao Mercado Medieval de Óbidos.

    Música no Mercado Medieval de Óbidos
    Mercado Medieval de Óbidos: programa imperdível para o verão em Portugal

    Se você gosta de experimentar iguarias diferentes, passar pelo tradicional Festival do Caracol Saloio de Loures, pertinho de Lisboa, pode ser uma boa. São quase 20 dias com restaurantes e tascas que promovem pratos a base de caracóis, um petisco muito popular durante o verão português.

    E quem se lembra daquela cidade portuguesa coberta por guarda-chuvas coloridos? Essas fotos rodaram o mundo há alguns anos. Se tratava do AgitÁgueda, uma festa que acontece no centro de Portugal por mais de 20 dias na cidade de Águeda, região de Aveiro. Nesse ano, as sombrinhas também estarão por lá, formando aquela decoração incrível!

    Águeda, Portugal
    O centro de Águeda fica repleto de guarda-chuvas coloridos até setembro

    Para quem deseja mergulhar no universo da música portuguesa, poderá ir a Expofacic – uma feira agrícola em Cantanhede sempre muito animada (a 30km de Coimbra).

    Festivais de verão em Portugal

    Esse é o mês em que a temporada dos festivais de verão começa oficialmente.

    Assim, tenha atenção ao calendário, se você tiver interesse ou não em ir. Isso porque, para quem deseja ver bons shows ou curtir o ambiente festivaleiro, é preciso se programar para comprar os ingressos (no caso de eventos pagos) e encontrar hotéis para o período.

    Para quem não vai a nenhum festival, ainda assim vale a pena saber quais são os principais, pois as cidades que os recebem ficam mais cheias para a data, oscilando o preço da rede hoteleira e a quantidade de vagas disponíveis na região.

    Veja quais costumam ser os destaques de julho:

    Sugestões culturais para julho de 2024

    Artistas portugueses

    Artistas internacionais

    Artistas brasileiros

    Festivais

    Espetáculos 

    Teatro

    • Noite de Reis em Lisboa, de 2 de maio a 21 de julho (quarta a domingo)
    • Casa Portuguesa em Lisboa, de 9 de maio a 7 de julho (quinta a domingo)

    Comédia

    Esportes

    Como é Lisboa em julho (em vídeo)

    Como é Portugal em…

    JANEIRO | FEVEREIRO | MARÇO | ABRIL | MAIO | JUNHO | JULHO | AGOSTO | SETEMBRO | OUTUBRO | NOVEMBRO| DEZEMBRO

    Sou jornalista especializada em cultura e tenho 41 anos. Lisboa é o meu lugar no mundo. Os meus pais são portugueses imigrados no Brasil. Depois de fazer o caminho inverso deles, me tornado também imigrante, assumi como missão do Cultuga diminuir a distância que separa o Brasil de Portugal.

    14 Comentários

    1. E como os preços aumentam…. eu sempre ia em Portugal no final de Junho… So’ um exemplo, eu alugava um carro por 15 dias por menos de 250 euros… Fiz uma simulaçao para Agosto do mesmo carro e mesmo numero de dias…. 820 euros….

      • Olá, Rubens

        Alta temporada é complicado. Uma pena toda essa diferença. Nós também já cotamos em meses diferentes e ficamos espantados :(

        Um grande abraço!

    2. Meu filho tem 9 anos e pediu de presente uma viagem para Portugal…modesto ele !!!!
      Para onde poderíamos ir ?
      Praia
      Meu nome é Shirley sou de Curitiba PR

    3. Bom dia,
      Pretendo ir para Portugal no mês de Julho/2018, minha mãe e eu (sonho a realizar – terra de meu avô). Estou desde outubro do ano passado, tentando fazer cotação de preços de passagens + estadias, pois pretendemos visitar Lisboa/ Porto/ Óbidos/ Fátima e Ilha da Madeira (Curral das Freiras). Nossa pretensão é ficar 10 dias. A maioria dos passeios, pretendo fazer por conta própria, pois assim nos aventuraremos mais, conhecendo ruas, lugares, etc.
      Enfim, gostaria de saber se alguém tem algumas dicas. Ainda não comprei passagens e nem reservei hotéis. Estou meio que perdido ainda e pretendo fazer tudo isso até o final deste mês. Por favor, alguém me dê um norte do que fazer ( e que seja bem em conta….srsrsr), qtos euros levar para viagem, como fazer para visitar estas cidades, se é melhor reservar 3 dias para visita na Ilha …enfim, aguardo sugestões. Obrigado e Abçs

    4. Melissa Oliveira em

      Olá, bom dia!
      Parabéns pelo site!!!
      Estamos planejando uma viagem a Portugal para julho de 2019.
      * Quais documentos tenho que providenciar: passaporte, cartão de vacina internacional, seguro viagem, algo mais?
      * Brasileiros precisam de visto para entrar no país?
      * O que sugerem: cartão internacional pré-pago ou dinheiro em espécie?
      * Com quantos meses de antecedência consigo comprar passagens aéreas?

    5. VERA CRISTINA ESPINDOLA MARTELLI em

      Tenho conhecidos em Coimbra ,Algarve e Viana do Castelo, seria possível visitar estes lugares mais Lisboa e Porto? Seria uma viagem de 10 a 14 dias.

    6. Nossa que site legal com essas dicas de Portugal, muito top, vou acompanhar sempre daqui pra frente. Parabéns a vocês por nos disponibilizarem dicas e informações bem úteis sobre o lindo País Portugal, meu próximo destino.

      • Muito obrigado, Andy! Seja muito bem-vindo ao Cultuga! ????
        Ficamos felizes que tenha gostado do nosso trabalho!
        Um grande abraço e boa viagem! ????????

    Deixe um comentário