Seu guia de viagem em Portugal | 14 anos no ar

    Fazer uma viagem de trem em Portugal é um dos tipos de roteiro que os brasileiros mais buscam quando estão por aqui. Poder apreciar caminhos e descobrir as peculiaridades desse transporte que, infelizmente, é pouco explorado no Brasil, realmente encantam.

    Aliás, fazer um roteiro de trem em Portugal pode ser uma agradável surpresa!

    Apesar da rede ferroviária portuguesa não cobrir todo o país, há caminhos de ferro muito bonitos e, de um modo geral, essa é uma viagem barata e bem fácil de ser feita.

    Viagem de trem em Portugal: roteiro delicioso para desvendar as belezas e a história

    Para este roteiro de viagem em Portugal, sugiro que você compre sua passagem aérea com chegada por Lisboa e retorno a partir do Porto. Assim, você poderá poupar um dia de deslocamento.

    Outro ponto importante é que indicamos aqui um roteiro de viagem de trem em Portugal mais alargado que percorre diversas regiões de sul a norte para ser feito em um percurso de 20 dias, aproximadamente.

    Entretanto, se você tem 10 ou 15 dias para essa viagem, basta focar nas bases de Lisboa e do Porto somente, por exemplo.

    A partir dessas duas cidades, é possível fazer a maioria dos bate-voltas de trem aqui indicados, exceto para a região do Algarve – que é mais longe e não vale a pena ir e voltar no mesmo dia. 

    Trem em Portugal
    No caminho de Lisboa a Évora de trem: a oportunidade de cruzar a Ponte 25 de Abril sobre o rio Tejo

    Preparar uma viagem de trem em Portugal

    Portugal tem uma rede ferroviária boa. Não é tão ampla como deveria para servir a população. Mas, para quem viaja de trem por Portugal, consegue fazer percursos muito bonitos e bem agradáveis.

    O ter atenção ao fazer este roteiro de trem:

    ✓ A maior parte dos bate-voltas de trem aqui indicados são feitos em 1h – 1h30, aproximadamente. Por isso, é possível fazer em qualquer época do ano;

    ✓ Para quem costuma ficar enjoado em viagens, saiba que há alguns trens que balançam um pouco mais do que outros em Portugal. O Rafa, por vezes, enjoa. Para ele, o trem Alfapendular, que é o mais rápido, costuma dar uma nhaca (neste caso, optamos pelo Intercidades para os percursos longos). Os trens urbanos e regionais, por serem mais lentos, são bem tranquilos nesse aspecto. Assim, vale a pena levar um remédio fraquinho e uma garrafa de água para garantir. Mas não tome um remédio que dê sono, pois as viagens são muito curtas;

    ✓ Não é preciso (nem possível) comprar todas as passagens de trem para viajar por Portugal antecipadamente. Somente é recomendado comprar para as viagens de longo curso (como Lisboa a Évora ou Faro ao Porto, por exemplo). Para trens urbanos e regionais, você precisará comprar um cartão específico em cada região (que custa de 0,50€ a 0,60€ de acordo com o local e são vendidos na estação) e carregar com o valor da passagem desejada ou comprar a passagem diretamente nas bilheterias (no caso específico da linha regional do Algarve, de Lagos a Vila Real de Santo António, em que não há o uso de cartão);

    ✓ Todos os horários e trajetos de trem podem ser consultados no site da CP;

    ✓ Se você procurar o nome da cidade em que você vai descer no painel da estação e não encontrá-lo, não se desespere. Isso acontece porque a sua descida será antes do destino final do trem. Utilize o horário e o número do seu trem como referência ou peça ajuda a um funcionário na bilheteria para ajudá-lo a identificar;

    ✓ Lembre-se: em Portugal, os trens são chamados de comboios!

    Tipos de trem em Portugal que você vai usar para viajar

    Antes de organizar a sua viagem, é importante você saber quais são os tipos de trem em Portugal indicados nesse roteiro:

    Roteiro para viajar em Portugal de trem
    Nos trens de longo curso, você poderá escolher também por poltronas que compartilham mesa

    Comboio urbano (U)

    tipos de trem portugal
    Comboio urbano

    Esses trens são usados para o transporte público comum e circulam nos arredores das cidades principais. Em Lisboa, por exemplo, você vai utilizá-lo para ir a Sintra ou a Cascais.

    O fluxo de partidas é diário e em alto volume.

    Portanto, para utilizá-lo, não é necessário comprar bilhetes antecipadamente com horário marcado (nem mesmo é possível). Basta ter o cartão do transporte – que você poderá comprar na bilheteria – e fazer o carregamento de acordo com o seu destino final.

    Tenha atenção que o cartão utilizado em Lisboa não é o mesmo do Porto. Será necessário comprar um novo cartão em cada uma dessas regiões para fazer seu uso.

    Nesses trens não há banheiros e lanchonete.

    Comboio regional (R) e interRegional (IR)

    trem no Algarve portugal
    Comboio Interregional no Algarve

    Esses trens também são usados para o transporte público comum, mas abrangem regiões vizinhas.

    No Porto, por exemplo, você vai utilizá-lo para ir ao Alto Douro Vinhateiro, região produtora dos vinhos do Porto, que fica a cerca de 120km de distância.

    O fluxo de partidas é menor. Por isso, é ideal verificar antecipadamente no site da CP os horários de partida para a época da sua viagem.

    Para utilizá-lo, não é necessário comprar bilhetes antecipadamente com horário marcado. Basta ter o cartão do transporte – que você poderá comprar na bilheteria – e fazer o carregamento de acordo com o seu destino final.

    Tenha atenção que o cartão utilizado em Lisboa não é o mesmo do Porto. Será necessário comprar um novo cartão em cada uma dessas regiões para fazer seu uso.

    Em algumas linhas regionais, como a do Algarve por exemplo (que liga Lagos a Vila Real de Santo António), é necessário comprar a passagem em papel mesmo, direto das bilheterias.

    Entretanto, não se preocupe em tentar identificar quando é cartão, quando é passagem em papel. Basta ir direto ao guichê da estação e perguntar qual é o tipo de passagem necessária para o percurso que deseja fazer, pois não há diferenciação de valores neste caso.

    Nesses trens não há lanchonete e, em alguns, nem banheiros.

    Comboio Alfapendular (AP)

    trem em portugal alfapendular
    Comboio Alfapendular

    Esses são os trens em Portugal que circulam mais rápido e também os mais confortáveis. As viagens são de longo curso, por isso, também mais caras.

    Há divisão entre a classe conforto (com bebida, jornal, fones de ouvido, tomada) e a classe turística. Com acesso a todos, há televisões nos corredores, banheiros e também um vagão com um pequeno bar.

    Eles param em menos estações durante o trajeto.

    Para este tipo de viagem, é possível comprar as passagens pela Internet a partir de 60 dias antes do embarque. Quanto antes você comprar, maior a chance de conseguir bons descontos (em alguns casos, até de 65%).

    Comboio Intercidades (IC)

    trem em portugal intercidades
    Comboio Intercidades

    Esses trens fazem viagens de longo curso, tal como o comboio Alfapendular, mas chegando a um número maiores de cidades. Por isso, as viagens também são mais demoradas.

    Há divisão entre 1ª classe (com tomada em alguns assentos e poltronas mais confortáveis) e a 2ª classe. Com acesso a todos, há banheiros e um vagão com um pequeno bar (exceto no percurso que indicamos aqui entre Lisboa e Évora. Neste, não há bar).

    É possível também comprar as passagens pela Internet a partir de 60 dias antes da sua viagem. Quanto antes você comprar, maior a chance de conseguir bons descontos (em alguns casos, até de 65%).

    Leia aqui o nosso artigo com mais informações sobre como usar e quais os percursos de trem em Portugal 

    Dia a dia: roteiro para viagem de trem por Portugal

    Malas preparadas? Então vamos ao roteiro de trem para desvendar Portugal! :)

    Parte 1: base em Lisboa

    Veja as nossas sugestões de locais para se hospedar no centro histórico de Lisboa, nas Avenidas Novas e também próximo ao Aeroporto e arredores do Parque das Nações.

    Dia 1: Brasil – Lisboa

    Tire o dia de chegada para descansar e percorrer os arredores da sua hospedagem. Não planeje atrações imperdíveis para este dia.

    O fuso horário, dependendo da época da viagem e da sua região do Brasil, pode ser de até 5 horas a mais. Lembre-se também que atrasos no voo, desconforto da poltrona, má alimentação ou a ansiedade em chegar logo ao destino podem te deixar mais cansados do que o que imagina.

    Dia 2: Lisboa (centro histórico)

    O que ver em Lisboa: mirante do Castelo de São Jorge
    O rio Tejo, a Ponte 25 de Abril e a Baixa vistas a partir do Castelo de São Jorge

    Aproveite para percorrer o centro histórico de Lisboa, que é bastante grande. Você poderá começar pelo Castelo de São Jorge, descer a pé pelo bairro de Alfama, visitando o Miradouro de Santa Luzia e a Sé Catedral.

    Na hora do almoço, caminhe pela Baixa Pombalina, que foi a região totalmente reconstruída da cidade após o Terremoto de 1755.

    Já ao final da tarde, suba ao Chiado, o bairro cultural e boêmio de Lisboa, que tem entre os seus principais personagens o Fernando Pessoa. É também no Chiado que está a Livraria Bertrand, a mais antiga em atividade no mundo.

    Por fim, não deixe de ir até o Miradouro São Pedro de Alcântara, para admirar de cima o percurso que você fez ao longo de todo esse dia.

    O que ver em Lisboa: Castelo de São Jorge
    A longa e impressionante escadaria do Castelo de São Jorge que se abre para Lisboa

    Veja as nossas sugestões de onde comer no centro histórico de Lisboa, com dicas de todas essas áreas citadas, seja para boas refeições, seja para deliciosos cafés.

    Quer fazer uma visita guiada ao centro histórico de Lisboa? Fale com a gente :)

    Dia 3: Viagem de trem para Sintra

    Palácio da Pena, em Sintra, Portugal
    O colorido Palácio da Pena é o principal cartão postal de Sintra

    De onde parte o trem: estação Lisboa Rossio/ estação Lisboa Oriente/ estação Lisboa Roma-Areeiro/ estação Lisboa Entrecampos/ estação Lisboa Sete Rios (todas elas com fácil conexão de metro/ escolha aquela que for mais próxima da sua hospedagem)
    Tipo de trem: comboio urbano (U)
    Custo médio/ pessoa: de 2€ a 2,50€ cada trecho
    Onde comprar a passagem: na própria estação de trem (que possui bilheterias) ou nas máquinas automáticas. Você precisa comprar o cartão Lisboa Viva Viagem e fazer um carregamento em dinheiro com a modalidade Zapping (quando a passagem sai um pouco mais barata – veja aqui como comprar e carregar nas próprias máquinas do metro) ou então comprar um bilhete unitário de Lisboa a Sintra
    Como validar a passagem: para embarcar em Lisboa e desembarcar em Sintra você passará por catracas em que a sua passagem será automaticamente validada. Caso você embarque em uma estação sem catracas, tenha atenção as máquinas eletrônicas disponíveis na plataforma. Basta encostar o cartão em uma delas para validar.
    Tempo de viagem: 40 minutos cada trecho (aproximadamente)

    Sintra é um bate-volta de Lisboa bem popular.

    E não por acaso, pois essa vila romântica parece ter saído das páginas de um conto de fadas e deixa qualquer viajante de queixo caído – além de, claro, ser bem fácil de chegar.

    Visitá-la é um dos passeios obrigatórios dos arredores da capital. Veja este guia que fizemos sobre o seu principal cartão-postal, o Palácio da Pena e a nossa sugestão de dia completo para fugir das longas filas.

    Dia 4: Viagem de trem para Cascais

    Praia da Rainha e Ribeira, em Cascais, Portugal
    Praia da Rainha, no centro da vila de Cascais

    De onde parte o trem: estação Lisboa Cais do Sodré (tem ligação com o metro)
    Tipo de trem: comboio urbano (U)
    Custo médio/ pessoa: de 2€ a 2,50€ cada trecho
    Onde comprar a passagem: na própria estação de trem (que possui bilheterias) ou nas máquinas automáticas. Você precisa comprar o cartão Lisboa Viva Viagem e fazer um carregamento em dinheiro com a modalidade Zapping (quando a passagem sai um pouco mais barata – veja aqui como comprar e carregar nas próprias máquinas do metro) ou então comprar um bilhete unitário de Lisboa a Cascais.
    Como validar a passagem: para embarcar em Lisboa e desembarcar em Cascais você passará por catracas em que a sua passagem será automaticamente validada. Caso você embarque em uma estação sem catracas, tenha atenção as máquinas eletrônicas disponíveis na plataforma. Basta encostar o cartão em uma delas para validar.
    Tempo de viagem: 40 minutos cada trecho (aproximadamente)

    Cascais é uma daquelas clássicas viagens em bate-volta a partir de Lisboa.

    Destino de muitos brasileiros que viajam para Portugal, a antiga vila de pescadores – e também de reis – tem como principal atração as suas praias.

    Entretanto, há muito para fazer em Cascais. Veja que bacana esse roteiro bem completo de Cascais que o Rafa já publicou aqui no Cultuga para qualquer época do ano!

    Dia 5: Lisboa (Belém)

    Vista aérea do bairro de Belém em Lisboa, Portugal
    Doca de Belém, rosa dos Ventos, Praça do Império e Mosteiro dos Jerónimos vistos do mirante do Padrão dos Descobrimentos, em Belém

    Pausa nos roteiros de trem para aproveitar mais um dia completo em Lisboa. A sugestão de hoje é o bairro de Belém.

    Aqui que estão os principais monumentos da capital, construídos durante a Era dos Descobrimentos: a Torre de Belém e o Mosteiro dos Jerónimos.

    Esse é um daqueles passeios que não pode faltar no seu roteiro de viagem a Portugal, pois não é somente uma região muito bonita, como também tem grande valor para a história que conecta Portugal ao Brasil.

    Portanto, pegue aqui este guia completo com tudo o que você precisa saber para aproveitar um dia bem passado em Belém!

    Dia 6: Viagem de trem para Évora

    Roteiro em Évora, Alentejo, Portugal
    O centro histórico de Évora é envolvido por muralhas

    De onde parte o trem: estação Lisboa Sete Rios (tem ligação com o metro Jardim Zoológico)
    Tipo de trem: comboio Intercidades (IC)
    Custo médio/ pessoa: a partir de 13,35€ cada trecho
    Onde comprar a passagem: o ideal é comprar antecipadamente no site da CP, quando você poderá conseguir algum desconto. Entretanto, também é possível comprar pessoalmente nas bilheterias das principais estações de trem de Portugal
    Como validar a passagem: durante a viagem, passará um bilheteiro por todos os passageiros para conferir a passagem (seja na tela do seu celular, seja impresso em papel). Tenha sempre o seu documento de identificação em mãos (passaporte, cartão cidadão ou cartão de residência).
    Tempo de viagem: 1h30 cada trecho

    No coração da região do Alentejo está Évorauma das minhas cidades portuguesas favoritas.

    Ela é riquíssima culturalmente e merece ser visitada, principalmente, por sua gastronomia, que inclui carne de porco, embutidos, azeites de alta qualidade e também vinhos intensos. 

    Tenho a certeza que você vai adorar descobrir o que fazer em Évora! Veja esse completo roteiro de Évora que sugerimos aqui no Cultuga.

    Dia 7: Lisboa (Avenidas Novas e Parque das Nações)

    O que fazer em Lisboa: Oceanário, no Parque das Nações
    Oceanário: uma das atrações imperdíveis do Parque das Nações, em Lisboa

    No último dia de Lisboa, aproveite para percorrer dois bairros que são emblemáticos para o desenvolvimento da cidade.

    Comece pelo Parque das Nações – onde está localizado o Oceanário, o teleférico e o Centro Comercial Vasco da Gama.

    Depois do almoço, siga para o bairro das Avenidas Novas, para conhecer a Fundação Calouste Gulbenkian (com um jardim que vai divertir os viajantes mirins e um excelente museu com a coleção de arte do fundador), fazer compras no El Corte Inglés e finalizar o dia com a vista lindíssima do alto do Parque Eduardo VII.

    Parte 2: base em Faro

    Para sugestões de hospedagem para fazer base por aqui, veja a guesthouse Opus One e o Lemon Tree Stay – com fácil acesso a partir da estação de trem de Faro e com excelente custo/ benefício.

    Dia 8: Lisboa – Faro

    Roteiro em Faro, no Algarve, Portugal
    Entrada para o centro histórico de Faro

    De onde parte o trem: estação Lisboa Oriente ou estação Lisboa Entrecampos (ambas com ligação ao metro)
    Tipo de trem: comboio Intercidades (IC) ou comboio Alfapendular (AP)
    Custo médio/ pessoa:  a partir de 23,55€ cada trecho
    Onde comprar a passagem: o ideal é comprar antecipadamente no site da CP, quando você poderá conseguir algum desconto. Entretanto, também é possível comprar pessoalmente nas bilheterias das principais estações de trem de Portugal
    Como validar a passagem: durante a viagem, passará um bilheteiro por todos os passageiros para conferir a passagem (seja na tela do seu celular, seja impresso em papel). Tenha sempre o seu documento de identificação em mãos (passaporte, cartão cidadão ou cartão de residência).
    Tempo de viagem: de 3h a 3h30

    Faça a sua viagem entre Lisboa e Faro bem cedo.

    Assim, você chega a tempo de almoçar bem e conhecer o centro histórico da capital do Algarve, que é bastante florida, com fachadas branquinhas, uma ria inspiradora e recheada de memórias.

    Neste artigo, temos um roteiro bem bacana para você aproveitar Faro a pé.

    Atenção: há trens que não fazem o percurso direto de Lisboa a Faro. Esteja em alerta, caso seja necessário descer para fazer a baldeação (sobretudo para quem costuma cochilar no balancinho do trem)

    Dia 9: Viagem de trem para Lagos

    Roteiro em Lagos: Praia do Camilo, no Algarve, Portugal
    A Praia do Camilo tem fácil acesso de ônibus a partir do centro de Lagos

    De onde parte o trem: estação de Faro (no centro histórico)
    Tipo de trem: comboio regional (R)
    Custo médio/ pessoa:  7,95€ cada trecho
    Onde comprar a passagem: na bilheteria da própria estação de trem. Depois de adquirir a passagem em papel, é só entrar no trem e esperar o bilheteiro passar para validá-la. Caso a bilheteria esteja fechada (em cidade pequenas é comum que o horário de funcionamento seja reduzido), informe o destino para o bilheteiro, quando ele passar pelo seu lugar, e pague diretamente para ele em dinheiro.
    Como validar a passagem: durante a viagem, o bilheteiro vai passar pelo seu lugar para conferir a passagem e “picar” o seu bilhete
    Tempo de viagem: 1h30 – 1h45 cada trecho

    Lagos é uma cidade que tem como sua maior riqueza uma impressionante paisagem natural.

    O melhor disso tudo é que seu acesso é bem fácil e o transporte público chega a locais muito bonitos rapidamente.

    Além das praias, você também poderá aproveitar o centro histórico que é uma gracinha. Veja esse roteiro completo que já publicamos aqui no Cultuga para organizar este dia de viagem.

    Dia 10: Viagem de trem para Tavira

    Ponte Romana de Tavira sobre o rio Gilão, no Algarve, Portugal
    Ponte romana e rio Gilão, em Tavira
    Estação de trem de Tavira, Portugal
    Estação de trem de Tavira, no Algarve

    De onde parte o trem: estação de Faro (no centro histórico)
    Tipo de trem: comboio regional (R)
    Custo médio/ pessoa:  3,45€ cada trecho
    Onde comprar a passagem: na bilheteria da própria estação de trem. Depois de adquirir a passagem em papel, é só entrar no trem e esperar o bilheteiro passar para validá-la. Caso a bilheteria esteja fechada (em cidade pequenas é comum que o horário de funcionamento seja reduzido), informe o destino para o bilheteiro, quando ele passar pelo seu lugar, e pague diretamente para ele em dinheiro.
    Como validar a passagem: durante a viagem, o bilheteiro vai passar pelo seu lugar para conferir a passagem e “picar” o seu bilhete
    Tempo de viagem: 40 minutos cada trecho

    Tavira é mais uma das minhas cidades favoritas no país. Ela vai te mostrar um outro Algarve, diferente daquele estereotipado pelos guias de viagem – que esbanja praias, mas pouco fala de sua história.

    Ela me surpreendeu por se mostrar não somente muito bonita e organizada, mas também por respirar sua própria cultura e demonstrar certo cuidado em querer perpetuar isso. Dá uma olhada no roteiro que nós fizemos em Tavira.

    Parte 3: base em Aveiro

    Aveiro tem muitas opções boas de hospedagem no centro histórico e com fácil acesso para quem viaja de trem por Portugal.

    Tenha como referência a Av. Dr. Lourenço Peixinho, que é plana e tranquila para percorrer, se você estiver com pouca bagagem. Como as melhores hospedagens ficam a pouco mais de 1km de distância da estação, você poderá optar por ir a pé ou pegar um táxi.

    Veja, por exemplo, o moderno Hotel das Salinas e o mais tradicional Hotel Aveiro Center

    Dia 11: Faro – Aveiro

    O que fazer em Aveiro: andar nos barcos moliceiros
    Os tradicionais barcos moliceiros de Aveiro

    De onde parte o trem: estação de Faro (no centro histórico)
    Tipo de trem: comboio Intercidades (IC) ou comboio Alfapendular (AP)
    Custo médio/ pessoa: de 41,60€ a 73,70€
    Onde comprar a passagem: o ideal é comprar antecipadamente no site da CP, quando você poderá conseguir algum desconto. Entretanto, também é possível comprar pessoalmente nas bilheterias das principais estações de trem de Portugal
    Como validar a passagem: durante a viagem, passará um bilheteiro por todos os passageiros para conferir a passagem (seja na tela do seu celular, seja impresso em papel). Tenha sempre o seu documento de identificação em mãos (passaporte, cartão cidadão ou cartão de residência).
    Tempo de viagem: entre 5h e 6h

    Estação de trem de Aveiro, em Portugal
    A estação de Aveiro fica a poucos metros do centro histórico

    Dia de mudar de base e rumar ao centro norte de Portugal.

    Esse será o maior trecho percorrido de trem neste roteiro, por isso também o mais caro.

    Assim, se for possível, compre com muita antecedência (a partir de 60 dias antes) para ter um bom desconto.

    Sugiro uma base diferente das demais grandes cidades aqui indicadas (Lisboa/ Porto/ Faro) para que tenha uma outra experiência, que é Aveiro.

    Graciosa, romântica e colorida, é assim que você vai encontrá-la.

    Para mim, Aveiro também é uma daquelas cidades inesquecíveis de Portugal. Em nenhum cantinho desse país você encontrará nada parecido. Veja como aproveitar Aveiro nesse roteiro aqui.

    Dia 12: Viagem de trem para Águeda

    Águeda, a cidade dos guarda-chuvas coloridos em Portugal
    O centro de Águeda fica repleto de guarda-chuvas coloridos entre os meses de julho e setembro

    De onde parte o trem: estação de Aveiro (pertinho do centro histórico, fácil chegar a pé)
    Tipo de trem: comboio regional (R)
    Custo médio/ pessoa: 2,30€ cada trecho
    Onde comprar a passagem: na bilheteria da própria estação de trem. Depois de adquirir a passagem em papel, é só entrar no trem e esperar o bilheteiro passar para validá-la. Caso a bilheteria esteja fechada (em cidade pequenas é comum que o horário de funcionamento seja reduzido), informe o destino para o bilheteiro, quando ele passar pelo seu lugar, e pague diretamente para ele em dinheiro.
    Como validar a passagem: durante a viagem, o bilheteiro vai passar pelo seu lugar para conferir a passagem e “picar” o seu bilhete
    Tempo de viagem: 35 – 40 minutos cada trecho (aproximadamente)

    Você já ouviu falar da cidade dos guarda-chuvas coloridos em Portugal?

    Essa é Águeda, mais um local para encher os olhos, sobretudo se a sua viagem for entre os meses de julho e setembro, que é quando os guarda-chuvas estão espalhados pelas ruas de toda a cidade.

    Trem de Aveiro a Águeda, em Portugal

    Se esse percurso calhar em um fim de semana do seu roteiro, verifique também na CP se haverá o comboio histórico servindo a linha.

    Além do percurso ser por um Portugal profundo e super rural, tem todo o clima de viajar em um trem bonitão e especial. Veja aqui as nossas sugestões para aproveitar e tirar fotos lindas em Águeda.

    Entretanto, caso você faça essa viagem no outono/ inverno, use esse dia para permanecer em Aveiro – que sempre vale a pena, pois a cidade é super viva, ou para dar um pulinho (de táxi mesmo/ em 15 minutos) na Fábrica da Vista Alegre – a “inventora” da porcelana portuguesa, ativa desde 1824, com museu, lojas e oficina de pintura.

    Dia 13: Viagem de trem para Coimbra

    Bate-volta do Porto a Coimbra: vista na Ponte de Santa Clara
    O centro histórico de Coimbra visto da Ponte de Santa Clara

    De onde parte o trem: estação de Aveiro (pertinho do centro histórico, fácil chegar a pé)
    Tipo de trem: comboio regional (R) (ideal que seja este, pois é o mais barato e vai direto para a estação de Coimbra do centro histórico. Não é necessário se deslocar para a estação Coimbra-B)
    Custo médio/ pessoa: 5,75€ cada trecho
    Onde comprar a passagem: na própria estação de trem, que possui bilheterias e também máquinas automáticas. Você precisa comprar o cartão da CP e fazer um carregamento com o valor da passagem entre Aveiro e Coimbra
    Como validar a passagem: nas estações sem catracas, tenha atenção as máquinas eletrônicas disponíveis na plataforma. Basta encostar o cartão em uma delas para validar antes do embarque.
    Tempo de viagem: 1h cada trecho (aproximadamente)

    Quando chego ao centro de Coimbra, é automático. Cantarolo mentalmente: “Coiiiiimbra é uma lição/ De sooooonho e tradição/ O lente é uma cançãããããão/ E a luuuua a faculdade”.

    De Aveiro a Coimbra é rapidinho e, com o trem urbano, você desembarca já no centro histórico da cidade.

    Por isso, sugiro que você passe o dia por aqui para conhecer, principalmente a Universidade e a Biblioteca Joanina – que são os cartões postais da cidade dos estudantes.

    Percorra também o centro histórico e a beira do rio Mondego, que é uma delícia.

    Se gosta de museus, o Museu Machado de Castro é fantástico (principalmente por sua estrutura). E, se você for embora mais a noitinha, aproveite também para conhecer as origens do Fado de Coimbra (que é diferente do de Lisboa) no Fado ao Centro.

    Veja aqui o nosso roteiro completo de Coimbra para que possa escolher as atrações que deseja fazer.

    Parte 4: base no Porto

    Para ter facilidade no seu deslocamento, procure uma hospedagem próxima da Estação São Bento. É também o coração da cidade do Porto e com acesso a pé a maior parte das atrações.

    Uma das opções econômicas mais interessantes do centro do Porto é o Moov Hotel Porto Centro. Na mesma área, porém com mais conforto, tem também o excelente NH Collection Porto Batalha.

    Dia 14: Aveiro – Porto/ Vila Nova de Gaia

    Pôr-do-sol na Ribeira, na cidade do Porto, Portugal
    Fim de tarde incrível a beira do rio Douro, no Porto

    De onde parte o trem: da estação de Aveiro (com destino a estação Porto São Bento)
    Tipo de trem: comboio urbano (U) (ideal que seja este, pois é o mais barato e vai direto para a estação Porto São Bento, no centro histórico. Não é necessário se deslocar para a estação Porto Campanhã)
    Custo médio/ pessoa: por volta de 3,50,€
    Onde comprar a passagem: na própria estação de trem, que possui bilheterias e também máquinas automáticas. Você precisa comprar o cartão da CP e fazer um carregamento com o valor da passagem entre Aveiro e o Porto
    Como validar a passagem: nas estações sem catracas, tenha atenção as máquinas eletrônicas disponíveis na plataforma. Basta encostar o cartão em uma delas para validar antes do embarque.
    Tempo de viagem: 1h – 1h15 (aproximadamente)

    Dia de fechar as malas e seguir para a última base, que é a cidade do Porto.

    Aconselho vivamente que escolha uma hospedagem no centro histórico da cidade. Assim, você poderá fazer a maior parte dos passeios e percursos em bate-volta a pé (pois os demais trens que vou sugerir aqui partem da estação Porto – São Bento).

    Vista para a cidade do Porto, em Portugal

    Use esse dia para desacelerar um pouco e descansar. Um passeio muito bonito é atravessar a Ponte D. Luís I, do Porto a Vila Nova de Gaia, por baixo para visitar uma cave de vinho do Porto.

    Depois, suba com o Teleférico de Gaia (ou a pé) para o Jardim do Morro, quando você poderá atravessar novamente a ponte, desta vez por cima, de Gaia ao Porto, para ter uma visão panorâmica de tirar o fôlego sobre o rio Douro – sobretudo ao fim da tarde. 

    Dia 15: Porto (centro histórico)

    Livraria Lello, Porto, Portugal
    Livraria Lello: dos passeios imperdíveis do Porto

    Hoje é dia de fazer tudo a pé e desfrutar da cidade do Porto com todo tempo que ela merece.

    Comece por sua área comercial, percorrendo a rua de Santa Catarina, com muitas lojas de rua (é aqui que também fica o Café Majestic, um dos cafés históricos mais emblemáticos do Porto) e a Av. dos Aliados – com seus edifícios de granito e as árvores que marcam cada estação do ano.

    Siga para a Torre dos Clérigos (que tem apresentações diárias de órgão ao meio dia).

    Sugiro, então, que faça o seu almoço na Cervejaria Brasão – um dos meus restaurantes favoritos na cidade, que tem uma boa francesinha (veja aqui mais opções de lugares para comer esse prato típico).

    No período da tarde, aproveite para visitar a famosa Livraria Lello e também convido você a dar uma passadinha rápida no Centro Português de Fotografia, que tem entrada gratuita, e está instalado em uma antiga prisão da cidade.

    O edifício é fantástico (e, para os amantes da fotografia, um prato cheio em todos os sentidos).

    Passe pela Igreja do Carmo (com uma lindíssima parede de azulejos) e siga para a Rua Miguel Bombarda, que tem várias galerias de arte, até finalmente chegar ao Jardins do Palácio de Cristal para descansar e ver o pôr-do-sol!

    Dia 16: Viagem de trem para o Alto Douro Vinhateiro (Peso da Régua)

    Viagem de trem pelo rio Douro, Portugal
    A viagem de trem pela Linha do Douro é uma das mais bonitas de Portugal

    De onde parte o trem: estação Porto São Bento (com destino a estação da Régua)
    Tipo de trem: comboio InterRegional (IR) (ideal pegar este, pois assim não é necessário fazer baldeação)
    Custo médio/ pessoa: 10,65€ cada trecho
    Onde comprar a passagem: na própria estação de trem, que possui bilheterias e também máquinas automáticas. Você precisa comprar o cartão da CP e fazer um carregamento com o valor da passagem entre Porto e Régua
    Como validar a passagem: nas estações sem catracas, tenha atenção as máquinas eletrônicas disponíveis na plataforma. Basta encostar o cartão em uma delas para validar antes do embarque.
    Tempo de viagem: 2 horas cada trecho

    Conhecer a trajetória de vinícolas centenárias e também mais jovens é um programa que cabe em qualquer roteiro para Portugal, seja qual for a parte do país que você escolheu visitar.

    Mas é aqui no coração do Alto Douro Vinhateiro, localizado a 120km do Porto, que é a única região em que se pode produzir o Vinho do Porto. Isso porque as características climáticas e do solo são únicas.

    A experiência já começa no trem, com trechos absolutamente incríveis que passam por aquele imenso vale do Douro. 

    O Peso da Régua é uma das principais áreas com mais estrutura urbana do Alto Douro. Portanto, você pode passar o dia por aqui, mesmo sem carro.

    Vinhedos da Quinta da Pacheca, Portugal
    Para chegar a Quinta da Pacheca, bastam 5 minutos de táxi a partir da estação do Peso da Régua

    Se desejar visitar um produtor de vinhos, recomendo a Quinta da Pacheca, em um percurso de táxi que demora menos de 5 minutos (há um ponto de táxi junto a estação da Régua).

    Há também passeios de barco junto ao Cais da Régua que duram de 1 a 2 horas.

    Para se aprofundar no universo dos vinhos, há o Museu do Douro, com informações riquíssimas sobre a região.

    Para o almoço, deixo como indicação o restaurante A Tasquinha, com uma das melhores carnes bovinas que já comi neste país (uma Posta Mirandesa).

    Saiba mais sobre essa encantadora região nesse artigo que já publicamos aqui no Cultuga.

    Dia 17: Viagem de trem para Braga

    Avenida da Liberdade toda florida em Braga, Portugal

    De onde parte o trem: estação Porto São Bento
    Tipo de trem: comboio urbano (U)
    Custo médio/ pessoa:  por volta de 3,50€ cada trecho
    Onde comprar a passagem: na própria estação de trem, que possui bilheterias e também máquinas automáticas. Você precisa comprar o cartão da CP e fazer um carregamento com o valor da passagem entre Porto e Braga
    Como validar a passagem: nas estações sem catracas, tenha atenção as máquinas eletrônicas disponíveis na plataforma. Basta encostar o cartão em uma delas para validar antes do embarque.
    Tempo de viagem: 1h – 1h15 cada trecho

    Braga tem um gostinho especial para mim, por ter lá amigos muito queridos que adoro visitar.

    É uma cidade rica em história e religiosidade – mas não só, pois há também flores que colorem as ruas durante a maior parte do ano e uma vida jovem e pulsante que dá gosto de ver, em virtude da Universidade.

    Proponho que você faça um bate-volta do Porto a Braga, pois é muito fácil visitar esse cantinho localizado no coração da região do Minho.

    Uma passada pela Sé Catedral, claro, não pode faltar. Experimente também conhecer a deliciosa Livraria Centésima Páginaprestigiar a arquitetura da GNRation e do Palácio do Raio (com entrada gratuita) e tirar alguns minutos para contemplar o colorido do Jardim de Santa Bárbara.

    Com um dia aberto, antes de ir embora, considere passar no Santuário do Bom Jesus do Monte para ter uma das vistas mais bonitas deste país, na minha humilde opinião (para isso, use o ônibus nº 2 a partir do centro histórico e suba com o funicular – o mais antigo movido a água do mundo).

    Vista de Braga a partir do Santuário do Bom Jesus do Monte, em Portugal
    Do alto do Santuário do Bom Jesus do Monte, em Braga, o fim de tarde é inesquecível

    Ah, para almoçar, deixo como sugestão o Retrokitchen – amigável para quem está com crianças – e, para a sobremesa ou um café da tarde, nham o delicioso Tíbias de Braga. Veja aqui mais lugares para saber onde comer em Braga.

    Dia 18: Viagem de trem para Guimarães

    Castelo de Guimarães, em Portugal
    O importante Castelo de Guimarães (veja aqui mais castelos de Portugal)

    De onde parte o trem: estação Porto São Bento
    Tipo de trem: comboio urbano (U)
    Custo médio/ pessoa:  por volta de 3,50€ cada trecho
    Onde comprar a passagem: na própria estação de trem, que possui bilheterias e também máquinas automáticas. Você precisa comprar o cartão da CP e fazer um carregamento com o valor da passagem entre Porto e Guimarães
    Como validar a passagem: nas estações sem catracas, tenha atenção as máquinas eletrônicas disponíveis na plataforma. Basta encostar o cartão em uma delas para validar antes do embarque.
    Tempo de viagem: 1h – 1h15 cada trecho

    Pensa em uma cidade charmosa. É assim Guimarães – praticamente uma unanimidade na opinião de quem a visita.

    A história conta que o primeiro rei de Portugal, D. Afonso Henriques, nasceu em Guimarães. Por isso, também é considerada o “berço” da nação. 

    As ruas e praças do centro histórico são muito graciosas e, por todo lado, você verá enraizada as tradições do artesanato (conheça o trabalho da Oficina, com o bordado e a olaria).

    Destaque para o Castelo de Guimarães e o Paço dos Duques de Bragança, que não podem faltar no seu roteiro.

    Ah, só evite ir aos domingos – quando a cidade fica bem parada. Quando vamos a Guimarães, geralmente  tomamos um café na Pastelaria Clarinha.

    Temos um post com mais dicas e sugestões do que fazer em Guimarães

    Dia 19: Porto

    Foz do Douro, quando o Rio Douro encontra com o Oceano Atlântico, em Portugal
    Foz do Douro, quando o Rio Douro encontra com o Oceano Atlântico

    Recomendo que você passe o seu último dia de viagem desfrutando dessa base maravilhosa, que é o Porto.

    No início da manhã, se desejar fazer um passeio fora do circuito clássico da cidade, visite a Igreja da Lapa, onde há um mausoléu com o coração de D. Pedro I do Brasil (no final da vida, ele deixou em testamento o desejo de oferecer seu coração a cidade do Porto).

    Depois, poderá fazer uma caminhada – ou ir de metro – até a Casa da Música, para uma visita guiada em português, às 11h da manhã. Para almoçar por aqui, há algumas opções logo ao lado, no Mercado Bom Sucesso.

    No período da tarde, faça um passeio pelos jardins e museu da Fundação de Serralves, que você chega facilmente com o ônibus 203.

    Se estiver um dia bonito, termine o seu dia com o pôr-do-sol maravilhoso na Foz do Douro. Para isso, você pode andar pouco mais de 5 minutos a partir da Serralves para pegar o ônibus 202 (com ponto final no Jardim do Passeio Alegre). 

    Dia 20: Porto – Brasil

    Independente do seu horário de retorno, deixe este dia livre para fazer compras eventuais que possam ter faltado ao longo da viagem ou para repetir algum passeio que tenha gostado muito.

    Assim, você terá tempo suficiente para arrumar as malas do jeito que deseja, chegar com calma no Aeroporto e fazer o tax-free.

    Adaptar esse roteiro de trem em Portugal para menos dias

    É bastante simples compactar esse roteiro para menos dias. Todas as bases aqui indicadas (Lisboa, Porto, Faro e Aveiro) são interligadas em qualquer ordem por meio de comboios Alfapendulares, sem baldeações.

    Portanto, escolha aquelas que deseja pernoitar e, a partir delas, os bate-voltas que quer fazer. Lembrando que Aveiro e Coimbra podem, inclusive, ser feitas também em bate-volta do Porto (em dias separados, de preferência).

    Sou jornalista especializada em cultura e tenho 41 anos. Lisboa é o meu lugar no mundo. Os meus pais são portugueses imigrados no Brasil. Depois de fazer o caminho inverso deles, me tornado também imigrante, assumi como missão do Cultuga diminuir a distância que separa o Brasil de Portugal.

    54 Comentários

    1. Giuliano Tostes Novais em

      Boa noite.

      No site dos Comboios de Portugal alguns horários e valores não estão disponíveis. Será que não tem mesmo, ou depois pode aparecer.

      Exemplo: Porto-Coimbra, para o dia 14 de julho não consta o valor pra nenhum horário, e nem consigo comprar. Outros trechos que constam ND (não disponível): Lisboa-Évora, Lisboa Covilhã, etc.

      Agradeço a atenção.

      • Olá, Giuliano
        Tudo bem?

        Esse problema é super recente. Nós reparamos a mesma coisa quando tentamos comprar uma passagem. Entramos em contato com a CP, e eles responderam o seguinte: “Por motivo de entrada em vigor do horário de verão a 8 de julho, a venda para os comboios Alfa Pendular, Intercidades, InterRegional e Regional, a partir de 7 de julho, está temporariamente indisponível, estando prevista a sua reposição com a maior brevidade possível”.

        Eles não indicaram uma data para que a venda se normalize. :( Acredito que a melhor coisa é entrar todos os dias no site para tentar comprar.

        Um abraço e boa viagem!

      • Isabella Moraes em

        Que lindo percurso proposto de trem! Fizemos boa parte dele de carro e foi uma viagem incrível. Deu vontade de repetir tudo de trem com esse roteiro de vocês!

        • Muito obrigado, Isabella! ❤️
          Esses caminhos e esses lugares são tão especiais. Sempre dá vontade de voltar pra matar a saudade!
          Um grande abraço!

    2. Fantástico roteiro, amigos, parabéns. Só não estou certo da paragem em Águeda mas pronto, sempre dá um toque diferenciado às sugestões. :)))
      De resto, concordo com a opção de usar o trem (é o que eu faço sempre em Portugal a acho a melhor forma de viajar no país).
      Grande abraço.

      • Muito obrigado, Felipe! :) Nós também achamos a melhor forma de viajar pelo país.
        Colocamos Águeda porque é um destino muito especial para quem viaja durante o verão.
        Um grande abraço!

    3. Kamila Morbach em

      Estava procurando roteiro que não fosse somente de carro para conhecer Portugal. Perfeito a forma como vocês colocaram. Pretendendo ir em 2019 mas começando agora a coletar todas as informações possíveis. Obrigada!

      • Olá, Kamila
        Tudo bem?
        Ficamos muito felizes que tenha gostado desse roteiro! :) Há muitos lugares especiais para conhecer em Portugal de transporte público!
        Um grande abraço e boa viagem!

    4. Boa tarde.

      Parabéns pela atitude de expor excelente matéria que, além de instruir, agrega cultura.
      Peço a gentileza de indicar melhor período (mês) – de clima não muito frio e chuvos, para visita a dois de aproximadamente 15 dias. Esta quantidade de dias dá possibilidade de visitar cidades espanholas? E pode cruzar a fronteira sem problemas?

    5. neusa maria dos santos em

      gostei muito dessa materia sobre cidades proximas para se fazer de trem,gostaria de saber como posso ir de lisboa a paris, tempo de duração e o sistema mais barato.obrigada

      • Que bom que gostou, Neusa!
        O meio de transporte mais rápido e barato entre Lisboa e Paris é avião. São cerca de 2h30 de viagem. Os preços variam de acordo com a companhia aérea (TAP, AirFrance, easyJet e Transavia, por exemplo).
        Um abraço e boa viagem!

    6. Prezado

      Gostaria de pegar um comboio de Lisboa para o Porto e vi que a melhor opção é ir de pendular. Gostaria de saber mais detalhes sobre horário e preços. Estarei chegando 23/09 pelo aeroporto de Lisboa as 10:30 hs e pretendo ir de táxi para estação de Santa. Apolónia e ou ?

      • Olá, Suely
        Como vai?
        Há vários trens que parte de Lisboa rumo ao Porto. Todos os horários estão indicados no site da CP https://www.cp.pt
        Como você estará no Aeroporto de Lisboa, aconselho que pegue o trem na estação Oriente, pois é bem perto do aeroporto, quase na saída da cidade.
        Um abraço e boa viagem!

    7. Olá! Muito legal o site de vocês! Ótimas dicas!
      Existe algum comboio ou alguma outra forma de transporte para visitar a região da Serra da Estrela e também para Fátima?
      Obrigada!

      • Olá, Daniele
        Tudo bem?

        Muito legal saber que gostou do Cultuga! :)

        Há ligações para a Covilhã e para a Guarda, as duas principais cidades do lado leste da Serra, a partir de Lisboa (estação Santa Apolónia). Porém, o transporte para as aldeias e a Torre, ponto mais alto da Serra, é muito ruim. A melhor coisa é alugar um carro ou contratar tours.

        Já para Fátima, a estação de trem é muito longe do Santuário. Há diversos ônibus que partem de Lisboa, Coimbra e Porto. A rodoviária fica atrás do Santuário. Indico a leitura do nosso post de Fátima: https://www.cultuga.com.br/2014/05/roteiro-o-que-fazer-em-fatima/

        Um grande abraço e boa viagem!

      • Olá! Adorei as dicas do tour comboio, a partir de 23/01 tenho 13 dias em Portugal, seguindo para Marrocos pelo período de 10 dias , retornando para Lisboa via Brasil dia 19/02.Terias com me orientar quanto aos dois roteiros?Te agradeço antecipadamente.

        • Olá, Graca
          Tudo bem?

          Fico feliz que tenha gostado das nossas dicas! ????

          Você pode dividir a sua viagem com bases principais em Lisboa e no Porto, uma para cada etapa (antes e depois do Marrocos). É possível fazer outras bases estratégicas quando estiver na região centro, como por exemplo, Coimbra ou Aveiro (que está indicada no artigo), quando estiver indo ao norte, e outra na região do Algarve, sul do país.

          Viaje com calma para aproveitar as belezas, a gastronomia e a cultura de Portugal. Você vai gostar bastante! Lembre-se que no inverno os dias são mais curtos (em janeiro escurece por volta das 18h).

          Deixo aqui outros artigos que vão ajudá-la na organização da viagem: https://www.cultuga.com.br/roteiro-viagem-portugal/

          Um grande abraço e boa viagem! ????????

    8. Olá! Vou para Portugal entre os dias 24/05 e 15/06. Fiquei com uma dúvida: vale a pena incluir o Algarve e Águeda nesse período? Li que o Algarve é muito sazonal e que fora de temporada muitos estabelecimentos fecham… É isso mesmo?
      E gostaria de dizer que esse post que eu vi no Viaje na Viagem foi o que inspirou a minha viagem para Portugal em 2019, pois eu não dirijo. O site de vocês é super completo e estou aproveitando cada palavra. Parabéns pelo trabalho!
      Obrigada!

      • Olá, Luiza
        Tudo bem?

        Ficamos super felizes em receber o seu feedback a respeito do nosso trabalho e que inspirou a sua viagem. E também gostamos de saber que conheçou o Cultuga através do Viaje na Viagem! :)

        O turismo no Algarve continua um pouco sazonal, mas a frequência turística aumentou, principalmente, nos últimos três anos. Mas mesmo assim, alguns restaurantes não funcionam todo o ano. De qualquer forma, o final de maio e início de junho já tem dias mais quentes e mais turistas no Algarve. Se você deseja conhecer a região, que é muito bonita, vale a pena colocar na sua rota. ;)

        Sobre Águeda, as ruas enfeitadas com guarda-chuvas (sombrinhas) são as grandes atrações da cidade e só são colocados a partir de julho.

        Um grande abraço e aproveite bastante a viagem a Portugal!

    9. Olá!
      Partindo de Lisboa, para visitar Sintra e Cascais, gostaria de saber se vale mais a pena o bilhete turístico de 72h ou abastecer o cartão e pagar os valores normais (não só o custo, mas também a praticidade no uso). As máquinas de auto-atendimento nos informam o valor a ser depositado conforme o destino? Se não, como eu faria para saber esse valor? Pretendo ir à Sintra em dois dias. Muito obrigada pela atenção! Adoro a página de vcs!

    10. Ola,

      Primeiramente parabéns pelo ótimo site.
      Estou com uma viagem marcada para Portugal em abril com minha esposa, teremos 9 dias para viajar, montei um roteiro abaixo, e gostaria da opinião de vcs se é tranquilo ou deva mudar algo, pretendo alugar carro para todos os dias, vamos chegar por Lisboa e Retornaremos para o Brasil por Porto.

      1 – 02/04 conhecer o centro de Lisboa
      2 – 03/04 conhecer Belém e oceanário.
      3- 04/04 Sintra e cascais
      4- 05/04 Algarves ou Évora
      5- 06/04Sai de carro de Lisboa passa por Óbidos, Batalha, chega em Aveiro e pernoita.
      6- 07/04 Parte de Aveiro e chega em porto, conhece o centro
      7- 08/04 conhece vila nova de gaia e arredores
      8- 09/04 Guimaraes e Braga
      9- 10/04 Alto douro
      10- 11/04 Retorna para o Brasil

      • Olá, Paulo
        Tudo bem?

        Fico feliz que tenha gostado do Cultuga! :)

        A viagem pode ficar um pouco corrida, pois alguns lugares precisam de mais tempo para aproveitar, como Lisboa, o centro histórico é bem grande. Vou deixar alguns comentários sobre alguns lugares.

        – Belém e Oceanário: são as duas extremidades de Lisboa. Há um ônibus (728) que faz a ligação entre eles, mas demora muito. Peguem um táxi ou Uber.
        – Não é possível visitar Sintra e Cascais de trasnporte público no mesmo dia. O deslocamento entre as duas vilas é um pouco chato e meio período para cada uma é pouco, principalmente se pretendem visitar os palácios e o castelo dos Mouros em Sintra.
        – O Algarve não é uma cidade, mas sim uma região no centro do país. Não dá para fazer um bate-volta de Lisboa. Mas Évora sim e vale muito a pena ;)
        – – Vocês podem juntar as caves de vinho do Porto, que ficam em Vila Nova de Gaia, com um lindo passeio pela Ribeira do Porto.

        Um grande abraço e aproveite bastante esse país lindo!

    11. Parabéns!! Amei as dicas, e com ela estou no tanto o roteiro em Lisboa e no Porto. Estaremos eu, meu esposo e minha filha de 5 anos, e aí que tenho as dúvidas, rsrsrs…
      Ficaremos hospedados em Vila Nova de Gaia, e utilizaremos transporte público para tudo.
      Observei em respostas acima Cascais e Sintra não é possível no mesmo dia, então vcs me aconselham excursão? Da mesma forma para Fátima, Óbidos, Nazaré, todos no mesmo dia não dá de transporte público né? Teremos 5 dias em Lisboa, depois sigo para o Fundão (vou conhecer a vila que meu pai nasceu ????) e após fico mais 5 dias no Porto. Será que vale mais a pena eu comprar o Lisboa Card e o Porto Card?
      Minha filha com 5 anos paga valor o integral nas passagens?
      Muito obrigada!!

    12. Fernando Augusto Reis em

      Oi Priscila, tudo bem? Eu vou pra Portugal em setembro e gostaria de umas dicas. Eu vou ter 13 dias cheios pra aproveitar, ou seja, já exclui o dia que vou chegar (chego 08h25 – horário daqui) e o dia que vou embarcar (embarco a noite 23h15 – horário daqui). Eu penso em não alugar carro e aproveitar o transporte público. Partindo de Lisboa até Porto, teria necessidade de me hospedar em quais cidades ou posso visitar algumas e no mesmo dia voltar pra Lisboa? É aconselhável quando terminar o roteiro em Porto, voltar pra Lisboa de avião ou transporte público? Obrigado

    13. Maria Aparecida Fernandes Bezerra em

      Olá amigos,

      Parabéns pelo site, excelentes dicas e os links adicionais são providenciais. Estamos planejando nossa viagem para o início de Novembro deste ano. Gostaríamos de incluir Castelo Branco, Viseu e Viana do Castelo. O quê sugere? Onde poderemos encaixar estes destinos?

      De antemão, muitíssimo obrigada!!

    14. Olá Priscila, tudo bem? O seu site tem me ajudado muito com a viagem!

      Queria muito uma ajuda com a viagem de trem Porto-Lagos no dia 16/5. Encontrei esse itinerário: 9.40/18.03 (AP (até Lisboa), Intercidades (até Tunes) e Regional (até Lagos) com muitas paradas. Como vou ficar 6 noites no Porto, 5 em Lagos e mais 6 em Lisboa e visitar várias cidades históricas próximas/praias, talvez você tenha uma sugestão de pernoite/visita no meio do caminho. Por outro lado, passando por tantas cidades, mesmo que só do trem, pode ser que seja uma viagem interessante. Gostaria muito de ouvir a sua opinião. Obrigada!

      Um grande abraço

      • Olá, Irene
        Tudo bem e você?

        Agradecemos o carinho com o Cultuga! :)

        Os locais onde o trem para entre Porto e Lagos não são tão interessantes para visitar. Lógico que tem Aveiro e Coimbra (nós gostamos bastante delas e indicamos aqui neste post), mas as outras após Lisboa são menos procuradas. Entretanto, Silves (tem um Castelo incrível) e Portimão (com ótima estrutura e boas praias) podem ser legais. Silves é a mais diferente das duas, pois você poderá conhecer um outro lado do Algarve, sem ser as praias. ;)

        Um grande abraço e boa viagem!

    15. Rochelle Rocha em

      Olá Rafael e Priscila, tudo bem? Que delícia conhecer Portugal pelo olhar de vocês. Estou montando meu roteiro. Será que vocês podem me ajudar com meu roteiro…rsrs. Se estou no caminho certo. Chego e retorno por Porto. Primeira quinzena de outubro.
      dia 1: Porto-centro histórico
      dia 2: Nova Gaia, degustação em Caves, passeio pelo Douro, fim de tarde na Ribeira
      dia 3: viajo para barcelona e fico 3 dias. Retorno por Lisboa
      dia 1: Lisboa-Centro histórico
      dia 2: Belém e Parque das Nações
      dia 3: Cascais
      dia 4: Sintra
      dia 5: alugar carro. óbidos/ nazaré/ batalha (pernoite)
      dia 6: Fatima/Tomar/Coimbra
      dia 7: Aveiro/Agueda
      dia 8: Braga/ pernoite em Guimaraes
      dia 9: Guimaraes/pernoite em Porto

      Será que consigo fazer todas essas cidades, ou fica muito “arrochado”.

      Espero a opinião de vocês. Obrigada

      • Olá, Rochelle
        Tudo bem e você?

        Eu faria pequenas alterações. No dia 2, pode ser cansativo e pouco proveitoso fazer Belém e Parque das Nações, pois cada um está em uma ponta da cidade, com um deslocamento longo. A visita ao bairro de Belém costuma ser de dia completo, principalmente se você entrar nos monumentos. Caso você faça em menos tempo, tente ir até o Parque das Nações. Há um ônibus (728-Portela) que passa em Belém que vai até lá.

        O tempo para Coimbra vai ficar um pouco justo. Tente escolher bem as atrações para você curtir mais. Aproveito para indicar um novo artigo sobre Coimbra que vai te ajudar: https://www.cultuga.com.br/2019/04/roteiro-coimbra-o-que-fazer/

        Um grande abraço e boa viagem!

    16. Boa tarde.

      Vou chegar ao aeroporto do porto por volta das 20:00 de uma segunda feira (29/07) e já gostaria de ir direto para Lisboa.
      Estou preocupado com o horário, pois nas minhas pesquisas, o último trem do Porto para Lisboa, sai as 20:40hs e o onibus as 21:00hs.
      Será que da tempo?

      • Olá, Henrique
        Como vai?

        Não dá tempo porque você terá que passar pela imigração e retirar a mala. Além disso, o aeroporto do Porto fica a cerca de 20km da estação Porto Campanhã. A melhor alternativa é buscar uma hospedagem perto da estação Porto Campanhã e pegar os primeiros trens para Lisboa ou ao lado do aeroporto, que tem alguns hotéis.

        Um abraço e boa viagem!

    17. Cláudio A. F. Costa em

      Primeiramente, parabéns pelo site!

      Dá para ver que, para além de naturalmente o utilizarem também como uma forma de divulgação de trabalho, vocês são apaixonados por Portugal, apaixonados pelo que fazem e extremamente solícitos em compartilhar tantas informações, ajudando milhares de pessoas a conhecer essa terra tão maravilhosa!

      Meu nome é Cláudio, 44 anos, neto de portugueses, moro no Rio de Janeiro e nunca antes tive condições de realizar o sonho de viajar para terra dos meus antepassados, algo que farei entre agosto e setembro deste ano. Estou devorando todas as informações do “Cultuga” e planejando minha viagem. Daí surgiram algumas dúvidas, que se puderem me ajudar com elas ficarei muito grato.

      Chegarei em Lisboa num sábado de noite, 24 de agosto. No sábado seguinte, 31, pegarei um avião no Porto para conhecer outros países. Chego no Porto novamente no dia 13 de setembro, de onde saio definitivamente de Portugal no dia 19 pela manhã. Terei então dois períodos em Portugal:

      1) Início em Lisboa em 24/08 e final no Porto em 31/08;

      2) Início e final no Porto, de 13 a 19/09.

      Minhas dúvidas são sobre o período 1. Estou planejando o seguinte:

      24/08, sábado – chegada em Lisboa de noite – descansar e dormir.
      25/08, domingo – passeios livres e diversos em Lisboa, talvez city tour de ônibus (ainda planejando).
      26/08, segunda-feira – alugar um carro bem cedo, às 7 horas da manhã, e fazer o trajeto Lisboa – Sintra (chegar cedo e conhecer o máximo de castelos e lugares possíveis), Sintra – Cabo da Roca, Cabo da Roca – Cascais (pelo litoral), Cascais – Estoril – Belém – Lisboa (pelo litoral)
      27/08, terça-feira – Lisboa – Albufeira – Sagres – Albufeira (e cidades ao longo do Algarve)
      28/08, quarta-feira – Albufeira – Tivira – Albufeira (e cidades ao longo do Algarve) – Évora
      29/08, quinta-feira – Évora (e alguma cidade na região do Alentejo) – Setúbal – Lisboa
      30/08, sexta-feira – Lisboa – Óbidos – Peniche – Nazaré – Alcobaça – Batalha – Fátima – Leiria – Coimbra
      31/08, sábado – Coimbra – Aveiro – Costa Nova – Porto (preciso devolver o carro no aeroporto até às 16:30h para embarcar para Madrid)

      Primeira dúvida: no dia 26/08, vocês acham haver tempo hábil para eu conhecer todos os castelos de Sintra (pergunto para saber se compro todos eles com antecedência)?

      Segunda dúvida: Eu amo dirigir e conhecer estradas e lugares, mesmo que passando rapidamente por eles. Vocês acham possível, mesmo sendo muito cansativo, realizar o dia 30/08, apenas passando ou parando uns 15 a 30 minutos em cada um?

      Apenas para compartilhar, meu período 2 ficará assim:

      13/09, sexta-feira – chegada no Porto pela manhã (vindo de Paris), onde meu primo, que mora no Porto, me levará de carro até Peredo dos Castelhanos, o vilarejo dos meus antepassados com 111 habitantes, onde ainda mora uma tia-avó minha, vilarejo esse que fica na margem oposta do Rio Douro em relação a Vila Nova de Foz Côa.
      14/09, sábado – Peredo dos Castelhanos e região
      15/09, domingo – chegada de noite no Porto
      16/09, segunda-feira – (de carro) Porto – Viana do Castelo – Ponte de Lima – Braga – Guimarães – Porto
      17/09, terça-feira – Porto
      18/09, quarta-feira – Porto

      Como eu disse antes, se você puderem responder minhas duas dúvidas, ficarei muito grato! E se quiserem dar qualquer sugestão no meu roteiro, por favor fiquem à vontade! Agradeço desde já pela atenção, independentemente de resposta ou não.

      Um grande abraço!

      • Olá, Cláudio
        Tudo bem?

        Ficamos muito felizes que acompanha e gosta do nosso trabalho aqui no Cultuga! Esse tipo de retorno é muito gratificante! :)

        Como você tem pouco tempo em Lisboa e gosta de conhecer vários lugares, usar o city tour de ônibus é uma boa. Você vai ver bastante coisa de Lisboa.

        São muitos os palácios (além do Castelo dos Mouros ser bem grande), por conta disso não daria tempo de fazer em um único dia. Aconselho que escolha três – no máximo quatro – atrações. Mesmo assim seria para ter uma geral nestes. escolhidos. É melhor comprar os bilhetes com antecedência, pois você não pegará tanta fila, já que agosto e setembro são meses de grande fluxo.

        Sobre o dia 30 de agosto, seria mesmo bastante corrido e você só irá passar ou estacionar o carro para tirar uma fotografia de alguns lugares. Pelo perfil dos locais que você citou, somente em Alcobaça, na Batalha daria para fazer isso com os mosteiros e em Leiria com o Castelo. Nas outras cidades e vilas, você terá que estacionar o carro e caminhar para ter uma experiência melhor.

        Sei que durante uma viagem tão aguardada como esta, você pretende passar pelo maior número de lugares e regiões, mas deixe alguns dias para curtir com calma algumas cidades. Será muito bom também e a experiência será ótima! ;)

        Aproveite muito a viagem e a família,
        Um grande abraço!

    18. Queridos, usamos muitas informações de vocês quando estivemos em Portugal em 2018. Usamos vários trechos de trem e outros com carro. Pretendemos voltar e certamente este roteiro só com trem nos encantou. Parabéns pelo apaixonante trabalho de vocês!

      • Que bom ler a sua mensagem, Maria! :) Muitíssimo obrigado!
        Agradecemos o enorme carinho e que a próxima viagem de vocês seja em breve.
        Um grande abraço!

    19. luceli aparaecida dos santos em

      bom dia, muito interessante seu site!Parabéns!
      você pode me ajudar a montar um roteiro de 10 dias com meus pais, para conhecer tudo(rsrsrrs)?Meu avô era de èvora.

      • Olá, Luceli
        Tudo bem?
        Agradecemos o seu carinho! Recebemos o seu pedido via formulário. O nosso parceiro vai contactar você diretamente para a indicação dos tours que poderão fazer, ok? Tenho a certeza que vão aproveitar bastante (e vão amar Évora!).
        Um grande abraço e uma excelente viagem!

    20. José Eduardo Viana em

      Bom dia Priscila,

      Gostamos muito do seu site. Somos em dois casais e pretendemos conhecer o norte de Portugal a partir de Gaia. Nossa dúvida é se alugamos um carro ou vamos de trem. Nossa meta é ficar uns 20 à 30 dias conhecendo o norte. Gostaríamos de sua orientação para estes passeios. Pretendemos ir em 2020.
      Abraços

      • Olá, José Eduardo
        Tudo bem?

        Ficamos muito felizes que tenham gostado do Cultuga! ????

        A viagem pode ficar cansativa e com custos mais altos se passarem todo tempo de carro alugado (combustível e pedágio, principalmente). Como vocês vão ficar bastante tempo, seria interessante uns 10-12 dias de carro, assim poderão ir até os lugares que o transporte não chega ou não é bom, como o Parque Nacional da Peneda-Gerês e Trás-os-Montes (destaque para Chaves, Montalegre, Bragança e diversas aldeias).
        Outros destinos, como Porto, Aveiro, Braga, Guimarães e Viana do Castelo vocês podem aproveitar bastante de transporte público. ????

        Um grande abraço e boa viagem!

    21. Paulo Oliveira em

      Boa noite Priscila, primeiramente parabens pelo otimo conteudo apresentado, ficou maravilhoso.
      Eu e minha Esposa temos um planejamento de ir a Portugal em Agosto/2023 utilizando esse seu belo roteiro de tremcom interesse em passar por Covilha (visitar amigos 3 dias), Madri (3 dias) e Barcelona ( 3 dias). A ideia e aproveitar uma promoçao de passagem aerea que Entra e Sai por Lisboa. Teria uma possibilidade de 20 a 25 dias. Seria possivel Vc montar uma sequencia de cidades (numero de dias) em Portugal (Sul, Centro e Norte) com Covilha e tambem incluindo Madri e Barcelona, retornando em Lisboa? Gratidao pela grande ajuda.
      Abraço Paulo e Regina

      • Priscila Roque em

        Olá, Paulo e Regina
        Bom dia

        Muito obrigada pela sua mensagem e carinho pelo conteúdo do Cultuga!

        Recomendo que vocês façam esse deslocamento de Portugal até a Espanha de avião, quando economizarão bastante tempo, visto que o trem noturno que fazia conexão direta de Lisboa até Madrid foi suspenso.

        Sobre a Covilhã, vocês poderão fazer de trem, indo e voltando por Lisboa (Santa Apolónia).

        Uma outra alternativa para incluirem em um roteiro mais flexível é utilizar o ônibus nesse trecho, quando poderão partir e/ ou retornar do Porto ou de Aveiro (consulte os horários, preços e itinerários no site https://rede-expressos.pt).

        O restante da estrutura está toda indicada em detalhes aqui no artigo. Basta adaptarem as suas necessidades e prioridades, inclusive em partida e retorno por Lisboa, visto que a capital é bem servida de trem, ônibus e avião para chegarem de qualquer parte do país. :)

        Um grande abraço e uma excelente viagem!

    22. Bom dia!
      Meu nome é Arthur e estou com muitas dúvidas com relação a roteiros para conhecer o máximo de cidades de TREM em Portugal. Já fui três vezes, será minha quarta agora e sozinho, então não iria ficar hospedado muito em Lisboa e Porto, que pela postagem de vocês, usaria mesmo como cidades base, que pensei serem Lisboa, Porto e Faro (Coimbra e Aveiro também poderiam ser?).

      Chego em Lisboa dia 12/06 e gostaria de ir logo a Porto, de trem, no mesmo dia, já que chego 7h, e assim, ir “descendo”.

      De Porto poderia ir a Guimarães e Braga? Ficaria um dia em Aveiro e quantos em Coimbra?

      Pela postagem também me interessei por conhecer Aveiro, Águeda, Braga, Guimarães e Peso da Régua. Já conheci Évora (adorei muito), Alcobaça, Batalha, Óbidos, Sintra, Cascais, Lagos, por isso queria algo diferente.

      Vocês poderiam me ajudar num roteiro? Volto dia 28 por Faro, em Algarve.
      Realmente estou bem perdido com quais cidades conhecer.
      Obrigado.

      • Olá, Arthur
        tudo bem?

        O nosso roteiro é bem completo e diversificado para que um viajante possa curtir um pouco de cada região de Portugal e fazer um percurso com tranquilidade. Porém, é perfeitamente possível adaptá-lo ao que deseja conhecer.

        É importante ter em mente que não são todas as cidades de Portugal mais conhecidas que possuem acesso de trem e, mesmo aquelas que possuem, é preciso verificar se a estação da cidade é central. Nesse quesito, este roteiro aqui do artigo contempla as cidades mais fáceis para visitar de trem em Portugal com bastante tranquilidade.

        Entretanto, leve em conta que Portugal também tem uma rede de ônibus de viagem que poderá levar aos locais que não há bom suporte de trem. As rodoviárias costumam ser centrais. Se for preciso, faça aqui suas pesquisas: https://rede-expressos.pt/pt

        Do Porto, há trens para Guimarães e Braga, sim – está indicado aqui no roteiro do artigo. Porém, é importante fazê-lo em dias separados com ida e volta ao Porto como indicamos, pois o trem que liga Braga para Guimarães é demorado e é necessário fazer baldeação.

        Para Águeda e Coimbra, sugerimos aqui no roteiro a base em Aveiro. Porém, se você preferir fazer “pinga pinga”, poderá fazer Aveiro e Águeda em dois dias, dormindo em Aveiro, e depois ir para Coimbra com a mala e pernoitar lá. Temos um roteiro completo em Coimbra para que escolha as atrações que deseja conhecer. Se quiser conhecer Coimbra mais a fundo ou fazer um descanso na sua viagem, prolongue mais uma noite em Coimbra que vale a pena: https://www.cultuga.com.br/roteiro-coimbra-o-que-fazer/

        Você também poderá verificar diretamente no site da CP (www.cp.pt) – que é a companhia de trens que atende todo o país – quais são os percursos possíveis dentro das cidades que deseja conhecer. Basta fazer uma simulação ou, então, entrar em “consultar horários” e, na área que indica “horários para impressão”, verificar todos os percursos disponíveis do país.

        Este artigo também possui um mapa com as conexões de trem em Portugal para inspirar você: https://www.cultuga.com.br/trem-em-portugal/

        Um grande abraço e uma excelente viagem!

    Deixe um comentário