Seu guia de viagem em Portugal | 14 anos no ar

    Iniciamos a nossa série de reportagens Algarve Sem Carro” por Faro, uma cidade bastante florida, com fachadas branquinhas, uma ria inspiradora e recheada de memórias. Como seu povo costuma dizer, apesar de litorânea, tem um certo clima aconchegante de interior.

    Algarve Sem Carro: o que fazer em Faro?

    Vale salientar que grande parte do sul de Portugal – o Algarve – é frequentado (e também habitado) por muitos ingleses, irlandeses, holandeses e alemães. Por isso, visitar essa região é ter uma experiência completamente diferente do restante do país. Suas principais cidades misturam uma vasta história romana e portuguesa, mescladas com influências árabes na arquitetura, por exemplo, aos costumes e cultura desses povos que hoje se sobressaem nos centros e nos pontos turísticos algarvios.

    Mapa: reprodução/ Visit Portugal
    Roteiro do Cultuga na série “Algarve Sem Carro“: Faro – TaviraAlbufeiraLagos/ Mapa: Visit Portugal

    Como ir de Lisboa a Faro?

    A cidade de Faro, capital do Algarve, tem 64.560 habitantes (Censos 2011) e é bem servida de transportes. Nós optamos por ir de avião e usamos os serviços da TAP, nossa parceira nessa série de reportagens. O aeroporto de Faro é a segunda principal ligação de Portugal com o exterior (a primeira é o aeroporto de Lisboa). Ou seja, vindo de Lisboa ou do Porto, do Brasil ou de outro país, essa pode ser uma boa opção a ser considerada pela estrutura oferecida.

    Na esquerda, a nossa visão da ida com algumas nuvens. Na volta, o céu estava limpíssimo
    Do lado esquerdo, a nossa visão da ida com algumas nuvens. Na volta, o céu estava limpíssimo

    Como o voo entre Lisboa e Faro é bastante rápido (aproximadamente 40 minutos), o avião usado é um pouco menor do que o habitual e a viagem é feita a uma altitude mais baixa do que aquela que estamos acostumados, a paisagem que se pode ver por todo o caminho é muito linda… E de tirar o fôlego! Esse foi um dos voos mais bonitos que já fizemos.

    Entretanto, como o aeroporto fica fora do centro da cidade (4km), é preciso pegar um ônibus para visitar as atrações. Saindo pela porta principal do desembarque, sempre em frente e depois dos taxis, há um ponto em que você pode pegar o ônibus nº 16 até o centro de Faro. Ele é servido pela empresa Próximo, a passagem custa 2,70€, a viagem demora aproximadamente 20 minutos e há wifi gratuito. Desça no ponto final (Terminal Rodoviário) e continue a pé na mesma avenida. Assim, você chegará a Doca de Recreio e ao centro histórico.

    No ponto de ônibus, dentro do próprio aeroporto, há uma tabela com os horários para chegar ao centro. Foto: Priscila Roque/ Cultuga
    No ponto de ônibus, dentro do próprio aeroporto, há uma tabela com os horários e as paradas para chegar ao centro

    Dependendo da cidade em que estiver hospedado, você também pode optar por ir de trem ou ônibus. Tanto a estação, como o terminal, ficam no centro.

    Roteiro: o que ver em Faro?

    Um dos principais passeios de Faro é pela “Cidade Velha”, que compreende os centros histórico e comercial. Para encontrá-los, siga pela Av. da República, a mesma em que se encontra o Terminal Rodoviário, até a Doca de Recreio e o Jardim Manuel Bivar/ Praça D. Francisco Gomes.

    As pequenas ruas que se encontram do lado esquerdo do jardim fazem parte do centro comercial e valem a pena ser visitadas, sobretudo a Rua de Santo António – a principal artéria pedestre da região, decorada com uma linda calçada portuguesa e repleta de lojas das grandes marcas, artesanato e pastelarias regionais.

    o que fazer em faro algarve portugal cultuga

    o que fazer em faro algarve portugal cultuga
    Detalhe da calçada portuguesa na Rua de Santo António

    Voltando a Doca, aprecie a bela paisagem dos barcos alí ancorados e, se for de seu interesse, aproveite para conhecer o Museu Maritmo, que foi fundado em 1931 e guarda importantes peças de pesca da região.

    o que fazer em faro algarve portugal cultuga
    Do lado esquerdo da rua está a Igreja da Misericórdia e, junto a Doca, o Museu Maritmo

    Se você visitar Faro durante a alta temporada, certamente poderá prestigiar algum evento no Jardim Manuel Bivar/ Praça D. Francisco Gomes. É ali que acontecem desde festas tradicionais a shows de verão. Do lado esquerdo da Praça, se encontra Igreja da Misericórdia – uma referência da época em que Faro foi elevada a cidade, no século XVI.

    o que fazer em faro algarve portugal cultuga
    O Arco da Vila fica ao lado do posto de turismo do Algarve

    Para chegar ao centro histórico – aqui chamado de Vila Adentro, siga em frente até o Arco da Vila. Junto dele estará o posto de informações turísticas de Faro. Se você não tiver passado pelo posto do aeroporto, vale a pena dar uma parada. Eles oferecem um mapa com os principais endereços e é bem fácil de se localizar.

    O Arco é uma antiga entrada medieval para a vila do castelo. Nele, podemos ver a estátua de São Tomás de Aquino, um dos padroeiros de Faro. Apesar das transformações que recebeu ao longo dos anos em seu exterior, há um portal logo na lateral do pequeno túnel do Arco do século XI. Ele era uma das principais entradas da cidade de quem chegava pelo mar e faz parte das muralhas árabes primitivas.

    o que fazer em faro algarve portugal cultuga
    Os enormes ninhos e o portal do século XI

    Mas, antes de passar pelo Arco, vale a pena dar uma olhada para cima: há ninhos enormes instalados em seu topo! Uma atração à parte.

    A vila não é muito grande e pode ser conhecida rapidamente. Suas pequenas ruas são charmosas e alguns pontos repletos de laranjeiras. Aliás, a laranja do Algarve além de um símbolo da região é a mais famosa do país.

    o que fazer em faro algarve portugal cultuga
    Árvores carregadas no Paço Episcopal – Vila Adentro
    o que fazer em faro algarve portugal cultuga
    As flores fazem parte do “espetáculo” de Faro

    Comece pelo Museu Municipal de Faro, que tem um ingresso muito barato. Aqui você poderá conhecer mais sobre a história da região, principalmente sobre seu passado romano, quando ainda era chamada de Ossonoba.

    Siga até a Igreja de Santa Maria – Sé Catedral – o edifício mais antigo da cidade onde anteriormente também foi um templo romano e uma mesquita muçulmana (essa visita é paga). Se voce subir até a Torre Sineira, poderá ter uma bonita vista da cidade. A igreja está localizada no Paço Episcopal, construído no século XVII.

    o que fazer em faro algarve portugal cultuga
    A tabela de preços, o Paço e a Torre Sineira

    o que fazer em faro algarve portugal cultuga

    Por fim, procure pela Rua do Castelo. É ali que se encontrava o antigo Castelo de Faro, acoplado às muralhas (com cerca de 2 mil anos), que teria sua primeira construção datada de 1249. Ao longo do tempo, ele sofreu diversas remodelações e adaptações, como no século XVIII, quando passou a quartel do Regimento de Artilharia do Reino do Algarve, ou em 1931, quando se transformou em uma fábrica de cerveja.

    o que fazer em faro algarve portugal cultuga
    Detalhe da muralha na Rua do Castelo

    Do lado de fora das muralhas, pela Rua Comandante Francisco Manuel, encontra-se o Cais Portas do Mar de onde saem barcos que fazem passeios pela Ria Formosa – uma das 7 Maravilhas Naturais de Portugal – ou simplesmente o transporte para a Ilhas Deserta, de Faro e as demais da região (veja uma empresa que promove esses trajetos aqui)

    Foto: Turismo do Algarve
    Vista aérea da Ilha Deserta. Foto: Turismo do Algarve/ Hélio Ramos
    o que fazer em faro algarve portugal cultuga
    Do Cais é possível ver o aeroporto (ao fundo) e os trilhos do trem

    Onde comer em Faro

    Estivemos em Faro nos primeiro e último dias da nossa viagem. Como tivemos uma experiência muito satisfatória no restaurante que visitamos, acabamos por retornar ao mesmo local antes de partirmos.

    Se7e Pedras
    Endereço: Travessa José Coelho, nº 2 (junto a Travessa dos Arcos)
    Ele fica escondidinho, mas não é difícil encontrar. Essa rua fica na parte de trás do Mc Donald’s da Av. da República. Fique atento as placas. Encontramos ele porque vimos uma ali perto do Mc Donald’s com o menu e as indicações com uma seta para a pequena rua.

    o que fazer em faro algarve portugal cultuga
    O ambiente e os nossos pratos no Se7e Pedras

    O ambiente é bastante acolhedor e fomos muito bem atendidos. Como trilha sonora do almoço, havia uma seleção de rock do final da década de 70/ início de 80. O menu completo com couvert, prato principal, bebida, sobremesa e café nos custou 8,50€ por pessoa. Para o prato principal, pedimos filetes de pescada e frango com molho de laranja – ambos tinham uma ótima apresentação e muito sabor. Para a sobremesa, um inesquecível crumble de maçã com sorvete (estou sonhando com ele até hoje…).

    Quando ir ao Algarve?

    A melhor época para visitar Faro, assim como todo o Algarve, é durante o verão – mesmo com os preços mais altos e as praias mais cheias. Porém, já na primavera é possível fazer programas bem agradáveis na cidade. Ou seja, programe-se para ir de abril a setembro.

    o que fazer em faro algarve portugal cultuga
    Detalhe do Jardim Manuel Bivar

    Calendário da cidade

    Janeiro: Grande Prêmio dos Reis
    Fevereiro: cortejos e bailes de Carnaval (dependendo do ano, em março)
    Março: Marcha Corrida da Ria Formosa
    Abril: procissões de Páscoa (dependendo do ano, em março)
    Maio: Festa da Pinha, Festa dos Maios e Semana Acadêmica da Universidade do Algarve
    Junho: Festas dos Santos Populares
    Julho: Concentração Motard e programação de verão com eventos culturais e feiras ao ar livre
    Agosto: Folkfaro
    Setembro: Festival Adentro, comemorações do Dia da Cidade (7 de setembro) e Passeio Noturno
    Outubro: Feira de Santa Iria
    Novembro: Festival do Órgão
    Dezembro: Jazz de inverno e Festa de Passagem do Ano

    * Com informações da Universidade do Algarve

    Onde ficar em Faro?

    Nós usamos a cidade de Faro como referência de chegada e partida. As principais cidades do Algarve são facilmente acessadas com o uso do trem regional ou ônibus. Por isso, demos preferência para dormir na segunda cidade que visitaríamos e, assim, aproveitamos mais o dia seguinte. Seguimos para Tavira e, por lá, montamos o QG do Cultuga no Vila Galé Tavira – nosso parceiro de acolhimento nessa série de reportagens.

    Entretanto, se você pensa em ficar mais alguns dias na cidade, veja opções de hospedagem para Faro.

    Dicas do Cultuga

     – O mesmo ônibus que vai do aeroporto para o centro de Faro (e vice-versa) tem como ponto final a Praia de Faro. Portanto, se pretende visitá-la, basta pegar o nº 16 a partir do Terminal Rodoviário ou do aeroporto.

    – Para conjugar o passeio de Faro, usando o transporte público, com outras cidades do Algarve, considere incluir Tavira, Albufeira, Portimão ou Lagos. São cidades turísticas, com apoio ao viajante e pontos interessantes a serem visitados.

    o que fazer em faro algarve portugal cultuga
    No centro histórico, há também diversas galerias de arte

    – A estação de trem e o Terminal Rodoviário de Faro infelizmente não dispõem de lockers. Portanto, se você não for dormir na cidade, dê preferência para uma mochila que possa te acompanhar durante todo o passeio.

    – Com um pouco mais de tempo, é possível fazer uma imersão na história romana na região. Para isso, visite as Ruínas de Milreu. Os ingressos são baratinhos (2€) e há ônibus que partem da rodoviária de Faro para Estói.

    Sobre a série Algarve Sem Carro

    Essa é a primeira série de reportagens exclusivas do Cultuga com o material que foi colhido entre os dias 23 e 27 de junho, nas cidades de Faro, Tavira, Albufeira e Lagos. O nosso principal objetivo é mostrar que há formas de aproveitar e viajar pelo sul de Portugal mesmo para quem não deseja ou não pode alugar um carro.

    A série de reportagens Algarve Sem Carro,  inteiramente produzida e pautada pela equipe do Cultuga, contou com o apoio da TAP, que nos levou a Faro, e do grupo Vila Galé Hotéis, que nos hospedou em Tavira e Albufeira. As empresas foram contactadas pelo Cultuga para essa parceria por serem referência no mercado português e por proporcionarem um serviço de qualidade.

    Sou jornalista especializada em cultura e tenho 41 anos. Lisboa é o meu lugar no mundo. Os meus pais são portugueses imigrados no Brasil. Depois de fazer o caminho inverso deles, me tornado também imigrante, assumi como missão do Cultuga diminuir a distância que separa o Brasil de Portugal.

    28 Comentários

    1. Oi pri! Legal essa reportagem! Veio em boa hora! Pretendo ir a Olhão em novembro em razão de um evento! Aproveitando a série Algarves, tem alguma dica sobre Olhão para nós leitores do cultuga?

      • Priscila Roque em

        Olá, Priscyla! Obrigada pelo recado!
        Infelizmente não pudemos conhecer Olhão dessa vez, mas a cidade fica entre Faro e Tavira. De ônibus ou de trem você consegue chegar bem rapidinho a essas cidades, além de ser barato, e aproveitar as dicas da série #AlgarveSemCarro do Cultuga :)
        Você já viu a nossa matéria sobre Tavira? https://www.cultuga.com.br/2014/07/algarve-sem-carro-o-que-fazer-em-tavira/
        Como novembro é uma época de bastante frio, creio que a parte cultural e histórica de Faro e Tavira possam ser bem exploradas por você!
        Se puder, após a sua viagem, venha nos dizer o que mais gostou de Olhão!
        Um grande beijo e boa viagem!

    2. boa tarde Priscila .. estava procurando informações sobre Faro/Portugal e acabei caindo na sua matéria no cultuga… estou pensando seriamente em mudar de país… de preferência algum lugar de língua portuguesa… vc poderia me sugerir algo mais?… tenho inclinações a lugares tranquilos, pacatos mas com certa estrutura… beirando o mar seria um atrativo favorável… agradeço, caso possa me responder.

      • Olá, Miguel!
        Seja bem-vindo ao Cultuga :)
        Hum… Não sei bem o que sugerir, pois a escolha de um novo local para morar é algo bem pessoal, não é? Deixei São Paulo para viver em Lisboa e achei na capital muito do que eu procurava. O sul de Portugal é bastante atraente e, atualmente, tem sido muito procurado por aposentados do mundo todo. É uma região que atrai quem busca uma vida um pouco mais calma, com boas temperaturas e uma linda paisagem. Mergulhe mais nessa ideia do Algarve. É um lugar que vale a pena conhecer e, quem sabe, você não encontra o que realmente procura?
        Boa sorte e um ótimo ano!

    3. Olá Priscila! Adorei a sua matéria, veio em boa hora. Meu marido e eu, juntamente com o nosso bebê, estamos planejando ir morar em Faro, por conta do doutorado que ele pretende fazer na Universidade do Algarve.
      Gostaríamos de saber como é o custo de vida em Faro, infraestrutura da cidade, e como é a segurança nesta região. Além disso, saberia nos dizer como funcionam as creches? Queremos saber por conta do nosso filho.
      Muito obrigada!!!
      Beijos

      • Priscila Roque em

        Olá, Thaís
        Agradeço o carinho pelo conteúdo do Cultuga :)
        O nosso post sobre o custo de vida em Lisboa tem algumas dicas que pode ajudá-la a calcular o quanto poderá gastar em Faro: http://www.cultuga.com.br/2014/03/o-custo-de-vida-em-lisboa/
        Com relação a segurança é bastante tranquilo, não se preocupe. Sobre a estrutura para viver e as creches, infelizmente, não posso ajudá-la. Só estive por lá a turismo (e gostei muito).
        Um forte abraço e boas pesquisas!

    4. Olá ,Priscila!

      Parabéns pelo site, eu e meu marido estamos indo para a Regiäo do Algarve, e vamos aproveitas tuas dicas.
      Fiquei super contente quando li que voce é fotográfa , estamos completando 10 anos de Casados e planejamos fazer um ensaio, mas Pena que näo vamos a Lisboa.

      Abraco
      Ruth

      • Olá, Ruth
        Como vai?
        Agradeço o seu carinho :)
        Quando passar por Lisboa, poderá sempre contar com a gente!
        Um forte abraço e uma excelente viagem

    5. Ola Priscila, estarei viajando para Portugal em fevereiro, ficarei 15 dias com meu marido! Gostaria de saber se vale a pena sair de Lisboa e ir ate a região de Faro para conhecer as praias próximas, estaremos de carro, mas so teremos 1 dia para este passeio, pois todos os ouros dias ja estão comprometidos com Lisboa, região do Douro, Serra da Estrelas, cidades próximas a Lisboa e Porto! Tenho muita vontade de conhecer a região de Algarve, pois dizem que ~e muito bonita, o que você acha? Muito Obrigada, Marcia

      • Olá, Marcia
        Tudo bem?
        Toda região do Algarve tem paisagens e praias lindas, vocês iriam gostar muito. Porém, é um destino de verão (mas também é ótimo aproveitar o final da primavera e comecinho do outono por lá). Fevereiro ainda é inverno (escurece por volta das 18h) e o tempo é muito instável. Não vale a pena o deslocamento – Lisboa até Faro são quase 300km.
        A melhor coisa seria vocês deixarem o Algarve para um próxima viagem a Portugal, assim vocês irão aproveitar o mar, as praias e tudo com mais calma. Será muito especial! :)
        Um abraço e curta bastante a maravilhosa Serra da Estrela, as paisagens do Douro e, lógico, Lisboa e Porto!

    6. helenio henriques em

      Olá Priscila, estou indo em Janeiro ou Fevereiro para Faro, e para tanto ja estou providenciando, documentaçao,visto. A pergunta é , existe Caixa Economica Federal ai ou Banco do Brasil ?, meu cartão Credicard, bandeira Master Card, não é internacional, devo providenciar um internacional?, aqui no Brasil idosos acima de 60 anos temos alguns previlegios, existe isto ai tambem?, uso atensina 100mg, e quero comprar isto ai nas farmacias, é obrigatorio receita médica?

      • Olá, Helenino
        Tudo bom?
        Aqui em Portugal existe Banco do Brasil em Lisboa e no Porto, mas não sei se essas duas agências prestam o mesmo serviço do Brasil. Nesse caso, é melhor verificar com a sua agência. Não há Caixa aqui.
        Sobre o cartão de crédito internacional, é aconselhável que você providencie.
        Aqui há descontos em algumas atrações e eventos para maiores de 65 anos.
        A receita médica do Brasil não vale em Portugal. Aconselho que você traga o medicamento consigo.
        Um abraço e boa viagem!

    7. Priscila, que blog bom.
      Tô aqui planejando viagem familiar de férias e me deparo com teu blog! Bem escrito, no ponto e com dicas que fazem toda diferença sim!
      Parabéns

    8. Edgard De Castro Filho em

      Boa noite. Sou fã de vocês. Fomos a Portugal em JUL, é utilizei muitas informações do site. Pretendemos ir de novo a Portugal, em jul/18, agora para conhecer o Algarves, é dar um pulo na Espanha (Sevilha e Cádiz), esse trajeto vamos de carro.

      Peço sua ajuda. 4 ou 5 dias dariam para conhecer e aproveitar bem a região? De Sagres até Vila Real de S. António?

      Grato

      • Olá, Edgard
        Tudo bem?
        Obrigada pelo carinho! Fico feliz em saber que as dicas do Cultuga ajudaram vocês!
        Sobre o período para o Algarve, depende do que pretendem explorar e se desejam aproveitar as praias (ou somente passar por elas). É também é uma época bastante cheia. Se vocês puderem, alonguem mais o número de dias, para que possam conhecer não somente o litoral, mas também as belezas do interior algarvio, bem como ficar nas praias que mais gostarem com alguma calma. No mínimo, uma semana completa. Caso contrário, poderão passar somente pelos principais pontos mesmo, visto que há boas estradas e a região é relativamente pequena.
        Um grande abraço

    9. Ola Priscila! Adorei “passear” um pouco atraves do Cultuga… e gostaria de saber sobre a concorrencia do SEF pra quem vai agendar a retirada da Autorização de Residencia (vou com o visto D7) como aposentada. (se demora pra chamarem, entende?) Existe o Activo Bank? (Foi o banco mais indicado pra abrir conta). Existe alguma conexao pela TAP pra chegar de lisboa ate faro, pois sairei do Brasil pela TAP. Obrigada desde ja pelas informações! Sucesso e um excelente Novo Ano!!

      • Olá, Marisa
        Tudo bem?
        Agradecemos o carinho com o Cultuga! :)
        O tempo para a retirada dos documentos no SEF depende da demanda de pedidos. Não sei te dizer quanto pode demorar. O meu documento, que não é o D7) demorou cerca de quatro meses, mas isso foi em 2013.
        Sim, existe. Você consegue comprar a viagem Brasil-Lisboa-Faro diretamente no site da TAP.
        Um abraço e feliz 2018!

    10. Dica da VIDA essa do Se7e Pedras!!!! Fui semana passada. Que lugar maravilhoso, com clima bom. pessoas legais e excelente comida. E melhor: como é fora de temporada acho que paguei ainda menos do que R$8,90. Muito obrigada pela dica. Só fez do meu passeio ainda melhor! :)

      • Olá, Ana
        Tudo bem?
        Obrigada pelo carinho! Fico feliz que tenha gostado, tanto como nós :)
        Seja sempre bem-vinda a Portugal e ao Cultuga
        Um grande abraço

    11. Bom dia, essa série sobre Algarve sem carro tá muito show! Eu e meu namorado vamos para Portugal em agosto e deixamos os últimos 6 dias para conhecer o litoral do Algarve, qual dessas cidades vocês acham que vale a pena ficar dois dias? Seria melhor fazer em qual ordem? Eu só queria deixar Faro por último pela praticidade de pegar o voo de volta para Lisboa e então voltar para o Brasil.
      Parabéns pelo Cultuga, ele é ótimo!

      • Olá, Victorya
        Tudo bem?
        Agradecemos o carinho com o Cultuga! Muito legal que você gostou da nossa série! :)

        Lagos e Tavira são duas cidades que gostamos bastante. Tavira é um pouquinho mais calma. Já Lagos tem a facilidade de estar perto de muitas praias paradisíacas e a poucos minutos de Sagres – acho que vocês vão aproveitar mais Lagos e seus arredores. ;)

        Sobre a ordem, façam o lado “esquerdo” primeiro (onde estão Sagres e Lagos) e depois o “direito”, pois está mais próximo de Faro.

        Um grande abraço e boa viagem!

    12. Olá Rafa, estou amando suas dicas de viagem. Poderia me esclarecer uma coisa. Seria possível ir de trem (comboio) de Lisboa para as cidades de Algarve?
      Estou adorando o Cultuga. Parabéns!!
      Sandra Ramos – RJ

      • Olá, Sandra
        Tudo bem?
        Fico bastante contante que estreja gostando das dicas! :)
        É possível sim da Estação Coimbra-B. Para Faro tem um Alfa Pendular direto. Já para outros destinos, é preciso pegar um Regional, daí demora mais e não tem espaço para deixar as malas.
        Um grande abraço e boa viagem!

    Deixe um comentário