Lua de mel: 4 lugares românticos em Portugal

14

Portugal tem se firmado com um dos destinos mais procurados por turistas em busca de uma lua de mel fora do Brasil. Os casais descobriram que há muitos lugares românticos em Portugal espalhados por suas vilas e cidades, com paisagens lindíssimas, excelentes restaurantes, além de hotéis de charme com conforto e resorts impecáveis para a ocasião.

Lugares românticos em Portugal realmente não faltam. Para ajudar a montar o seu roteiro para lua de mel, bodas ou mesmo uma escapadinha a dois para celebrar um momento especial, indicamos aqui alguns destinos que vão te surpreender 🙂

Quer viajar de trem por Portugal? Veja aqui um roteiro completo!

4 lugares românticos em Portugal

1. Sintra: vila charmosa repleta de palácios

O colorido Palácio da Pena é o principal cartão postal de Sintra

lugares_romanticos_em_portugal_lua_de_mel_bodas_vila_de_sintra

Vila de Sintra vista de cima

Quando se pensa em um lugar romântico em Portugal, Sintra é a primeira vila que vem a mente. Rodeada de palácios e jardins encantadores, além de um centro histórico nomeado pela UNESCO como Patrimônio da Humanidade, a vila foi também inspiração para escritores e músicos, que se deixaram levar por tamanho charme.

Os viajantes costumam fazê-la em bate-volta a partir de Lisboa. Porém, para aproveitar toda a atmosfera romântica desse lugar, vale a pena passar a noite por aqui.

hotel_romantico_sintra_palacio_de_seteais_tivoli

O Palácio de Seteais é um dos hotéis mais elogiados e surpreendentes de Sintra

As opções de hospedagem vão desde os quartos surpreendentes do Palácio de Seteais – para ter uma verdadeira noite dos sonhos, em um autêntico palácio do século XVIII – até a suite superior do charmoso e elegante Chalet Saudade, também em um importante edifício histórico do século XIX, no coração da vila.

A suite superior do Chalet Saudade

Caminhar por entre as pequenas ruas, tomar um café e experimentar o famoso Travesseiro de Sintra são coisas que não podem faltar no seu roteiro. Porém, tome nota: não deixe de visitar a Quinta da Regaleira. Localizada junto ao centro histórico da vila, essa quinta reúne um palácio particular e um jardim surpreendente e bastante misterioso.

roteiro-sintra-quinta-da-regaleira-cultuga

A misteriosa Quinta da Regaleira

lugares_romanticos_em_portugal_lua_de_mel_bodas_palacio_da_pena

No alto da vila, na Serra de Sintra, estão o Castelo dos Mouros e o Palácio da Pena

Uma outra visita “obrigatória” para os casais apaixonados é o Palácio da Pena – o cartão postal da vila e uma das 7 Maravilhas de Portugal. Situado no topo de uma alta colina, esse palácio colorido é o símbolo do romantismo português do século XIX e foi uma das residências da Família Real Portuguesa.

2. Óbidos: o recanto das rainhas

O que fazer em Óbidos O que fazer em Óbidos

Uma vila medieval graciosa, daquelas capazes de derreter até o mais frio dos corações… Óbidos, que fica a 88km de Lisboa,  conquista locais e viajantes por seu pequeno tamanho e imensa beleza. É um daqueles lugarejos saídos das páginas de um conto de fadas, sabe?

hotel_romantico_obidos_castelo_de_obidos

Hospedar-se no Castelo de Óbidos é uma experiência

Para visitá-la você não precisa de muito tempo, pois são poucas as ruas para percorrer, além de sua muralha.

Porém, para mergulhar em sua magia, passar uma noite por aqui pode oferecer uma experiência única.

Há opções para quem deseja ficar no próprio Castelo de Óbidos do século XIV – com a sensação de voltar no tempo – ou ainda nos delicados, graciosos e rústicos quartos do Casal da Eira Branca.

Atmosfera rústica nos quartos do Casal da Eira Branca

No seu roteiro, andar por cima das muralhas e por entre suas pequenas ruas são experiências que não podem faltar. Aos apaixonados por livros, vale também uma visita a Livraria de Santiago (construída na antiga Igreja de São Tiago) e a Livraria do Mercado Biológico (onde há livros espalhados por um mercadinho de artigos orgânicos). Finalize o passeio provando a famosa ginjinha no copo de chocolate (o licor da ginja – um fruto parecido com a cereja).

3. Vale do Douro: os vinhedos mais bonitos de Portugal

lugares_romanticos_em_portugal_lua_de_mel_bodas_vale_do_douro

Barco rabelo nas águas do rio Douro

Um roteiro romântico em Portugal precisa passar NECESSARIAMENTE pelo Vale do Douro. Essa é uma das maiores jóias portuguesas, seja por sua beleza paisagística de tirar o fôlego, seja pelo valor e identidade que os vinhos do Porto e Douro produzidos aqui oferecem ao país.

Antes de visitar a região eu imaginava tal cenário paradisíaco. Mas confesso que fiquei deslumbrada com a natureza e em como o local é bem cuidado por suas quintas produtoras e habitantes.

Você poderá conhecer os arredores com um carro alugado, principalmente fazendo o trecho lindíssimo que liga o Peso da Régua a Pinhão pela estrada N222, ou então – caso a sua viagem seja entre junho e outubro – fazer o percurso com o trem histórico da CP  – que oferece uma experiência única na tão importante Linha do Douro (entre as estações do Peso da Régua e Tua).

lugares_romanticos_em_portugal_lua_de_mel_bodas_vale_do_douro_quinta_da_pacheca

Entrada acolhedora da Quinta da Pacheca

Outra experiência que vale a pena é a visita, claro, as quintas produtoras de vinho. Há uma infinidade delas espalhadas por todo o Vale do Douro que oferecem tours guiados, provas de vinho e até passeios de barco. Algumas dispõem até mesmo de quartos para noites de encanto, envolvidas pela paisagem das plantações de uvas e azeitonas, como a Quinta da Pacheca e a Quinta do Vallado.

hotel_romantico_vale_do_douro_vista_para_o_rio_six_senses_douro_valley_pinhao

Os quartos do Six Senses Douro Valley têm a vista mais bonita da região

Ainda sobre hospedagem, há dois excelentes hotéis 5 estrelas localizados no Alto Douro Vinhateiro com uma vista panorâmica impressionante sobre o rio Douro e que vale a pena cotar para a sua lua de mel: o Six Senses Douro Valley e o The Vintage House.

Para quem prefere uma experiência genuína em uma verdadeira casa do Douro, deixo como sugestão a Casa do RomezalÉ um daqueles lugares de sonho, sabe? (veja aqui como foi a nossa experiência por lá)

onde-dormir-vale-do-douro-outono-casa-do-romezal-5

A vista do nosso quarto na Casa do Romezal ao final de uma tarde de outono

4. Aveiro: conhecida como a “Veneza” portuguesa

lugares_romanticos_em_portugal_lua_de_mel_bodas_aveiro

Os barcos moliceiros na Ria de Aveiro

Chamada de “A Veneza Portuguesa”, Aveiro não poderia ficar de fora dessa lista. Seu apelido está relacionado diretamente com a ria, uma espécie de canal que corta a cidade, e por onde navegam os barcos moliceiros. Caminhar na beira da ria ou fazer um passeio com seus tradicionais barquinhos já valem, certamente, a visita.

Entre seus habitantes mais famosos esteve Eça de Queirós – que viveu sua infância por ali. Além da inspiração literária, um outro destaque clássico da cidade é sua gastronomia, claro. Não deixe de provar os ovos moles e os seus frutos do mar fresquíssimos.

lugares_romanticos_em_portugal_lua_de_mel_bodas_aveiro_parque_da_cidade

O Parque da Cidade, em Aveiro, parece uma pintura

Para viver momentos especiais por aqui, indico também o Parque da Cidade (Parque Infante Dom Pedro), que parece uma verdadeira pintura escondida por entre as ruas do centro.

lugares_romanticos_em_portugal_lua_de_mel_bodas_aveiro_estacao_de_trem

A estação de trens de Aveiro tem uma das coleções de azulejos mais importantes do país

lugares_romanticos_em_portugal_lua_de_mel_bodas_aveiro_barcos_moliceiros

Detalhe dos barcos moliceiros na Ria de Aveiro

Você poderá fazer esse passeio facilmente em um bate-volta a partir do Porto ou então se hospedar na região de Aveiro. Uma sugestão bem diferente e super charmosa é o hotel temático da Vista Alegre (histórica marca de porcelanas portuguesas – ativa no mercado desde 1824), localizado no antigo bairro operário da própria fábrica e cheio de referências dos séculos XVII ao XIX (veja aqui como foi a nossa experiência).

onde-dormir-em-aveiro-ilhavo-hotel-vista-alegre-5

Organize AQUI a sua viagem para Portugal!

icon-saude

Parcele o seguro saúde na Real Seguro Viagem em 6x SEM JUROS

icon-carroVeja os melhores preços para alugar um carro

icon-hotel

Reserve o seu hotel no Booking, com cancelamento gratuito

Conheça os serviços exclusivos do Cultuga

icon-tour

Deseja ter a nossa companhia em Lisboa? Faça um tour conosco

icon-consultoria

Reserve um transfer ou city tour com os nossos parceiros em Portugal

icon-foto

Faça um ensaio fotográfico em Lisboa ou no Porto

Veja o índice de artigos do Cultuga para ajudar no planejamento do seu roteiro ❤

Compartilhe.

Sobre o autor

Priscila Roque

Sou jornalista especializada em cultura e fotógrafa. Foi preciso passar dos 30 anos para assumir que Lisboa é, realmente, o meu lugar no mundo. Mas a paixão por Portugal começou bem mais cedo, ainda na adolescência, quando descobri alguns músicos locais. Os meus pais são portugueses imigrados no Brasil. Depois de fazer o caminho inverso deles, trocando São Paulo por Lisboa, quero agora, com o Cultuga, diminuir a distância que separa o Brasil de Portugal.

14 comentários

    • Priscila Roque
      Priscila Roque em

      Obrigada pelo carinho, Salete! Fico muito feliz que tenha gostado e aproveitado o conteúdo do Cultuga!
      Seja sempre bem-vinda e uma excelente viagem 🙂

  1. Adorei as suas dicas , a leveza e os detalhes como vc narra os roteiros e o que fazer em Portugal.
    Estive visitando Portugal em algumas oportunidades e fiquei encantada com tudo. Numa próxima viagem com certeza vou seguir suas sujestōes. Obrigada!

    • Priscila Roque
      Priscila Roque em

      Olá, Rita
      Como vai?
      Agradeço o seu carinho 🙂 Seja sempre bem-vinda ao Cultuga!
      Um abraço

  2. Gostei do site.
    Estou indo com minha esposa em outubro para Lisboa e vou ficar do dia 02 a 07/10, e gostaria de conhecer algumas cidades perto de Lisboa de trem, já conheço sintra, caicais, evora, quais cidades podemos conhecer. Pretendemos conhecer também Porto e Fatima, você poderia nos ajudar?

  3. Olá, adorei o site!
    Estou planejando a minha lua de mel, e entre os lugares que vamos na Europa, quero incluir Portugal.
    O estilo de viagem que buscamos é ir em lugares fora do comum, lugares nem tanto explorados.
    O primeiro seria Portugal, estou pesquisando sobre o país e achei o post de voces.
    Acho que vou incluir essas cidades no roteiro.
    Você me indicaria outra região de Portugal nesse estilo?
    A viagem será em junho de 2017.
    Os demais países, vão ser Espanha, Franca e Itália. ( ainda nao está certo ) rs.

    Desde já , adradeco por todas as dicas.

    Att,

    Diana

  4. Aline Lopes em

    Olá, encontrei o post de vocês pesquisando sobre lua de mel em Portugal, e fiquei mais encantada.
    Vamos em Fev, sei que essa época é inverno.
    Vocês possuem dicas para aproveitar Portugal no inverno?
    brigada.

  5. Joelma de Andrade em

    Que post proveitoso!
    Pretendo ir a Portugal em Janeiro de 2019, as informações são as mesmas ou já estão atualizadas?
    Vou vasculhar por aqui pra vir se encontro algum post que explique a melhor logística.
    Estou encantada com o esse blog!!!

  6. Fernando Abreu em

    Olá, sítios lindíssimos em Portugal é coisa que não falta, procurem descobrir também mais sobre a região do Minho como por exemplo as cidades de Braga e Guimarães. Um abraço e parabéns pelo vosso trabalho.

    • Rafael Boro

      Olá, Fernando
      Tudo bem?
      Ficamos felizes que tenha gostado do nosso trabalho! 🙂

      Com certeza, há sítios lindíssimos em todo o país! Nós adoramos Braga e Guimarães. Voltamos recentemente de lá e também publicamos alguns artigos sobre Braga. Também foi muito bom voltar a Guimarães. A cidade está com uma decoração de Natal incrível. Fizemos um álbum de fotos especial para o nosso Facebook.

      Um grande abraço e seja sempre bem-vindo!

Deixe um comentário