Seu guia de viagem em Portugal | 14 anos no ar

    Sabe aquele lugar que não dá vontade de ir embora?

    Assim foi a nossa experiência no Luz Charming Houses, o último hotel que nos acolheu durante a mais recente série de reportagens que fizemos no centro oeste de Portugal.

    Ele fica localizado em Fátima e traz uma proposta totalmente diferente da rede hoteleira da cidade, que é mais tradicional.

    Aqui, tivemos a gostosa sensação de estar (e pertencer) a uma pequena aldeia portuguesa, pois o hotel ocupa um terreno repleto de referências histórias e culturais da região – desde cada casa dedicada aos hóspedes até os elementos já existentes na área e que foram aproveitados para compor o ambiente.

    Hotel no centro de Portugal: como é o Luz Houses

    As primeiras impressões

    Ao entrarmos na Rua Principal, em Fátima, vimos a esquerda um portão de madeira vintage, pintado de azul claro, que nos dava a sensação de ter chegado ao sítio da nossa família.

    O engano não era, assim, tão grande.

    Havíamos chegado ao Luz Houses, que tem por objetivo oferecer, justamente, essa identificação a quem passa por aqui.

    hotel_de_charme_romantico_luz_houses_fatima_portugal_1
    O portão de entrada do Luz Houses

    Quando o portão se abriu, um simpático terreno, repleto de árvores, evidenciava alguns espaços para deixar o carro, mas sem marcações no chão.

    Algo bastante rústico e muito à vontade.

    No check-in, fomos recebidos com muitos sorrisos.

    Deixamos os nossos documentos de identificação e fomos levados a um dos espaços de estar da Mãe Casa, com música, conforto e charme, além de um chá de frutas vermelhas com bolachinhas que já nos aguardava sobre a mesa.

    Depois do cadastro feito, hora de conhecer a “nossa casa”.

    A estrutura dos quartos foi inspirada nas antigas casas da aldeia de Aljustrel (onde também viveram os pastorinhos de Fátima), com referências a arquitetura dos séculos XVIII e XIX e também das décadas de 20 e 30 do século XX.

    A porta da “nossa casa” :)

    Todo o cuidado nos detalhes que havíamos notado nas dependências comuns do hotel também percebemos em nosso quarto.

    Na mesa de refeições, um carinhoso recado, escrito a mão, nos dava boas-vindas, junto de alguns beijinhos de Fátima (um doce típico da região).

    As boas-vindas!

    Com a boca doce rs. e depois de organizarmos a nossa bagagem, fomos caminhar pelas dependências do hotel, pois havíamos lido que eles tinham um abrigo para as ovelhas mais ao fundo da aldeia.

    Para a nossa surpresa, não era somente um casal de ovelhas adultas, como havia também dois filhotes que davam ali os seus primeiros passos.

    hotel_de_charme_romantico_luz_houses_fatima_portugal_8
    Recém chegados ao Luz Houses

    Entre os caminhos para trás dos quartos, vimos ainda uma ermida para reflexão e meditação disponível aos hóspedes, uma cisterna original e centenária e uma gruta natural, que se mantém como um dos segredos mais bem guardados desse espaço… E que vou deixar para que você descubra seus mistérios quando visitar o Luz Houses :)

    Interior da Ermida para meditação

    Como chegar

    Chegar ao Luz Houses é muito fácil, pois ele fica a 500 metros do Santuário de Fátima.

    O mais interessante é que o hotel está inserido justamente de um lado do Santuário que é menos urbano e mais rural, unindo o que há de melhor nessa região, que é uma boa localização, mas com a paz e a boa energia do campo.

    Nós chegamos aqui a partir da Batalha, em cerca de 25 minutos, com um caminho todo sinalizado e bem fácil. Porém, vir de Lisboa e fazer base aqui para uma viagem ao centro oeste do país também é uma boa opção. Para isso, siga a norte sempre pela A1. São 125km no total. Para quem viaja do Porto, basta pegar a A1 sentido sul e serão cerca de 200km.

    De transporte público também é possível. Quem presta esse serviço é a Rede Expressos por meio de seus ônibus com saídas, principalmente, de Lisboa e do Porto. O hotel fica a uma distância de 10 minutos a pé ou nem 5 minutinhos de táxi a partir da rodoviária de Fátima. Eles ainda têm o serviço de transfers, se você desejar.

    Acomodações

    Esse é um hotel pequeno, com apenas 15 quartos (parte deles suite, com uma cozinha acoplada).

    Isso justifica o tratamento tão pessoal e próximo que toda a equipe pode dispor a quem está por ali.

    O nosso ficava no conjunto de casinhas que fazia referência aos anos 1930 e 1940 da aldeia de Aljustrel.

    Por fora, aquele bonito azul que vimos no portão de entrada contrastava com o vermelho terra, bem como os detalhes de madeira e de pedra.

    Por dentro, tínhamos uma mini cozinha com ambiente de estar, o quarto e o banheiro completos e bastante confortáveis.

    O que nos chamou a atenção também foram as placas decorativas, com mensagens em inglês, que faziam alguns convites inusitados aos hóspedes.

    Acima da nossa cama, por exemplo, a placa sugeria que experimentássemos trocar de lado na hora de dormir.

    Algo que veio bem a calhar, pois o Rafa sempre tem o lado preferido da cama rs.

    Banheiro muito charmoso
    Entrada com mini cozinha
    hotel_de_charme_romantico_luz_houses_fatima_portugal_10
    Hora da janta

    Os donos desse espaço tão bem cuidado são o Pedro e a Ana, um casal jovem e muito querido que, após a nossa hospedagem, nos contou mais alguns detalhes desse projeto.

    Ambos nasceram na região e são bastante conectados a família e a terra.

    Assim, decidiram não só abrir uma hospedagem, como também homenagear tantas histórias que conseguiram absorver da região.

    O terreno em que o Luz Houses está inserido já tinha alguns elementos históricos, como sua gruta natural e uma cisterna centenária.

    Tal situação seria suficiente para se tornar um local especial, mas aqui também foi uma área bastante frequentada pela bisavó do Pedro, que era amiga da Irmã Lúcia (dos milagres de Fátima), trazendo um motivo ainda mais bonito para esse projeto.

    A Ana é arquiteta. Então, partiu dela a pesquisa aprofundada sobre os estilos de casas que foram populares nos séculos passados e o desenho que reproduzisse essa pequena aldeia.

    Tal união resultou em um trabalho com muito amor, refletido na mobília, nas cores, nos aromas, nos sabores e até no tratamento da equipe.

    Café da manhã

    Apesar da chuvinha da noite anterior, acordamos com um sol incrível na nossa manhã de partida.

    Ao chegarmos na sala de refeições, que é toda revestida de vidro, fomos surpreendidos com a escolha da nossa mesa.

    Além de muita luz natural, já estava com o café da manhã posto a mesa.

    Aqui, mais uma vez, tive aquela sensação de estar em casa ou no sítio da família, com a mesa repleta de opções deliciosas, além do pão quentinho.

    O nosso café da manhã… Hummm!

    Serviços e facilidades

    Na Casa Mãe, além da recepção, os hóspedes também podem fazer uso da sala de estar com TV, do honest bar (onde cada pessoa pode se servir a vontade e anotar o seu próprio consumo para pagar ao final da estadia), além de comprar artigos regionais e autênticos na mercearia.

    O Jaime

    Casais em lua de mel, pequenos grupos ou famílias com crianças são bem-vindos.

    Além do espaço livre e bastante seguro, o hotel ainda dispõe de um serviço de baby-sitting. Como o Pedro e a Ana também têm filhos pequenos, eles projetaram o local para que as crianças pudessem ter sua liberdade.

    Para completar a experiência, ainda há um espaço de bem-estar com massagem.



    Booking.com

    Luz Charming Houses
    Endereço: Rua Principal, 78 – Moimento, Fátima
    Contatos: (+351) 249 532 275/ info@luzhouses.pt

    Sou jornalista especializada em cultura e tenho 41 anos. Lisboa é o meu lugar no mundo. Os meus pais são portugueses imigrados no Brasil. Depois de fazer o caminho inverso deles, me tornado também imigrante, assumi como missão do Cultuga diminuir a distância que separa o Brasil de Portugal.

    Deixe um comentário