Seu guia de viagem em Portugal | 14 anos no ar

    Fátima, em Portugal, é uma cidade dedicada a aqueles de muita fé, principalmente por ser um dos maiores centros católicos do mundo. Quer saber como montar um roteiro para aproveitar as principais atrações, comer em um lugar gostoso e até pernoitar por aqui? Acompanhe este artigo, com um planejamento completo do que fazer em Fátima.

    Independente da religião do viajante, o Santuário de Fátima acaba por se tornar uma visita interessante e de uma energia que vale a pena ser contemplada.

    Roteiro Fátima: o que fazer, onde comer e dormir

    Os principais pontos de visitação de turismo religioso estão dentro do próprio Santuário de Fátima e em seus arredores – facilmente acessados a pé – em uma área conhecida por Cova da Iria e aldeia de Aljustrel.


    O que fazer em Fátima: Santuário de Fátima

    O Santuário de Fátima é composto por duas basílicas, duas capelas e a cruz alta, tudo isso em um mesmo espaço.

    Há muitas vagas de estacionamento a volta do Santuário (para quem for de carro alugado) e essa área fica a 5 minutos a pé da rodoviária (para quem for de ônibus).

    Portanto, comece a sua visita a Fátima pelo Santuário.


    Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima

    o que fazer em fatima portugal

    Esta é a igreja mais antiga do Santuário de Fátima.

    Sua primeira pedra foi benzida em 13 de maio de 1928 e a Basílica foi inaugurada em outubro de 1953. Ela é toda feita em Calcário Branco do Mar, que tem em abundância na região.

    A Basílica de Nossa Senhora do Rosário foi erguida no local em que os três pastorinhos (Lúcia, Jacinta e Francisco) viram um “relâmpago” enquanto brincavam – aquilo que seria o primeiro sinal da Nossa Senhora, em maio de 1917.

    É aqui que você também poderá ver os túmulos dos pastorinhos (Jacinta e Francisco trasladados em 1951 e 1952, respectivamente, e a Irmã Lúcia em 2005).

    Túmulo dos pastorinhos na Basílica de Nossa Senhora do Rosário, no Santuário de Fátima, em Portugal
    Túmulo de Santa Jacinta Marto, um dos três pastorinhos de Fátima (canonizada em 2017). A imagem de Jacinta foi benzida pelo Papa João Paulo II em 2000.

    Percorra toda a volta interior da basílica para ver seus 14 altares laterais (estes, com mármores das regiões portuguesas de Estremoz, Sintra e Fátima) que contam os mistérios do Rosário. O 15º mistério está representado na capela-mor da igreja.

    Já os vitrais mostram invocações da ladainha de Nossa Senhora.

    o que fazer em fatima portugal
    Interior da Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima

    O arco que fica sobre o altar principal foi produzido no Vaticano e tem a inscrição “Regina Sacratissimi Rosarii Fatimae Ora Pro Nobis” (Rainha do Santíssimo Rosário de Fátima rogai por nós).

    Você já pensou em fazer o Caminho de Santiago de Compostela de bicicleta?


    Basílica da Santíssima Trindade e Capela do Santíssimo Sacramento

    Essa é a nova igreja do Santuário de Fátima, localizada do lado oposto a Basílica do Rosário.

    o que fazer em fatima: Basílica da Santíssima Trindade, no Santuário de Fátima
    Missa na Basílica da Santíssima Trindade

    Ela foi construída a partir de um projeto do arquiteto grego Alexandros Tombazis e inaugurada em 12 de outubro de 2007, durante o 90º aniversário das aparições.

    Sua arquitetura de grandes dimensões realmente impressiona. Ela tem uma aparência mais moderna e se assemelha a um auditório.

    Esta basílica pode ser interpretada também como um templo neutro, com o objetivo de receber e reunir pessoas de todas as religiões e crenças.

    Quando estiver saindo da basílica, do seu lado esquerdo, aproveite para conhecer também a Capela do Santíssimo Sacramento no piso inferior.

    LEIA TAMBÉM: Como é Portugal no mês da sua viagem


    Cruz Alta do Santuário de Fátima

    o que fazer em Fátima portugal
    Cruz Alta e Basílica da Santíssima Trindade ao fundo às 7 da manhã de uma bonita segunda-feira

    Logo ao lado da Basílica da Santíssima Trindade você verá também a Cruz Alta, um dos símbolos principais do Santuário de Fátima.


    Capelinha das Aparições

    Este é o coração do Santuário de Fátima.

    Capelinha das aparições, no Santuário de Fátima, Portugal
    Capelinha das Aparições

    A Capelinha das Aparições foi construída em 1919 no local onde estava a pequena azinheira – a árvore em que Nossa Senhora de Fátima apareceu 5 vezes aos pastorinhos (aos dias 13 de maio, de junho, de julho, de setembro e de outubro de 1917). A construção de uma capela também teria sido um pedido de Nossa Senhora às crianças.

    A árvore já não existe mais, pois os peregrinos levaram seus ramos com o passar do tempo.

    Hoje, uma imagem da Virgem de Fátima (feita de madeira, com cedro do Brasil) foi colocada aqui, no centro desta pequena ermida.

    O que fazer em Fátima Portugal
    Detalhe da Virgem na Capelinha que marca o local exato das aparições aos pastorinhos

    Bala que atingiu o Papa João Paulo II

    É também na coroa original desta imagem de Nossa Senhora de Fátima que o Papa João Paulo II depositou a bala de revólver que o atingiu no atentado de 13 de maio de 1981, no Vaticano.

    Este ato foi em agradecimento a Nossa Senhora de Fátima, feito pessoalmente em 1984, por ter salvo sua vida.

    Como em um milagre, a bala coube perfeitamente no espaço interior da coroa.

    Por motivos de segurança, a coroa é exibida somente em grandes peregrinações. Portanto, na imagem que está na Capelinha, vemos uma réplica.

    Coroa de Nossa Senhora de Fátima com bala que atingiu Papa João Paulo II
    Detalhe da coroa de Nossa Senhora de Fátima com a bala que atingiu o Papa João Paulo II (foto oficial do Santuário de Fátima)

    Em frente a capelinha também é possível contemplar o Monumento ao Sagrado Coração de Jesus – uma imagem de bronze oferecida por um peregrino.

    o que fazer em Fatima portugal
    Monumento ao Sagrado Coração de Jesus

    Ao lado da Capelinha há ainda a área para acender as velas, com espaço para pegá-las ali mesmo.

    As velas não estão a venda, são gratuitas. Entretanto, o Santuário sugere ofertas a quem puder ajudar em sua manutenção.

    fatima portugal mapa
    Mapa oficial do Santuário de Fátima e arredores (clique na imagem para ver em tamanho maior)

    Hotéis perto do Santuário de Fátima com bom preço e conforto


    Assistir missas no Santuário de Fátima

    Os horários e locais das missas (rezadas em português e também em outras línguas) podem ser visualizados no próprio site do Santuário de Fátima.

    O que fazer em Fátima: assistir a uma missa no Santuário de Fátima, em Portugal
    Saída da Missa na Basílica da Santíssima Trindade
    O que fazer em Fátima Portugal
    Detalhe da missa na Basílica da Santíssima Trindade, no Santuário de Fátima

    Procissão das Velas

    Se você tiver oportunidade, não deixe de ir também a bonita Procissão das Velas de Fátima que acontece diversas vezes ao longo do ano ano, por volta das 21h30.

    Basta conferir no calendário do site do Santuário no dia disponível da sua viagem.

    Procissão das Velas Fátima
    Procissão das Velas, em Fátima (imagens do Santuário de Fátima)
    Missa no Santuário de Fátima: domingo de Ramos em Portugal
    Domingo de Ramos no Santuário de Fátima
    Missa no Santuário de Fátima: domingo de Ramos em Portugal
    Domingo de Ramos no Santuário de Fátima

    História das aparições de Nossa Senhora de Fátima

    A 13 de Maio de 1917, três crianças apascentavam um pequeno rebanho na Cova da Iria, freguesia de Fátima, concelho de Vila Nova de Ourém, hoje diocese de Leiria-Fátima.

    Chamavam-se Lúcia de Jesus, de 10 anos, e Francisco e Jacinta Marto, seus primos, de 9 e 7 anos.

    Por volta do meio dia, depois de rezarem o terço, como habitualmente faziam, entretinham-se a construir uma pequena casa de pedras soltas, no local onde hoje se encontra a Basílica.

    De repente, viram uma luz brilhante; julgando ser um relâmpago, decidiram ir-se embora, mas, logo abaixo, outro clarão iluminou o espaço, e viram em cima de uma pequena azinheira (onde agora se encontra a Capelinha das Aparições), uma “Senhora mais brilhante que o sol”, de cujas mãos pendia um terço branco.

    A Senhora disse aos três pastorinhos que era necessário rezar muito e convidou-os a voltarem à Cova da Iria durante mais cinco meses consecutivos, no dia 13 e àquela hora.

    As crianças assim fizeram, e nos dias 13 de Junho, Julho, Setembro e Outubro, a Senhora voltou a aparecer-lhes e a falar-lhes, na Cova da Iria.

    A 19 de Agosto, a aparição deu-se no sítio dos Valinhos, a uns 500 metros do lugar de Aljustrel, porque, no dia 13, as crianças tinham sido levadas pelo Administrador do Concelho, para Vila Nova de Ourém.

    Na última aparição, a 13 de Outubro, estando presentes cerca de 70.000 pessoas, a Senhora disse-lhes que era a “Senhora do Rosário” e que fizessem ali uma capela em Sua honra.

    Depois da aparição, todos os presentes observaram o milagre prometido às três crianças em Julho e Setembro: o sol, assemelhando-se a um disco de prata, podia fitar-se sem dificuldade e girava sobre si mesmo como uma roda de fogo, parecendo precipitar-se na terra.”

    Com informações do site oficial do Santuário

    Como visitar a Casa dos Pastorinhos de Fátima – Portugal

    Cerca de 2km do Santuário de Fátima estão as casas em que nasceram os pastorinhos Lúcia, Francisco e Jacinta.

    Elas foram adquiridas pelo Santuário com o objetivo de transformá-las em casa-museu e fazem parte dos pontos de peregrinação de Fátima, na pequena aldeia de Aljustrel.

    A pé, este local é acessado pelo mesmo percurso que faziam as crianças de Aljustrel até a Cova da Iria, a partir a partir da rotatória de Santa Teresa, pela Via Sacra.

    Por ela, há 14 capelinhas em memória a Paixão de Cristo e uma 15ª relacionada à Ressurreição.

    De carro alugado, também é bastante simples de chegar.

    O que fazer em Fátima Portugal: visitar a casa dos pastorinhos
    Casa onde viveram os pastorinhos Francisco e Jacinta, na aldeia de Aljustrel. O espaço fica aberto todos os dias, das 9h às 18h, com entrada gratuita

    LEIA TAMBÉM: Curiosidades sobre Santo Antonio que talvez você não saiba!


    Museu “O Milagre de Fátima”

    A quem deseja conhecer mais sobre a história que envolve o segredo de Fátima, em Portugal, agora também tem a oportunidade de visitar um museu interativo dedicado ao assunto, logo ao lado do Santuário: O Milagre de Fátima.

    O percurso é guiado, tem cerca de 40 minutos, e passa por diversas salas escuras que contam o que se passou naquela região em 1917 por meio de projeções tridimensionais.

    É uma forma interessante de entender o contexto histórico em que as aparições se deram.

    Ao fim da exposição, há ainda um material interessante que pode ser consultado sobre a popularidade da Nossa Senhora de Fátima pelo mundo e um espaço dedicado exclusivamente ao Papa João Paulo II, que sempre demonstrou sua intensa devoção à Virgem de Fátima.

    O museu está localizado no Centro Comercial Espaço Fatimae (Avenida Dom José Alves Correia da Silva, 123, piso -1), ao lado da rodoviária.

    De abril a outubro, ele fica aberto todos os dias, das 9h30 às 19h. De novembro a março, das 9h30 às 18h30. Fecha nos dias 24, 25 e 31 de dezembro e 1 de janeiro. Os ingressos custam de 4€ a 7,50€.

    Em função da Covid-19 recomendo contacte previamente o Museu para fazer o agendamento: info@omilagredefatima.com

    O que fazer em Fátima: Museu Interativo O Milagre de Fátima
    Museu Interativo O Milagre de Fátima
    O que fazer em Fátima Portugal: Museu Interativo O Milagre de Fátima
    Sala mostra as igrejas dedicadas a Nossa Senhora de Fátima ao redor do mundo

    Como chegar a Fátima – Portugal?

    A melhor forma de chegar ao Santuário de Fátima é de carro ou ônibus. Não vá de trem, pois a estação fica a mais de 20km do local.

    Você pode fazer um bate-volta a partir de Lisboa, por exemplo, ou então se hospedar por perto para conhecer melhor a região oeste do país, que é muito bonita.

    Caso você não dirija, poderá também fazer em excursão ou tour privativo envolvendo cidades próximas.

    Fátima de carro

    Siga pela autoestrada A1, a principal do país que liga Lisboa ao Porto. Nela, haverá uma saída (cerca de 130km de Lisboa e 200km do Porto) para Fátima bem sinalizada.

    Ao redor de Santuário há diversos bolsões de estacionamento.

    Estacionamento do Santuário de Fátima Portugal
    Por toda a volta do Santuário há vagas de estacionamento como estas

    Fátima de Ônibus

    Rede Expressos faz a ligação das principais cidades de Portugal a Fátima.

    Em Lisboa, por exemplo, o ônibus sai da estação Sete Rios, junto ao metro Jardim Zoológico (linha azul). A viagem demora cerca de 1h30 e custa 13€ cada trecho.

    Para chegar ao Santuário, siga a pé, pois são pouco mais de 5 minutos.

    Fátima em excursão

    Para quem deseja fazer um tour para Fátima com saída do Lisboa, deixamos como sugestão esta excursão de meio dia acompanhado de guia.

    Sei que não é todo mundo que tem a oportunidade de estar em Fátima por conta própria. Assim, é uma solução boa para quem está viajando sozinho ou para quem deseja otimizar o tempo.

    Esta é uma das melhores opções disponíveis feitas por uma empresa portuguesa e vendida pela plataforma GetYouGuide – inclusive com a possibilidade de cancelamento gratuito em até 24h antes do passeio – o que dá mais segurança ao viajante frente aos imprevistos.

    CLIQUE AQUI PARA INFORMAÇÕES E VALORES


    Onde comer em Fátima?

    Há diversos restaurantes e cafés nos arredores do Santuário.

    Quando vou a Fátima, sempre coloco no meu roteiro um almoço com o Rafa no Restaurante Manhãs (Av. D. José Alves Correia da Silva, nº 114B – Fecha terça-feira), que fica um pouco mais para baixo do Santuário.

    É um local tranquilo, em uma rua bastante agradável, o atendimento é muito bom e a comida é muito boa.

    Para chegar, basta descer a pé a Rua de Santo António. São uns 5 minutinhos.

    onde comer em Fátima: restaurante manhãs
    Magret de pato com mel, o prato do Rafa

    Onde dormir em Fátima – Portugal?

    Eu e o Rafa já estivemos diversas vezes em Fátima, seja em pernoite, seja em passagem de uma cidade a outra, seja em bate-volta a partir de Lisboa.

    Qualquer uma dessas opções é válida, sobretudo porque o horário de visita do Santuário é bastante alargado e o tempo que você precisará para conhecê-lo depende apenas das suas intenções, visto que todas as atrações estão muito próximas.

    Dormir em Fátima vale a pena, sobretudo para quem deseja ter a experiência de visitar o Santuário fora dos horários comuns, como no amanhecer, ou para a Procissão das Velas, a noite. 

    É ainda possível fazer a cidade como base para conhecer o centro oeste do país, no caminho entre Lisboa e o Porto, inclusive pela facilidade de acesso as estradas rápidas.

    A rede hoteleira de Fátima melhorou exponencialmente nos últimos anos.

    Atualmente, há hotéis mais confortáveis e modernos, inclusive com ótimo custo-benefício.

    Separei algumas sugestões que conhecemos para te guiar nessa escolha:

     Hotel Santa Isabel: pequeno e com instalações novas

    onde dormir em fátima portugal: hotel santa isabel

    Esse é um dos hotéis “vizinhos” ao Santuário de Fátima, com acesso a pé bastante rápido.

    No Hotel Santa Isabel, os quartos são pequenos e simples, porém as instalações são modernas e bonitas. Com bom café da manhã incluído e wi-fi. Ideal para quem busca uma opção econômica.

    O ponto negativo para quem viaja de carro é não ter estacionamento próprio. Será necessário parar o carro nas vagas públicas.

    Nós já nos hospedamos aqui e foi uma excelente experiência.

    *Ver os preços do Hotel Santa Isabel*

    Hotel Avenida de Fátima: para quem prefere um clássico

    onde dormir em fátima portugal: hotel avenida de fátima

    O Hotel Avenida de Fátima é uma das hospedagens clássicas da cidade.

    Os quartos têm de 14 a 16m2 de tamanho e com um bom banheiro. Café da manhã incluído.

    Este hotel está localizado na principal avenida de Fátima e a menos de 5 minutos do Santuário, em um percurso a pé.

    Apesar de também não ter vagas de estacionamento próprias, em virtude da localização dele, é bem fácil estacionar o carro por perto.

    *Veja os preços do Hotel Avenida de Fátima aqui* 

    O Luz Houses foi concebido para representar as tradicionais casas da região de Fátima em um terreno que também fazia parte do percurso dos pastorinhos.

    Toda essa história agregada ao conforto atual e um café da manhã dos deuses, sério. Não é publicidade paga, não. É amor mesmo.

    Não dá vontade de ir embora daqui.

    *Veja os preços e como reservar o Luz Houses* 


    O que visitar perto de Fátima

    Se você estiver de carro, poderá fazer Fátima a sua base e visitar também as cidades e os monumentos dos arredores. As estradas são muito boas.

    Deixo aqui algumas sugestões de o que visitar perto de Fátima (distantes cerca de 30km do Santuário):

    Mapa de Fátima Portugal
    Mapa das muitas possibilidades do que visitar nos arredores de Fátima

    Qual é a melhor época para visitar Fátima

    O Santuário está aberto o ano todo. Faça chuva ou faça sol, pela manhã ou no início da noite – a visita é sempre válida e interessante.

    Porém, tenha atenção as datas de maior movimento, sobretudo nos dias 12 e 13 dos meses de maio, junho, julho, setembro e outubro – que marcam as aparições de Nossa Senhora de Fátima. O fluxo de pessoas é muito alto.


    Lojas para comprar medalhas, imagens e livros

    No Santuário de Fátima há duas lojas “oficiais” bem completas, com livros, medalhinhas, imagens de vários tamanhos, velas com formatos de órgãos do corpo (para pedidos e agradecimentos), entre outras lembranças com acesso a pé.

    Entretanto, esteja tranquilo, pois por toda a volta do Santuário há inúmeras lojas particulares e barraquinhas também.

    O que fazer em Fátima: lojas para comprar medalhinhas no Santuário de Fátima, em Portugal
    Loja do Santuário localizada do lado direito do Santuário (de quem olha para a Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima)
    O que fazer em Fátima: lojas para comprar livros no Santuário de Fátima, em Portugal
    Livraria do Santuário, localizada atrás da Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima

    Dicas práticas para visitar Fátima

    – Não deixe de levar água, frutas, barras de cereais ou bolachas se for permanecer por um longo período no local;

    O que fazer em Fátima: roteiro com o Santuário de Fátima, em Portugal

    – Não deixe de ir ao posto de informações dentro do próprio Santuário de Fátima. As atendentes sabem muito sobre o local e oferecem um folheto muito interessante sobre a história de Fátima;

    – Se você for de carro e precisar deixar seus pertences nele, guarde tudo no porta-malas. Essa dica vale para todas as cidades portuguesas, pois infelizmente há casos de arrombamento de carros de turistas quando itens importantes ficam à mostra;

    O que fazer em Fátima Portugal


    Curiosidade: centenário das aparições de Fátima

    Em 2017, as aparições completaram seu primeiro centenário.

    Nos dias 12 e 13 de maio, o Papa Francisco esteve no Santuário de Fátima para celebrar a data e canonizar Jacinta e Francisco Marto.

    Foi criado um site especial com tudo sobre essa celebração e a visita do Papa em Fátima – caso queira saber mais como foi essa visita.

    Sou jornalista especializada em cultura e tenho 41 anos. Lisboa é o meu lugar no mundo. Os meus pais são portugueses imigrados no Brasil. Depois de fazer o caminho inverso deles, me tornado também imigrante, assumi como missão do Cultuga diminuir a distância que separa o Brasil de Portugal.

    37 Comentários

    1. Boa noite pricila.
      Vou para Portugal agora em junho e gostaria que me ajudasse em um roteiro. Vou estar com minha família e de carro alugado. Vou ficar 5 dias em cascais e gostaria de conhecer porto, passar por fatima. E queria saber se vale a pena comprar os ingressos antecipados para visitar o oceanário ou castelo sao jorge.
      Obrigado

      • Olá, Maicon
        Tudo bem?

        Os bilhetes para o Castelo de São Jorge não estão à vendo no site oficial do Castelo. Então não se preocupe. É possível comprar na hora. Para ajudar a sua visita, temos um post com informações sobre ele https://www.cultuga.com.br/2016/02/o-que-fazer-em-lisboa-castelo-de-sao-jorge/ :)

        Sobre o Oceanário, você tem a opção de comprar online https://www.oceanario.pt/visita/bilhetes A grande vantagem é o desconto de 10%, mas é o pagamento é via cartão de crédito.

        Há filas nas duas atrações, principalmente na primavera e verão, mas nada inviável. O periódo da manhã sempre é mais tranquilo.

        Um abraço e boa viagem!

      • Vou à Fátima exatamente nesta data 13 de maio. Pura coincidência. Vou pegar a cidade bem cheia, né? Já fiz toda a programação, não daria pra mudar. Pretendo ficar apenas umas 2 horas por lá. Devo chegar por volta das 17:30 e ficar até umas 19:30. Depois sigo pra Coimbra. Esse tempo será suficiente para uma visita rápida, mesmo estando mais cheio devido a data?

        • Olá, Ana Lúcia
          Tudo bem?

          O Santuário e arredores estarão muito cheios. Esta é a data mais importante do ano para os devotos de Nossa Senhora de Fátima. A visita em Fátima é só mesmo pelos pontos que indicamos no post. O dia todo tem uma programação especial. Os estacionamentos ficam super lotados e é muito difícil conseguir uma vaga próximo ao Santuário.

          Se você não conseguir parar em Fátima, siga para Coimbra. Há muito o que fazer e visitar lá. Temos um artigo com diversas dicas: https://www.cultuga.com.br/roteiro-coimbra-o-que-fazer/

          Um grande abraço e boa viagem! ????????

    2. Olá! Estarei em Lisboa em julho e pretendo fazer um bate-volta para Fátima! Seria melhor comprar um passeio com agência de turismo ou é possível fazer por conta? Estaremos em três: eu e mais duas idosas. Agradeço!

      • Olá, Mariana
        Tudo bem?

        É possível fazer um bate-volta para Fátima de ônibus (autocarro) a partir da Rodiviária de Sete Rios, que tem ligação com o metrô Jardim Zoológico (linha azul). A viagem dura cerca de 1h30. O Santuário fica a pouco mais de 5 minutos a pé. Minha mãe (60 anos) e minha avó (80 anos) fizeram o passeio dessa forma. Para quem não tem problemas de mobilidade é tranquilo. Caso as duas idosas que estarão com você tenham mobilidade reduzida, aconselho um tour de carro. Indicamos os nossos parceiros da Portugal Premium Tours: http://www.premiumtours.pt/pt/tours/tour-privado-fatima-e-batalha-meio-dia/ :)

        Um abraço e boa viagem!

    3. maria aparecida em

      Bom dia…
      Estou planejando junto com meu esposo passar o nosso aniversário de casamento em Fátima. No período de 05 a 10 de outubro de 2017. Moramos em São José dos Quatro Marcos-Mato Grosso-Brasil e nunca viajamos para fora do país. Gostaríamos de sugestões para como planejarmos a nossa viagem. Estamos pensando em ficar somente em Fátima. O que vocês sugerem?

      • Olá, Maria Aparecida
        Tudo bem?
        Fátima é uma cidade pequena e que tem como principal atração o Santuário. Se desejam ficar hospedados lá, aconselho que aluguem um carro, assim poderão aproveitar outros locais na região centro de Portugal, como Batalha, Tomar e Alcobaça.
        Caso queiram ajuda para planejar toda a viagem, podemos ajudá-los com o nosso serviço de consultoria. Nesse link tem todas as informações de como funciona e a opinião dos nossos clientes: https://www.cultuga.com.br/2014/04/assessoria-de-viagem-roteiro-personalizado-portugal/
        Um grande abraço!

    4. Pingback: 4 Dicas imperdíveis de bate-volta a partir de Lisboa com crianças - Ducs Amsterdam

    5. Olá casal :)
      Estou aqui fechando os finalmentes do roteiro de Portugal e fiquei com uma dúvida sobre Fátima. A visita ao santuário demanda um dia inteiro, ou dá para se programar de já dormir em outra cidade (vamos seguir de lá para Coimbra).
      Vamos estar em Lisboa dias 21 e 22/01, vamos tentar marcar alguma coisa :) Vou mandar um whatsapp pra vcs!
      Bjos e obrigada
      Camilian & Rodrigo

      • Olá, Camilian e Rodrigo
        Tudo bem?
        Dá para fazer a visita ao Santuário em meio período. Depois você podem seguir tranquilos para Coimbra. A viagem dura menos de 1 hora.
        Vai ser muito bom ver vocês em terras portuguesas! :)
        Um abraço e até logo mais!

    6. Olá Priscila, estou querendo viajar com minha esposa para Lisboa ainda em 2017, talvez maio, por um período de 5 dias e gostaria de conhecer Porto, Fátima, Alcobaça, Coimbra e outros lugares próximos a Lisboa, porem tenho algumas dúvidas quanto ao deslocamento, ou seja, será que é melhor alugar um carro ou usar outro meio de transporte? Se alugar o carro, nossa CNH tem valor lá?

    7. Caríssimos, boa noite! Estou com quarto reservado para Porto e com as passagens de avião compradas para Portugal!
      Vocês indicam fazer um bate-volta em Fátima no dia 13 de maio, ou posso virar a noite acordado do dia 12 até o dia 13 de maio? Esse ano é o centenário das aparições de Nossa Senhora, quais suas orientações para que alguém aproveite bem essas datas?

      Obrigado pela atenção!

      • Olá, Felipe
        Tudo bem?
        Os dias 12 e 13 de maio serão bastante movimentados (muito além do normal), pois, além da celebração do centenário da primeira aparição de Nossa Senhora, haverá a visita do Papa Francisco. Os hotéis da cidade estão esgotados há meses. É comum as pessoas passam a noite de 12 para 13 acordadas no Santuário. Acredito que esse ano será ainda maior. Leve comida, bebida e roupas a mais, inclusive de frio. Acompanhe as notícias dos jornais portugueses e a previsão do tempo. Sobre o bate-volta, também pode ser uma boa opção. O estacionamento do Santuário é muito grande, mas não consigo prever como estará nesses dias. Aconselho que consulte o site especial com a programação completa: http://www.papa2017.fatima.pt/pt

        Um abraço e boa viagem!

    8. Olá
      Já visitei muito sites informativos sobre Lisboa e região. Mas preciso dizer que este é o melhor de todos! Todos os artigos que li até agora são completos, ricos em detalhes e dicas importantes, sem serem longos ou complicados. Todos os links clicados funcionam perfeitamente. Parabéns pelo excelente trabalho.
      Dificil é parar de ler e cuidar de outras tarefas.
      Abraços e uma linda temporada de primavera/verão
      Patricia

      • Olá, Patrícia
        Como vai?
        Agradecemos o carinho com o Cultuga! <3 Esse é o melhor feedback que podemos ter dos nossos leitores e nos dá ainda mais vontade de trabalhar no que tanto gostamos!
        Um grande abraço e seja sempre bem-vinda ao Cultuga! :)

    9. Olá, Priscila.
      A primeira empatia, além de curtir gostosamente o seu blog, decorre de ser seu nome o da nossa primogênita (rsrs).
      Faremos de carro, em 6 casais setentões, um circuito Lisboa (2 pernoites) , Fátima (1 pernoite), Peso da Régua (2 pernoites), Porto (3 pernoites), Coimbra (1 pernoite), de volta a Lisboa (1 pernoite), e depois Roma.
      Será de 29 de abril a 8 de maio de 2018. E o momento é de detalhamento do que fazer nos pontos-base e proximidades. Podemos contar com alguma dica sua para enriquecer o nosso planejamento? E para o clima do período… as senhoras devem se preocupar com frio, chuva,… ?

    10. Boa tarde!! Estou indo para Portugal em junho montei todo o roteiro mas tenho uma dúvida se vale a pena passar a noite em Coimbra ou Fatima pois ouvi dizer que em Fátima tem uma procissão a noite muito bonita . Vc sabe dizer se tem todos os dias ?

      • Olá, Lucia
        Tudo bem?
        Realmente, a Procissão das Velas é muito bonita. Ela acontece todos os dias, às 22h15 – exceto durante a quaresma. Caso tenha interesse em outras celebrações, no site do Santuário tem a agenda completa http://www.fatima.pt/pt/ ;)
        Um abraço e boa viagem!

    11. Antonio Donizete em

      Caro Rafael, irei com minha família para Portugal em julho. Aluguei um carro, e quando estiver indo para Porto, iremos conhecer Fátima. Estou um pouco preocupado, pois li vários relatos de furtos em veículos alugados no estacionamento do Santuário, mesmo de pessoas que deixaram tudo no porta malas, ou seja, nada visível. Tem algum estacionamento pago, que seja mais seguro? Tem alguma outra sugestão?
      Parabéns pelo site. Obrigado desde já!

      • Olá, Antonio
        Tudo bem?
        Agradeço o carinho com o Cultuga! :)

        Não conheço nenhum estacionamento pago e coberto nas proximidades do Santuário. Uma alternativa para você ficar mais tranquilo é verificar se há um estacionamento particular de hotel. Há vários hotéis na Avenida de Dom José Alves Correia da Silva, por exemplo.
        Sei que é chato, mas caso se sinta mais seguro, uma pessoa pode ficar esperando no carro enquanto as outras visitam o Santuário. ;)

        Aconselho não abrir o porta-malas para guardar coisas quando for deixar o carro em locais turíticos. Infelizmente, ssse é um dos motivos que há furtos, pois o “espertinho” já sabe que tal carro está carregado.

        Um grande abraço e boa viagem!

    12. Vagner Simonin em

      Olá! Eu e meu marido iremos para Lisboa dia 30 de dezembro de 2018 e ficaremos até dia 06/01/2018, após iremos para Porto e ficaremos até dia 09/01/2019, dai partiremos para Barcelona. Queria uma dica para o Réveillon em Lisboa e cidades para visitar no inverno!
      Muito Obrigado!

    13. Oi! Bom dia! Vou para Portugal este mês! No dia que eu voltar de Porto pra Lisboa, consigo passar por Batalha, Fátima e ainda passar nas Grutas de Mira de Aire?

      • Olá, Helandra
        Tudo bem?

        É possível visitar estes lugares. Se você fizer a visita ao Mosteiro da Batalha, aconselho que tente sair mais cedo do Porto para não ficar tão corrido. Sempre verifique o horário de funcionamento das atrações para não atrapalhar o seu itinerário.

        Um grande abraço e boa viagem!

    14. Parabéns pelo site! Extremamente completo, de fácil leitura e compreensão. Irei a Portugal no próximo ano e farei um pernoite em Fátima- vindo do Porto, com destino a Lisboa no dia seguinte- para assistir à procissão das velas. Reservei um dos hotéis que você indicou e já estou sonhando com a viagem! Obrigada e mais sucesso ainda em seu site!

      • Olá, Ariadne
        Tudo bem?
        Obrigada pelo carinho e elogio. :) Fico feliz que tenha gostado do Cultuga!
        Tenho a certeza que terá uma experiência deliciosa e vai se emocionar com a procissão!
        Um grande abraço!

    15. Estarei em Fátima dia 12 de maio deste ano. Vi que a procissão das velas começa 21:30, você saberia me informar qual o tempo de duração? Valeria a pena após o término da procissão retornar para Lisboa? Ainda não fechei hotel e vi que os preços próximos a Fátima estão muito altos.

      • Olá, Élida
        Tudo bem?

        A noite de 12 para 13 de maio é a mais importante do ano no Santuário de Fátima. Nesse dia, a Procissão das Velas é especial e diferente dos dias “normais” – geralmente demora 1h30. Os fiéis ficam no Santuário acompanhando a passagem da imagem da Nossa Senhora. No ano passado, por exemplo, cerca de 200 mil pessoas estiveram presentes na Procissão.

        Por conta da celebração, os valores das hospedagens na cidade e na região são mais caros. Só vale a pena retornar para Lisboa se você estiver de carro alugado. Há um ônibus diário que sai da rodoviária de Fátima para Lisboa sempre às 2h40. Porém, não sei se ele funciona com os mesmos horários nesse dia.

        Aconselho que você entre em contato com o Santuário para saber se há mais horários de ônibus para Lisboa na madrugada de 12 para 13 de maio: info@fatima.pt

        Um abraço e boa viagem!

    Deixe um comentário