Guia com dicas de Natal e Reveillon em Lisboa

32

Se você vai passar o Natal e o Ano Novo em Lisboa, veja o que abre e o que fecha e como aproveitar bem essa época do ano na capital portuguesa:

Como é o Natal em Lisboa?

Na capital, há sempre uma programação especial de Natal que acontece diariamente com apresentações musicais gratuitas.

Entretanto, um dos momentos mais aguardados é a inauguração das luzes de Natal, feita entre os últimos dias de novembro e o início de dezembro. Não há data certa, mas geralmente a escolha cai em uma sexta ou sábado, para que a população possa aproveitar a noite na rua. A iluminação pode ser vista até o início de janeiro.

Shoppings: onde fazer compras em Lisboa?

Saiba como é Portugal em dezembro

Mercados de Natal em Lisboa

Os mercados de Natal são tradicionais por toda a Europa. Eles reúnem artesãos e pequenos empreendedores locais que levam boas sugestões de lembranças e presentes a um excelente preço para o consumidor final. Um outro ponto que faz deles tão especiais são os espaços para comidinhas, principalmente aquelas que somente são vendidas nessa época do ano.

Em Lisboa, não é diferente. Chega dezembro e diversos mercados e feiras são montados pela cidade – alguns em funcionamento todos os dias, outros aos finais de semana. Para saber a programação e as atividades promovidas em cada um deles, fique sempre de olho no site da Câmara Municipal de Lisboa.

Missas de Natal

A maior parte das igrejas católicas de Lisboa celebram a data com suas portas abertas. Se você deseja assistir as missas especiais de Natal, verifique os horários da Missa da Vigília (na véspera do Natal), das Missas do Galo e da Noite (na virada do dia 24 para o dia 25), a Missa da Aurora (na manhã do dia 25) e as Missas do Dia (geralmente com diversos horários em 25 de dezembro). As minhas sugestões ficam para a Basílica da Estrela e a Sé Catedral, que costumam ter uma programação especial.

O que fazer no dia 24 de dezembro em Lisboa

Principais atrações que costumam ficar abertas: Oceanário, Torre de Belém, Mosteiro dos Jerónimos, Centro Cultural de Belém, Pastéis de Belém (até às 18h30), Museu do Fado, Museu Benfica, Palácio da Ajuda, Time Out Mercado da Ribeira (das 10h às 19h) e Museu do Azulejo

Principais atrações que costumam fechar: Castelo de São Jorge , Museu dos Coches, Museu Nacional de Arte Antiga e Pavilhão do Conhecimento

Supermercados, centros comerciais e lojas fecham às 18h. Portanto, programe-se, principalmente se você deseja comprar artigos para a ceia ou para o dia 25 de dezembro.  Os restaurantes e cafés seguem a mesma estratégia, com horários especiais para o dia 24 (por vezes, abertos até a hora do almoço).

Atenção: sempre confirme com o local antes de ir, pois os horários podem mudar a cada ano

Se você está em busca de um local para a ceia (também chamada de “consoada”), aconselho que procure os restaurantes de grandes hotéis – como os da rede Altis, Real Palácio Hotel, PortoBay, EpicSana e Tivoli Lisboa.

É mais difícil encontrar um restaurante na rua que esteja aberto na noite de Natal. Ah, e as refeições costumam ser mais caras do que o habitual nessa data, por ser um menu completo e especial. Não esqueça de fazer a reserva antecipada.

Portugal é um país bastante católico e, por isso, o Natal é uma festividade celebrada com a família. Não espere uma celebração muito agitada para essa noite. Uma sugestão que pode ser mais adequada é alugar um apartamento e fazer uma ceia com produtos locais (que será, certamente, muito especial e também inesquecível). Se você estiver em um hotel, um piquenique também vale, com direito a ligação via Skype para falar com a família 🙂

Veja quais são os doces portugueses típicos do Natal

O que fazer no dia 25 de dezembro em Lisboa

As principais atrações abertas nesse dia são o Oceanário (das 13h às 18h) e os Pastéis de Belém (das 08h30 às 18h30).

Outros passeios que podem ser interessantes para o seu dia é visitar igrejas, ir aos mais bonitos mirantes de Lisboa ou mesmo bater perna pela cidade para conhecer suas ruas e também os jardins abertos. Veja aqui muitas ideias do que fazer em Lisboa.

Para o almoço ou brunch desse dia, vale a mesma recomendação da véspera. Verifique junto aos restaurantes de grandes hotéis lisboetas os menus especiais para a data. Entretanto, os preços costumam ser um pouco mais baratos do que os da ceia. Mas, piquenique no hotel ou refeições no apartamento também são perfeitos.

Supermercados, centros comerciais e lojas costumam fechar.

Reveillon em Lisboa

A maior parte das atrações costumam abrir no dia 31 de dezembro, como o Oceanário, a Torre de Belém, o Mosteiro dos Jerónimos, o Centro Cultural de Belém, o Museu dos Coches, o Museu Nacional de Arte Antiga, os Pastéis de Belém (até às 18h30), o Museu do Fado, o Museu Benfica, o Palácio da Ajuda, o Time Out Mercado da Ribeira (das 10h às 19h) e o Museu do Azulejo. Mas, tenha atenção: o Castelo de São Jorge e o Pavilhão do Conhecimento costumam fechar.

No dia 1 de janeiro as atrações abertas são o Oceanário, os Pastéis de Belém e o Time Out Mercado da Ribeira, todos em horário especial.

Supermercados, centros comerciais e lojas fecham às 18h no dia 31 de dezembro e não abrem no dia 1 de janeiro.

Os restaurantes e cafés seguem a mesma estratégia, com horários especiais para o dia 31 de dezembro e sem funcionamento no dia 1 de janeiro. A maioria dos restaurantes abrem somente para o almoço do dia 31 de dezembro e os cafés até o início da tarde.

Atenção: sempre confirme com o local antes de ir, pois os horários podem mudar a cada ano

A tradicional festa de Ano Novo costuma ser na Praça do Comércio, com música ao vivo e queima de fogos a partir do rio Tejo. Verifique sempre no site da câmara municipal de Lisboa a programação antes da sua viagem.

Se você está em busca de um local para passar a virada do Ano fora da Praça do Comércio, aconselho que procure os restaurantes de grandes hotéis para opções familiares – como os da rede Altis, Real Palácio Hotel, PortoBay, EpicSana e Tivoli Lisboa, com jantar, ou alguma balada/ festa que estará com programação especial, como é o caso do Hard Rock Café, do Royal Palace e do Le Reveillon

Diferente do Brasil, em Lisboa as pessoas não têm o costume de passar a virada do ano com roupas brancas, afinal é inverno e as cores predominantes são as escuras. Deixe as superstições de lado e vista-se com uma roupa bem quentinha para aproveitar o tempo que desejar na rua!

Organize aqui a sua viagem para Portugal

icon-saude

Faça o Seguro Viagem com a Real Seguro Viagem em 6x sem juros

icon-carroVeja os melhores preços para alugar um carro na Rental Cars

icon-hotel

Reserve o seu hotel pelo Booking, com opção de cancelamento gratuito

Serviços do Cultuga

icon-tour

Deseja ter a nossa companhia durante a sua visita a Lisboa? Faça um tour conosco

icon-consultoria

Apaixone-se por Portugal com a nossa consultoria de viagem

icon-foto

Leve um suvenir diferente da sua viagem: faça um ensaio fotográfico

Veja também o índice de artigos do Cultuga para ajudar no planejamento do seu roteiro com muitas dicas, sugestões de rota e outras informações sobre Portugal 🙂

Compartilhe.

Sobre o autor

Priscila Roque

Sou jornalista especializada em cultura e fotógrafa. Foi preciso passar dos 30 anos para assumir que Lisboa é, realmente, o meu lugar no mundo. Mas a paixão por Portugal começou bem mais cedo, ainda na adolescência, quando descobri alguns músicos locais. Os meus pais são portugueses imigrados no Brasil. Depois de fazer o caminho inverso deles, trocando São Paulo por Lisboa, quero agora, com o Cultuga, diminuir a distância que separa o Brasil de Portugal.

32 comentários

  1. meiliene merka em

    ola, tudo bem? eu e meu esposo estamos pensando em ir a Portugal do dia 15/12/16 ao dia 03/01
    ele surfa e tem interesse em pegar boas ondas, eu quero aproveitar e conhecer a cidade, alguma vinicola e as praias tambem…
    sei que esta nao e a melhor epoca para as prais, mas gostaria de saber se tem alguma dica para me dar…

    • Priscila Roque
      Priscila Roque em

      Olá, Meiliene
      Como vai?
      Esse período que nos indicou pega o início do inverno em Portugal. É quando aparecem as famosas ondas gigantes da Nazaré, mas faz bastante frio. Aqui no Cultuga temos diversos posts sobre Portugal de um modo geral e algumas referências bacanas ao inverno também, em que poderão reunir informações para organizar esse roteiro. Se o seu esposo pensa em ir a Nazaré, poderão aproveitar também os nossos artigos sobre o centro oeste de Portugal. É uma região muito bonita. Navegue nas regiões que pretendem passar: https://www.cultuga.com.br/portugal-dicas-de-viagem-por-regiao/
      Se deseja a nossa ajuda de forma personalizada, para organizar o roteiro, apresento os nossos serviços de consultoria e roteiro personalizado: https://www.cultuga.com.br/2014/04/assessoria-de-viagem-roteiro-personalizado-portugal/ – será um prazer ajudá-los nessa etapa da viagem.
      Um forte abraço

  2. Dinah Thomazetto em

    Olá bom dia!!

    Gostaria de saber se é legal passar o réveillon em Lisboa na rua. Tem bastante gente? Na praça do comercio né??
    Estarei em Lisboa de 26/’12 2016 a 03.01.2017

    • Rafael Boro

      Olá, Dinah
      Tudo bem?
      A principal festa da cidade é na Praça do Comércio, com fogos e shows. Há muita gente na virada, portugueses e turistas. Da última vez que passamos o Reveillon aqui, a praça estava muito lotada. Até tivemos dificuldades de chegar e sair de lá.
      Um grande abraço e boa viagem!

  3. Olá,

    Parabens pelo blog!!! Adorando os Postos!!! Eu e meu namorado estamos pensando em passar o final de dezembro, apesar de uma epoca mais complicada para turismo foi a q nos restou entre 17 de dezembro a 3 de janeiro. Pensamos em conhecer a serra da estrela no roteiro ….é uma época viavel nas estradas? e estamos na duvida se o ano novo passamos em Lisboa ou Porto? Alguma das duas cidades é mais recomendada?

    • Priscila Roque
      Priscila Roque em

      Olá, Roberta
      Como vai?
      Agradeço o seu carinho 🙂
      Muitos portugueses vão a Serra da Estrela no inverno. Entretanto, é importante sempre monitorar os sites de previsão do tempo ou acompanhar os noticiários na época para que possa pegar as estradas limpas em caso de neve ou ter cautela durante as chuvas.
      Sobre o Ano Novo, as duas cidades tem muitos eventos programados e valem a pena nessa época do ano!
      Um forte abraço

  4. Olá Priscila, parabéns pelo blog! Lindo trabalho, muito bem feito, qualidade que não se encontra facilmente no vasto universo virtual. Eu li suas postagens sobre Lisboa porque estarei com meu marido e nossas filhas (7 e 9 anos) no final de dezembro na cidade, alugamos um apartamento no Parque das Nações para ficar de 28/12 a 3/1. Como estaremos com carro alugado você acha que será fácil a locomoção pela cidade? Também caso tenha a informação, quero saber quando normalmente é divulgada essa programação detalhada de final de ano (você pretende publicar a de 2016?).
    Um abraço,

    • Priscila Roque
      Priscila Roque em

      Olá, Tathiana
      Como vai?
      Agradeço o seu carinho pelo Cultuga 🙂
      A locomoção de carro dentro da cidade de Lisboa exige alguma paciência, por conta do trânsito e também dos locais para estacionar. Por isso, organize os seus passeios já pensando em pontos estratégicos em que poderão colocar o carro. Visto que estarão no Parque das Nações, considere também fazer alguns dos passeios, principalmente no centro histórico, de metro. Sobre a programação de final de ano, não há data exata para sair, pois depende da proposta da câmara municipal na época. Mas, geralmente, é no final de novembro e início de dezembro.
      Nesse ano, estamos fazendo uma área do Cultuga chamada de “Portugal Mês a Mês”. Você também poderá acompanhar o nosso artigo de dezembro no final do ano: https://www.cultuga.com.br/category/planeje-sua-viagem/portugal-mes-a-mes/ 🙂
      Um abraço e uma excelente viagem!

      • Oi Priscila, muito obrigada pelo retorno. Vou tentar me organizar então para fazer os passeiow em Lisboa usando o transporte público e deixar o carro pra bate-volta nos arredores. Irei com certeza consultar o Cultuga em dezembro antes de embarcar pra pegar mais dicas sobre o reveillon 😉 Agora me dá um help numa dúvida prática: já li que dezembro pode ter bastante chuva em Portugal e, além disso, passaremos 3 dias em Covilhã/Serra da Estrela – não encontrei informação precisa sobre possibilidade de neve na região em meados de dezembro, mas você acha que preciso levar calçados especiais? Quero evitar gastos desnecessários, mas também não quero nossos pés congelados rs Então considerando esse roteiro de Lisboa, Porto, Covilhã e uma breve passada pela Espanha em Mérida e Sevilha, o que você acha mais indicado: tênis comum, tênis impermeável ou botas?
        Um forte abraço!

        • Priscila Roque
          Priscila Roque em

          Olá, Tathiana
          Como vai?
          O mês de dezembro costuma ser mais chuvoso, sim. Há anos mais secos, mas é comum que tenham mais dias de chuva mesmo. Nessa época, uso uma bota quentinha por dentro e impermeável por fora. Só uso ela, todos os dias 😛 Apesar de ser um investimento, acaba por ser bem mais confortável. Um tênis comum pode te deixar mais desconfortável e até restringir os seus passeios (pensa em um dia que está chovendo e você não quer sair para não molhar o pé? Ou com o frio/ neve na Serra da Estrela e você tendo que colocar 2 ou 3 meias para proteger o pé do frio úmido). Quando você usa roupas adequadas para a época, fica mais flexível e consegue aproveitar melhor o tempo. Dá uma olhada na Decathlon (no Brasil ou em Portugal). Você terá opções de calçados e meias mais em conta e que vão te proteger do frio e da chuva.
          Um forte abraço

  5. Boa noite!
    Vou passar o reveillon com o meu marido e minha filha de 8 anos em Lisboa. Chegaremos no dia 30/12 e ficaremos até o dia 07/01. Ainda estou escolhendo hotel. Fiquei na dúvida entre Sofitel Lisbon Liberdade e o Eurostar das Letras.
    É aconselhável passarmos a virada na rua, ou em qual desses hotéis poderíamos fazer a ceia ou assistir alguma queima de fogos?
    Teria algum outro hotel apropriado para o nosso caso?
    Muito obrigada.
    Parabéns pelo seu Blog.
    Christine

    • Rafael Boro

      Olá, Christine
      Tudo bem?
      Ficamos contentes que tenha gostado do Cultuga! 🙂
      Entre os dois hotéis, acredito que a melhor opção para vocês é o Sofitel Liberdade. É um ótimo hotel, a localização é incrível (fica na Av. da Liberdade, uma das mais bonitas da cidade) e tem um terraço com uma linda vista para o centro histórico. É bem possível que dê para ver os fogos da Praça do Comércio. Dessa forma pode ser mais calmo, já que a Praça do Comércio é muito cheia na virada.
      O Altis Avenida (Praça dos Restauradores) e o MYRIAD by SANA Hotels (Parque das Nações) também são interessantes e com lindas vistas.
      Um grande abraço e boa viagem!

  6. Olá Priscila
    Eu e meu marido, passaremos o reveilon em Lisboa, estou vendo bastante informações da praça do comercio, vc poderia nos ajudar com algumas dicas de onde seria o melhor lugar para passarmos a virada?
    E se possivel algumas dicas de onde jantar na noite de reveilon tambem?

    Muito obrigada

    • Priscila Roque
      Priscila Roque em

      Olá, Vanessa
      Tudo bem?
      A programação de Natal e Ano Novo costuma sair somente em dezembro, mesmo. Por aqui é difícil se programar com bastante antecedência, quando se deseja adequar a agenda cultural. Geralmente, o Ano Novo se faz na Praça do Comércio. No ano passado, fomos até lá e estava muito cheio. É ideal para quem tem bastante paciência ou está hospedado nos arredores, quando poderá retornar a pé. Sobre jantar, aqui no artigo temos algumas orientações que costumam valer todos os anos, como restaurantes de grandes hotéis e/ ou restaurantes reconhecidos. Poderá contactá-los por e-mail antecipadamente para confirmar se estará aberto, o menu, o preço e a reserva 🙂
      Uma excelente viagem!

  7. Oi Priscila,
    Apesar de ter chegado recentemente ao Cultuga, o blog já me ajudou com varias dicas. O conteúdo é muito bom!

    Te escrevo porque moro na Alemanha e passarei o Reveillon em Lisboa. Comecei (há algumas semanas) a busca por restaurantes para passar a ceia do dia 31 e estou ficando preocupada – encontro pouquissimas informacoes para este ano, somente alguns restaurantes (todos 5 estrelas). Como estarei com a minha mae, minha busca é por lugares mais tranquilos. Voce consegue me ajudar com algumas dicas ou um site local que reuna informacao sobre reveillon na cidade?

    Talvez eu esteja utilizando a forma errada de buscar info no Google, mas olha…já tentei de tudo!

    Um abc. para voce,
    Vanessa

    Ps.: acabei de escrever para o Altis – na pag. deles nao consta nenhuma info para Reveillon 2017. 🙁

    • Priscila Roque
      Priscila Roque em

      Olá, Vanessa
      Tudo bem? Agradeço o carinho 🙂

      A programação de Natal e Ano Novo costuma sair somente em dezembro, mesmo. Por aqui é difícil se programar com bastante antecedência, quando se deseja adequar a agenda cultural. Geralmente, o Ano Novo se faz na Praça do Comércio. No ano passado, fomos até lá e estava muito cheio. É ideal para quem tem bastante paciência ou está hospedado nos arredores, quando poderá retornar a pé. Não seria uma boa opção com a sua mãe.

      Sobre jantar, aqui no artigo temos algumas orientações que costumam valer todos os anos, como restaurantes de grandes hotéis e/ ou restaurantes reconhecidos. Realmente, é mais fácil encontrar esse serviço em hotéis 5 estrelas por conta do suporte com salão e bons restaurantes. Há, inclusive, muitos portugueses que fazem essa opção – não somente estrangeiros.

      Para restaurantes não tão caros, veja se o Italy (http://www.italycafferistorante.com/) vai fazer o jantar nesse ano. É culinária italiana, mas um dos mais gostosos do gênero aqui em Lisboa, na minha opinião. O Real Palácio é um hotel 5 estrelas, mas tem uma proposta mais tradicional e barata, pois não é luxuoso. Pode ser também uma opção familiar, eles sempre fazem jantar de Ano Novo. São locais mais calmos e agradáveis.

      Uma excelente viagem!

  8. Ola!!
    Adoro o site de vcs!! 🙂
    Estarei em Portugal no Natal. Estou pesquisando um lugar para passar a ceia. Porém, estou vendo que em todos os lugares, a ceia é servida até as 22:30h. O que as pessoas fazem após esse horario? Porque aqui no Brasil temos o costume de esperar até meia noite. As pessoas esperam o Natal em alguma praça? Obrigada!!

    • Priscila Roque
      Priscila Roque em

      Olá, Aline
      tudo bem?
      Agradecemos o seu carinho 🙂
      O Natal é uma festa bastante familiar em Portugal, as pessoas não festejam na rua. Você estará sozinha ou com a sua família? Se estiver com a sua família, faça a reserva para uma ceia especial em um restaurante. Por vezes, o horário é fechado sim, pois o menu servido é o mesmo para todos. A cozinha não fica em funcionamento por toda a noite, com pedidos a la carte. Depois, poderão prolongar em uma caminhada pelo centro histórico para ver as luzes de Natal e somente. Uma outra sugestão é alugar um apartamento para essa noite ou um hotel com mini cozinha e fazer uma ceia em casa mesmo. Se você estiver sozinha, poderá ir após a ceia para o Bairro Alto ou para o Cais do Sodré. É possível que nesses bairros você ainda encontre algum barzinho aberto. Não é certeza, pois cada ano funciona de uma forma por aqui.
      Um forte abraço e uma excelente viagem!

  9. Márcia Menegazzo em

    Olá Priscila…

    Estamos indo para Portugal de 19/12 a 30/12. Pretendemos locar uma autocaravana. Vc aconselha? Já tem algum tempo que temos vontade de passar por essa experiencia. Meu esposo estava um pouco desconfortável com a idéia por causa do frio. Mas vi que as temperaturas não chegam a ser negativas nessa época. Se puder ajudar agradeço!

    • Rafael Boro

      Olá, Márcia
      Tudo bem?
      Alugar uma autocaravana no inverno acaba sendo um pouco desconfortável. O frio em Portugal não é extremo, só mesmo na região da Serra da Estrela e em Trás-os-Montes. Porém, costuma chover com alguma frequência em dezembro e janeiro, sendo assim, vocês não vão conseguir aproveitar a 100% os espaços exteriores em que estarão com a autocaravana estacionada.
      Mesmo assim, indico uma empresa especializada em aluguéis, que é a McRent (https://www.mcrent.pt/). Tem também esse link com vários locais preparados para pernoitar: http://autocaravanismo.pt/map/?keyword=&category=166&location= ?
      Um abraço e boa viagem!

  10. Boa tarde, Cultuga!
    Amei a postagem!
    Esse ano vou passar o Natal e Ano Novo em Lisboa, será que rola um post parecido sobre 2016? Ajudaria muito pra quem ainda não está aí para se planejar!
    Beijos e parabéns pelo blog!

  11. Vergonha nâo haver atualizaçoes para revellion de 2016. Todo o programa é referente a 2015. Realmente estamos com anos de atraso em relaao ao resto da Europa e Mundo.
    se estivesse a organizar a passagem de ano em partes do teçeiro Mundo iria ter melhores resultados.

    • Priscila Roque
      Priscila Roque em

      Olá, Sandra
      Como vai?
      O Cultuga é um meio de comunicação autoral e particular, ou seja, não tem nenhuma relação oficial ou obrigação na divulgação de qualquer programa. Entretanto, por aqui, fazemos o máximo pelo nosso leitor, que nos acompanha há quase 7 anos e confia no conteúdo publicado por nós (basta verificar os comentários desse post para perceber). Com uma leitura mais atenta do site, é possível que consiga identificar o carinho que temos por Portugal e o quanto lutamos por uma informação atualizada e coerente sobre o país aos viajantes de língua portuguesa. Até mesmo, por isso, em artigos com datas importantes – como é o caso deste – referimos o ano inúmeras vezes, para que não cause confusão a quem lê. Sempre que tivermos acesso as informações atualizadas, vamos incluindo em nossos artigos. Aqui você poderá ver um artigo novo, com as informações que temos: https://www.cultuga.com.br/2016/12/portugal-em-dezembro/
      Um forte abraço

  12. Fabiola Campaner em

    Bom dia
    Otimas dicas!!
    Passaremos o ano novo lá em Lisboa..
    Alguma dica de hotel com preços acessíveis com boa vista para p ano novo ou próximo dos locais da queima ou ainda com ceia???

    • Rafael Boro

      Olá, Fabiola
      Tudo bem?
      Que bom que gostou das dicas! 🙂
      O preço nessa época do ano é mais “salgado”, principalmente no centro histórico e arredores. Lisboa é um destino com muita procura para passar o Ano Novo. Por conta disso, os hotéis cobram um preço mais alto e preparam menus especiais.
      Um abraço e feliz 2017!

Deixe um comentário