Curiosidades sobre o famoso Oceanário de Lisboa

7

Que o Oceanário é um dos passeios imperdíveis de Lisboa muita gente sabe. Basta olhar em qualquer guia turístico da capital, não é? Tamanho carinho dos turistas não é a toa. Anualmente, ele recebe importantes prêmios por sua organização, projetos educacionais, grandiosidade e beleza. 

Eu e o Rafa já estivemos diversas vezes no Oceanário e posso garantir que cada experiência é única. Seja pelo nascimento de novos animais, seja pela transformação natural que os aquários vão passando ao longo do tempo. Sentir-se abraçada por esse universo marinho é encantador, não somente para quem viaja a Portugal com crianças.

Conheça algumas curiosidades sobre este local antes de programar a sua visita 😉

Curiosidades sobre o famoso Oceanário de Lisboa

  • Ao caminhar por entre seus corredores, é possível escutar um agradável som marinho. Ele é uma mistura do próprio som produzido pelos animais que ali estão com gravações feitas pela organização em diversas partes do mundo;
  • A estrutura exterior do Oceanário faz uma alusão a dois elementos: é como se representasse uma ilha no meio do oceano e também um barco ancorado à beira-mar, pronto para sair. O escritório de arquitetura responsável pelo projeto foi o do norte-americano Peter Chermayeff, especializado em aquários;

Foto: Priscila Roque/ Cultuga

Foto: Priscila Roque/ Cultuga

  • O Oceanário de Lisboa é um dos maiores da Europa;
  • Entre os muitos animais que vivem ali, estão pinguins-de-magalhães nascidos no próprio Oceanário
  • Desde a sua inauguração, em 1998, ele já ultrapassou os 20 milhões de visitantes. Por isso, também é uma das instituições mais visitadas de Portugal;

Veja as nossas dicas do que fazer em Lisboa com crianças

Foto: Priscila Roque/ Cultuga

Foto: Priscila Roque/ Cultuga

  • Ao longo da exposição, há diversas frases e poemas com temáticas sobre o mar. Sophia de Mello Andresen, um dos principais nomes da poesia portuguesa, é uma das homenageadas. Podemos ler em um dos corredores: “Quando eu morrer voltarei para buscar/ Os instantes que não vivi junto do mar”;
  • A espessura do vidro que protege o imenso aquário principal do Oceanário é de 27 cm;
  • Foram usadas cerca de 75 mil peças de coral artificial para decorar o aquário principal

Deseja se hospedar perto do Oceanário e do Aeroporto de Lisboa? Veja as nossas sugestões!

Foto: Priscila Roque/ Cultuga

Foto: Priscila Roque/ Cultuga

Foto: Priscila Roque/ Cultuga

    Como chegar ao Oceanário de Lisboa?

    É muito simples chegar ao Oceanário de Lisboa. Basta pegar o metrô da linha vermelha e desembarcar na estação Oriente. Ele fica na Doca dos Olivais, no Parque das Nações, perto do Shopping Vasco da Gama. A partir da estação de metro, o acesso a pé é muito simples e o percurso a beira do rio Tejo é super agradável.

    Serviço

    No verão, o Oceanário abre às 10h e fecha às 20h. No inverno, fecha 1 hora mais cedo, às 19h. Ele funciona todos os dias, inclusive aos feriados (com horário especial no Natal e Ano Novo). Crianças até os 3 anos não pagam e ainda há um preço diferenciado para famílias (2 adultos e 2 crianças).

    Organize AQUI a sua viagem para Portugal!

    icon-saude

    Parcele o seguro saúde na Real Seguro Viagem em 6x SEM JUROS

    icon-carroVeja os melhores preços para alugar um carro

    icon-hotel

    Reserve o seu hotel no Booking, com cancelamento gratuito

    Conheça os serviços exclusivos do Cultuga

    icon-tour

    Deseja ter a nossa companhia em Lisboa? Faça um tour conosco

    icon-consultoria

    Reserve um transfer ou city tour com os nossos parceiros em Portugal

    icon-foto

    Faça um ensaio fotográfico em Lisboa ou no Porto

    Veja o índice de artigos do Cultuga para ajudar no planejamento do seu roteiro ❤

    Compartilhe.

    Sobre o autor

    Priscila Roque

    Sou jornalista especializada em cultura e fotógrafa. Foi preciso passar dos 30 anos para assumir que Lisboa é, realmente, o meu lugar no mundo. Mas a paixão por Portugal começou bem mais cedo, ainda na adolescência, quando descobri alguns músicos locais. Os meus pais são portugueses imigrados no Brasil. Depois de fazer o caminho inverso deles, trocando São Paulo por Lisboa, quero agora, com o Cultuga, diminuir a distância que separa o Brasil de Portugal.

    7 comentários

    1. Avatar

      Outra ótima dica, Priscila
      É simplesmente ma-ra-vi-lho-so. E deve-se ir com bastante tempo para visitar, é muito grande. Minha dica: pedir desconto de entrada para a terceira idade, como na maior parte dos museus de Portugal. Não aconselho no Oceanário: a Cafeteria.

    2. Avatar
      erica paiva em

      olá! adoro as dicas do cultuga.
      gostaria de saber se em outubro é tranquilo comprar bilhetes na bilheteria…como vou com a família quero aproveitar o desconto, e não vi essa opção para compras pelo site…

      • Rafael Boro
        Rafael Boro em

        Olá, Erica
        Tudo bem?
        Agradecemos o carinho com o Cultuga! 🙂
        Mesmo que tenha muita gente, a fila do Oceanário costuma andar rápido. Outubro já não é alta temporada, então vale mais a pena vocês comprarem diretamente na bilheteria.
        Um abraço e boa viagem!

    Deixe um comentário