Lisboa com crianças: programas imperdíveis para o seu roteiro

4

Portugal é um destino muito procurado por famílias com filhos. Para deixar o seu roteiro completo e interessante para todas as idades, reuni ótimas dicas do que fazer em Lisboa com crianças.

Apesar de nós não sermos pais, eu e a Pri já fomos em vários locais que os nossos amigos com filhos gostam. Porém, para a sua viagem a Portugal em família ficar ainda melhor, pedi também para uma mãe e dois pais contarem algumas das boas experiências em Lisboa com crianças!

O que fazer em Lisboa com crianças?

São seis as atrações com crianças em Lisboa que escolhemos para contar a você: o Oceanário, no bairro do Parque das Nações (este bairro é excelente para passar os dia), o KidZania, no UBBO (antigo Centro Comercial Dolce Vita Tejo), a visita ao Estádio do Benfica, o Jardim Zoológico, um passeio de barco pelo rio Tejo e o Hospital de Bonecas.

Visitar o Oceanário no Parque das Nações

O nosso amigo Daniel Duclos, autor do blog Ducs Amsterdam, já esteve Lisboa duas vezes – ambas com a Carla, sua esposa, e seus filhos. Por isso, o convidei para contribuir neste post!

Um dos locais que eles mais gostaram de passear com as crianças foi o Parque das Nações, um bairro construído de raíz para a Expo 98, e que tem como principal atração o Oceanário, um aquário gigante com 5 milhões de litros de água salgada.

Veja também um guia completo sobre o que fazer no Parque das Nações

Lisboa com crianças: Oceanário, no Parque das Nações

Oceanário: uma das atrações imperdíveis do Parque das Nações, em Lisboa. Além dele, destacamos a telecabine, o Pavilhão do Conhecimento e o Centro Comercial Vasco da Gama para visitar com crianças

Lisboa com crianças: Oceanário, no Parque das Nações

Lisboa já estava na nossa lista de desejos desde antes mesmo de termos nossos dois saguizinhos (como chamamos nosso casal de filhos). Mas só descobrimos a cidade junto deles, tendo visitado a capital portuguesa duas vezes.

De todas as atrações, a que fez mais sucesso foi uma dica sensacional aqui do Cultuga: o Parque das Nações!

Visitar essa área renovada já valeria a pena se fosse pelo Oceanário, uma atração que fascinou nossos saguizinhos tão profundamente que até hoje eles falam e lembram.

Mas o Parque das Nações oferece muito mais: o passeio de teleférico (ou telecabine) foi outro sucesso duradouro e rendeu lindas fotos e memórias eternas. O Parque das Nações tem tantas opções de lazer em família que, mesmo tendo ido diversas vezes, não exploramos tudo e guardamos alguns passeios, como a visita ao Pavilhão do Conhecimento, como uma desculpa para voltarmos ainda outra vez. Ou muitas outras vezes.

– Daniel Duclos, autor do blog Ducs Amsterdam e pai de um casal com 7 e 4 anos

Oceanário
Endereço: Esplanada Dom Carlos I s/nº – Doca dos Olivais – Parque das Nações (estação de metro Oriente)
Horário: aberto todos os dias do ano. Verão – das 10h às 20h (última entrada 19h)/ Inverno – das 10h às 19h (última entrada 18h). Horários especiais: 25 de dezembro, das 13h às 18h; e 1 de janeiro, das 12h às 18h
Compre aqui o bilhete antecipadamente do Oceanário e evite pegar filas.

Conhecer as profissões no KidZania

Eu e a Priscila temos duas paixões em comum com o nosso amigo Leandro Andrade: o jornalismo (trabalhamos juntos na rádio Jovem Pan, em São Paulo) e Portugal. O Leandro adora viajar pelo país com a sua esposa Fernanda e a filha Alice, de 8 anos.

Lisboa com crianças: Kidzania

O KidZania de Lisboa tem algumas diferenças interessantes com o de São Paulo e que podem cativar as crianças

Um dia, a Pri estava conversando com eles sobre passeios infantis em Lisboa e logo falaram com entusiasmo do KidZania – um parque temático para famílias com crianças entre os 3 e os 15 anos. Lá, eles “brincam de adulto” ao vivenciar profissões e atividades do cotidiano.

Como o Leandro já conhecia o KidZania de São Paulo e o de Lisboa, fez algumas observações bem interessantes sobre as duas atrações e que também podem cativar os seus filhos durante essa viagem a Portugal. ;)

Em Portugal, crianças até 15 anos pagam 22 euros e adultos 10 euros. Atenção para quem chega voando TAP. A companhia sempre entrega uma revistinha para as crianças no voo que tem um voucher na contracapa com desconto (10 ou 15%). No Brasil, crianças pagam 120 reais e adultos 50 reais.

Algumas atrações são bem parecidas, mas em Lisboa há uma opção maior de atividades. Além disso, as filas por lá são bem menores.

Algumas atrações que você só encontra em Portugal: fábrica de sorvete Olá, Queijaria BabyBel, Supermercado Lidl, Maternidade Johnson Baby, Restaurante McDonalds (fila grande!), Tribunal de Justiça – onde as crianças participam da simulação de um julgamento, correios e estúdio de TV.

O que tem em São Paulo e não tem em Lisboa: fábrica de chocolate, Fábrica de Ketchup e Fábrica de Balas.

Tem em ambos: estúdio de rádio, redação de jornal, fábrica de pizza, bombeiros, polícia, salão de beleza, teatro e, claro, espaço para os pais descansarem!

– Leandro Andrade, jornalista e pai da Alice (8 anos)

KidZania Lisboa
Endereço: Dolce Vita Tejo – Av. Cruzeiro Seixas, 7 – Amadora/ Grande Lisboa (ideal ir de carro ou táxi/ Uber)
Horário: variado – muda de mês para mês, mas sempre funciona ao fim de semana
Site: kidzania.pt

Visitar ao Estádio do Benfica (Estádio da Luz)

Quem vai contar todos os detalhes sobre a visita ao Estádio do Benfica é a nossa amiga portuguesa Sameiro. Ela mora em Braga, na região norte de Portugal, e adora viajar com a sua filha, fã do Benfica, assim como o pai.

Lisboa com crianças: Estádio do Benfica

A nossa filha tinha 3 anos quando fomos visitar o Estádio da Luz. A expectativa era alguma: ia ver um estádio pela primeira vez, logo aquele que estava mais habituada a ver pela televisão. Optamos pela visita ao Estádio e ao Museu Cosme Damião.

Lisboa com crianças: Estádio do Benfica

Desengane-se quem pense que estas visitas deverão ser feitas apenas por quem nutre algum sentimento pela equipa.

Começamos pelo Museu, que, acima de tudo, aborda o desporto em geral e o clube em particular, com exibição de centenas de taças e troféus conquistadas por todas as modalidades. Está tudo bem organizado cronologicamente, associado também ao contexto sociocultural de Portugal e do Mundo: uma verdadeira viagem no tempo.

Aqui tem uma área infantil – um local onde, inclusive, há um “simulador de golos” e o “Cantinho das Águias” (espaço sobre o eterno símbolo do clube com recriação e conservação do seu habitat natural).

Aos 3 anos, não se pode dizer que tudo seja apelativo aos olhos de uma criança, mas é muito fácil ir-se distraindo com tanta diversidade de informação e com muito estímulo visual e sensorial.

O Museu tem 3 pisos e apresenta elevadores para carrinhos e pessoas com mobilidade reduzida.

Guardamos a melhor parte para o final: para a criança, mas também para os pais: a visita ao grandioso Estádio da Luz.

Depois de uma breve mas completa apresentação inicial ao estádio (em grupo) rumamos para a Zona VIP, onde de imediato vislumbramos o relvado e as bancadas (capacidade para 65.000 lugares).

O espaço é amplo, limpo e, entre as explicações que davam ao grupo, houve tempo para andarmos pelas bancadas e tirarmos (muitas) fotos.

Se para nós, adultos, é fascinante ver uma obra daquela grandeza, para uma criança é positivamente esmagador.

Conhecemos também os balnearios (“vestiário”, no Brasil) da equipa visitante (não é permitido entrar no vestiário do Benfica), sala de conferência de Imprensa, túnel dos jogadores e, finalmente, o relvado verde e imenso onde estavam também as águias do clube.

No olhar da minha filha era bem patente: ela estava completamente embevecida por todo aquele ambiente. Recomendamos bastante a visita!

– Sameiro, que levou sua filha para conhecer o Estádio aos 3 anos de idade

Serviço
Endereço: Av. Eusébio Ferreira da Silva (estações de metro Alto dos Moinhos e Colégio Militar Luz)
Horário: todos os dias, das 10h às 18h. Em dias de jogo (exceto competições europeias), aberto até ao início da partida. Fecha 1 de janeiro, 15 de dezembro e em dias de jogos de competições europeias
Site: slbenfica.pt
Você poderá agilizar a organização da sua visita e comprar aqui o ingresso deste passeio ao Estádio do Benfica antecipadamente pela Internet.

Passar o dia no Zoológico de Lisboa

A Sameiro ainda não acabou a sua participação neste post especial Lisboa com crianças rs. Outro passeio que ela adorou fazer por aqui com a filha foi visitar o Zoológico de Lisboa.

Lisboa com crianças: Zoológico

Actualmente, a consciência do Ser Humano está, felizmente, mais preocupada com a preservação e a conservação das espécies. Há Zoológicos que são meras montras (“vitrines”, no Brasil) de animais, algo que nos opomos veementemente.

Mas temos o Jardim Zoológico de Lisboa, fundado em 1884, que tem vindo a ocupar lugares de referência na preservação de espécies, protecção e conservação da Natureza de todos nós.

Isto era fulcral na nossa decisão em relação a esta visita. E não nos arrependemos.

São mais de 2000 animais, com cerca de 300 espécies diferentes (entre aves, mamíferos, repteis e anfíbios).

Além da observação e talvez interacção com alguns destes animais, há muitas atracções programadas (de salientar a dos golfinhos, alimentação de leões marinhos, apresentação de aves, de repteis e do teleférico – todas incluídas no preço do bilhete).

Diria que este é dos melhores locais para se passar um dia em família (e amigos) e guardar memorias.

As crianças adoram os animais e é delicioso vê-las a olhar para as girafas, os leões, os elefantes, os tigres e os coalas e descobrir que não são apenas personagens das historias que diariamente ouvem lá em casa.

Claro que com crianças de 3 anos não há milagres, já que há a inadiável hora da sesta que tende a nos quebrar o ritmo. Mas certamente iremos repetir o mais breve possível.

De salientar que o Zoo apresenta um espaço indicado para bebés, onde dispõe de todas as condições para ser mudada uma fralda ou até alimentada com todo o conforto que a criança merece, algo que dificilmente nos é facilitado em tantos outros espaços. Além disso, apresenta cafés e restaurantes.

– Sameiro, que levou sua filha para conhecer o Zoológico de Lisboa aos 3 anos

Zoológico de Lisboa
Endereço: Praça Marechal Humberto Delgado (estação de metro Jardim Zoológico)
Horário: aberto todos os dias. Verão – das 10h às 20h (última entrada 18h45), Inverno – das 10h às 18h (última entrada 17h15)
Site: zoo.pt

Divertir-se com o HIPPOtrip: um ônibus anfíbio no rio Tejo

Há um ônibus anfíbio que explora Lisboa? Sim! Será que é realmente divertido? Sim! Eu, com os meus 35 anos, dou a garantia rs.

Os pais e as crianças que estavam no HIPPOtrip no mesmo dia que eu, a minha mãe e a minha avó deram muitas risadas com as brincadeiras do guia, que animou todo o percurso em terra e na água.

O HIPPOtrip faz primeiro um percurso por terra, passando pelos principais pontos do centro da cidade. O

passeio é acompanhado por um guia muito animado que vai nos contando curiosidades sobre Lisboa.

Mas, a parte mais divertida e diferente é quando o ônibus se transforma em um barco. Com a mesma estrutura, ele entra no rio e navega sobre o Tejo.

Ver Lisboa de outra perspectiva é realmente uma experiência fantástica. Este é um programa infantil que, definitivamente, deixa também qualquer adulto feliz! ;)

Hippotrip
Partida e chegada: Doca de Santo Amaro (próximo da Ponte 25 de Abril/ Estação de trem Alcantara-Mar)
Horário: de outubro a março, saídas às 10h, 12h, 14h, 16h/ de abril a setembro, saídas às 10h, 12h, 14h, 16h e 18h
Não é recomendado para crianças menores de 2 anos por segurança
Site: hippotrip.com/pt

Conhecer um verdadeiro Hospital de Bonecas

Lisboa com crianças: Hospital de Bonecas

Uma das magias de Lisboa é o seu comércio centenário. Quem vai ao centro histórico da capital, espera ver essas lojas, que ultrapassaram gerações e trazem ainda costumes antigos que perduraram até os dias de hoje.

Esse é o caso do Hospital de Bonecas, que fica no coração de Lisboa – na Praça da Figueira, com as portas abertas desde 1830! No século XIX, o centro dessa praça tinha um grande mercado. Assim, conseguimos até imaginar o alto fluxo de adultos e crianças que passava por ali.

Além de consertar bonecas quebradas – aquelas que perderam um olho ou que tiveram um dedo “roubado” pelo cachorro rs. – o Hospital de Bonecas também é uma loja e um museu bem interessantes.

Tive o prazer de fazer uma visita guiada quando uma querida prima da Pri esteve em Lisboa com o marido e as duas filhas, de 9 e 6 anos.

Pela pequena porta, não conseguimos imaginar o espaço que o hospital ocupa naquele edifício e a quantidade de pessoas que colaboram para a manutenção de uma imensa coleção de bonecas do mundo todo.

É como se fizéssemos uma viagem no tempo, por mobiliários antigos, bonecas de outras gerações e costumes específicos de seus países de origem.

Na visita, ainda é possível ver a “Sala de Operações”, algumas peças raras e ambientes recriados. Um passeio para “miúdos e graúdos” – como dizem por aqui

Eu e a Pri somos fãs do trabalho das “médicas” do Hospital de Bonecas. Você também vai ficar depois de conhecer esse espaço.

Aliás, nós até temos uma coleção de bonequinhos e bonequinhas, mas estão todos com boa saúde rs.

Hospital de Bonecas
Endereço: Praça da Figueira, 7
Horário: segunda a sexta, das 10h às 19h/ sábado, das 10h às 18h/ fecha domingo
Preço: 2€ por pessoa
Site: hospitaldebonecas.com

Outras atrações para fazer em Lisboa com crianças

O que ver em Lisboa: Castelo de São Jorge

Vá ao Castelo de São Jorge e aproveite para estimular a imaginação das crianças, entre batalhas de guerreiros e a vida de reis e rainhas

Lisboa com crianças: Museu dos Coches

Museu dos Coches: para ver de perto imensas carruagens luxuosas

Se você tem mais tempo disponível em Lisboa para passear com crianças e deseja montar um seu roteiro de viagem mais completo na capital, deixo ainda como recomendação o Castelo de São Jorge, o Museu dos Coches (veja neste guia que já fizemos sobre Belém), a Fundação Calouste Gulbenkian (repleto de percursos e esconderijos em meio a todo aquele verde, com lago e patinhos. Não há criança que fique indiferente a este jardim), o Museu do Dinheiro (com entrada gratuita e interativo. Um excelente local para explicar o que é o dinheiro) e, por fim, um piquenique delicioso no Jardim da Estrela (um dos favoritos das famílias lisboetas).

Tenho a certeza que você e as crianças levarão excelentes memórias dessa viagem a Portugal! Quer mais dicas do que fazer em Portugal com crianças? Veja também esses artigos:

Não sabe por onde começar o planejamento da sua viagem a Portugal? Veja aqui uma seleção com os artigos mais lidos do nosso blog para organizar o seu roteiro.

Viaje tranquilo para Portugal

icon-saude

SEGURO DE VIAGEM
Faça o seguro saúde com a Real Seguro Viagem e pague em 12x SEM JUROS

icon-carro

ALUGUEL DE CARRO
Veja os melhores preços para alugar um carro na Rental Cars

icon-hotel

HOTEL
Reserve o seu hotel no Booking com cancelamento gratuito

Conheça os serviços exclusivos do Cultuga

icon-consultoria

TRANSFER LISBOA E PORTO
Tenha uma chegada tranquila a Portugal. Reserve aqui: TRANSFER LISBOA | TRANSFER PORTO

icon-carroCITY TOURS EM PORTUGAL
Quer viajar Portugal de norte a sul? Faça um city tour privativo

icon-foto

SESSÃO FOTOGRÁFICA – LISBOA E PORTO
Tenha fotos lindas da sua viagem: Ensaios em Lisboa | Ensaios no Porto

icon-tour

TOUR A PÉ EM LISBOA
Venha percorrer a nossa Lisboa! Faça um tour a pé com o Cultuga

icon-tourTOUR DE TUK TUK EM LISBOA
Tenha uma experiência diferente em Lisboa. Divirta-se neste passeio de Tuk Tuk

Compartilhe.

Sobre o autor

Rafael Boro

Sou jornalista, tenho 35 anos e, apesar de ter nascido em São Paulo, adotei Lisboa como minha cidade. Gosto de apreciar a gastronomia lusa e, sempre que posso, vou a um café ou a um restaurante que não conheço. Lisboa também me trouxe um time de futebol do coração, o Sporting, mesmo tendo o tênis como o meu principal esporte. Troco fácil os transportes públicos por uma longa caminhada. Na minha playlist de música portuguesa não falta David Fonseca e Tiago Bettencourt.

4 comentários

    • Rafael Boro
      Rafael Boro em

      Olá, Natalie
      Tudo bem e você?

      Fico feliz que tenha selecionado o nosso post para o #linkódromo :)

      Um grande abraço e até mais!

    • Rafael Boro
      Rafael Boro em

      Ebaaaa! :)
      Que bom saber que gostou das dicas, Camilian! Vocês três vão adorar essa Lisboa diferente da que já conhecem! :)
      Um grande beijo e até breve – aqui ou em Munique

Deixe um comentário