O que fazer em Braga: roteiro com 7 atrações imperdíveis

Conhece alguém que vai viajar para Portugal? Envie este artigo!

Braga é um dos destinos que visitamos com alguma frequência quando viajamos aqui em Portugal. Não somente pelo gosto que temos por fazer roteiros pelo país, mas também pelo carinho enorme que temos pelos nossos amigos portugueses que vivem por lá.

Entre tantas idas e vindas ao norte de Portugal, separamos 7 atrações que estão entre as nossas favoritas (e que já nos valeram vários repetecos rs.). Se você está planejando ir a esta bonita cidade do Minho, seja em um bate-volta a partir do Porto, pois fica a cerca de 55km e é possível ir de trem, seja para pernoitar por lá (veja aqui as nossas sugestões de onde dormir), tome nota o que fazer em Braga e não deixe de incluir esses locais no seu roteiro de viagem! :)

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Viva o lindo céu de Braga! 🌤⛲️💙 #braga #portugal #cultuga

Uma publicação partilhada por Cultuga – Dicas sobre Portugal (@cultuga) a

O que fazer em Braga: roteiro com 7 atrações imperdíveis

1. Avenida da Liberdade e Avenida Central

Braga, Portugal

É entre a Avenida Central e a Avenida da Liberdade que bate o coração da cidade de Braga. A partir delas, é possível contemplar coloridos jardins (nos meses de primavera, eles ficam ainda mais lindos, claro), repletas de lojas, cafés e pastelarias.

Veja também as nossas sugestões de onde comer em Braga

Prepare a câmera fotográfica, pois aqui vão render algumas das suas melhores fotos na cidade. E, para quem viaja com crianças, também é uma área livre e segura para que eles possam correr e se divertir.

2. Sé de Braga

Sé de Braga, Portugal

Há um ditado português que diz: “Braga reza, o Porto trabalha, Coimbra estuda e Lisboa se diverte”. Claro que não é bem assim, mas Braga tem o título popular de a Roma de Portugal.

São mesmo muitas as igrejas e capelas para visitar. A principal delas é a Sé, claro, construída durante o bispado de D. Pedro (1070-1093). Por isso, também a arquidiocese mais antiga do país. Além da visita interior a igreja, também é possível conhecer o Tesouro da Sé, as Capelas Fúnebres e o Coro Alto. Recomendadíssimo.

Endereço: Rua D. Paio Mendes
Horário: todos os dias, das 09h30 às 12h30 e das 14h30 às 17h30 (no verão fecha às 18h30)
Preço: a partir de 2€
Site: www.se-braga.pt

3. Jardim de Santa Bárbara

Jardim de Santa Barbara em Braga, Portugal

Aqui está um outro local muito fotogênico de Braga: o Jardim de Santa Bárbara. Esta é uma área pública e de acesso livre, junto a ala Medieval do Paço Episcopal Bracarense. No centro do jardim há uma fonte com a estátua de Santa Bárbara.

Toda a sua volta é repleta de flores dos mais diversos tipos e cores. Um exagero para os olhos :)

4. Casa Rolão/ Livraria Centésima Página

Livraria em Braga, Portugal

Esta é uma das minhas escolhas pessoais em Braga. Eu e o Rafa SEMPRE passamos na Livraria Centésima Página quando viajamos ao norte de Portugal. É uma das minhas favoritas do país.

Ela fica localizada no interior de um edifício histórico, chamado também de Casa Rolão – obra de André Soares, expoente do rococó português. Dentro da livraria, ainda há um café super agradável. No piso superior, está escondida uma lojinha com muitos artigos tipicamente portugueses (que faz o meu coração bater mais forte, confesso rs.). Atenção, pois a livraria fecha aos domingos.

Endereço: Av. Central, 118-120
Horário de funcionamento da livraria: segunda a sábado, das 09h às 19h30 – fecha domingo (as lojas do piso superior podem ter um horário diferente)

5. Palácio do Raio

Palácio do Raio, em Braga, Portugal

Este é um edifício de arquitetura barroca com mais de 250 anos. É, sem dúvidas, uma excelente oportunidade para ver o interior de um palácio português gratuitamente e com tamanha história.

Desde 2015, funciona aqui o Centro Interpretativo das Memórias da Misericórdia de Braga. Portanto, no percurso pelas salas deste palácio está uma rica exposição que reúne arte sacra, com pintura, escultura, cerâmica, ourivesaria e também documentação arquivística.

Esse é um passeio ideal, inclusive, para um dia de chuva. Afinal, você sabia que Braga também é conhecida como o “penico do céu” de Portugal rs.? É que chove “pouco” por aqui…. ;)

Endereço: Rua do Raio – Contato: (+351) 253 206 520
Horário: terça a sábado, das 10h às 13h e das 14h30 às 18:30 – fecha domingo e segunda
Gratuito

6. Santuário do Bom Jesus do Monte

Santuário Bom Jesus do Monte, em Braga, Portugal

O topo do Santuário do Bom Jesus do Monte tem uma das paisagens mais espetaculares da cidade de Braga, na minha opinião. Perfeito para ver um belo pôr-do-sol.

Aliás, falando nisso, dá uma olhada nesse post especial que falamos das vistas de tirar o fôlego para ver Braga do alto  ;)

Santuário do Bom Jesus do Monte

Do alto do Santuário do Bom Jesus do Monte, em Braga, o fim de tarde é inesquecível

Esse é um dos cartões postais da cidade, com aquela enorme escadaria e um funicular logo ao lado, que é o único movido a água em funcionamento no mundo. Aliás, esse funicular foi inaugurado em 25 de março de 1882, exatos 100 anos antes do meu nascimento rs.

A construção deste funicular contou a participação do mesmo engenheiro que projetou o Elevador de Santa Justa, em Lisboa.

Se você estiver de transporte público, poderá pegar o ônibus nº 2 a partir do centro histórico e, ao chegar ao Santuário, subir de funicular (não recomendo as escadarias, só aos mais atletas – claro). De carro ou moto acaba por ser mais fácil, pois você pode estacionar já no topo do Santuário.

Endereço: Estrada do Bom Jesus
Horário: Santuário – todos os dias, das 08h às 19h (verão) e das 09h às 18h (inverno) / Funicular – todos os dias, das 09h às 20h (verão); das 09h às 19h (inverno) – atenção, pois o funicular pode estar fechado na hora do almoço
Preço do funicular: ida – 1,20 / ida e volta – 2
Site: www.bomjesus.pt

7. GNRation

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por gnration (@gnration) a

O GNRation é um espaço que promove atividades artísticas, como exposições e espetáculos, sempre voltados para as artes digitais e a música contemporânea.

Entretanto, independente da parte cultural – que pode ou não interessar você, a arquitetura do edifício é  também um dos seus pontos fortes. Sempre indicamos uma passada nesse espaço aos nossos clientes e amigos arquitetos, pois realmente vale a pena conhecer suas dependências.

Endereço: Praça Conde de Agrolongo, 123
Horário: segunda a sexta, das 09h30 às 18h30 – sábado, das 10h às 18h30 – fecha domingo
Site: www.gnration.pt

Boas escolhas para sua viagem a Portugal

icon-saude

SEGURO SAÚDE E VIAGEM
Faça o seu seguro para Portugal com a Real Seguro Viagem e ganhe 10% de desconto!

icon-carro

ALUGUEL DE CARRO
Na RentalCars você recebe o orçamento de aluguel de carro das empresas mais conhecidas de Portugal.

icon-hotel

HOTÉIS E APARTAMENTOS
Utilizamos o Booking para reservas há mas de 15 anos. Apartamentos turísticos, casas típicas rurais e excelentes hotéis com cancelamento gratuito!

Conheça os serviços do Cultuga!

icon-carroTRANSFER E TOURS
Tenha uma viagem a Portugal tranquila com os transfers e tours do Vinícius e sua equipe!

TOURS A PÉ
Conheça Lisboa a pé com os nossos tours históricos e culturais!

icon-tourTOUR DE TUK TUK
Quer ter uma experiência divertida? A Kamila vai te levar em um tour de tuk tuk!

icon-foto

SESSÃO FOTOGRÁFICA
As nossas fotógrafas conhecem os lugares mais bonitos para fazer o seu ensaio fotográfico!

Sobre o autor

Priscila Roque

Sou jornalista especializada em cultura e fotógrafa. Foi preciso passar dos 30 anos para assumir que Lisboa é, realmente, o meu lugar no mundo. Mas a paixão por Portugal começou bem mais cedo, ainda na adolescência, quando descobri alguns músicos locais. Os meus pais são portugueses imigrados no Brasil. Depois de fazer o caminho inverso deles, trocando São Paulo por Lisboa, quero agora, com o Cultuga, diminuir a distância que separa o Brasil de Portugal.

2 Comentários

Deixe um comentário