Onde comer em Braga: cafés e restaurantes que valem a pena!

0

A gastronomia do norte de Portugal tem uma boa variedade de cores e sabores. Para quem deseja visitar Braga, seja em um bate-volta a partir do Porto, seja para pernoitar por lá (veja aqui as nossas sugestões), vale a pena tomar nota das nossas sugestões de onde comer.

Há opções boas para toda a família, inclusive para quem viaja com crianças, e até um café muito bonito com doces que vão surpreender os seus olhos e o paladar.

Veja também uma lista com 7 atrações imperdíveis em Braga

Onde comer em Braga?

Frigideiras do Cantinho: um clássico

Frigideiras do cantinho

 

Esse é um clássico bracarense, sobretudo por ter sido fundado em 1796!  As frigideiras são uma espécie de pastéis feitos de massa folhada crocante (e gordurosa – já aviso), recheados com carne moída. Por serem bem grandes, é uma bela refeição. Eu, particularmente, prefiro ter uma salada como acompanhamento.

Para a sobremesa, escolha os Sameirinhos – um doce conventual e regional feito com amêndoas.

A história desse local também está sob os pés de quem passa por ali. “Como assim?”, você pode estar se perguntando. Em 1996, após uma obra de remodelação da pastelaria, foram encontradas ruínas romanas de uma habitação (chamada de domus) que existiu ali na época do Baixo Império, ou seja, na fase final do Império Romano em Portugal, possivelmente entre os séculos III e IV d.C.

Como fica em um nível mais baixo do que o piso atual, tenha atenção ao entrar no interior da loja para vê-las por meio do vidro colocado com esta finalidade.

Endereço: Largo São João do Souto, 1
Horário: todos os dias, das 08h às 22h
Preço: média de 5 por pessoa

Retrokitchen: bom para levar as crianças

Eu e a Pri também tivemos a oportunidade de conhecer o Retrokitchen – levados pelos nossos amigos de Braga. O espaço é repleto de objetos antigos na decoração, o atendimento é muito simpático, o ambiente bem familiar (ideal para quem viaja com crianças) e a comida caseira muito boa. Os menus do dia começam nos 5. A repetir, com certeza 😉

Endereço: Rua do Anjo, 96
Horário: segunda e quarta a sábado, das 12h às 14h30 e das 20h às 22h30 – fecha domingo e terça
Preço: média de 6 por pessoa

Hamburgueria DeGema: para rir (muito) com o menu

Para quem deseja ter uma alternativa aos pratos tradicionais ao longo da viagem, recomendo uma passada na Hamburgueria DeGema. Também viemos aqui por recomendação dos nossos amigos de Braga e foi uma excelente escolha.

Os lanches são bem servidos, muito saborosos e alguns deles também levam produtos típicos de Portugal. Ah… Você vai dar muita risada quando vir os nomes dos hambúrgueres no menu! Não vou estragar aqui a surpresa rs.

Endereço: Praça Dr. José Augusto Ferreira Salgado
Horário: domingo a quinta, das 12h às 23h – sexta e sábado, das 12h à 00h
Preço: média de 7 por pessoa

Pastelaria Tíbias de Braga: os melhores doces da cidade

É impossível passar pelo Arco da Porta Nova de Braga e não reparar na Pastelaria Tíbias de Braga, que fica à esquerda de quem sobe a Rua Dom Diogo de Sousa.

Além da loja ser muito bonita, seus doces são deliciosos. As nossas indicações são as Tíbias (feitas com uma massa de profiteroles/ eclairs e diversos recheiose o icônico Pudim Abade de Priscos, típico de Braga.

Endereço: Praça Conde São Joaquim, 30/34
Horário: todos os dias, das 07h30 às 21h – durante o Horário de Verão fecha à 00h
Preço: média de 3 por pessoa

Organize AQUI a sua viagem para Portugal!

icon-saude

Parcele o seguro saúde na Real Seguro Viagem em 6x SEM JUROS

icon-carroVeja os melhores preços para alugar um carro

icon-hotel

Reserve o seu hotel no Booking, com cancelamento gratuito

Conheça os serviços exclusivos do Cultuga

icon-tour

Deseja ter a nossa companhia em Lisboa? Faça um tour conosco

icon-consultoria

Reserve um transfer ou city tour com os nossos parceiros em Portugal

icon-foto

Faça um ensaio fotográfico em Lisboa ou no Porto

Veja o índice de artigos do Cultuga para ajudar no planejamento do seu roteiro ❤

Compartilhe.

Sobre o autor

Rafael Boro

Sou jornalista, tenho 34 anos e, apesar de ter nascido em São Paulo, adotei Lisboa como minha cidade. Gosto de apreciar a gastronomia lusa e, sempre que posso, vou a um café ou a um restaurante que não conheço. Lisboa também me trouxe um time de futebol do coração, o Sporting, mesmo tendo o tênis como o meu principal esporte. Troco fácil os transportes públicos por uma longa caminhada. Na minha playlist de música portuguesa não falta David Fonseca e Tiago Bettencourt.

Deixe um comentário