Seu guia de viagem em Portugal | 14 anos no ar

    A Ilha de São Jorge, nos Açores, diferente da Ilha de São Miguel e da Ilha Terceira, não tem uma variedade de lugares bem gostosos para comer fora da alta temporada. Isso é realmente uma pena.

    Eu e o Rafa estivemos durante 5 dias (encantadores) por lá e testamos alguns restaurantes e cafés – mas confesso que, neste quesito, saímos um pouco tristes.

    Com tamanha riqueza de queijos, pães e peixes naquela região, não ter aqueles refúgios com sabores caseiros e frescos, gostosos para estar e conversar, bem portugueses, foi até estranho.

    Como passamos 5 dias na Ilha de São Jorge (no início do outono), optamos por ficar em uma casa de turismo rural para fazer algumas refeições em casa. Foi uma boa escolha.

    Pois bem, mas vou recomendar aqui os dois locais que podem te dar bom suporte nesse sentido. Eles nos trouxeram algum aconchego.

    Curioso café na Ilha de São Jorge, nos Açores, que vale a pena visitar

    Onde comer na Ilha de São Jorge – Açores

    Café Livramento O 30

    Café Livramento O 30 São Jorge Açores

    O Café Livramento O 30 (Av. do Livramento, 44 – Velas) é gerido pela Isabel e seu marido – ambos de Lisboa e que mudaram para a Ilha de São Jorge há 5 anos.

    Um local bastante simples, de fácil acesso (fica em frente aos Bombeiros da vila de Velas) e tem comida e lanches caseiros. 

    Fomos lá duas vezes. A primeira ao almoço e a segunda para um lanche da tarde.

    A Isabel – que pudemos conversar ao longo de uma tarde bem passada – nos contou o quão restrito é o acesso aos produtos locais da ilha aos próprios habitantes.

    Há peixes pescados no mar da ilha de São Jorge, por exemplo, que nem mesmo são consumidos aqui, são exportados diretamente.

    Onde comer na Ilha de São Jorge - Açores

    O pão caseiro da Isabel

    Ela, por sua vez, é super dedicada e até mesmo faz uma receita de criação própria do bolo lêvedo (um pão típico dos Açores) utilizando espinafres e beterraba.

    Vale a pena provar os lanches dela com esses pães. :)

    Como é dirigir na Ilha de São Jorge, nos Açores

    Restaurante A Quinta

    Onde comer na Ilha de São Jorge - Açores Onde comer na Ilha de São Jorge - Açores

    A segunda sugestão que deixo aqui é de um restaurante ao lado do Aeroporto da Ilha de São Jorge. Ele se chama A Quinta (Largo da Fajã de Santo Amaro).

    É uma gracinha por dentro e o atendimento super gentil.

    Há pratos do dia com preços convidativos.

    A comida não é excepcional (eu adoraria que fosse, pois gostei muito de estar lá), mas é um bom lugar para suporte do gênero na ilha de São Jorge.

    Da pesquisa que fizemos no TripAdvisor e em outros blogs, encontramos outros dois restaurantes que pareciam interessantes, mas estavam fechados ao longo da nossa viagem. São eles: Restaurante Castelinho e Restaurante Fornos de Lava. Chegamos a ir até a porta, mas não abriam no período em que estivemos lá (outono).

    Um bom escape foi realmente termos alugado uma casinha, como disse no início. Optamos por cozinhar em casa todos os dias ao jantar e foi ótimo. Usamos o supermercado Compre Bem da vila de Velas, que quebrou o galho para industrializados. Para frutas e legumes, gostamos mais do mercadinho local de onde nos hospedamos, no Topo.

    Sou jornalista especializada em cultura e tenho 41 anos. Lisboa é o meu lugar no mundo. Os meus pais são portugueses imigrados no Brasil. Depois de fazer o caminho inverso deles, me tornado também imigrante, assumi como missão do Cultuga diminuir a distância que separa o Brasil de Portugal.

    Deixe um comentário