Seu guia de viagem em Portugal | 14 anos no ar

    Somos apaixonados pelos Açores. Sabemos que não é tão fácil encontrar informações detalhadas sobre cada uma das ilhas. Portanto, neste artigo, vou contar a nossa experiência de como foram os voos para a Ilha de São Jorge, nos Açores, que usamos a partir de Lisboa.

    Açores é um arquipélago português formado por 9 ilhas. Apesar de todas elas terem acesso aéreo, a maioria não possui voo direto a partir de Portugal continental.

    mapa-ilhas-acores
    A Ilha de São Jorge fica no grupo central e é a mais fina e comprida da imagem

    Dessa forma, quem deseja viajar aos Açores a partir de Lisboa, geralmente passa por uma das principais ilhas –  normalmente São Miguel ou Terceira – para então seguir em um segundo voo até o destino final.

    Café dos Açores: o curioso café da Ilha de São Jorge

    São Jorge, Açores: como são os voos desde Lisboa

    Veja aqui quais são os tópicos que vou abordar neste artigo:

    1. Onde fica a Ilha de São Jorge, nos Açores
    2. Voos: Lisboa – Ilha Terceira – Ilha de São Jorge
    3. Como eram os aviões até a Ilha de São Jorge
    4. Os ventos e a turbulência nas ilhas dos Açores
    5. O que é o encaminhamento gratuito da SATA
    6. É possível viajar de barco entre as ilhas dos Açores?

    1. Onde fica a Ilha de São Jorge, nos Açores

    A Ilha de São Jorge fica no Grupo Central do arquipélago, em uma área também conhecida como “Ilhas Triângulo”. Afinal, bem pertinho dela estão também a Ilha do Pico e a Ilha do Faial e suas conexões formam um triângulo.

    mapa ilhas triangulo acores
    Triângulo: veja como as ilhas de São Jorge, Faial e Pico são próximas

    É comum os viajantes visitarem o trio voando para uma delas e, depois, fazendo as conexões de barco.

    Porém, como eu e o Rafa fomos para estudar a Ilha de São Jorge, optamos por passar 5 dias somente nela e voltar em outra oportunidade para conhecer as ilhas do Faial e do Pico.

    Nós já tínhamos viajado anteriormente para as ilhas de São Miguel e Ilha Terceira, as principais do arquipélago dos Açores, a partir de Lisboa.

    Para ambas fizemos em voos diretos – que podem ser comprados no site da TAP ou da AzoresAirlines/ Sata (estas empresas operam em parceria).

    Quando decidimos visitar a Ilha de São Jorge, tão famosa por seu queijo curado, percebemos que seria necessário usar dois voos. Mas, afinal, como faríamos a ligação até lá?

    ilha de São Jorge açores
    A Ilha de São Jorge, nos Açores, é um verdadeiro espetáculo da natureza. Neste caminho de Rosais vemos a Ilha do Pico no horizonte ao fim da tarde

    2. Voos: Lisboa – Ilha Terceira – Ilha de São Jorge

    Neste caso, optamos por comprar os voos utilizando o próprio site da AzoresAirlines/ Sata.

    Escolhemos a ida de Lisboa para a Ilha de São Jorge com conexão de 1 hora na Ilha Terceira.

    Assim, as bagagens seriam encaminhadas diretamente pela companhia aérea e iríamos direto para a sala de embarque, sem a necessidade de sair da área de segurança na Ilha Terceira e fazer um novo check-in.

    Para a volta compramos voos separados, pois queríamos passar alguns dias na Ilha Terceira (para matar as saudades) antes de voltar para casa, em Lisboa.

    Assim, compramos Ilha de São Jorge – Ilha Terceira pela AzoresAirlines/ Sata e Ilha Terceira – Lisboa pela TAP.

    10 produtos típicos dos Açores para levar ao Brasil

    3. Como são os aviões até a Ilha de São Jorge

    Embarcamos de Lisboa para a Ilha Terceira em um voo grande (A320) e da Ilha Terceira para a Ilha de São Jorge em um voo super pequeno (Q200) – este último para apenas 37 passageiros e sem lugares marcados.

    voos ilhas São Jorge açores

    Porém, ambos excelentes em estrutura e equipe.

    Especificamente sobre o segundo voo, que foi o menor, ele tem uma limitação de bagagem. Como o avião estava cheio, parte das malas dos passageiros (as maiores) ficaram na Ilha Terceira e vieram em um voo posterior.

    Assim, uma das nossas malas ficou na Terceira e acabou por ser entregue em São Jorge no final da tarde. A Sata levou a mala até a nossa hospedagem (o serviço, apesar de lento, foi extremamente simpático, correto e funcional nesse sentido).

    Para a volta, optamos por uma viagem menos corrida (e, por isso, também mais cara). Como disse, escolhemos um voo da Ilha de São Jorge para a Ilha Terceira individual e, para dois dias depois, um direto da Ilha Terceira para Lisboa.

    Somente o primeiro avião foi diferente, um pouco maior. Um Q400 (grande e estável) para ir de São Jorge a Terceira e um A320 para ir da Terceira a Lisboa.

    Dicas para dirigir na Ilha de São Jorge, Açores

    4. Os ventos e a turbulência nas ilhas dos Açores

    Algo muito comum de acontecer é o avião balançar um pouco ao chegar e para sair das ilhas. Isso acontece em função dos ventos que podem realmente ser muito fortes.

    Mas não se assuste.

    Acidentes aéreos não são comuns no arquipélago dos Açores (e nem no da Madeira).

    Confesso que, ao sair da Terceira rumo a São Jorge, como foi o menor voo que já tinha viajado, fiquei levemente apreensiva.

    Não sou dessas aventureiras, não rs.

    Entretanto, foram 5 minutos de balanços e, depois, um voo super calmo e LINDO de 20 minutinhos. Nos Açores também nos disseram que os voos menores têm mais estabilidade, balançam menos.

    Vá sem medo, de verdade.

    ilha de São Jorge açores
    Passei a viagem toda dizendo que a Ilha de São Jorge, nos Açores, deveria chamar Ilha do Arco-Íris. Este é na Fajã de São João

    Onde comer na Ilha de São Jorge – Açores

    5. O que é o encaminhamento gratuito da SATA

    A empresa aérea AzoresAirlines/ Sata tem um serviço chamado de encaminhamento gratuito – quando você pode comprar um voo – por exemplo, de Lisboa para a Ilha Terceira – e solicitar gratuitamente um encaminhamento para outra ilha a ser feito em até 24 horas.

    O mais interessante é que você não precisa comprar um voo da Sata para ter acesso a esse serviço.

    Basta solicitar com antecedência no site deles o encaminhamento que você deseja fazer (desde que tenha a disponibilidade) por meio de um formulário.

    Cheguei a pensar em fazer isso, mas os valores que encontramos para os voos – por ser fora da alta temporada – não foram tão puxados assim.

    Creio que seja bacana para quem planeja visitar diversas ilhas em uma única viagem, fazendo um “bem bolado” com voos e viagens de barco durante a alta temporada.

    Tenha atenção ao planejar a sua viagem aos Açores pois, nem sempre os horários dos aviões e dos barcos são cumpridos – sobretudo pelas condições climáticas, que são bem imprevisíveis ao longo do ano todo.

    Tenha sempre um plano “B” ou um roteiro mais folgado para qualquer eventualidade de atrasos nesse deslocamento.

    Confesso que, lendo as regras da companhia, fiquei receosa de perder o segundo voo (o do encaminhamento) caso alguma condição climática que afetasse o primeiro. Os horários eram muito justinhos.

    Uma vantagem em comprar os dois voos juntos  é ter a segurança de que a companhia se responsabiliza pelos dois deslocamentos, independente do horário – o que não aconteceria com o encaminhamento.

    ilha de São Jorge açores
    A famosa e encantadora Fajã dos Cubres, na Ilha de São Jorge – Açores

    Açores: 10 coisas imperdíveis para fazer na Ilha de São Miguel

    6. É possível viajar de barco entre as ilhas dos Açores?

    A Ilha de São Jorge está rodeada pelas demais ilhas do grupo central. Conforme você percorre a ilha, vê de um lado a Ilha do Pico e a Ilha do Faial. Do outro, vê a Ilha Terceira e a Ilha Graciosa.

    As ilhas mais próximas são as do Faial e do Pico – assim como comentei no início do texto. Portanto, se deseja viajar de barco para conhecer outras ilhas, essas são as escolhas mais fáceis.

    As viagens entre as Ilhas Triângulo (São Jorge, Faial e Pico) demoram entre 30 minutos e 1h10, em média, dependendo do porto e do destino que você escolher, e são feitas o ano todo. Para as outras ilhas, as viagens são mais longas e podem ser mais restritas (veja todos os horários disponíveis e tempo de trajeto no site da AtlanticoLine).

    Neste vídeo, explicamos em detalhes como são feitos:

    Sou jornalista especializada em cultura e tenho 41 anos. Lisboa é o meu lugar no mundo. Os meus pais são portugueses imigrados no Brasil. Depois de fazer o caminho inverso deles, me tornado também imigrante, assumi como missão do Cultuga diminuir a distância que separa o Brasil de Portugal.

    2 Comentários

    1. Ola’ Priscila,
      em organisar a minha primeira viajem para os Açores (São Miguel, São Jorge, Terceira) encontrei o seu blog que acho muito bom, com muitas dicas uteis. As informaçoes sobre as condiçoes das estradas em São Jorge e os voos entre ilhas contribuiram a esclarecer muitas duvidas.
      Obrigada
      Una italiana apaixonada para Portugal.♥️

      • Muito obrigada pelo carinho, Paola! Você vai adorar conhecer os Açores!

        Seja sempre bem-vinda a Portugal. :)

        Eu e o Rafa também somos dois luso-brasileiros apaixonados pela Itália!

    Deixe um comentário