As nove ilhas do Arquipélago dos Açores

Conhece alguém que vai viajar para Portugal? Envie este artigo!

Açores é um arquipélago de 2.325 km², com 244.780 habitantes (dados de 2008) e fica a uma distância de 1.600 quilômetros de Portugal continental, basicamente na linha de Lisboa.

onde-fica-os-acores-portugal

O arquipélago dos Açores reúne nove ilhas: São Miguel, Santa Maria, Terceira, Faial, Pico, São Jorge, Graciosa, Flores e Corvo.

Veja como ir de Lisboa aos Açores

Conheça cada uma das ilhas dos Açores

mapa-ilhas-acores

Grupo Oriental

São Miguel

Ilha de São Miguel nos Açores

É a maior e a principal ilha desse arquipélago. Metade da população açoriana vive nos 62,1 quilômetros de comprimento e 15,8 quilômetros de largura (744,7 Km²) de São Miguel – aproximadamente 137 mil pessoas (censos 2011). É também aqui que fica a sede do Governo Regional dos Açores.

O Pico da Vara é ponto mais alto da ilha, com 1105m de altitude e sua principal cidade é Ponta Delgada. Entretanto, por aqui, há uma infinidade de belezas naturais que podem ser contempladas a partir de seus mirantes e também em visitas a Ribeira Grande, Sete Cidades e Furnas, por exemplo. O turismo local está em forte crescimento.

Uma de suas mais valias é a gastronomia, com fortes referências ao ananás (uma fruta da família do abacaxi), a carne bovina, aos lacticínios e, claro, também ao peixe. Outro destaque importante são seus banhos naturalmente quentes de água férrea.

Veja onde tomar banhos quentes que fazem bem à saúde, em São Miguel, nos Açores

Veja como escolher um bom hotel na Ilha de São Miguel

Santa Maria

acores_santa_maria_baia_sao_lourenco

Foto: divulgação Turismo dos Açores

Distante cerca de 80 quilômetros de São Miguel, a Ilha de Santa Maria tem 97 Km² e o seu ponto mais elevado fica a 587 m de altitude, o Pico Alto. A agropecuária e a pesca formam a principal base da economia local, com pouco mais de 5.500 habitantes.

Acredita-se que essa tenha sido a primeira ilha em que os portugueses chegaram, entre 1427 e 1432.

Aqui também se produz vinho e as suas belezas podem ser vistas a partir de muitos miradouros de tirar o fôlego. O Poço da Pedreira e a Praia Formosa são alguns de seus cartões postais.

Grupo Central

Terceira

Esta é a segunda ilha mais habitada do arquipélago (aproximadamente 55 mil habitantes) e tem 30,1 quilômetros de comprimento e 17,6 quilômetros de largura (401,9 Km²).

Somente a título de curiosidade, os britânicos instalaram aqui uma base militar próxima da Praia da Vitória durante a Segunda Guerra Mundial.

Em 1983, o centro histórico de Angra do Heroísmo, na Ilha Terceira, se tornou Patrimônio Mundial da Humanidade, pela UNESCO. É também esse local que encontramos importantes referências arquitetônicas diretamente ligadas a Florianópolis, no Brasil. Por isso, elas também são chamadas de “cidades irmãs”.

O guitarrista da banda norte-americana Extreme, Nuno Bettencourt, é natural dessa ilha – da Praia da Vitória :D

Faial

acores_faial_casario

Foto: divulgação Turismo dos Açores

Faial tem 19,8 quilômetros de comprimento e 14 de largura (173,1 Km²). É nessa ilha que se encontra a cidade de Horta, famosa pela sua marina, inaugurada em 1986, e um dos portos de abrigo mais importantes do mundo. No ponto mais elevado da ilha, aos 1043 m de altitude, está situado no Cabeço Gordo.

A partir do porto da Horta, há ligações diárias de barco para a Ilha do Pico, chegando lá em apenas 15 minutos.

Pico

acores_pico_montanha_neve

Foto: divulgação Turismo dos Açores

São 444,9 Km² de área, porém, o destaque da ilha está nas “alturas”. É nela que se encontra o ponto mais alto de Portugal, com 2351 m de altitude, a Montanha do Pico (o mais alto do continente português fica na Serra da Estrela).

Em 2004, a vinicultura picoense passou a fazer parte da Paisagem da Cultura da Vinha como Património Mundial da Humanidade, da UNESCO.

Quer saber como é o clima nos Açores e o que levar na mala?

São Jorge

acores_sao_jorge_calheta

Foto: divulgação Turismo dos Açores

Com 54 quilômetros de comprimento e 6,9 quilômetros de largura máxima (243,9 Km²), esta ilha tem uma longa cordilheira vulcânica.

Graças aos seus ótimos pastos, São Jorge possui um dos queijos mais saborosos de Portugal. 

Seu ponto mais elevado, aos 1053 m de altitude, é o Pico da Esperança.

São Jorge, junto do Faial e do Pico formam o chamado “triângulo”, com fácil e rápido acesso entre as ilhas por via marítima. 

Graciosa

acores_graciosa

Foto: divulgação Turismo dos Açores

A população de, aproximadamente, 4.500 habitantes vive em 12,6 quilômetros de comprimento e 7 quilômetros de largura (60,9 km²).

A produção de carnes e laticínios é a principal atividade econômica dessa ilha. Depois de sofrer com diversos desastres ao longo de sua história, hoje investe para encontrar destaque no turismo sustentável.

Do grupo oriental, é aquela com acesso mais restrito.

Grupo Ocidental

Flores

acores_flores_lagoa

Foto: divulgação Turismo dos Açores

A Ilha das Flores é o ponto mais ocidental da Europa. Sua população de 4.117 habitantes vive em seus 16,6 quilômetros de comprimento e 12,2 de largura (141,4 Km²).

Foi nos anos 70 que ganhou um aeroporto e instalações portuárias. É também famosa por seus campos de hortênsias.

Em 2009,  passou a integrar a Rede Mundial de Reservas da Biosfera da UNESCO.

Corvo

acores_corvo_caldeirao

Foto: divulgação Turismo dos Açores

Com 6,24 quilômetros de comprimento e 3,99 de largura (17,1 Km²), essa é a menor ilha do arquipélago e tem por volta de 500 habitantes.

A integração com Flores, Faial e Terceira aumentou no início dos anos 1990, com rotas áreas regulares.

A base da economia está na criação de gado.

Assista ao vídeo e apaixone-se pelos Açores:

Boas escolhas para sua viagem a Portugal

icon-saude

SEGURO SAÚDE E VIAGEM
Faça o seu seguro para Portugal com a Real Seguro Viagem e ganhe 10% de desconto!

icon-carro

ALUGUEL DE CARRO
Na RentalCars você recebe o orçamento de aluguel de carro das empresas mais conhecidas de Portugal.

icon-hotel

HOTÉIS E APARTAMENTOS
Utilizamos o Booking para reservas há mas de 15 anos. Apartamentos turísticos, casas típicas rurais e excelentes hotéis com cancelamento gratuito!

Conheça os serviços do Cultuga!

icon-carroTRANSFER E TOURS
Tenha uma viagem a Portugal tranquila com os transfers e tours do Vinícius e sua equipe!

TOURS A PÉ
Conheça Lisboa a pé com os nossos tours históricos e culturais!

icon-tourTOUR DE TUK TUK
Quer ter uma experiência divertida? A Kamila vai te levar em um tour de tuk tuk!

icon-foto

SESSÃO FOTOGRÁFICA
As nossas fotógrafas conhecem os lugares mais bonitos para fazer o seu ensaio fotográfico!

Sobre o autor

Rafael Boro

Sou jornalista, tenho 36 anos e, apesar de ter nascido em São Paulo, adotei Lisboa como minha cidade. Gosto de apreciar a gastronomia lusa e, sempre que posso, vou a um café ou a um restaurante que não conheço. Lisboa também me trouxe um time de futebol do coração, o Sporting, mesmo tendo o tênis como o meu principal esporte. Troco fácil os transportes públicos por uma longa caminhada. Na minha playlist de música portuguesa não falta David Fonseca e Tiago Bettencourt.

10 Comentários

    • Priscila Roque
      Priscila Roque em

      Olá, Johnny
      Tudo bem?
      O nosso trabalho de consultoria é direcionado somente a viajantes. Se desejar, posso encaminhar ao seu e-mail contatos de assessorias de imigração. Basta que nos sinalize o interesse.

    • Rafael Boro

      Olá, Silvestre
      Tudo bem?
      O deslocamento entre as ilhas é feito pelo empresa Atlanticoline – https://www.atlanticoline.pt Porém, alguns deslocamentos são sazonais.

      Operação regular (durante todo o ano)
      – Linha Verde: Faial, Pico e São Jorge
      – Linha Azul: Faial e Pico (Madalena)
      – Linha Rosa: Flores e Corvo

      Operação sazonal
      – Linha Amarela(18 de maio a 24 de setembro): ligação entre todas as ilhas, exceto o Corvo
      – Linha Lilás:(15 de junho a 16 de setembro): Faial, Pico, São Jorge e Terceira (Angra do Heroísmo)

      Um grande abraço!

  1. Avatar

    Gostava de perguntar se para princípio de abril de 2018 tem por via marítima a visita ilha das flores e corvo com volta no mesmo dia obrigada com saiada da terceira

  2. Avatar

    Boa tarde, por gentileza, penso em visitar os Açores com meu marido no verão do ano que vem. Já estivemos na Madeira e gostamos bastante. Curtimos natureza, história e a comida portuguesa em geral. Pensei em em visitar a ilha de São Miguel e a ilha Terceira, de onde vieram parte dos meus antepassados paternos. Qual outra ilha com um porto pitoresco e pousadas charmosas sugerem ?
    Penso em uma viagem de duas semanas com passagem pelo Porto ou Lisboa.

    • Rafael Boro

      Olá, Lena
      Tudo bem?

      O Arquipélago dos Açores é fantástico. É uma beleza diferente da Madeira (que é magnífica). E isso é muito interessante. Duas semanas é um bom tempo para vocês explorarem São Miguel, Terceira e alguma outra ilha.

      As hospedagens nos Açores costumam ser mais rurais e por vezes simples, pois esta é um pouco da essência daquele lugar, Mas com o aumento da procura, começa a aparecer hotéis diferentes, principalmente em São Miguel. Eu e a Priscila já estivemos em São Miguel e na Terceira, mas já estamos com viagem marcada para São Jorge agora em outubro. Entretanto, a Ilha do Pico pode ter hospedagens interessantes do perfil que procura, além, claro, de terem a oportunidade de subir a montanha mais alta de Portugal e provar os famosos vinhos do Pico.

      Indico a leitura dos artigos sobre os Açores que já publicamos aqui no Cultuga:
      https://www.cultuga.com.br/category/regioes-de-portugal/ilhas-acores/

      Um grande abraço e boa viagem!

  3. Avatar

    Uma semana no Carnaval é suficiente para visitar e pernoitar uma noite no Faial,outra no Pico,Outra em S.jorge e tres noites na Terceira? Agradecia opinião. Já conheço bem S. Miguel estive uma semana. Será muito 4 ilhas ou só Três. Cumprimentos

    • Rafael Boro

      Olá, Anabela
      Tudo bem?

      Pelo que eu e a Pri já conhecemos dos Açores (São Miguel, Terceira e São Jorge), fazer essas quatro ilhas é muita coisa, principalmente durante o inverno, época em que há uma maior possibilidade de atraso de voos e menos ligações de barco por conta do mau tempo. Os voos entre ilhas é muito rápido – por exemplo, Terceira e São Jorge são 20 minutos – mas dependendo do tamanho do avião, dependendo do número de passageiros, nem todas as malas cabem no porão. Isso pode ser outro fator que pode afetar uma viagem de curta duração em cada ilha.

      Ainda não publicamos todos os artigos sobre a Terceira e os de São Jorge estão em produção, mas estamos nos organizando o mais breve possível para definir a data dessas publicações. Deixo aqui ótimas sugestões de locais para comer na Terceira: https://www.cultuga.com.br/restaurantes-ilha-terceira-onde-comer-acores/

      Um grande abraço e boa viagem!

Deixe um comentário