Quantas ilhas tem o Arquipélago da Madeira?

PORTUGAL NA PANDEMIA: eventos podem ser adiados ou cancelados; atrações e estabelecimentos podem funcionar sob horário e regime especiais. Acompanhe aqui as atualizações da Covid-19

Envie este artigo para alguém que você gosta!

O Arquipélago da Madeira está situado no Oceano Atlântico e tem origem vulcânica.

Ele foi descoberto oficialmente pelos portugueses entre 1418 e 1419 e reúne as ilhas da Madeira (736 Km²) e do Porto Santo (43 Km²), além do conjunto das Desertas (14 Km²) e do conjunto das Selvagens (4 Km²)*.

Quantas ilhas tem o arquipélago da Madeira?

Ilhas tem o arquipelago da madeira

Neste mapa vemos a localização das principais ilhas do arquipélago: a Madeira (maior), o Porto Santo (na parte superior) e as Desertas (na parte inferior). As Selvagens ficam mais a sul, perto das Canárias. Imagem: Google Maps

A partir de Lisboa, o acesso pode ser feito feito de avião diretamente para as suas duas ilhas habitadas, a da Madeira ou a do Porto Santo.

Para as demais ilhas do arquipélago, o acesso é restrito, feito apenas de barco e em épocas pontuais e com autorização prévia, pois se tratam de reservas naturais.

LEIA TAMBÉM: Como chegar a Ilha da Madeira

Onde fica o arquipelago da madeira

O Arquipélago da Madeira está assinalado no mapa, na altura da África

O arquipélago fica mais sul de Portugal continental, já na altura do continente africano.

Conheça suas divisões:

Ilha da Madeira

A Ilha da Madeira, cuja capital é a bela cidade do Funchal, fica a cerca de 1000 quilômetros do continente europeu, aproximadamente 1h30 de voo a partir de Lisboa, e a 500 quilômetros da costa africana.

Por sua posição geográfica privilegiada, tem umidade moderada e as temperaturas médias do ar costumam ficar entre os 17ºC e os 25º.

Reserve aqui o seu hotel na Ilha da Madeira com opção de cancelamento gratuito

Onde fica a Ilha da Madeira Portugal

A Ilha da Madeira é a maior do arquipélago e também a mais populosa, claro, por isso também a mais famosa.

Suas belezas naturais impressionam. Entretanto, para acessá-las, é ideal que seja de carro ou, então, a pé – para aqueles que gostam de longas caminhadas rurais (as chamadas “levadas” e “veredas”).

LEIA TAMBÉM: 5 experiências imperdíveis para fazer na Ilha da Madeira

A partir da Ilha da Madeira, você também alcança facilmente a ilha do Porto Santo (veja aqui como foi a nossa visita a esta ilha) por meio de uma ligação diária de navio feito entre ilhas pela empresa Porto Santo Line.

Para a Deserta Grande, uma reserva natural facilmente avistada a partir da Ilha da Madeira, também há interessantes passeios de barco durante o verão para a observação de lobos marinhos.

Ilha da Madeira Portugal: Cabo Girão

Cabo Girão: um dos miradouros mais famosos da Ilha da Madeira

Ilha do Porto Santo

A pequena Ilha do Porto Santo está a uma distância de 70km de navio e 15 minutos de avião da Ilha da Madeira.

Aqui, o clima é bem diferente – bastante seco, inclusive. Como não há altas montanhas, as nuvens carregadas das chuvas passam rapidamente sem deixar praticamente rastros.

Seu cartão postal é o extenso areal, de 9km de comprimento, banhado por um mar cristalino com uma incrível cor azul turquesa.

LEIA TAMBÉM: O que você precisa saber antes de ir a Ilha do Porto Santo

A Ilha do Porto Santo tem como base principal de sua economia o turismo, sendo muito procurada por alemães, ingleses e dinamarqueses na alta temporada, por exemplo, além dos próprios habitantes da Ilha da Madeira como destino de férias.

E não é por menos, pois a areia dourada, além de fina e macia, tem também propriedades terapêuticas.

Areia na Ilha do Porto Santo, Madeira

A areia terapeutica da Ilha do Porto Santo é utilizada para aliviar dores causas por reumatismo, por exemplo

Ilha do Porto Santo, Madeira, Portugal

As belas paisagens da Ilha do Porto Santo

Uma visita ao Porto Santo vale a pena, seja em um bate-volta de navio, seja para passar alguns dias de descanso, sem ter que olhar para o relógio.

São praias, picos, mirantes e áreas de baixas montanhas com uma beleza bastante exótica.

Apenas como curiosidade: você sabia que Cristóvão Colombo viveu na Ilha do Porto Santo durante a preparação de sua viagem à América, na época dos Descobrimentos?

Ilha do Porto Santo, Madeira, Portugal

Vista para a Ilha do Porto Santo a partir da nossa viagem com o navio Lobo Marinho

Ilhas Desertas

Já o conjunto das Desertas é constituído por:

  • Chão
  • Deserta Grande
  • Bugio

Entre 1894 e 1971, essas pequenas ilhas foram propriedade privada de duas famílias inglesas da Madeira. Porém, o Estado Português as comprou, oferecendo o título de Reserva Natural.

A partir da Ilha da Madeira, conseguimos ver as Desertas. Tenha atenção quando estiver em uma das extremidades a este, como a Ponta de São Lourenço, por exemplo.

LEIA TAMBÉM: Como é formado o arquipélago dos Açores?

Ilha da Madeira e Ilhas Desertas Portugal

A partir da Ponta de São Lourenço, na Ilha da Madeira, vemos ao fundo as Desertas

Ilhas Selvagens

Por fim, o conjunto das Selvagens é constituído por:

  • Ilha Selvagem Grande
  • Palheiro da Terra
  • Palheiro do Mar
  • Ilha Selvagem Pequena
  • Ilhéu de Fora
  • Alto
  • Comprido
  • Redondo
  • Ilhéus do Norte

Para essas, o acesso é restrito e precisa de autorização especial do Parque Natural da Madeira para acessá-las. São bem mais distantes que o restante do arquipélago da Madeira, estando mais próximas das Canárias.

 

*Dados do Governo Regional da Madeira


Envie este artigo para alguém que você gosta!

Apoie o Cultuga ❤

Estamos há 11 anos produzindo conteúdo autêntico sobre a cultura portuguesa e o turismo cultural de Portugal. Se você gosta do nosso trabalho, veja como nos apoiar:

Envie-nos um PIX. Chave PIX: contato@cultuga.com.br

Cadastre-se na newsletter e receba gratuitamente nossas atualizações por e-mail

 Inscreva-se em nosso canal no YouTube – é gratuito e há sempre novidades

Portugal com segurança ✈

icon-saude

SEGURO SAÚDE E VIAGEM
Faça o seu seguro para Portugal na Real Seguro Viagem e ganhe 10% de desconto!

icon-carro

ALUGUEL DE CARRO
Viajar de carro é uma ótima opção para fazer um roteiro ao seu ritmo. Na RentalCars você recebe o orçamento de aluguel de carro das empresas mais conhecidas de Portugal.

icon-hotel

HOTÉIS E APARTAMENTOS
Encontre hotéis no Booking com boa limpeza e evite surpresas com a opção de cancelamento gratuito!

TRANSFERS E TOURS EM PORTUGAL
Conheça o Vinícius e sua equipe! Eles vão receber você com segurança, conhecimento e tranquilidade.

Sobre o autor

Sou jornalista, tenho 37 anos e, apesar de ter nascido em São Paulo, adotei Lisboa como minha cidade. Gosto de apreciar a gastronomia lusa e, sempre que posso, vou a um café ou a um restaurante que não conheço. Lisboa também me trouxe um time de futebol do coração, o Sporting, mesmo tendo o tênis como o meu principal esporte. Troco fácil os transportes públicos por uma longa caminhada. Na minha playlist de música portuguesa não falta David Fonseca e Tiago Bettencourt.

3 Comentários

  1. Maria lucia Conceiçao em

    Boa noite!
    Estou pesquisando algumas ilhas da madeira, pois estou em busca do acento de batismo do bisavo so mru filho e acabei cai do aqui.
    Hoje o vovô falou q o bizo sempre falava que veio de uma ilha da madeira que só se chegava de barco, alguem poderia me dar um luz, pois não conheço o país.

    Obg!!!

    • Olá, Maria Lucia
      Boa noite!

      As duas ilhas habitadas do arquipélago da Madeira são a Ilha da Madeira e a Ilha do Porto Santo. Pode ser que o seu bisavô seja da Ilha do Porto Santo e se deslocava para a Ilha da Madeira de barco. É uma possibilidade. :)

      Temos um artigo sobre a Ilha do Porto Santo que pode ser de seu interesse: https://www.cultuga.com.br/o-que-fazer-ilha-porto-santo-madeira/

      Entretanto, a própria Ilha da Madeira tem diversas aldeias em pequenos terrenos planos, a beira do mar, que antigamente (algumas até hoje em dia) só podiam ser acessadas de barco. São localizações mais remotas, muitas vezes denominadas por “fajãs”.

      Neste vídeo você poderá entender um pouco mais sobre o acesso de teleférico a uma fajã como exemplo – que antes só se chegava de barco: https://youtu.be/g9dJyL7uKqU

      Espero que tenha ajudado!
      Um grande beijo

Deixe um comentário