Seu guia de viagem em Portugal | 14 anos no ar

    Você quer visitar a Ilha da Madeira, em Portugal, mas não sabe por onde começar a organizar a sua viagem? Saiba que não há voos diretos do Brasil para o arquipélago da Madeira. É preciso fazer uma conexão em Lisboa ou no Porto  para, então, seguir viagem.

    Ao comprar a sua passagem do Brasil para Portugal, você pode optar por múltiplos destinos e incluir como destino final o Aeroporto da Madeira, naturalmente.

    Entretanto, não é algo que eu aconselho.

    Sugiro que você fique ao menos um dia em Lisboa ou no Porto antes de seguir para a Ilha da Madeira – isso porque os pousos na Madeira podem ser adiados ou demorados em função da força dos ventos.

    Portanto, tire um dia para descansar e se recompor, para que possa aproveitar bem todas as etapas dessa viagem.

    Veja também: 6 coisas que você precisa saber antes de viajar à Ilha da Madeira

    Afinal, como chegar a Ilha da Madeira?

    Como ir de Lisboa a Ilha da Madeira

    As duas empresas aéreas que fazem o percurso de Lisboa ao Funchal, na Ilha da Madeira, são a TAP,  a Easyjet e a Ryanair.

    O voo de Lisboa a Ilha da Madeira dura, em média, entre 1h20 e 1h40.

    Não há uma alternativa mais fácil do que o avião, como um ferryboat (há um que funciona por temporada e liga Portimão/ Algarve ao Funchal/ Ilha da Madeira, mas a viagem dura longas 23 horas).

    Há ainda grandes cruzeiros saindo de várias partes do mundo, mas com uma passagem rápida pelo Funchal – sem mesmo passar uma noite na Ilha da Madeira.

    Não compensam para quem deseja conhecer efetivamente este arquipélago.

    Sugiro que você opte pela TAP, por ser a única empresa que tem autorização para pousar na Ilha do Porto Santo (a outra ilha habitada do arquipélago da Madeira), caso os ventos da Ilha da Madeira estejam muito fortes. 

    Isso faz alguma diferença, pois o avião não necessariamente terá que voltar para Lisboa, caso não receba a ordem de pouso.

    E, geralmente, a diferença de preço entre as duas companhias não compensa.

    Aeroporto Ilha da Madeira Portugal
    A famosa pista para pousos do Aeroporto da Madeira, a beira do mar 

    Dica: o lado mais bonito do avião

    Quando fomos a Ilha da Madeira, perguntei a aeromoça da TAP qual era o lado mais bonito da aeronave para ver o pouso na Ilha.

    Ela me contou que, geralmente, é do lado direito – mas, claro, depende também de alguma eventualidade que possa acontecer na rota.

    Nas duas vezes que voamos para a Madeira, ficamos do lado direito do avião.

    E foi, realmente, uma experiência incrível sobre a imensidão daquele oceano.

    Na primeira vez, o pouso foi perfeito, sem muitas sacodidas. No segundo voo, os ventos estavam fortes demais para aterrissagem, portanto ficamos mais 20 ou 30 minutos sobrevoando a Ilha da Madeira antes do pouso – mas que também foi impecável. Na terceira vez foi perfeito outra vez.

    Reserve aqui o seu hotel na Ilha da Madeira com opção de cancelamento gratuito

    Como ir do Porto a Ilha da Madeira

    Além da TAP, a partir do Porto também há a companhia aérea Transavia que faz essa conexão entre o Porto e o Funchal, na Ilha da Madeira.

    Eu nunca fiz esse trajeto, mas ouvi falar muito bem dessa companhia aérea enquanto estive na Ilha da Madeira – no último mês de agosto.

    O voo demora um pouco mais de 2 horas e é mais uma opção para quem vai ao arquipélago a partir do norte de Portugal.

    Como chegar a Ilha do Porto Santo?

    Muita gente pensa que a Ilha da Madeira é solitária e desconhece que se trata da maior ilha do arquipélago da Madeira – constituído também da Ilha do Porto Santo (habitada e surpreendente) e das Selvagens e Desertas (essas, reservas naturais não habitadas).

    Assim, se você deseja ir da Ilha da Madeira à Ilha do Porto Santo, a melhor forma é de barco – em um mini cruzeiro da Porto Santo Line.

    Eu e o Rafa já fizemos esse percurso. Veja aqui como foi a nossa viagem :)

    Como chegar a Ilha do Porto Santo Madeira Portugal
    Ilha do Porto Santo ficando para trás, nesse maravilhoso fim de tarde a partir do barco da Porto Santo Line
    Como chegar a Ilha do Porto Santo Madeira Portugal
    Barco da Porto Santo Line na chegada a Ilha do Porto Santo

    Há também voos entre as ilhas, mas eles são bem caros e, por conta dos ventos, nem sempre compensa. O barco é sempre garantido, quando você poderá se programar com tranquilidade.

    Sou jornalista especializada em cultura e tenho 41 anos. Lisboa é o meu lugar no mundo. Os meus pais são portugueses imigrados no Brasil. Depois de fazer o caminho inverso deles, me tornado também imigrante, assumi como missão do Cultuga diminuir a distância que separa o Brasil de Portugal.

    6 Comentários

    1. Edina Rodrigues De Lima em

      Oi Priscila, lindo seu blog, parabéns!! Estou planejando ir a Portugal em junho de 2010, no roteiro quero muito incluir madeira, além claro de Lisboa e seus arredores, Porto e Algarve. Preciso de seu help, quero muito conhecer uma vinícola, mas não quero nada luxuoso, apenas dizer q estive em ilha da madeira (rsrsrsrs) e experimentei vinhos autênticos. Estou pensando em sair de lisboa e ficar uns três dias em Funchal (não sei se esse seria o melhor local para me hospedar), falo 3 dias pq quero conhecer a cidade, o básico pelo menos, conhecer uma vinícola e tempo de viagem, então chutei 3 dias, mas não sei qual tempo seria suficiente.
      O q vc me sugere?
      A hospedagem costuma ser cara, onde consigo ficar com melhor custo benefício?
      Transporte de Lisboa à ilha é mais fácil q de porto À ilha? qual mais ou menos os valores?
      Desculpe te metralhar de perguntas, mas estou tão empolgada q fico meio sem noção.
      Bjus

    2. Olá Priscila.
      Em setembro estarei em Lisboa e depois gostaria de fazer uma excursão para Funchal. Estando em Lisboa, onde voce me recomenda comprar uma excursão de 3 dias para Funchal?
      Grata
      Vania

      • Olá, Vania
        Como vai?

        Recomendo que defina toda a programação da viagem para o Funchal a partir do Brasil. Acredito que algumas agências brasileiras devem ter pacotes para a Madeira – a Agência Abreu, a mais importante de Portugal tem lojas no Brasil.
        Setembro ainda é alta temporada, por isso, o quanto antes você comprar um pacote, melhor! ;)

        Um abraço e boa viagem!

    3. Bom dia!
      Estarei em Portugal de 22/12/19 a 06/01/20. Passarei 6 dias em Lisboa e o restante no Porto. Retornando para Lisboa 05/01, e para o Brasil 06/01.
      Queria incluir uns dias na ilha da Madeira.
      Não sei se ficaria muito corrido?
      E se nessa época é ruim pela temperatura?
      Att,
      Lourdes

      • Olá, Lourdes
        Como vai?

        Pode ficar corrido. Mas isso depende de quantos dias você pretende ficar. Aconselhamos sempre que as pessoas fiquem 5 dias. Mas é possível aproveitar algumas partes da ilha em 3 dias. O inverno na Madeira não é muito rigoroso. É bem mais tranquilo que o continente. Por conta disso e da beleza dos fogos de artifício, o Ano Novo lá acaba sendo muito famoso.

        Um abraço e boa viagem!

    Deixe um comentário