Hoje vamos falar por aqui sobre um meio de transporte muito curioso e interessante na Ilha da Madeira, que são os teleféricos!

Primeiro, para te situar, a Ilha da Madeira faz parte de um arquipélago de Portugal. Aqui no mapa a gente pode ver o arquipélago da Madeira no Oceano Atlântico, mais ou menos na direção da África, a sul de Portugal continental.

Onde fica a ilha da Madeira
Veja no ponto vermelho a localização do arquipélago da Madeira (veja aqui as ilhas que fazem parte)

As paisagens naturais da Ilha da Madeira são deslumbrantes!

Mas com tanto sobe e desce em suas montanhas altas e íngremes, o teleférico se torna um meio de transporte prático, muitas vezes até único, além de ser também uma experiência de tirar o fôlego para o viajante.

Veja 5 experiências imperdíveis na Ilha da Madeira

No total, são 7 teleféricos em funcionamento na ilha. Para este artigo, vamos sugerir 3 deles que você vai adorar conhecer!

3 teleféricos da Madeira que valem a pena conhecer

Teleférico do Monte

Visitar Ilha da Madeira: andar de teleférico do Funchal

Começamos com o mais famoso da ilha: o Teleférico do Monte.

Ele liga o centro da cidade do Funchal com o Monte. Pra você ter uma noção de como essa conexão é longa, ela demora entre 15 e 25 minutos em cada sentido.

A vista durante todo o trajeto é espetacular. Esse é um passeio que realmente vale muito a pena fazer. 

Nós optamos por comprar os bilhetes de ida e volta.

Ao chegar no topo, no Monte, visitamos o Jardim Tropical Monte Palace, que é muito bonito, com uma coleção expressiva de plantas exóticas de várias partes do mundo, além de painéis de azulejos históricos de várias partes de Portugal.

Jardim Tropical Monte Palace Ilha da Madeira
Jardim Tropical Monte Palace

Depois desse passeio, voltamos ao centro do Funchal com o mesmo teleférico.

Informações: madeiracablecar.com

Passeios para conhecer a história da Ilha da Madeira

Teleférico das Achadas da Cruz

Teleférico da Madeira: Achadas da Cruz

Outro teleférico que queremos destacar por aqui é o das Achadas da Cruz, no lado oeste da ilha.

É uma região mais simples e bem rural. Quando você chega ao ponto de saída do teleférico, há um mirante/ miradouro muito bonito.

O que você vê de lá é uma descida é muito íngreme, lenta e impressionante. Eu confesso que fiquei até com algum medinho quando vi pela primeira vez.

Achadas da Cruz Ilha da Madeira
Depois de descer com o teleférico íngreme, fui recompensada com essa paisagem selvagem das Achadas da Cruz

Esse teleférico desce até a Fajã da Quebrada Nova, uma localidade com cerca de 100 habitantes. 

A Fajã é essa área plana e com terreno muito fértil. Por isso, o teleférico foi construído por ali, para auxiliar na produção agrícola desse lugar. 

A viagem dura menos de 10 minutos. Apesar da cabine ser pequena e o percurso muito íngreme, é realmente tranquilo e muito bonito. 

É um daqueles lugares com menor apelo turístico e que também nos mostra características genuínas e interessantes dessa região. De como os habitantes fazem uso daquele espaço tão fértil e de acesso mais restrito.

É muito bom passar algum tempo curtindo um lugar como esse, fazendo um percurso a pé a beira do mar em um lugar tão simples e tão pitoresco. 

Uma experiência inesquecível e que faz toda a diferença na Ilha da Madeira.

Informações: portomoniz.pt

Como ir da Ilha da Madeira a Ilha do Porto Santo?

Teleférico da Fajã dos Padres

Fajã dos Padres - Ilha da Madeira
Foto: Fajã dos Padres

Por fim, escolhemos destacar aqui mais um teleférico que faz essa ligação de uma área bem alta com outra fajã – essa área mais plana, junto ao mar, e com terreno bastante fértil.

Nesse caso, é o Teleférico da Fajã dos Padres, no sul da Ilha da Madeira, bem perto do Funchal.

Como a Madeira é uma ilha com muitas montanhas, os teleféricos realmente ajudam no deslocamento da população, dos turistas e até de mercadorias. 

Na aldeia da Fajã dos Padres, só é possível chegar de teleférico ou de barco. Mas são apenas 2 minutos e meio para chegar até lá.

Fajã dos Padres Ilha da Madeira
Aqui na Fajã dos Padres também tem hospedagem

A experiência aqui acaba por ser diferente da nossa indicação anterior porque nessa aldeia há estrutura para o viajante passar mais tempo, com restaurante e hospedagem.

Informações: fajadospadres.com

E você, já andou em algum desses teleféricos da Madeira? Conta aqui pra gente nos comentários!

Viaje a Portugal com tudo organizado

 

Sou jornalista especializada em cultura e tenho 42 anos. Lisboa é o meu lugar no mundo. Os meus pais são portugueses imigrados no Brasil. Depois de fazer o caminho inverso deles, me tornado também imigrante, assumi como missão do Cultuga diminuir a distância que separa o Brasil de Portugal.

Deixe um comentário