Covid-19 em Portugal: recomendações para viajantes brasileiros

#EspalhePortugal → Envie este artigo para alguém que você gosta!

Por conta da pandemia do Coronavírus (COVID-19), temos recebido mensagens de brasileiros com viagem marcada para Portugal preocupados se devem ou não viajar.

Portanto, abrimos este post para ser o nosso canal direto com você e passar informações importantes que todo mundo deve saber sobre este vírus – identificado pela primeira vez em dezembro de 2019, na China.

Esse artigo está em constante atualização!

Covid-19 em Portugal: recomendações para viajantes brasileiros

Como está a situação do Covid-19 em Portugal?

Os primeiros casos de Covid-19 em Portugal foram confirmados no dia 2 de março.

Veja aqui a tabela com os números atualizados de Portugal

Com a evolução da pandemia, Portugal declarou Estado de Emergência no dia 18 de março de 2020 – que permaneceu vigente até a meia noite do dia 2 de maio de 2020.

Isso significa que a maior parte da população ficou em casa, em isolamento, e somente os serviços básicos (hospitais, centros de saúde, farmácias, restaurantes com entrega e supermercados) tiveram autorização para permanecer em funcionamento durante este período de Estado de Emergência.

O Estado de Emergência, unido ao esforço conjunto e louvável de médicos, enfermeiros, técnicos e todos aqueles que estão trabalhando ativamente na linha de frente, ajudou o sistema de saúde de Portugal não entrar em colapso e a conseguir dar resposta aos doentes mais graves.

Portanto, desde o dia 2 de maio Portugal desceu um patamar, deixando o Estado de Emergência e entrando em Situação de Calamidade – dando início também a um plano de desconfinamento.

Assim, o país segue com novas medidas previstas a cada quinzena.

A partir de 1 de junho, Portugal entra na terceira fase. Ainda permanecerá em Situação de Calamidade, mas com alguma flexibilidade frente as medidas anteriores.

Há novas regras, como o uso de máscaras em situações específicas, o distanciamento social e/ ou uso de divisórias para evitar o contato entre pessoas de grupos diferentes, que serão aplicadas em comércios, celebrações religiosas, restaurantes, museus, monumentos e outros espaços culturais (como cinemas, teatros e salas de espetáculos).

Assim, a maior parte das atividades econômicas poderá ser retomada em junho. Somente bares e discotecas permanecem fechados e o veto a grandes shows e festivais de verão permanece.

A exceção será a área metropolitana de Lisboa, que neste momento está com o maior número de novos casos de Covid-19 no país. Assim, ao menos ao longo da primeira semana de junho, lojas acima de 400m2 e shoppings estarão fechados, não poderão acontecer feiras, o transporte de pessoas fica restrito a 2/3 da capacidade e ajuntamentos são limitados ao máximo de 10 pessoas.

Veja o cronograma do desconfinamento:

Portugal covid-19

As praias de Portugal também possuem novas medidas de utilização durante a pandemia.

Com o início da época balnear marcado oficialmente para o dia 6 de junho (geralmente, acontece entre junho e setembro), a população já pode voltar a frequentar as praias de todo o país.

Entre as regras a serem cumpridas estão, por exemplo, o distanciamento de 1,5m entre banhistas no areal (aqueles que não fazem parte do mesmo grupo), número máximo de pessoas na praia e a necessidade de desinfetar as mãos regularmente. Clique aqui para ler todas essas regras!

regras praias covid portugal

Devo adiar a minha viagem a Portugal?

Quem programou uma viagem a Portugal antes da pandemia certamente está se sentindo dividido neste momento. Adiar? Cancelar? O que fazer?

Eu diria: Espere! (se você puder).

Como este é um momento novo e imprevisível, as medidas e possíveis restrições estão sendo atualizadas dia a dia. É necessário termos um pouco de paciência. 

Ainda não há uma previsão para quando será a melhor época para viajar para Portugal.

Mas, pelo menos ao longo dos meses de maio e junho de 2020, Portugal estará em um período de passos curtos, em Situação de Calamidade, e com a retomada das atividades em fases, com a possibilidade de novas medidas de restrição aos serviços e as pessoas – caso seja necessário.

Se você tem viagem marcada para Portugal nos meses de maio e junho de 2020, sugiro que remarque a sua passagem.

O turismo já é permitido em Portugal e, para entrar no país, não é mais necessário fazer quarentena. Entretanto, pelo que temos acompanhado, a sugestão tem sido adiar viagens internacionais para o outono europeu (que começa em setembro) ou mesmo para 2021.

Assim, aconselhamos aguardar até meados de junho e início de julho antes de tomar uma decisão.

Nesta fase, teremos uma nova vivência em sociedade que poderá nos ajudar a traçar as adaptações necessárias para viajar com segurança.

Veja aqui as informações e os números mais recentes sobre o Covid-19 em Portugal na página especial da Direção Geral da Saúde de Portugal

O Ricardo Freire, do Viaje na Viagem, publicou um artigo muito bom sobre o Coronavírus. Sugiro que você leia. Serenidade para analisar a situação é, sim, muito importante.

Quando será seguro viajar para Portugal?

Há voos sendo vendidos por diversas companhias aéreas entre o Brasil e Portugal já para o mês de junho de 2020. Entretanto, aconselhamos ter calma. É uma fase delicada e que exige alguma paciência de todos nós.

Estão sendo discutidas e testadas as medidas de higiene e de segurança das companhias aéreas, dos aeroportos, dos hotéis, dos prestadores de serviço, dos restaurantes e das atrações turísticas.

Como um bom exemplo disso, temos o Turismo de Portugal empenhado em ajudar a construir um protocolo seguro para serviços e locais que recebem turistas no país, além de fornecer formação aos profissionais da área nessa implementação por meio da criação do selo Clean&Safe.

selo clean and safe portugal covid

Os voos comerciais ainda não foram totalmente repostos na Europa e há diversas restrições de fronteira aérea, terrestre e marítima vigentes, pelo menos, até o dia 15 de junho. 

Por isso, é necessário ter paciência. Existe um grande esforço para a retoma das atividades com segurança. Mas é preciso tempo até que cada uma dessas medidas seja implementada e, principalmente, verificada.

A expectativa e o estímulo, neste momento, é que os residentes em Portugal viajem dentro do país durante o verão deste ano, sobretudo para lugares de turismo rural ou litoral, fora das grandes cidades.

Para já, sugiro que aguarde os desdobramentos e a saída da Situação de Calamidade em Portugal antes de programar uma viagem com confiança.

Ações do Governo de Portugal contra o Covid-19

O governo português tem mantido os cidadãos informados com boletins diários, coletivas de imprensa e uma página especial sobre o Coronavírus no site da Direção Geral da Saúde.

Caso queira acompanhar a imprensa portuguesa, recomendo o Público (aqui tem uma página especial), o Expresso e a RTP – que têm feito uma ótima cobertura do assunto.

O site da Organização Mundial de Saúde é também uma fonte de informação oficial.

Como se prevenir do Coronavírus?

Direção Geral da Saúde de Portugal preparou um material para informar a população e todas as pessoas que visitam Portugal de como se prevenir do Coronavírus.

As recomendações principais da Direção Geral da Saúde de Portugal para as pessoas são:

covidportugal-mascara

  • Manter o distanciamento social (entre 1,5 a 2m);
  • Obrigatório o uso de máscaras sociais ou cirúrgicas em locais públicos fechados, em estabelecimentos comerciais, em escolas, nos serviços públicos, dentro dos transportes públicos e no atendimento ao público;
  • Lavar frequentemente as mãos com água e sabão;
  • Usar álcool gel quando não puder lavar as mãos;
  • Tossir ou espirrar para o braço, e não para as mãos;
  • Usar lenços de papel descartáveis para assoar o nariz;
  • Evitar tocar nos olhos, no nariz e na boca;
  • Se desejar utilizar um serviço ou ir a um restaurante, por exemplo, fazer sempre com agendamento eletrônico ou por telefone;
  • Efetuar pagamentos por meios eletrônicos sempre que possível;
  • Não permanecer em locais com aglomeração de pessoas;
  • Não partilhar objetos pessoais;
  • Quando for necessário se reunir com pessoas, que seja o menor número possível e ao ar livre.

Veja aqui o material completo e mais recente publicado pelo governo de Portugal sobre o assunto. 

Quais são os sintomas do Coronavírus?

Tosse, febre e dificuldade respiratória são os principais sintomas do Coronavírus. Entretanto, há outros sintomas que também podem corresponder ao contágio.

sintomas covid-19 portugal

Caso apresente os sintomas, estando em Portugal, ligue de qualquer telefone para o SNS 24 horas: 808 24 24 24.

Não vá ao centro de saúde ou ao hospital antes ligar para este número, pois eles vão orientar você sobre quais procedimentos deve ter. ☎️

Os brasileiros que precisarem de apoio emergencial em Portugal para retornar ao Brasil poderão contactar:

Consulado-Geral do Brasil – Plantão Consular
Lisboa: (+351) 962 520 581
Porto: (+351) 962 073 793
Faro: (+351) 918 803 922

Embaixada do Brasil em Portugal: facebook.com/embaixadadobrasilemportugal

Viaje a Portugal com segurança

icon-saude

SEGURO SAÚDE E VIAGEM  10% OFF
Faça o seu seguro para Portugal na Real Seguro Viagem com este link do Cultuga e ganhe 10% de desconto!

icon-carro

ALUGUEL DE CARRO
Viajar de carro é uma ótima opção para se aproximar da natureza e fazer um roteiro ao seu ritmo. Na RentalCars você recebe o orçamento de aluguel de carro das empresas mais conhecidas de Portugal.

icon-hotel

HOTÉIS E APARTAMENTOS
Encontre hotéis no Booking focados na higienização de seus espaços e evite surpresas frente a imprevistos com a opção de cancelamento gratuito!

PASSAGEM PARA PORTUGAL
A TAP  voa direto do Brasil para Portugal e adotou medidas rigorosas de higienização para garantir a segurança dos passageiros.

Conheça os serviços do Cultuga

icon-carroTRANSFER E TOURS Clean&Safe
Tenha uma viagem a Portugal relaxante e segura com os transfers e tours privativos do Vinícius e sua equipe.

TOURS A PÉ Clean&Safe
Conheça Lisboa a pé e ao ar livre com os nossos tours privativos históricos e culturais!

icon-tourTOUR DE TUK TUK Clean&Safe
Quer ter uma experiência divertida? A Kamila vai te levar em um tour privativo de tuk tuk!

icon-foto

SESSÃO FOTOGRÁFICA
As nossas fotógrafas conhecem os lugares mais bonitos e tranquilos para fazer o seu ensaio fotográfico com total segurança.


Não sabe por onde começar a organizar sua viagem para Portugal? Veja aqui as nossas recomendações!


 

Sobre o autor

Rafael Boro

Sou jornalista, tenho 36 anos e, apesar de ter nascido em São Paulo, adotei Lisboa como minha cidade. Gosto de apreciar a gastronomia lusa e, sempre que posso, vou a um café ou a um restaurante que não conheço. Lisboa também me trouxe um time de futebol do coração, o Sporting, mesmo tendo o tênis como o meu principal esporte. Troco fácil os transportes públicos por uma longa caminhada. Na minha playlist de música portuguesa não falta David Fonseca e Tiago Bettencourt.

24 Comentários

    • Priscila Roque
      Priscila Roque em

      Olá, Daniel
      Tudo bem?
      Aconselho que você acompanhe as notícias portugueses pela Internet – aqui no artigo há algumas boas fontes para se informar. Esse é um momento muito novo e delicado para todo o mundo. Não é possível fazer previsões, pois as mudanças estão sendo feitas dia a dia. Neste mês de março não vale a pena viajar. Para abril, ainda não há orientações da Direção Geral de Saúde.
      Um grande abraço

    • Rafael Boro

      Olá, Renata
      Tudo bem? Espero que tudo esteja bem com você e a sua família!

      É melhor mesmo remarcar a viagem para o final do ano ou para abril de 2021. 🇵🇹

      Um grande abraço! Tudo vai ficar bem!

      • Rafael Boro

        Olá, Nilza
        Tudo bem?

        É difícil dizer se estará tudo normal. Ainda há muitas incertezas. O comércio (cafés, restaurantes, padarias, por exemplo) ainda não abriu aqui em Portugal – apenas para entrega em casa e para levar. As medidas estão sendo tomadas aos poucos. Muitos eventos foram adiados para o fim do ano ou para o ano que vem. Em alguns estabelecimentos, o uso da máscaras pode ser obrigatório dentro de algumas semanas.

        Aconselho que acompanhe os sites que indicamos aqui no artigo. Manteremos o Cultuga atualizado. 😉

        Um grande abraço!

  1. Avatar

    Bom dia Rafael!
    Você sabe me informar se está permitida a entrada de brasileiro (turismo) em Portugal? Ou somente residentes e cidadãos?
    Temos planos de mudança (já era para ter se concretizado se não fosse a pandemia), e queremos ir imediatamente, mas não tenho informação se seria possível entrar como turistas.
    Minha sogra e portuguesa mas o processo de cidadania ainda está parado com tudo isso
    Agradeço se tiver qualquer informação.
    Obrigada

    • Rafael Boro

      Olá, Thais
      Tudo bem?

      Até o momento, os aeroportos de Portugal não estão recebendo voos comerciais de nenhuma parte do mundo. Não há turismo do exterior no país até o Governo e a União Europeia definirem novos planos. Por exemplo, a previsão de reabertura dos hotéis de cidade é setembro. Mas ainda não foi definido. Voos de repatriamento e carga são permitidos.

      Aconselho que acompanhe os sites de notícias que indicamos aqui no artigo e também este link dos aeroportos de Portugal: https://www.ana.pt/pt/guia-do-passageiro/o-que-preciso-de-saber/covid-19

      Boa sorte na futura mudança!

  2. Avatar
    Juliana Tavares em

    Olá, espero que esteja tudo bem com você e sua família. Sigo a página do instagram de vocês desde quando ainda estava no Brasil planejando morar para Lisboa, estou aqui há quase cinco anos e amo essa cidade. Minha mãe, que ainda vive no Brasil, me mandou agora o link desse post, supostamente ela devia vir me visitar agora em julho mas com a situação do vírus ela está bem preocupada e receiosa. Achei muito interessante a publicação e há muitas informações gerais sobre turismo e afins.

    • Priscila Roque
      Priscila Roque em

      Olá, Juliana
      Tudo bem?
      Agradecemos tamanho carinho pelo nosso trabalho e também esperamos que você e sua mãe estejam com saúde. :)
      O mais importante agora é realmente ter um pouco de paciência para perceber se teremos um resultado positivo diante das novas medidas para o desconfinamento. Que a sua mãe permaneça com saúde e que não demore muito para que possam estar juntas novamente.
      Um grande abraço

  3. Avatar

    Olá, boa tarde Priscila e Rafael ! tenho uma dúvida e não estou conseguindo informações na TAP ( acho que eles querem só vender passagens agora ! ). Minha esposa e meu filho tem dupla cidadania mas eu ainda não . Temos planejado ir no final de junho para Lisboa . Vocês sabem me dizer se no nosso caso podemos entrar juntos ? ou eu corro o risco de ser barrado sozinho… Muito obrigado!!! e parabéns pelo Cultuga

    • Priscila Roque
      Priscila Roque em

      Olá, Leo
      Tudo bem?
      Agradeço o seu elogio ao Cultuga. :)
      Penso que esteja se referindo sobre passar pelos guichês da imigração, certo? Se esta for a sua dúvida, você poderá passar junto com a sua esposa e filho, sim, nos guichês dedicados aos cidadãos da União Europeia. Esteja tranquilo!
      Um grande abraço

      • Avatar

        Olá, Priscila.
        Parabéns pelo conteúdo!

        Você também quer dizer com isso que a entrada de cidadãos europeus (dupla cidadania de Luxemburgo) do Brasil para Portugal já está liberada?

        Grato,
        Abraços
        Diogo

        • Priscila Roque
          Priscila Roque em

          Olá, Diogo
          Tudo bem?

          Agradecemos a sua mensagem. :)

          A resposta que dei ao Leo foi especificamente sobre entrar no país separado da família – visto que o filho e a esposa possuem dupla cidadania e ele não. A minha resposta é que um cidadão nacional pode passar com seu cônjuge estrangeiro pelo guichê de cidadãos da União Europeia, não é preciso dividir a família para entrar no país.

          Neste momento, as fronteiras somente estão abertas em Portugal para cidadãos nacionais ou estrangeiros residentes no país. Para as próximas semanas devem sair mais informações sobre essa primeira abertura e se teremos restrições entre países. Até o momento, as restrições são de voos vindos da Itália e das fronteiras terrestres com a Espanha, ambas previstas para abrir em 15 de junho.

          Um grande abraço!

  4. Avatar

    Bom dia, sou fã do Cultuga e acho o site impecável. Tenho vigem marcada pra Potugal no mês de Setembro, irei fazer um estágio na Uniersidade do Porto por todo o mês de Setembro. Passagens já compradas, mas ainda em dúvida se reservo acomodação. O que acham? Devo cancelar?
    Obrigado pelo excelente trabalho.

    • Priscila Roque
      Priscila Roque em

      Olá, Júnior
      Tudo bem?

      Agradecemos tamanho carinho pelo Cultuga. :)

      O momento é muito novo e delicado para todos nós. Realmente é bastante difícil opinar.

      Por aqui, a retomada está sendo por etapas e com novas regras ao longo desse mês. Penso entre a segunda quinzena de junho e a primeira de julho teremos um balanço expressivo sobre essas medidas de desconfinamento (desde o comportamento da população até a circulação do vírus).

      A etapa seguinte será a abertura de fronteiras (bem como a retomada do turismo) – que pode demorar um pouco mais para percebermos seus reflexos localmente.

      Este não será um ano fácil, pois corremos o risco de ter que voltar alguns passos para trás com cordões sanitários no caso de um surto, a retomada (ainda que em menor tempo) de um confinamento ou o fechamento temporário de fronteiras entre países. Porém, há também a possibilidade de as medidas de higienização e de comportamento social surtirem um efeito positivo ao longo do tempo e que consigamos adaptar nossas atividades com o menor risco de contágio antes da vacina ou de um tratamento eficaz.

      Mantenha a serenidade e reflita sobre todos os pontos (positivos e negativos, pessoais e mundiais) para encontrar o que melhor se adequa para você. :)

      Vamos sempre manter esse artigo atualizado para ajudar a todos nessa decisão!

      Um grande abraço e fique bem!

    • Priscila Roque
      Priscila Roque em

      Olá, Alessandra
      Tudo bem? Bom dia!

      Ainda não há previsão de uma boa época para viagens internacionais, sobretudo por termos neste momento ainda as fronteiras fechadas para turismo.

      Na minha opinião pessoal, se você tiver disponibilidade para remarcar a viagem para o fim do ano ou para 2021, poderá ter uma experiência mais segura, com menos surpresas ou imprevistos, pois até lá todos nós (como sociedade) teremos já alguma vivência com fronteiras abertas e mais conhecimento sobre a contenção do vírus.

      Um grande abraço!

  5. Avatar

    Boa noite priscila!
    Estou precisando ir para Canadá e vi que existe uma rota possível usando Portugal como intermediário.
    A rota seria Brasil- Lisboa, e um dia depois lisboa-frankfurt-toronto.
    Está sendo bem difícil achar informações sobre a possibilidade deste plano ser feito, ou a chance de ser barrado em alguma fronteira.
    Você saberia se seria possível viajar para Portugal tendo uma outra passagem já comprada para sair de Portugal no dia seguinte?

    Obrigado!

Deixe um comentário