Covid-19 em Portugal: recomendações para viajantes brasileiros

Envie este artigo para alguém que você gosta!

Por conta da pandemia do Coronavírus (COVID-19), temos recebido mensagens de brasileiros com viagem marcada para Portugal preocupados se devem ou não viajar.

Portanto, abrimos este post para ser o nosso canal direto com você e passar informações importantes que todo mundo deve saber sobre este vírus – identificado pela primeira vez em dezembro de 2019, na China.

Esse artigo está em constante atualização!

Covid-19 em Portugal: recomendações para viajantes brasileiros

Como está a situação do Covid-19 em Portugal?

Os primeiros casos de Covid-19 em Portugal foram confirmados no dia 2 de março.

Com a evolução da pandemia, Portugal declarou Estado de Emergência no dia 18 de março de 2020 – que permaneceu vigente até a meia noite do dia 2 de maio de 2020.

Isso significa que a maior parte da população ficou em casa, em isolamento, e somente os serviços básicos (hospitais, centros de saúde, farmácias, restaurantes com entrega e supermercados) tiveram autorização para permanecer em funcionamento durante este período de Estado de Emergência.

O Estado de Emergência, unido ao esforço conjunto e louvável de médicos, enfermeiros, técnicos e todos aqueles que estão trabalhando ativamente na linha de frente, ajudou o sistema de saúde de Portugal não entrar em colapso e a conseguir dar resposta aos doentes mais graves.

Portanto, no dia 2 de maio Portugal desceu um patamar, deixando o Estado de Emergência e entrando em Situação de Calamidade – dando início também a um plano de desconfinamento.

Em junho Portugal entrou na terceira fase. Ainda em Situação de Calamidade, mas com alguma flexibilidade frente as medidas anteriores.

A maior parte das atividades econômicas foram retomadas nesse período. Somente bares e discotecas permanecem fechados no momento. Há veto também a grandes shows, festas, festivais de verão e algumas feiras.

O grande impacto na rotina das pessoas são as regras impostas, como novos horários de funcionamento, limitação de pessoas em um mesmo espaço, o uso de máscaras em situações específicas e, claro, o distanciamento social e/ ou uso de divisórias para evitar o contato entre pessoas de grupos diferentes.

Neste momento, Portugal já desceu mais um patamar e, na maior parte do território, está em Situação de Alerta/ Contingência.

Há surtos de novos casos de Covid-19 identificados no país, a maior parte deles na Área Metropolitana de Lisboa.

Assim, há uma flexibilização nas regras com relação ao desconfinamento da população. Entretanto, com medidas mais restritivas na Área Metropolitana de Lisboa até que tais surtos sejam contidos.

Veja aqui a tabela com os números atualizados de Portugal

Este é o plano que o governo português optou seguir. Ou seja, exigir medidas mais restritivas para aqueles locais que, no momento, são mais críticos – inclusive com a aplicação de multas a quem desrespeitar as regras.

Portugal também tem testado um volume alto de pessoas assintomáticas com o objetivo de identificar contaminados a partir desses surtos e limitar a propagação.

Regras específicas para praias

As praias de Portugal também possuem novas medidas de utilização durante a pandemia.

Com o início da época balnear em dia 6 de junho (geralmente, acontece entre junho e setembro), a população já pode voltar a frequentar as praias de todo o país.

Entre as regras a serem cumpridas estão, por exemplo, o distanciamento de 1,5m entre banhistas no areal (aqueles que não fazem parte do mesmo grupo), número máximo de pessoas na praia e a necessidade de desinfetar as mãos regularmente. Clique aqui para ler todas essas regras!

regras praias covid portugal

Devo adiar a minha viagem a Portugal?

Quem programou uma viagem a Portugal antes da pandemia certamente está se sentindo dividido neste momento. Adiar? Cancelar? O que fazer?

Como este é um momento novo e imprevisível, as medidas e possíveis restrições estão sendo atualizadas dia a dia. É necessário termos bastante paciência. 

Ainda não há uma previsão para quando será a melhor época para viajar para Portugal para quem vem do Brasil.

O turismo é permitido em Portugal e, para entrar no país, não é necessário fazer quarentena.

Porém, há restrições para a entrada de viajantes a turismo vindos de fora da União Europeia, pelo menos, até o dia 15 de agosto de 2020. 

Você também poderá consultar o site da União Europeia Re-open EU

RESTRIÇÕES DA UNIÃO EUROPEIA (VÁLIDO PARA O BRASIL)

Desde 1 de julho de 2020 começaram a valer as novas regras impostas pela União Europeia para o levantamento gradual de fronteiras. As regras são revistas a cada duas semanas.

Em 30 de julho, consultamos o site Re-Open EU e, na área destinada a fronteiras de Portugal, percebemos que a permissão para passageiros vindos do Brasil permanece somente para viagens essenciais (descrito aqui também de forma detalhada):

Informações retiradas do site Re-Open EU, atualizadas em 30 de julho e válidas até, pelo menos, o dia 15 de agosto

Portanto, pelo menos durante a primeira quinzena de agosto, não será permitida a entrada de passageiros que viajam a turismo vindos diversos países, entre eles o Brasil.

Veja aqui as informações oficiais publicadas pela Comissão da União Europeia

A exceção é para viagens de caráter essencial, como já comentei. De acordo com o Despacho 7212-B/2020, as viagens de caráter essencial são:

– Cidadãos nacionais da União Europeia, nacionais de Estados associados ao Espaço Schengen e membros das respetivas famílias*, e nacionais de países terceiros com residência legal num Estado-Membro da União Europeia;

– Nacionais de países terceiros em viagem por motivos profissionais, de estudo, de reunião familiar, por razões de saúde ou por razões humanitárias e de acordo com o princípio da reciprocidade.

* membros das respectivas famílias, de acordo com o artigo 2 da Diretiva 2004/38/CE do Parlamento e do Conselho

Os passageiros dos voos provenientes dos países de língua oficial portuguesa em caráter essencial devem também apresentar, antes de embarcar (no check-in) e na imigração, o comprovativo de teste ao COVID-19, com resultado negativo, realizado nas últimas 72 horas antes do embarque (de acordo com o Despacho nº 6948-A/2020, o tipo de exame exigido é o RT-PCR)

Veja aqui a nota oficial publicada pelo Governo de Portugal (válido de 1 a 15 de agosto)

Os voos comerciais estão sendo repostos de forma bastante gradual e lenta. Por isso, é necessário ter paciência.

Existe um grande esforço para a retoma das atividades com segurança. Mas é preciso tempo até que cada uma dessas medidas seja implementada e, principalmente, verificada.

Pelo que temos acompanhado, a sugestão tem sido adiar viagens internacionais para 2021. Entretanto, nem mesmo é possível termos essa segurança no momento.

Pouco a pouco, ganhamos vivência em sociedade que poderá nos ajudar a traçar as adaptações necessárias para viajar com segurança, sobretudo para percursos longos – como é o caso do Brasil a Portugal.

Veja aqui as informações e os números mais recentes sobre o Covid-19 em Portugal

Quando será seguro viajar para Portugal?

Há voos sendo vendidos por diversas companhias aéreas entre o Brasil e Portugal. Entretanto, aconselhamos ter calma. É uma fase delicada e que exige alguma paciência de todos nós.

Essa não é uma boa hora para para viagens de caráter não essencial, sobretudo por sua imprevisibilidade – tal como referimos no tópico anterior.

Estão sendo discutidas e testadas as medidas de higiene e de segurança das companhias aéreas, dos aeroportos, dos hotéis, dos prestadores de serviço, dos restaurantes e das atrações turísticas.

Como um bom exemplo disso, temos o Turismo de Portugal empenhado em ajudar a construir um protocolo seguro para serviços e locais que recebem turistas no país, além de fornecer formação aos profissionais da área nessa implementação por meio da criação do selo Clean&Safe.

selo clean and safe portugal covid

A expectativa e o estímulo, neste momento, é que os residentes em Portugal viajem dentro do país durante o verão deste ano, sobretudo para lugares de turismo rural ou litoral, fora das grandes cidades.

Também deve haver algum fluxo de turismo europeu em Portugal neste primeiro momento.

Para já, sugiro que aguarde os desdobramentos em Portugal e da União Europeia antes de programar uma viagem com confiança.

Ações do Governo de Portugal contra o Covid-19

O governo português tem mantido os cidadãos informados com boletins diários, coletivas de imprensa e uma página especial sobre o Coronavírus no site da Direção Geral da Saúde.

Caso queira acompanhar a imprensa portuguesa, recomendo o Público (aqui tem uma página especial), o Expresso e a RTP – que têm feito uma ótima cobertura do assunto.

O site da Organização Mundial de Saúde é também uma fonte de informação oficial.

Como se prevenir do Coronavírus?

Direção Geral da Saúde de Portugal preparou um material para informar a população e todas as pessoas que visitam Portugal de como se prevenir do Coronavírus.

As recomendações principais da Direção Geral da Saúde de Portugal para as pessoas são:

covidportugal-mascara

  • Manter o distanciamento social (entre 1,5 a 2m);
  • Obrigatório o uso de máscaras sociais ou cirúrgicas em locais públicos fechados, em estabelecimentos comerciais, em escolas, nos serviços públicos, dentro dos transportes públicos e no atendimento ao público;
  • Lavar frequentemente as mãos com água e sabão;
  • Usar álcool gel quando não puder lavar as mãos;
  • Tossir ou espirrar para o braço, e não para as mãos;
  • Usar lenços de papel descartáveis para assoar o nariz;
  • Evitar tocar nos olhos, no nariz e na boca;
  • Se desejar utilizar um serviço ou ir a um restaurante, por exemplo, fazer sempre com agendamento eletrônico ou por telefone;
  • Efetuar pagamentos por meios eletrônicos sempre que possível;
  • Não permanecer em locais com aglomeração de pessoas;
  • Não partilhar objetos pessoais;
  • Quando for necessário se reunir com pessoas, que seja o menor número possível e ao ar livre.

Veja aqui o material completo e mais recente publicado pelo governo de Portugal sobre o assunto. 

Quais são os sintomas do Coronavírus?

Tosse, febre e dificuldade respiratória são os principais sintomas do Coronavírus. Entretanto, há outros sintomas que também podem corresponder ao contágio.

sintomas covid-19 portugal

Caso apresente os sintomas, estando em Portugal, ligue de qualquer telefone para o SNS 24 horas: 808 24 24 24.

Não vá ao centro de saúde ou ao hospital antes ligar para este número, pois eles vão orientar você sobre quais procedimentos deve ter. ☎️

Os brasileiros que precisarem de apoio emergencial em Portugal para retornar ao Brasil poderão contactar:

Consulado-Geral do Brasil – Plantão Consular
Lisboa: (+351) 962 520 581
Porto: (+351) 962 073 793
Faro: (+351) 918 803 922

Embaixada do Brasil em Portugal: facebook.com/embaixadadobrasilemportugal


Envie este artigo para alguém que você gosta!

Viaje a Portugal com segurança

icon-saude

SEGURO SAÚDE E VIAGEM
Faça o seu seguro para Portugal na Real Seguro Viagem com este link do Cultuga e ganhe 10% de desconto!

icon-carro

ALUGUEL DE CARRO
Viajar de carro é uma ótima opção para se aproximar da natureza e fazer um roteiro ao seu ritmo. Na RentalCars você recebe o orçamento de aluguel de carro das empresas mais conhecidas de Portugal.

icon-hotel

HOTÉIS E APARTAMENTOS
Encontre hotéis no Booking focados na higienização de seus espaços e evite surpresas frente a imprevistos com a opção de cancelamento gratuito!

O Cultuga precisa do seu apoio para permanecer ativo!

Estamos há 10 anos no ar produzindo conteúdo autêntico sobre a cultura portuguesa para viajantes brasileiros e apaixonados por Portugal. Frente a pandemia, precisamos da sua parceria para que esse trabalho continue sendo feito e esteja disponível a todos.

Veja de que forma que você pode colaborar com o Cultuga:

 Conheça o nosso clube de membros do Apoia-se

Participe das nossas lives sobre cultura portuguesa aos domingos no YouTube

Leu um artigo que foi útil para você? Compartilhe-o com alguém que você gosta, no seu grupo de amigos ou nas redes sociais!

Siga o Cultuga no Instagram, no Facebook e no YouTube

Conheça os serviços que nós promovemos para quem viaja por Portugal

Agradecemos o seu carinho e suporte!

Apoie o Cultuga

Sobre o autor

Rafael Boro

Sou jornalista, tenho 36 anos e, apesar de ter nascido em São Paulo, adotei Lisboa como minha cidade. Gosto de apreciar a gastronomia lusa e, sempre que posso, vou a um café ou a um restaurante que não conheço. Lisboa também me trouxe um time de futebol do coração, o Sporting, mesmo tendo o tênis como o meu principal esporte. Troco fácil os transportes públicos por uma longa caminhada. Na minha playlist de música portuguesa não falta David Fonseca e Tiago Bettencourt.

140 Comentários

      • Avatar
        Maria Gorete de jesus loureiro em

        Bom dia, tenho passagem para dia 06/06 Rio de Janeiro para lisboa, vou como turista, essa é a minha sexta viagem a Portugal, será que vou conseguir? Me ajuda aí com informações por favor..Obrigado

        • Priscila Roque
          Priscila Roque em

          Olá, Maria Gorete
          As informações que temos são essas que colocamos aqui no artigo. Sempre que soubermos de mais alguma coisa, manteremos o artigo atualizado. Entretanto, aconselho que fique em contato com a companhia aérea para obter mais informações sobre o embarque.
          Um abraço

          • Avatar
            MARIA CÂNDIDA DE AZEVEDO em

            Amei de paixão o post! Está ótimo e eu infelizmente não conhecia.
            Meu filho tem bilhete comprado pra 03/08 e tem NACIONALIDADE PORTUGUESA,espero que não surjam problemas.
            Parabéns! Devo repetir que a postagem é extremamente valorosa.

          • Priscila Roque
            Priscila Roque em

            Olá, Maria Cândida
            Agradecemos tamanho carinho. Seja sempre bem-vinda ao Cultuga :)
            Que corra tudo bem com o seu filho!
            Um grande abraço

        • Avatar
          Marcia Azevedo em

          Boa Tarde tudo bem ,
          Bem meu caso e o seguinte meu filho e residente a 9 anos em Portugal e ja tem documentos de Cidadao Portugues , e esta com data marcada e confirmada de casamento para 20/08/2020 .
          E nos Pais estavamos prontos para viajar agora em 03/07 e fomos impedido, devido o decreto europeu o qual Brasileiros a Turismo esta proibido de entrar na União Europeia porem , e casamento , gostaria de saber se tenho um meio para conseguir uma autorização ate porque fiz e faremos de novo o teste de covid 19 se assim for necessario
          So gostaria mesmo de poder estar ao lado do meu filho no dia do casamento , por favor me de uma orientação ..

          • Priscila Roque
            Priscila Roque em

            Olá, Marcia
            Tudo bem?
            Creio que o ideal seja você procurar diretamente o SEF de Portugal (Serviço de Estrangeiros e Fronteiras) – ou pedir que o seu filho faça isso diretamente em Portugal para perguntar sobre essa autorização a vocês.
            Um grande abraço!

      • Avatar
        maria oliveira em

        Ola peco informacao por favor. Tenho voo comprado pela latam para LISBOA dia 17 de julho. Sera que consigo entrar como turista? Urgente pfvr

          • Avatar

            Ola boa tarde
            Vou me casar aqui atraves de cartorio com a procuracao do meu noivo do consulado portugues
            Enfim, alguem ira assinar por ele e seremos casados!!! Ele e residente ai portugal
            Sendo assim Esposa posso entrar com a pandemia ? Li que me encaixo no familiar
            Obrigada

          • Priscila Roque
            Priscila Roque em

            Olá, Fabiana
            Tudo bem?
            Creio que, se reunir toda a documentação de vocês, não tenha problemas nesse sentido. Entretanto, o seu noivo também poderá buscar informações no Consulado do Brasil que atende a região em que ele vive em Portugal para obter essas informações de forma oficial.
            Um grande abraço!

          • Avatar
            Adriana Monteiro Torquato em

            Boa tarde, tenho passagem para Porto no dia 15 de outubro a passeio, meu companheiro tem cidadania italiana, no caso dele, ele pode entrar em Portugal, não é? Não somos casados mas moramos juntos, será que posso entrar se for com ele?

          • Priscila Roque
            Priscila Roque em

            Olá, Adriana

            De acordo com as regras da União Europeia vigentes nesse momento (e que podem mudar até outubro), é necessário que a sua relação seja registrada e reconhecida pelo país da cidadania do seu companheiro, neste caso a Itália.

            O membro da família, de acordo com a Diretiva 2004/38/CE do Parlamento e do Conselho, é “o parceiro com quem um cidadão da União contraiu uma parceria registada com base na legislação de um Estado-Membro, se a legislação do Estado-Membro de acolhimento considerar as parcerias registadas como equiparadas ao casamento, e nas condições estabelecidas na legislação aplicável do Estado-Membro de acolhimento”.

            Um grande abraço

    • Avatar
      Adriano do Espírito Santo de Souza em

      Excelente seu comentário! De forma simples, clara e imparcial transmitiu a informação e disse a que veio! Grato! Deus abençoe!!!

      • Avatar

        Tenho viagem marcada para dia 14/08/2020, exclusivamente para levar meu neto de 10 anos e que perdeu a mãe no final de 2019.
        Dessa forma, a guarda ficou para meu filho que é o pai e nos primeiros dias de aula que é em Setembro, ficarei para dar uma assistência e ver se meu netinho se adapta à nova Escola.
        Será que até lá ainda vai estar essa crise de pandemia?
        Nesse caso, eles nos aceitarão?
        Obrigada!!!

        • Priscila Roque
          Priscila Roque em

          Olá, Márcia
          Eu sinto muito pela perda da mãe de seu neto. Creio que o ideal seja você procurar o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras de Portugal (SEF) e pedir uma autorização que garanta a entrada de vocês em Portugal – caso haja alguma restrição na época do seu embarque. Verifique até se o seu filho pode contactar o órgão diretamente via telefone, já que se encontra em Portugal.
          A pandemia, em agosto, seguramente ainda estará presente em todo o mundo. Entretanto, com uma autorização é possível que possam embarcar com mais tranquilidade.
          Um grande beijo e fique bem!

          • Avatar

            Excelente ajuda as informaçoes recebidas pelo canal,parabens!Gostaria de fazer parte do grupo.

          • Priscila Roque
            Priscila Roque em

            Muito obrigada pela mensagem, Iael! :)
            Entretanto, não entendi a que grupo você se refere!

    • Avatar

      Vivo e nasci no Rio de janeiro mas tenho nacionalidade portuguesa porém estão vencidos o passaporte e o cartão de cidadão..Terei 15 dias de férias, de 20 a 31 de julho e gostaria de ir a Portugal, apesar DA COVID19.. O que preciso ter em mãos para poder embarcar no Brasil e entrar em Portugal?

      • Rafael Boro

        Olá, Luiz
        Tudo bem?

        Não tenho a certeza se você pode entrar em Portugal com os documentos vencidos. Aconselhamos entre em contato com o SEF para tirar essa dúvida.
        Continue acompanhando as nossas atualizações neste post, pois as regras na União Europeia e em Portugal costumam ser atualizadas a cada 15 dias.

        Um abraço!

    • Priscila Roque
      Priscila Roque em

      Olá, Daniel
      Tudo bem?
      Aconselho que você acompanhe as notícias portugueses pela Internet – aqui no artigo há algumas boas fontes para se informar. Esse é um momento muito novo e delicado para todo o mundo. Não é possível fazer previsões, pois as mudanças estão sendo feitas dia a dia. Neste mês de março não vale a pena viajar. Para abril, ainda não há orientações da Direção Geral de Saúde.
      Um grande abraço

        • Priscila Roque
          Priscila Roque em

          Olá, Ony
          Conforme indicamos aqui no artigo, não há como fazer qualquer previsão sobre esse assunto. As informações são atualizadas pelos governos do mundo todo a cada 15 dias, mediante as mudanças referentes a transmissão do vírus.
          Um abraço

    • Avatar

      Olá, Priscila. Tudo bem?
      Muito obrigada pelas informações e pelas atualizações. Apesar de não haver restrições para a entrada de brasileiros devido ao despacho de Portugal, as companhias aéreas estão barrando a viagem.
      Eu embarcaria hoje, mas tive o embarque negado pela TAP de forma a prevenir que eu fosse impedida de entrar no país já estando em Portugal.
      É uma chateação, pois não temos informações atualizadas e corretas nos sites governamentais e tambem no da companhia. Enquanto o site da SEF diz permitir a entrada no país, a companhia aérea diz ter outra informação.
      As atendentes da TAP sugeriram que eu pedisse uma autorização para a SEF explicando os motivos da minha viagem. Com isso em mãos, meu embarque seria garantido.
      Apesar do transtorno, eles não cobrarão pela remarcação da passagem.

      • Priscila Roque
        Priscila Roque em

        Olá, Lais
        Tudo bem? Por aqui está tudo jóia!

        Muito obrigada por ter dividido a sua experiência com a TAP. Certamente vai ajudar muitos leitores que estão passando por aqui nesta mesma situação.

        Realmente, não tem sido uma época fácil em questão de informação. Estamos nos esforçando para reunir o maior número de fontes e atualizar aqui sempre que aparece algo novo.

        Ontem saiu uma notícia sobre o primeiro ministro de Portugal, António Costa, que disse: “A partir do momento que houver sinalização por parte da Agência Europeia de Prevenção da Doença, nós cumpriremos as regras (sobre a possibilidade de barrar viajantes provenientes do Brasil). Até agora temos mantido exceções. Mantivemos voos de e para o Brasil. A frequência tem sido baixa e 11 pessoas entre 8.767 pessoas que vieram do Brasil foram dadas como infetadas”.

        Entretanto, há a questão do decreto de Portugal e da portaria do Brasil publicados que podem criar essa barreira a qualquer momento (ao menos até o dia 22 de junho, que é a validade da portaria do Brasil). Talvez por isso a TAP tenha te alertado.

        Entretanto, nos próximos dias devemos ter conhecimento sobre as questões a serem colocadas pela Agência Europeia de Prevenção da Doença frente a possibilidade de haver bloqueios de países que estejam com alta contaminação.

        Creio que o ideal seja mesmo você verificar essa possibilidade de requerer uma autorização do SEF, caso você tenha que viajar com urgência, ou então remarcar para alguns meses a frente, quando a situação pode estar mais tranquila.

        Um grande abraço e fique bem!

        • Avatar

          Obrigada pela mensagem, Priscila!

          Vou acompanhar as portarias do nosso governo aqui e também as indicações da UE. Caso eu receba alguma resposta do SEF ou novidades da TAP, compartilho por aqui.

          Desculpe pelo texto escrito às pressas ontem. Ele desconfigurou um pouco porque estava no celular. Gostaria de aproveitar para complementar que apresentei os links do SEF e também do Ministério dos Negócios Estrangeiros aos atendentes da TAP, mas mesmo assim eles questionaram a vigência dos informes. Além dos informes governamentais também apresentei uma carta explicando o porquê da minha viagem e mesmo assim sugeriram que eu consiga uma autorização para viajar.

          Enfim, agora é esperar. Muito obrigada por manter esse post atualizado. Ele tem ajudado muito, considerando que temos tantas informações desencontradas e parciais.

          Desejo muita saúde para vc. Beijo,

          • Priscila Roque
            Priscila Roque em

            Olá, Lais
            Agradeço muito que tenha retornado para acrescentar mais informações. Obrigada, mesmo. <3
            Que em breve você consiga alinhar tudo o que precisa!
            Um grande beijo e muita saúde!

        • Avatar

          Olá, comprei um vôo pela TAP para o dia 31/07, foi antes da pandemia, meu companheiro é português, eu vim ao Brasil reunir documentos para dar entrada no processo de casamento e buscar minha filha de 10 anos. Porém houve a pandemia e meu voo foi cancelado. Comprei outro para o dia 02/08. A Tap entrou em contato pedindo para que eu confirmasse uma alteração de horário, quando questionei a atendente sobre qual documentação necessária, só fui informada dos testes 72 horas antes do embarque. Porém fico insegura a viajar pois tenho medo de ser deportada com minha filha, pois não me enquadro nas regras de vôos essenciais, embora não vá para “turista”! Acho injusto não só comigo, mas com muitos casais que estão separados por conta das regras governamentais, pois acredito que com o teste e as medidas de proteção não traríamos riscos. Não consigo obter resposta do SEF. Ficamos assim de mãos atadas e sem saber o que fazer!

          • Priscila Roque
            Priscila Roque em

            Olá, Aline
            Tudo bem?

            Creio que o ideal neste momento é manter a calma e sempre reforçar aos serviços que contactar (como a companhia aérea) os motivos da sua viagem em busca de mais informações. Tais medidas não visam penalizar pessoas ou separar famílias. É uma situação temporária que, pouco a pouco, vai sendo flexibilizada e repensada.

            Eu não tenho conhecimento de legislação e dos procedimentos da imigração para cada caso. Entretanto, se estivesse no seu lugar, reuniria o que fosse possível em documentos e informações dos despachos que caracterizam a viagem essencial, além do exame solicitado. É o que está ao seu alcance, certo?

            Pelos relatos dos nossos leitores que viajaram recentemente, a companhia aérea tem restringido o embarque de pessoas que não estejam dentro do perfil de viagem permitida. Penso que para evitar deportações – sobretudo por se tratar de um problema de saúde pública.

            Mantenha-se calma. :) Estou na torcida para que você e sua filha permaneçam com saúde e possam fazer este deslocamento o mais breve possível!

    • Avatar

      Estou viajando com minha esposa para Portugal saindo de Guarulhos dia 04/07. Ela possui o passaporte Português. Poderei entrar com ela, mostrando uma certidão de casamento?

      • Priscila Roque
        Priscila Roque em

        Olá, Marco
        Em situações normais, sim. Mas vocês têm o casamento transcrito em Portugal?
        De qualquer forma, frente a situação atual, eu aconselharia que você contactasse a companhia aérea e o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF Portugal) para se informar pelos meios “oficiais”.
        Um grande abraço

    • Rafael Boro

      Olá, Renata
      Tudo bem? Espero que tudo esteja bem com você e a sua família!

      É melhor mesmo remarcar a viagem para o final do ano ou para abril de 2021. 🇵🇹

      Um grande abraço! Tudo vai ficar bem!

      • Rafael Boro

        Olá, Nilza
        Tudo bem?

        É difícil dizer se estará tudo normal. Ainda há muitas incertezas. O comércio (cafés, restaurantes, padarias, por exemplo) ainda não abriu aqui em Portugal – apenas para entrega em casa e para levar. As medidas estão sendo tomadas aos poucos. Muitos eventos foram adiados para o fim do ano ou para o ano que vem. Em alguns estabelecimentos, o uso da máscaras pode ser obrigatório dentro de algumas semanas.

        Aconselho que acompanhe os sites que indicamos aqui no artigo. Manteremos o Cultuga atualizado. 😉

        Um grande abraço!

  1. Avatar

    Bom dia Rafael!
    Você sabe me informar se está permitida a entrada de brasileiro (turismo) em Portugal? Ou somente residentes e cidadãos?
    Temos planos de mudança (já era para ter se concretizado se não fosse a pandemia), e queremos ir imediatamente, mas não tenho informação se seria possível entrar como turistas.
    Minha sogra e portuguesa mas o processo de cidadania ainda está parado com tudo isso
    Agradeço se tiver qualquer informação.
    Obrigada

    • Rafael Boro

      Olá, Thais
      Tudo bem?

      Até o momento, os aeroportos de Portugal não estão recebendo voos comerciais de nenhuma parte do mundo. Não há turismo do exterior no país até o Governo e a União Europeia definirem novos planos. Por exemplo, a previsão de reabertura dos hotéis de cidade é setembro. Mas ainda não foi definido. Voos de repatriamento e carga são permitidos.

      Aconselho que acompanhe os sites de notícias que indicamos aqui no artigo e também este link dos aeroportos de Portugal: https://www.ana.pt/pt/guia-do-passageiro/o-que-preciso-de-saber/covid-19

      Boa sorte na futura mudança!

  2. Avatar
    Juliana Tavares em

    Olá, espero que esteja tudo bem com você e sua família. Sigo a página do instagram de vocês desde quando ainda estava no Brasil planejando morar para Lisboa, estou aqui há quase cinco anos e amo essa cidade. Minha mãe, que ainda vive no Brasil, me mandou agora o link desse post, supostamente ela devia vir me visitar agora em julho mas com a situação do vírus ela está bem preocupada e receiosa. Achei muito interessante a publicação e há muitas informações gerais sobre turismo e afins.

    • Priscila Roque
      Priscila Roque em

      Olá, Juliana
      Tudo bem?
      Agradecemos tamanho carinho pelo nosso trabalho e também esperamos que você e sua mãe estejam com saúde. :)
      O mais importante agora é realmente ter um pouco de paciência para perceber se teremos um resultado positivo diante das novas medidas para o desconfinamento. Que a sua mãe permaneça com saúde e que não demore muito para que possam estar juntas novamente.
      Um grande abraço

  3. Avatar

    Olá, boa tarde Priscila e Rafael ! tenho uma dúvida e não estou conseguindo informações na TAP ( acho que eles querem só vender passagens agora ! ). Minha esposa e meu filho tem dupla cidadania mas eu ainda não . Temos planejado ir no final de junho para Lisboa . Vocês sabem me dizer se no nosso caso podemos entrar juntos ? ou eu corro o risco de ser barrado sozinho… Muito obrigado!!! e parabéns pelo Cultuga

    • Priscila Roque
      Priscila Roque em

      Olá, Leo
      Tudo bem?
      Agradeço o seu elogio ao Cultuga. :)
      Penso que esteja se referindo sobre passar pelos guichês da imigração, certo? Se esta for a sua dúvida, você poderá passar junto com a sua esposa e filho, sim, nos guichês dedicados aos cidadãos da União Europeia. Esteja tranquilo!
      Um grande abraço

        • Avatar

          Gostaria de saber se você conseguiu entrar com sua família de dupla cidadania.
          Priscila, caso tenha o e-mail dele, poderia perguntar?
          Agradeço.

      • Avatar

        Olá, Priscila.
        Parabéns pelo conteúdo!

        Você também quer dizer com isso que a entrada de cidadãos europeus (dupla cidadania de Luxemburgo) do Brasil para Portugal já está liberada?

        Grato,
        Abraços
        Diogo

        • Priscila Roque
          Priscila Roque em

          Olá, Diogo
          Tudo bem?

          Agradecemos a sua mensagem. :)

          A resposta que dei ao Leo foi especificamente sobre entrar no país separado da família – visto que o filho e a esposa possuem dupla cidadania e ele não. A minha resposta é que um cidadão nacional pode passar com seu cônjuge estrangeiro pelo guichê de cidadãos da União Europeia, não é preciso dividir a família para entrar no país.

          Neste momento, as fronteiras somente estão abertas em Portugal para cidadãos nacionais ou estrangeiros residentes no país. Para as próximas semanas devem sair mais informações sobre essa primeira abertura e se teremos restrições entre países. Até o momento, as restrições são de voos vindos da Itália e das fronteiras terrestres com a Espanha, ambas previstas para abrir em 15 de junho.

          Um grande abraço!

  4. Avatar

    Bom dia, sou fã do Cultuga e acho o site impecável. Tenho vigem marcada pra Potugal no mês de Setembro, irei fazer um estágio na Uniersidade do Porto por todo o mês de Setembro. Passagens já compradas, mas ainda em dúvida se reservo acomodação. O que acham? Devo cancelar?
    Obrigado pelo excelente trabalho.

    • Priscila Roque
      Priscila Roque em

      Olá, Júnior
      Tudo bem?

      Agradecemos tamanho carinho pelo Cultuga. :)

      O momento é muito novo e delicado para todos nós. Realmente é bastante difícil opinar.

      Por aqui, a retomada está sendo por etapas e com novas regras ao longo desse mês. Penso entre a segunda quinzena de junho e a primeira de julho teremos um balanço expressivo sobre essas medidas de desconfinamento (desde o comportamento da população até a circulação do vírus).

      A etapa seguinte será a abertura de fronteiras (bem como a retomada do turismo) – que pode demorar um pouco mais para percebermos seus reflexos localmente.

      Este não será um ano fácil, pois corremos o risco de ter que voltar alguns passos para trás com cordões sanitários no caso de um surto, a retomada (ainda que em menor tempo) de um confinamento ou o fechamento temporário de fronteiras entre países. Porém, há também a possibilidade de as medidas de higienização e de comportamento social surtirem um efeito positivo ao longo do tempo e que consigamos adaptar nossas atividades com o menor risco de contágio antes da vacina ou de um tratamento eficaz.

      Mantenha a serenidade e reflita sobre todos os pontos (positivos e negativos, pessoais e mundiais) para encontrar o que melhor se adequa para você. :)

      Vamos sempre manter esse artigo atualizado para ajudar a todos nessa decisão!

      Um grande abraço e fique bem!

      • Avatar

        Boa noite

        Estaria chegando em Portugal dia 15.06.2020, eu sou cidadã portuguesa , porém minha mãe não é , então ela não poderia entrar , né ? Está restrito até o dia 15.06.2020 ? Vcs sabem me informar ?

        • Priscila Roque
          Priscila Roque em

          Olá, Fabiana
          Tudo bem?
          Até este momento, não há restrição para a entrada de viajantes procedentes de voos do Brasil em Portugal em função da Covid-19. A restrição de fronteiras até o dia 15 de junho (que ainda pode ser prorrogada, inclusive) é para voos procedentes da Itália e da Espanha, além das fronteiras terrestres da Espanha.
          Um grande abraço

    • Priscila Roque
      Priscila Roque em

      Olá, Alessandra
      Tudo bem? Bom dia!

      Ainda não há previsão de uma boa época para viagens internacionais, sobretudo por termos neste momento ainda as fronteiras fechadas para turismo.

      Na minha opinião pessoal, se você tiver disponibilidade para remarcar a viagem para o fim do ano ou para 2021, poderá ter uma experiência mais segura, com menos surpresas ou imprevistos, pois até lá todos nós (como sociedade) teremos já alguma vivência com fronteiras abertas e mais conhecimento sobre a contenção do vírus.

      Um grande abraço!

  5. Avatar

    Boa noite priscila!
    Estou precisando ir para Canadá e vi que existe uma rota possível usando Portugal como intermediário.
    A rota seria Brasil- Lisboa, e um dia depois lisboa-frankfurt-toronto.
    Está sendo bem difícil achar informações sobre a possibilidade deste plano ser feito, ou a chance de ser barrado em alguma fronteira.
    Você saberia se seria possível viajar para Portugal tendo uma outra passagem já comprada para sair de Portugal no dia seguinte?

    Obrigado!

  6. Avatar

    Boa tarde,
    Estou com passagem comprada (site TAP) para Lisboa com viagem meados de julho 2020 e iria ficar e retorno em meado de agosto. De lá iria até Roma, Barcelona, Madrid e retornaria a Lisboa e conheceria algumas outras cidades de Portugal. Enfim, comprei tb passagem pela Iberia para deslocamento de Roma a Barcelona e estou com o trecho “aguardando.” Em ambas cias aéreas há informações para quem deverá viajar até 30 de junho e queira fazer remarcação ou receber voucher(ou bonus). Com as mudanças aqui no Brasil, só poderei viajar em 2021, mas não tenho previsão de quando terei férias em 2021. Neste caso vc acha que devo pedir o bônus ou voucher dos trechos e aguardar, mesmo sabendo que o valor da passagem vai aumentar bastante, em relação a desvalorização do real diante do EURO e dolar? Devem abrir em 15 dias, novas determinações para aqueles com viagens em julho e agosto 2020?

    • Priscila Roque
      Priscila Roque em

      Olá, Marcia
      Tudo bem?

      Neste momento, não é possível termos a certeza de nada. Cada dia tem sido sempre um aprendizado em todo o mundo.

      Em Portugal, as medidas estão sendo revistas a cada quinzena de acordo com os passos que a contenção da covid-19 exige.

      Estamos em Situação de Calamidade em Portugal. Isso significa que há sempre a possibilidade de o governo intervir e limitar o trânsito de pessoas dentro do país, em suas fronteiras, além de adotar medidas extraordinárias para as atividades econômicas, quando (e se) necessário.

      O mesmo vale entre fronteiras. Neste momento, as fronteiras com a Itália e a Espanha estão previstas para serem abertas com Portugal em 15 de junho. Entretanto, esse período ainda pode ser prorrogado, dependendo do que o governo de cada país decidir (e verificar frente a sua população).

      Como você perguntou a minha opinião, eu – pessoalmente – não viajaria entre países neste momento. Sobretudo com a possibilidade de enfrentar tantos imprevistos, limitações e regras específicas de cada local. Viajar entre países exige um alto investimento financeiro com o objetivo de desfrutar, relaxar e se divertir. Mas esse é o meu ponto de vista. :)

      Espero que você possa encontrar a melhor forma de contornar essa situação, com serenidade e calma, para que também possa desfrutar das merecidas férias com segurança e tranquilidade.

      Um grande abraço!

      • Avatar

        Olá, tudo bem?
        Sou brasileira e sou casada com um português e temos a certidão de casamento apostilada, vamos para Portugal dia 06 de Agosto (ele vai trabalhar nos bombeiros voluntários), e levaremos o exame de PCR, neste caso, minha entrada será liberada tranquilamente?
        Muito obrigada

        • Priscila Roque
          Priscila Roque em

          Olá, Camila
          Tudo bem? Por aqui está tudo joia
          Sendo ele cidadão nacional e você cônjuge de cidadão nacional, ambos com exames negativos, creio que não devem ter problemas do embarque.
          Um abraço e boa viagem!

    • Priscila Roque
      Priscila Roque em

      Olá, Ronaldo
      Tudo bem?
      Até este momento, não há nenhuma restrição para a entrada de viajantes brasileiros em Portugal.
      Um grande abraço

  7. Avatar
    Carlos Alberto Queiroz em

    Boa tarde. Tenho passagem para dia primeiro de julho. Acha que até lá estará tudo regularizado?
    Parabéns pelo site.
    Carlos Alberto Queiroz

    • Priscila Roque
      Priscila Roque em

      Olá, Carlos Alberto
      Tudo bem?

      Agradecemos a sua mensagem!

      Entretanto, não nos é possível fazer essa previsão, sobretudo por se tratar de uma situação em que o controle depende de muitas variáveis.

      Creio que o ideal seja permanecer acompanhando as notícias, sobretudo as projeções que devem sair a 15 de junho e a seguinte, que deve sair às vésperas da sua viagem, para saber como estará Portugal em seu embarque.

      Neste momento, Portugal se encontra em Situação de Calamidade e não há previsão para o término dessa situação.

      Não há restrições para a entrada de viajantes brasileiros neste momento em Portugal. Porém, a frequência de voos vindos do Brasil também não foram retomados. É permanecer atento junto as notícias e sua a companhia aérea.

      Um grande abraço

  8. Avatar
    Tania Mara Peixoto de Souza Rosa em

    Olá Priscila minha filha é cidadã Portuguesa, ela está grávida e Ela vai ter o bebê agora fim de junho, ela vai fazer cesária, estou desesperada pois estou querendo ir pra Portugal para cuidar dela e do meu outro neto de 6 aninhos, tem alguma previsão se eu posso embarcar aqui do Brasil para Portugal antes do nascimento da minha netinha?

    • Priscila Roque
      Priscila Roque em

      Olá, Tania
      Tudo bem?
      Parabéns pela netinha <3 Que todos permaneçam com muita saúde!
      A entrada de viajantes brasileiros em Portugal não é proibida. O que acontece é que os voos comerciais ainda não foram totalmente retomados e há algumas restrições de fronteiras dentro da União Europeia. É verificar quando as companhias aéreas que fazem Brasil-Portugal vão retomar efetivamente os voos comerciais neste percurso - pois o Brasil também está neste momento com restrições na entrada de viajantes estrangeiros.
      No dia 15 de junho vão sair novas informações aqui de Portugal. ;)
      Um grande abraço!

  9. Avatar
    Marcos Vinicius em

    Olá pessoal! Minha namorada tinha uma passagem comparada para o dia 11 de junho pela Azul. Nós decidimos alterar a data da passagem pois nos informaram que brasileiros sem residência em Portugal ou sem cidadania europeia não conseguem entrar e consequentemente são barrados logo no aeroporto de entrada.

    O motivo é que apesar de que pessoas de países de língua portuguesa poderem entrar em Portugal, há uma exceção de que isso é válido apenas para países que deixam portugueses entrarem em seu território (reciprocidade). O problema é que o Brasil não está recebendo portugueses. Aqui está o despacho oficial: https://dre.pt/home/-/dre/130600804/details/maximized

    Ou seja, devemos ficar atentos, até porque depois de 15 de junho isso pode mudar.

    Priscila, você sabe me informar se isso está correto mesmo?

    Abraço

    • Priscila Roque
      Priscila Roque em

      Olá, Marcos
      Tudo bem?
      Agradecemos a sua mensagem e o alerta. Incluímos o despacho de Portugal e também a portaria do Brasil no texto, que se referem a essas restrições, para que todos os viajantes possam ter acesso e acompanhar as atualizações.
      Fizeram bem em alterar a data da viagem. Este é um momento imprevisível e que as ações de cada governo podem mudar rapidamente em função da disseminação do vírus.
      Fiquem bem! Um grande abraço!

      • Avatar
        Andreia franciscone em

        Sou brasileira e moro no Brasil ..vou me casar por procuraçao com um cidadao português .Queria saber se casada por procuraçao com ele..posso viajar pra Portugal..com essa procuraçao..ja que passarei a ser conjugue.A alguma coisa q possa proibir minha entrada para estar com meu marido portugues?

        • Priscila Roque
          Priscila Roque em

          Olá, Andreia
          Tudo bem?
          Infelizmente não temos essa confirmação para te passar. O ideal, neste momento, é contactar o SEF (Serviço de Estrangeiros e Fronteiras) para verificar como será feita a imigração de passageiros vindos do Brasil na época do seu embarque.
          Um grande abraço

  10. Avatar
    Gabriel Fernandes em

    Ola, Priscila.
    Gostaria de agradecer pelo post e pelas atualizações. Vou seguir acompanhamento para ver os desdobramentos.
    Temos viagem marcada, eu e meu pai, para a segunda quinzena de outubro deste ano, para Porto e Lisboa. Estamos preocupados. Entramos em contato com os hotéis que reservamos e ambos já possuem o certificado de segurança e, ao que parece, reabriram nessa fase de flexibilização.
    Tenho consciência de que nossa viagem terá restrições, mas espero que no outono europeu a situação esteja melhor para que possamos realizar nosso sonho de conhecer Portugal.

    Abraço.

    • Rafael Boro

      Olá, Gabriel
      Tudo bem?

      Ficamos felizes que tenha gostado do post! 😃
      Tomara que no outono as coisas estejam melhores para vocês realizarem o sonho de conhecer Portugal e possam desfrutar com tranquilidade. Cada semana que passa há novidades, mas vamos continuar atualizando nossos leitores sobre os novos desdobramentos.

      Um grande abraço!

  11. Avatar

    Olá, boa tarde!

    Estou na mesma situação do Gabriel acima. Eu e meu marido temos viagem marcada para a primeira quinzena de outubro, onde passaríamos uma semana em Portugal e outra semana na Espanha, mas estamos sem saber se cancelamos ou adiamos. Ou esperamos um pouco mais para tomar uma decisão.

    Obrigada pelo ótimo post! Ajuda a nos manter atualizados com as últimas informações!

    • Priscila Roque
      Priscila Roque em

      Olá, Selma
      Boa tarde
      Agradecemos a sua mensagem e carinho!
      Realmente é bastante difícil tomar uma decisão frente a momentos tão incertos. Estamos fazendo o possível para manter essa página atualizada e estudando para futuros conteúdos referentes a uma viagem segura pelo país.
      Um grande abraço e seja sempre bem-vinda!

  12. Avatar

    Ao final do ano passado, consegui obter a minha cidadania portuguesa graças ao meu falecido pai, nascido em Vila Nova de Ghaia. Minha esposa, em união estável comigo desde 2002, entrou com o requerimento da sua cidadania em seguida e, recentemente, passou pela penultima etapa do processo (a revisão da união estável pelo poder judiciário de Portugal), agora aguarda a ultima: a nacionalidade portuguesa de acordo com o art 3o. Estamos com voos reservados para Lisboa no dia 29/08/2020 e, em virtude dessa pandemia, não estamos certos de que Portugal irá liberar a entrada de brasileiros até lá. Fato é que eu, hoje cidadão português com passaporte europeu, não passaria pelo constrangimento de ter o embarque barrado, mas não sei o que pode acontecer com a minha esposa. Entrei em contato com o consulado de Portugal aqui em São Paulo e perguntei se haveria alguma maneira de obter uma autorização especial para que ela possa me acompanhar, mas me responderam que até 01/07/2020, pelo menos, minha esposa não poderia embarcar, já que está permitida apenas a entrada de cidadãos com autorização de residência ou com nacionalidade europeia. A alternativa, sugerida pelo consulado, seria fazer um pedido de reagrupamento familiar junto ao SEF para ela. Mandei um e-mail para a SEF mas ainda não obtive resposta. O que vc acha que poderia ser feito?

    • Priscila Roque
      Priscila Roque em

      Olá, Luiz
      Creio que as alternativas que estão ao seu alcance são mesmo estas. Penso que nesse contato com o SEF você poderá perguntar também se eles emitiriam uma autorização para que sua esposa possa acompanhá-lo. Se a união estável de vocês é reconhecida em Portugal, imagino que não haverá problema nesse sentido. Mas realmente depende de um feedback oficial das autoridades, sobretudo em um momento tão diferente que estamos vivendo como este.
      Um abraço!

  13. Avatar

    Olá , boa noite !
    Parabéns pelo conteúdo das informações !
    Tenho viagem para Portugal ( vcp /Lisboa) dia 2/7 . Sou ” apenas” turista ‘ sem qualquer condição especial . Será que conseguirei entrar ?

    • Priscila Roque
      Priscila Roque em

      Olá, Heloisa
      Obrigada pelo carinho!
      Não há como sabermos, mas talvez você tenha alguma dificuldade no embarque frente a portaria do Brasil que indicamos no artigo, prevista para permanecer ativa até o dia 5 de julho, e também não sabemos ainda quais serão as diretrizes da União Europeia para o Brasil após o dia 1 de julho. Aconselho que entre em contato com a sua companhia aérea para obter mais informações referente a sua viagem!
      Um abraço

      • Avatar

        Infelizmente a TAP não atende uma ligação desde a semana passada, que estou tentando.
        A SEF não responde os e-mail, nem a TAP.
        Uma situação de grande frustração, não obter resposta de nenhuma empresa ou órgão de controle.
        Terei que chegar no Checkin no dia do embarque para descobrir.
        Muito triste.
        Bastariam dizer a situação de hoje. Sim ou Não. Mas nem isso eles fazem.

        • Priscila Roque
          Priscila Roque em

          Olá, Marco
          Não tem sido uma época fácil, as informações mudam com rapidez e os serviços estão sobrecarregados. Estamos vivendo uma época atípica em que não tem sido fácil para empresas, órgãos públicos e sociedade. Mas, certamente, a falta de algum retorno “oficial” deixa tudo ainda mais difícil e entendo a sua frustração.
          Você tentou enviar uma mensagem privada a TAP via Facebook? Eles costumam ter um bom atendimento nas redes sociais. Em outras ocasiões, quando precisei resolver algumas questões burocráticas, fui bem atendida no chat do Facebook. Veja se consegue!
          Um abraço e boa sorte!

          • Avatar

            Infelizmente eles não estão respondendo nem pelo Facebook. Já enviei mensagem a 48 horas e nada.
            A TAP está incomunicável em todos os canais! Triste.

          • Priscila Roque
            Priscila Roque em

            Olá, Marco
            Obrigada por ter retornado e deixado aqui a sua experiência.
            Que você possa conseguir esclarecer as questões referentes a sua viagem com brevidade!
            Um grande abraço

  14. Avatar

    Boa tarde, sou residente em Portugal e minha mãe está com viagem marca para amanhã , ela vai vim
    Ficar comigo devido uma operação! Será que ela consegue passar na imigração???

  15. Avatar

    Olá tudo bem ?

    Gostaria de tirar uma dúvida .
    Eu e minha família estávamos numa tentativa inicial
    De mudança para Itália em janeiro .. onde meu esposo tem cidadania e residência . Porém voltamos para o Brasil para arrumarmos nossas coisas e fazermos a mudança . Porém com a pandemia .. precisamos adiar .
    Porém meu esposo precisa voltar para Itália , pq tem o seu trabalho lá .
    Ele foi semana passada e ficou pra tbm resolver a minha residência que não tivemos tempo de fazer em janeiro .
    Mas voltou pro Brasil pra me buscar e nossos dois filhos gêmeos ( 7 anos )
    Ainda não temos nossa certidão de casamento em italiano . Mas recebemos um email dizendo q está pronto . Porém precisamos estar na Itália e pra eu resolver a residência eu preciso estar lá . Mas não consigo embarcar . Dia 08/06 não deixaram eu embarcar . E agora estamos com viagem marcada com scala em Portugal . Pro dia 02/07.. eu gostaria de saber se consigo embarcar .. e qdo chegar em Portugal eu entro com a minha família q já tem residência na Itália ?
    Precisamos voltar urgentemente pra nossa casa . Está cada vez mais difícil. Farei o teste tbm pra poder viajar e apresentar o teste. Não estamos indo a turismo e sim pra terminarmos a nossa documentação e estamos total de mudança .

    Obrigada e ótima
    Semana

    • Priscila Roque
      Priscila Roque em

      Olá, Michele
      Tudo bem? Por aqui está tudo jóia!
      Realmente não sabemos como ajudá-la nesse sentido. Não temos informações sobre como estão os voos de escala/ conexão que ligam Brasil a Portugal e a outros destinos europeus. De qualquer forma, frente a tudo o que temos observado no decorrer desse tempo, há muitas variáveis que mudam todos os dias – seja da companhia aérea, seja das diretrizes da imigração. Não há como ter certezas nesses momento, infelizmente.
      Um grande abraço e esperamos que possam embarcar com segurança e tranquilidade neste novo momento da vida de vocês!
      Fiquem bem!

  16. Avatar

    Melhor post que vi até agora! Muito obrigada por nos informarem. Tenho uma viagem marcada para Portugal na primeira semana de setembro, como já fiz uma troca a companhia não me deixa trocar novamente. Me resta esperanças para conhecer Protugal. Vou continuar acompanhando vocês!

    • Priscila Roque
      Priscila Roque em

      Olá, Pérola
      Tudo bem?
      Muito obrigada por tamanho carinho!
      Permanecemos atualizando o post enquanto a pandemia durar, esteja tranquila. Também torcemos para que em setembro você possa embarcar e a situação esteja mais controlada por todo o mundo.
      Como você está programando a sua viagem, aproveito para convidá-la a participar das nossas lives de domingo no YouTube – sempre com um tema diferente da cultura portuguesa/ turismo criativo. Será muito bem-vinda: http://youtube.com/cultuga
      Um grande abraço

  17. Avatar

    Rafael e Priscila, gostaria de agradecer a atenção que tiveram em responder todas as minhas dúvidas.
    Hoje entrei em Portugal, através de um voo que saiu as 23:10h de Guarulhos e chegou hoje 05/07/2020, as 13:00h em Lisboa.
    Fizemos os exames de COVID19 que agora é pedido na entrada.
    Minha esposa é Portuguesa e temos a certidão de casamento (atualizada) no Brasil e em Portugal.
    No Check-in nos pediram os passaportes e exames. E na Polícia Federal foram só os passaportes brasileiros (ela tem os dois).
    Na entrada do avião não pediram nada, além do Boarding Pass. A temperatura não foi medida em nenhum momento.
    No Voo, só permitiram retirar as marcaras durante as refeições.
    Nos deram uma folha para preenchimento no avião, para rastrear, através dos Contatos e das poltronas, caso algum passageiro venha apresentar algum sintoma posterior.
    Você preenche seus dados do Brasil e de onde irá ficar em Portugal, telefone , e-mail e poltrona que viajou, para poderem te localizar em caso de algum passageiro vir a apresentar resultado positivo.
    Algumas pessoas embarcaram sem exames, mas na chegada elas foram examinadas na saída do avião. Quem tinha exame negativo das últimas 72 horas, podia passar direto.
    Na alfândega, passei com meu passaporte brasileiro, junto com minha esposa, na fila dos passaportes Europeus (ela entrou com o português). O policial perguntou se éramos casados, mas não conferiu a documentação de casamento, como no Brasil, e nós entramos.
    Para sair da área das esteiras já com as bagagens, tivemos que passar respeitando uma distância, já que havia uma câmera de medição de temperatura individual, para detectar alguém com febre. A partir daí, estamos em Portugal, sem restrições de locomoção (quarentena) mas tendo que utilizar as máscaras.
    Espero ajudar algumas pessoas com essas informações do dia de hoje, assim como vocês nos ajudaram nos últimos dias.
    Abraços.

    • Priscila Roque
      Priscila Roque em

      Olá, Marco
      Tudo bem?
      Agradecemos que tenha retornado para dividir a sua experiência com os demais leitores. Ficamos felizes em saber que correu tudo bem com vocês!
      Um grande abraço e fiquem bem!

      • Avatar

        Uma duvida: passagem comprada, check-in feito e teste idem, o que acontece se der positivo? Basicamente, só se sabe o resultado na hora do embarque. É possível embarcar? Fica-se isolado e depois em quarentena em Portugal?

        • Priscila Roque
          Priscila Roque em

          Olá, Luiz
          Penso que com um resultado positivo não o deixarão embarcar – seja pelo próprio resultado positivo (que colocaria os demais passageiros e tripulação em risco de contaminação), seja pelo pré-requisito de teste negativo solicitado pelo governo português para a entrada no país.
          Um grande abraço

    • Avatar
      LUCIANA ALMEIDA em

      vc fez o eeste do PCR? MAs ele demora de 3 a 5 dias para sair resultado. Não é exigido que exame seja realiozado 72 horas antes embarque? Podem me ajudar? embarco dia 27. Obrigada

  18. Avatar
    carlos gardete em

    ola boa tarde tenho viagem dia 4 de agosto para portugal, acham que conseguirei entrar e para visitar a minha mae que tem titulo de residenci e o meu irmao que vou conhecer?
    obrigado e boa tarde

    • Rafael Boro

      Olá, Carlos
      Tudo bem?

      Não dá para prever agora, pois as medidas serão atualizadas dia 15 de julho. Verifique com o Consulado-Geral do Brasil, a Embaixada do Brasil em Portugal ou o SEF se o seu caso é considerado turismo.

      Um abraço!

  19. Avatar
    GABRIELA SANTANA BASTOS em

    Olá,

    Bom dia!
    Saiu uma atualização no dia 13 e parecem que vão liberar a entrada de brasileiros com exames das ultimqs 24 hs. Voces poderiam confirmar?

    • Rafael Boro

      Olá, Gabriela
      Tudo bem?

      Não vimos nenhuma notícia ou uma nova atualização sobre a entrada de brasileiros a turismo na União Europeia. As regras devem ser renovadas amanhã, dia 15 de julho.

      Um abraço

  20. Avatar
    Décio Lavos Coimbra em

    Olá. Vejo que vocês têm mantido as pessoas bem atualizadas sobre esse momento complicado pelo qual passamos. A minha dúvida diz respeito ao exame de COVID19 que agora é pedido na entrada de Portugal (para quem vai do Rio ou São Paulo), e que deve ser feito nas 72 horas antes da viagem. Imagino que isso se refira ao exame rápido, aquele que se faz com sangue, e que só detecta, ou não, os anticorpos (pois este é aquele cujo resultado é obtido na hora), ao contrário do que identifica, ou não, o vírus na cavidade oral e nasal (que pode levar dias para o resultado). Vocês sabem algo a respeito? Sendo o de identificação do vírus, valeria algo feito antes, com resultado, este, sim, fornecido com 72 horas antes do embarque? Sem dúvida fontes oficiais são a ideais para essas respostas, mas o que é legal aqui no Cultuga, é a mesclagem da teoria com a prática. Desde já, obrigado.

    • Rafael Boro

      Olá, Décio
      Tudo bem?

      De nada! Queremos passar mais segurança e deixar os leitores do Cultuga sempre informados.

      É difícil dizer algo sobre o teste, justamente por conta do tempo que demora para ser entregue o resultado no Brasil. Acredito que o exame rápido sirva, mas as autoridades não fazem referência sobre qual é.

      Sei que muitas pessoas não estão obtendo respostas do SEF, dos Consulados e Embaixadas, mas tente entrar em contato com eles para confirmar.

      Um grande abraço, fique bem e seja sempre bem-vindo ao Cultuga!

  21. Avatar
    LUCIANA ALMEIDA em

    Olá
    Estou indo para Portugal dia 27 de julho. Tenho cidadania portuguesa. Minha dúvia é qto ao Teste de Covid. O PCR demora de 3 a 5 dias para ficar pronto. Se eu fizer 72 horas não vou ter o resultado no dia da viagem. OU tenho que fazer o teste 1 semana antes ou fazer o teste rápido de sorologia. Sabe me orientar quanto a isso? Desde já agradeço a atenção

    • Rafael Boro

      Olá, Luciana
      Tudo bem?

      Foi o que respondi ao Décio, é complicado falar algo sobre o teste, justamente por conta do tempo que demora para ser entregue o resultado no Brasil. Acredito que o exame rápido sirva, mas as autoridades não fazem referência sobre qual é. Fazer os dois, como você disse, pode ser uma alternativa. Porém, não sei se aceitariam. São muitas as pessoas que não estão obtendo respostas do SEF, dos Consulados e Embaixadas, mas tente entrar em contato com eles para solucionar a sua dúvida da melhor maneira possível.

      Um grande abraço, fique bem e boa viagem!

  22. Avatar
    Michael Fontes em

    Olá, cheguei em Portugal em 18/07 vindo de VCP. A orientação que recebi no site e check-in da Azul é que deve-se usar o teste PCR. Não encontrei detalhes no site da SEF.

    O resultado do exame foi pedido no check-in e logo após o desembarque. Como descrito acima pelo Marco, também havia uma fila de pessoas que eram examinadas no desembarque.

    Fiz o teste 72 horas antes do embarque e o resultado ficou pronto em 48 horas. No meu caso (São Paulo) escolhi fazer no Hospital São Camilo pois oferecia o melhor preço/prazo para o resultado.

    Na alfândega também foi me pedido o título de residência, acredito que seja para identificar se não se tratava de viagem à turismo.

    Abraços

    • Priscila Roque
      Priscila Roque em

      Olá, Michael
      Esperamos que esteja bem. :)
      Muito obrigada por ter vindo aqui dividir a sua experiência! Vai ajudar muitos dos nossos leitores!
      Um grande abraço

  23. Avatar

    Ola bom dia,gostaria de colocar uma questão…tenho uma pessoa amiga que tinha passagem para o dia 16 de Março,com o agravamento da pandemia foi cancelado…a pessoa tem estado a espera desde entao,nao vem pra fazer turismo,vem para comprar casa (fixar residencia e viver em Portugal).
    Sera que nao ha forma dessa pessoa conseguir um visto (e qual o visto) para conseguir viajar e entrar no pais sem see barrada na emigração!?
    Tem situação financeira estavel e toda a documentação necessária.
    A questão é haver forma de conseguir entrar

    • Priscila Roque
      Priscila Roque em

      Olá, Costa
      Tudo bem?
      Agradecemos a sua mensagem! :)
      Creio que o ideal seja contactar o Consulado de Portugal que atende a área de residência dela para se informar. Uma outra fonte relacionada a vistos é o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras de Portugal, pois a escolha do visto depende de qual será o caminho que ela optou para legalizar sua permanência em Portugal. A companhia aérea também é uma fonte de informação importante neste caso – pois, pelo relato dos nossos leitores, as companhias aéreas têm limitado o embarque já no Brasil daqueles passageiros que não comprovem o caráter essencial da viagem.
      Um grande abraço

  24. Avatar
    Maria Claudia Silveira em

    Olá, parabéns pelo site e pelas informações fornecidas! eu tenho passagem marcada para Lisboa para 21 de agosto. Vou a turismo com meu marido, pretendo ir, pelo menos. O SEF não está atendendo nos telefones e não retornou meu e-mail. O vôo é pela Latam e está confirmado. Vocês acham que em agosto vai liberar, tendo em vista a melhora da situação da Covid em ambos os países? Eu e meu marido inclusive já tivemos a doença. Obrigada

    • Priscila Roque
      Priscila Roque em

      Olá, Maria Claudia
      Tudo bem?
      Agradecemos o carinho!
      Infelizmente não temos como ajudar além das informações que indicamos aqui. Esse é um momento de muita imprevisibilidade, como temos acompanhado nos últimos meses. Realmente é acompanhar as informações quinzenalmente e junto a companhia aérea para perceber como vão desenrolar essas questões.
      Um grande abraço e fiquem bem!

    • Avatar

      Oi Maria! Vou torcer com vocês, tenho um voo para primeira semana de setembro também. Meu noivo é português, mas isso não me garante a entrada com ele. Também tivemos a covid inclusive temos todos os exames…. eu iria conhecer Portugal e os familiares. Espero que tudo fique bem até lá, vamos acompanhando de 15 em 15 dias as atualizações. Estou torcendo por vocês. Bjs

  25. Avatar

    Bom dia Rafael ! Ótimo post, obrigada!

    Tenho uma dúvida: minha família irá para Portugal em setembro, para um curso que meu marido fará. Ele e meus filhos têm passaporte italiano. Eu não. Pelo que entendi, entramos dentro das regras para a entrada em Portugal (desde que façamos um PCR),. Porém nossa entrada será pela Espanha, pois o vôo é da Iberia. Você sabe se aí valem as regras da Espanha ou de Portugal? Porque sei que as coisas podem mudar até setembro, mas não sei se não valeria a pena garantir já um vôo direto para Portugal (visto que o preço aumenta a cada dia).

  26. Avatar
    Darci Norte Rebelo Jr em

    Tenho viagem de turismo para Portugal marcada para 21/08/2020. Eu tenho dupla nacionalidade e tenho passaporte português válido. Já a minha esposa brasileira. Os dois tivemos Covid-19, com sintomas leves, e já estamos curados. Vamos fazer o exame de sangue para ver o tema da imunidade. Com isto conseguimos fazer nossa viagem a Portugal? A ideia era alugar um carro e também ir a Sevilha (Espanha). Será que teria problema?

    • Priscila Roque
      Priscila Roque em

      Olá, Darci
      Tudo bem?
      Não sei informá-lo sobre essa questão com segurança, sobretudo pela imprevisibilidade da situação. Recomendo que acompanhem constantemente as informações. Porém, creio que, sendo cidadão português, você e sua esposa não encontrem restrições na entrada – pois, neste momento, no despacho e nas referências atuais da União Europeia, cônjuges estrangeiros de cidadãos nacionais têm permissão para a entrada. Entretanto, é importante que façam o exame nas 72 horas antecedentes do embarque – mesmo que já tenham tido Covid. Não há indicações específicas para quem já tenha tido.
      Um grande abraço

  27. Avatar
    Jackeline rittes em

    Boa noite!!! Ótimo post. Tenho uma passagem para Outubro, compravas pela CVC, não sabem nos informar nada. Entrei em Contato com á TAP, só me dissseram que nosso voo continuava marcado. Tentei remarcar, mas estão cobrando uma fortuna. Viajar sem vacina, será complicado. Cancelar a viagem e ainda temos que esperar um ano parar receber o dinheiro. Difícil viu. Mas, obrigada pelas informações, foi o site mais completo que achei. Parabéns

    • Rafael Boro

      Olá, Jackeline
      Tudo bem?

      Ficamos felizes que tenha gostado do post! 😊 Vamos sempre manter-lo atualizado para ajudar todos que viajam a Portugal.

      Muito chato toda essa situação para tentar adiar ou cancelar a viagem. A TAP não deveria praticar esses preços abusivos. Insista com a CVC e com a TAP.
      Tomara que você consiga remarcar sem taxas para o ano que vem ou quando saia uma vacina, pois será muito mais seguro.

      Um grande abraço e seja sempre bem-vinda ao Cultuga!

  28. Avatar

    Bom dia,

    Moro na França e vou para lisboa dia 3 a turismo. Vocês sabem se o turismo em lisboa esta autorizado ou é so no restante do territorio portugues?

    Obrigada

  29. Avatar

    Olá Rafael,

    Iniciarei um doutorado na Universidade de Coimbra em setembro e havia planejado férias no Algarve com minha esposa. Será que ela poderá me acompanhar, já que irei como estudante (“viagem essencial”)? Não sei se a permissão para estudante tbém permite o acompanhamento pelo familiar.
    Parabéns pelo artigo. Grato!

    • Priscila Roque
      Priscila Roque em

      Olá, Sérgio
      Muito obrigada pela mensagem!
      Entretanto, não temos essa informação – infelizmente. O ideal é que procure o SEF ou o consulado para tirar essa dúvida, que é mais específica.
      Um grande abraço!

  30. Avatar

    Olá, se alguém puder compartilhar aqui a sua experiência com o teste PCR realizado em “até” 72 horas mas que leva 72 horas para ficar pronto, agradeço. Tenho viagem marcada para Lisboa domingo 30/08 às 23h30. Como cumprir esse protocolo sem arriscar perder o voo? Existem testes mais rápidos que são aceitos? Há laboratórios que não cobrem um preço extorsivo para entregar em um prazo menor?

Deixe um comentário