O outono é uma boa época para viajar por terras portuguesas, aproveitando os típicos cenários dessa estação. A temperatura e o clima em Portugal no outono são mais amenos comparado com outros países europeus. 

Reuni nesse artigo do Cultuga informações de como é o clima em Portugal entre 22 de setembro e 21 de dezembro – período que marca o Outono na Europa.


Saiba como é o clima em Portugal no Outono

O cenário inspirador e mágico do Alto Douro, no norte de Portugal, durante o mês de outubro

As temperaturas do outono em Portugal são super gostosas para aproveitar uma viagem, principalmente entre o final de setembro e todo mês de outubro. As folhas secas começam a cair e o cenário de avenidas, praças, parques e jardins é incrível.

A possibilidade de chuva começa a aumentar com o decorrer do outono. Porém há duas regiões de Portugal que costumam chover um pouco menos neste período do ano: o Alentejo e o Algarve.

Lembrando sempre que não tem como prever a temperatura e o clima com tanta antecedência. Depende muito de ano para ano. 

Porém, deixo aqui uma dica importante: na semana anterior ao seu embarque, dê uma olhada nas temperaturas das cidades que você vai conhecer no seu aplicativo ou site meteorológico preferido. Nós gostamos de usar o AccuWeather. Ele oferece até mesmo as médias históricas para todos os meses do ano.

Ou seja, se você já quer se organizar com alguma antecedência, também é possível consultar as possíveis médias para que você tenha ao menos uma referência para a época da sua viagem.

previsao do tempo em portugal no outono
Usar aplicativos no telefone é uma ótima maneira de acompanhar a previsão do tempo e o clima em Portugal no outono. Na foto, as temperaturas do início de novembro

Temperaturas médias do Outono em Portugal 

Indicamos aqui como referência as temperaturas médias do outono em Portugal para as três das cidades mais importantes:

Médias históricas de temperatura em Lisboa
Setembro: Máximas 26ºC – Mínimas 16ºC
Outubro: Máximas 22ºC – Mínimas 15ºC
Novembro: Máximas 18ºC – Mínimas 12ºC
Dezembro: Máximas 15ºC – Mínimas 9ºC 

Médias históricas de temperatura no Porto
Setembro: Máximas 23ºC – Mínimas 14ºC
Outubro: Máximas 20ºC – Mínimas 12ºC
Novembro: Máximas 16ºC – Mínimas 9ºC
Dezembro: Máximas 14ºC – Mínimas 7ºC 

Médias históricas de temperatura em Coimbra
Setembro: Máximas 26ºC – Mínimas 14ºC
Outubro: Máximas 22ºC – Mínimas 11ºC
Novembro: Máximas 17ºC – Mínimas 7ºC
Dezembro: Máximas 14ºC – Mínimas 6ºC


Características do clima em Portugal no Outono

O outono em Portugal acontece entre o final de setembro e o final de dezembro – cada mês com características um pouco diferentes. 

Nada melhor do que aproveitar o pôr-do-sol de outono na Ribeira do Porto, junto a Ponte Luís I

O início da estação é mais quente e com um clima seco, isso porque os últimos dias de setembro ainda parecem uma “continuação” do verão. 

Depois, quando chega outubro, o vento fresco e os dias úmidos se tornam mais comuns. Ainda podem ter temperaturas máximas acima dos 20ºC em todo o país. Por conta das alterações climáticas, isso tem se acentuado nos últimos anos. 

Jardim do Paço Episcopal Castelo Branco Portugal
Uma linda tarde novembro no Jardim do Paço Episcopal, em Castelo Branco, região centro de Portugal

Em novembro, o clima de outono está bem acentuado. As temperaturas máximas não costumam ultrapassar os 20ºC em boa parte do país. As chuvas podem aparecer com mais frequência. Mas tenho uma ótima notícia que vou explicar no box abaixo. 

Verão de São Martinho

Um fenômeno meteorológico que acontece em alguns anos e costuma surpreender os viajantes é o popularmente chamado “Verão de São Martinho”, ou seja, alguns dias antes e alguns dias depois do Dia de São Martinho (11 de novembro) podem vir dias ensolarados e mais quentinhos, dando uma bela “tapeada” no outono.

Há ainda aqueles que aproveitam para esticar até alguns dias na praia (mas, calma! São uns 25º, no máximo).

Veja aqui a explicação para o Verão de São Martinho

Veja o nosso post com dicas do que levar na mala no outono em Portugal

A beleza de Lisboa vista do alto! Destaque para o Parque Eduardo VII, a Av. da Liberdade, o Castelo de São Jorge e o rio Tejo

No último mês do outono, que é dezembro, a “cara” já é bem de inverno. Então há mais frio, maior possibilidade de chuva em todo o país e também de neve na Serra da Estrela. Além disso, o espírito natalino começa a tomar conta das cidades portuguesas.

Viaje a Portugal com tudo organizado

 

Sou jornalista, luso-brasileiro, tenho 40 anos e gosto de apreciar a gastronomia portuguesa. Lisboa me trouxe um time de futebol do coração, o Sporting, mesmo tendo o tênis como o meu principal esporte. Troco fácil os transportes públicos por uma longa caminhada. Na minha playlist de música portuguesa não falta David Fonseca, Moonspell e Tiago Bettencourt.

Deixe um comentário