Como é Portugal em SETEMBRO?

Envie este artigo para alguém que você gosta!

Se você está com viagem marcada para Portugal em setembro, veja quais são as informações que você precisa saber antes de embarcar!

Como é Portugal em SETEMBRO?

COVID-19 em Portugal

Por conta da pandemia de Coronavírus (COVID-19), quem tem viagem marcada deve manter-se informado para confirmar se tudo estará já em funcionamento na época do seu embarque.

Recomendo que acompanhe sites portugueses de notícias, como os jornais PúblicoExpresso e a RTP – que acessamos todos os dias e são confiáveis. Acompanhe também os boletins emitidos pela Direção-Geral da Saúde de Portugal.

O mais importante neste momento é manter a serenidade para analisar as notícias e perceber quando esta viagem se tornará segura e prazerosa para você e sua família. Veja aqui informações importantes sobre o COVID-19 em Portugal.

SEGURO SAÚDE E VIAGEM com parceiro Cultuga:
Faça o seu seguro para Portugal com a Real Seguro Viagem e ganhe 10% de desconto!

Clima em Portugal – verão e outono

O mês de setembro divide “oficialmente” a alta temporada da baixa – pareando com a época balnear, que termina no dia 15, e com a volta às aulas dos portugueses.

Ou seja, “tecnicamente”, a partir da segunda quinzena do mês diversas praias passam a não ter mais o suporte de salva-vidas, disponibilidade para o aluguel de cadeiras e guarda-sol e, gradativamente, vão acabando as programações de entretenimento típicas do verão.

Nos anos mais quentes ou quando há um aumento significativo do turismo em determinadas cidades, essa rotina de verão pode ser prolongada.

Os dias ainda são relativamente longos, mas a temperatura começa a dar uma trégua. Ou seja, você ainda pode pegar dias quentes mas, conforme o mês vai passando, o verão vai dando espaço para o outono – com tardes de 25 graus celsius em Lisboa, por exemplo, e noites mais fresquinhas, com temperaturas rondando os 17 graus.

No Porto, para você ter uma ideia, as máximas são similares, mas as noites podem ser, sim, de frio, perto dos 13 graus. Se você vai passar por diversas cidades do país, acompanhe a previsão do tempo para cada uma delas no site Accuweather.

Para quem viaja no início do mês, veja as nossas dicas para fazer a mala para o verão em Portugal. Quem está programando a vinda para os últimos dias, aconselho a leitura também do nosso artigo sobre como fazer a mala para o outono em Portugal.

Fuso Horário

Portugal continental e o arquipélago da Madeira estão com 4 horas a mais do que Brasília, enquanto as ilhas dos Açores estão com 3 horas. Ou seja, Portugal permanece em seu horário de verão.

No início de setembro, o nascer do sol é por volta das 07h10 e o pôr do sol às 20h. No final do mês, o nascer é às 7h30 e o pôr do sol às 19h20.

Entenda o fuso horário de Portugal e a diferença para o Brasil

Aluguel de carro e preços dos hotéis

Durante o mês todo, os hotéis e os preços das diárias de carro alugado permanecem como aqueles da alta temporada. Você, possivelmente, só vai notar a diferença nos valores a partir de outubro.

Vindimas: a colheita das uvas!

Setembro também é a época das vindimas, ou seja, da colheita das uvas para a produção de vinho (em algumas partes do país começa no finalzinho de agosto, em outras pode até ultrapassar para a primeira semana de outubro – depende do calor e do volume de chuvas de cada ano).

icon-hotelEncontre um bom hotel para se hospedar no Alto Douro Vinhateiro

Ah, e geralmente, as vindimas das uvas brancas acontecem um pouco antes das uvas pretas.

Portanto, se você tem vontade ou curiosidade de ver como funciona, vale a pena visitar uma vinícola nessa época, principalmente no Alto Douro Vinhateiro ou no Alentejo – as duas das regiões do país mais lembradas por suas produções. Veja aqui algumas sugestões de vinícolas.

Você poderá ver as equipes trabalhando na colheita e na pisa das uvas ou até mesmo colocar as mãos (e os pés) na massa rs.

Eu e o Rafa já participamos e indicamos vivamente, principalmente para quem vem a Portugal em busca de uma experiência local.

Tenha apenas atenção que, por depender da natureza, não há como prever as datas exatas de início e final da colheita com muita antecedência.

Portanto, aconselho que você fique em contato com a vinícola que deseja visitar entre os meses de julho e agosto e pergunte sobre a previsão das vindimas para o período da sua viagem.

Daquelas que costumam ter programas de vindimas anualmente, destacamos a Quinta da Pacheca, a Quinta das Carvalhas, a Quinta de Santa Cristina, Herdade do Esporão e a João Portugal Ramos.

Feiras e festas

Mantemos aqui a agenda dos eventos que, até o momento da atualização deste artigo, permanecem previstos para acontecer em setembro de 2020. 

Recomendo que você acompanhe diariamente as informações junto as câmaras municipais, postos de turismo ou o local do evento para que possa confirmar se terá alguma alteração em virtude das ações de prevenção do coronavírus.

A Ilha da Madeira está no seu roteiro? Então não deixe de incluir a Festa do Vinho Madeira nessa viagem – um evento que também celebra das vindimas da ilha.

No Funchal haverá espetáculos de luz, som e música, enquanto na freguesia do Estreito de Câmara de Lobos, a 12 km do Funchal, você poderá presenciar a apanha da uva e o cortejo de vindimadores.

No continente, e com respingos do mês de agosto, continua a Festas de Nossa Senhora dos Remédios, em Lamego. Além de contemplar o santuário e participar de sua programação religiosa, ainda haverá um festival de música moderna, folclore, arraial, fogos de artifício e, claro, a tradicional procissão.

Também em setembro ainda é tempo de prestigiar a Feira de São Mateus, em Viseu – uma das maiores feiras populares de Portugal e a mais antiga da Península Ibérica, com 625 anos de história!

Incluo aqui a sugestão da leitora Tânia, que nos avisou sobre as Feiras Novas, em Ponte de Lima, no norte português, que, geralmente, começa na segunda semana de setembro. Com direito a muita música tradicional portuguesa :)

Na cidade de Braga, acontece a Noite Branca. Há uma programação recheada de shows, atividades para crianças e adultos nas ruas da capital do Minho.

Outros eventos culturais que costumam acontecer em setembro: MotelX – Festival de Cinema de Terror e LISB-ON.

Vale a pena comprar ingressos antecipadamente?

Portugal cresceu bastante no setor do turismo nos últimos anos. Por isso, também já há diversas atrações que oferecem a possibilidade de comprar os ingressos pela Internet e, assim, pular a fila da bilheteria e agilizar a sua entrada.

Deixo aqui a sugestão daqueles que geralmente são os mais concorridos e possuem essa facilidade (todos os ingressos aqui indicados são vendidos pelo órgão oficial de cada atração por meio do  Get Your Guide, um site que funciona como o Booking. Ele reúne as principais empresas turísticas de cada país):

Mosteiro dos Jerónimos (Lisboa)

Este é um dos principais monumentos de Lisboa. Aqui costumam acumular filas de até 1 hora de espera, sobretudo quando chegam várias excursões ao mesmo tempo.

Com o ingresso online do Mosteiro, você poderá ir diretamente na entrada, sem pegar a fila da bilheteria.

Lembre-se apenas de imprimir antecipadamente.

Temos também um post sobre o Mosteiro dos Jerónimos para você se preparar para essa visita.

Palácio da Pena (Sintra)

Este é o palácio mais famoso de Sintra – aquele todo colorido que fica no topo da serra. Esta é uma daquelas atrações que geralmente são concorridas o ano todo.

Se você comprar o ingresso antecipadamente do Palácio, poupa tempo na fila da bilheteria e vai direto para a entrada do parque.

Você poderá apresentar o voucher no telefone ou impresso.

Veja também o nosso guia completíssimo para você tirar o melhor proveito da visita.

* Com filas menores e mais rápidas, mas também com disponibilidade para comprar online, estão o Castelo dos Mouros e o Palácio Nacional de Sintra.

Sugestões culturais para setembro de 2020

Mantemos aqui a agenda dos eventos que, até o momento da atualização deste artigo, permanecem previstos para acontecer.

Recomendo que você acompanhe também as informações junto ao artista, a empresa de venda dos ingressos e a organização do evento para que possa confirmar se terá alguma alteração em virtude das ações de prevenção do coronavírus em Portugal.

Fado

Artistas portugueses

Música internacional

Artistas brasileiros

  • Ana Carolina, em Coimbra (dia 22), no Porto (dia 26) e em Lisboa (dia 27 de setembro)

Festivais e eventos

Feira – edição especial

Teatro e humor

Esportes

Como é Portugal em…

JANEIRO | FEVEREIRO | MARÇO | ABRIL | MAIO | JUNHO | JULHO | AGOSTO | SETEMBRO | OUTUBRO | NOVEMBRO| DEZEMBRO


Envie este artigo para alguém que você gosta!

Viaje a Portugal com segurança

icon-saude

SEGURO SAÚDE E VIAGEM
Faça o seu seguro para Portugal na Real Seguro Viagem com este link do Cultuga e ganhe 10% de desconto!

icon-carro

ALUGUEL DE CARRO
Viajar de carro é uma ótima opção para se aproximar da natureza e fazer um roteiro ao seu ritmo. Na RentalCars você recebe o orçamento de aluguel de carro das empresas mais conhecidas de Portugal.

icon-hotel

HOTÉIS E APARTAMENTOS
Encontre hotéis no Booking focados na higienização de seus espaços e evite surpresas frente a imprevistos com a opção de cancelamento gratuito!

O Cultuga precisa do seu apoio para permanecer ativo!

Estamos há 10 anos no ar produzindo conteúdo autêntico sobre a cultura portuguesa para viajantes brasileiros e apaixonados por Portugal. Frente a pandemia, precisamos da sua parceria para que esse trabalho continue sendo feito e esteja disponível a todos.

Veja de que forma que você pode colaborar com o Cultuga:

 Conheça o nosso clube de membros do Apoia-se

Participe das nossas lives sobre cultura portuguesa aos domingos no YouTube

Leu um artigo que foi útil para você? Compartilhe-o com alguém que você gosta, no seu grupo de amigos ou nas redes sociais!

Siga o Cultuga no Instagram, no Facebook e no YouTube

Conheça os serviços que nós promovemos para quem viaja por Portugal

Agradecemos o seu carinho e suporte!

Apoie o Cultuga

Sobre o autor

Priscila Roque

Sou jornalista especializada em cultura e fotógrafa. Foi preciso passar dos 30 anos para assumir que Lisboa é, realmente, o meu lugar no mundo. Mas a paixão por Portugal começou bem mais cedo, ainda na adolescência, quando descobri alguns músicos locais. Os meus pais são portugueses imigrados no Brasil. Depois de fazer o caminho inverso deles, trocando São Paulo por Lisboa, quero agora, com o Cultuga, diminuir a distância que separa o Brasil de Portugal.

30 Comentários

    • Priscila Roque

      Olá, Wellington
      Como vai?
      Ao final do mês de setembro, teremos aqui no site o artigo completo sobre o mês de outubro :)
      Um forte abraço

  1. Avatar
    Celso E. de Oliveira em

    Li hoje pela primeira vez o seu blog e fiquei realmente entusiasmado, pois temos (eu, esposa e filha) viagem marcada para meados de setembro, com duração de 35 dias, a Portugal. A partir de Lisboa, onde pretendemos ficar 8 dias para conhecer a capital, Sintra, Cascais, Évora, etc. e de lá seguir de carro para o norte passando por Coimbra, Aveiros, Figueira da Foz, Fátima, Óbidos, etc. até chegar ao Porto para visitar o Alto Douro, Braga, Guimarães, etc. Alguma sugestão? Obrigado e parabéns pelo blog. Um abraço

  2. Avatar

    Parabéns pelo site. É muito informativo. Falta em setembro acrescentar as Feiras Novas em Ponte de Lima, a vila mais antiga de Portugal. Serão no 2.º fim de semana de setembro. No Minho, não há quem esqueça.

    • Priscila Roque

      Olá, Tânia
      Como vai?
      Agradeço a sua mensagem e sugestão! Gosto muito de Ponte de Lima, mas ainda não tive a oportunidade de ir as Feiras Novas. Espero que seja para breve!
      Um forte abraço

  3. Avatar

    Amo seu site. Vou a Portugal em Outubro com a minha mãe por 8 dias e estou esperando o post de Outubro para saber as dicas! Já separei várias dicas aqui dele. Obrigada!

  4. Avatar

    Gostei muito do seu site,irei em maio para Portugal e voltarei em agosto,sou filho de português,vou 2x por ano a Portugal,amo Portugal,lindo,maravilhoso.
    Estou pensando em mudar para lá,pois aqui no Brasil,infelizmente não da mais,roubo,corrupçao,´´jeitinho brasileiro“…..etc.
    Portanto pretendo me mudar,quem vai para Portugal jamais esqueçe,lindo de Norte a Sul,cada canto com sua beleza.

  5. Avatar

    Olá Priscila!
    Estamos com viagem marcada, eu e o maridão, para Portugal em meados de setembro, adorei suas dicas. Esperamos uma viagem apaixonante para voltarmos mais vezes. Beijos!

    • Priscila Roque
      Priscila Roque em

      Que delícia, Noelinda!
      Tenho a certeza que vocês vão AMAR! Esse é um excelente mês para conhecer Portugal :)
      Um grande abraço e uma ótima viagem

  6. Avatar
    Lucineia Gomes em

    Priscila, tenho lido seu site e acho muito show. Deverei ir em passeio a Portugal na segunda quinzena de setembro de 2017 com minha filha maior de idade. Gostaria de saber se conhecem e se posso confiar neste site para contratação do seguro viagem: https://www.comparaonline.com.br/seguro-viagem/
    Caso não conheçam ou não confiem, gostaria que me indicassem outro. Muito grata.

  7. Avatar

    Olá Priscila e Rafael,ótimas sugestões como sempre. Apenas uma pequena correção, o Out Jazz no Parque Tejo ocorrerá todos os domingos de setembro e não aos sábados! Abraços e bom finzinho de verão pra vocês! .

    • Rafael Boro

      Olá, Cristina
      Tudo bem?
      Agradecemos o carinho e a mensagem! :)
      Bem observado. Obrigado pela correção. ;)

      Um grande abraço e bom restinho de verão (e que ele volte logo hehehe)

  8. Avatar

    Sou do nordeste do Brasil , tenho viagem marcada com um casal amigo para o final de setembro e ficando até 7 de outubro. Nós fizemos um roteiro para 15 dias, chegaremos em Lusboa e passamos direto para as cidades do norte: dormiremos em Óbidos, Fátima e Porto. Peço dicas. Agradeço antecipadamente Ana Iza

  9. Avatar

    Rafael e Priscila muito obrigada!
    Dá para sentir o carinho com que escrevem cada dica!
    Vou passar o mês de setembro em Lisboa com minha famílias e adorei cada informação. Foi aqui que desmistifiquei o transporte urbano, pois estava difícil hahaha
    Mais uma vez agradeço
    Um grande abraço!😉

    • Rafael Boro

      Olá, Elaine
      Tudo bem?
      Muito bom saber que você adorou as nossas dicas e informações!
      Tenho certeza que a viagem será uma delícia e vocês vão “tirar de letra” o transporte urbano. ;)
      Um grande abraço e boa viagem!

  10. Avatar

    Olá Rafael e Priscila, parabéns pelo site de ótima qualidade e obrigado por compartilhar tanta experiência.
    Gostaria de pedir uma dica, pretendo levar minha mãe que tem 70 anos, mas não tem nenhuma doença ou problema motor, ela é filha de portugueses da Ilha da Madeira, então será passagens obrigatória, porém estou em dúvida da época, por causa do clima e também para não pegar tudo muito cheio. Meu planejamento seria ir por volta do início de setembro, tipo 5 ou 7 e ficar uns 20 dias. O que vocês acham? Chego e saio por Lisboa. Melhor deixar Madeira pro final ou faço logo de cara. Qualquer dica ajudaria muito.
    Obrigado,

    • Priscila Roque

      Olá, Maurício
      Tudo bem?
      Agradecemos a sua mensagem e carinho pelo Cultuga!
      Fico feliz em saber da sua mãe! Ela é da mesma geração que a minha. Entretanto, a minha mãe é nascida mesmo na Madeira. :)
      Se você tiver mais documentação sobre a região dos seus avós, aproveite para ir a fundo e conhecê-la. Para mim, foi uma grata surpresa!
      Olha, no ano passado, estive com a minha irmã na Ilha da Madeira em agosto. Achei que estaria lotado. Entretanto, não tivemos nenhum problema com volume de pessoas. Todos os passeios que fizemos foram super tranquilos. Portanto, setembro deve ser ainda mais calmo. Faça a Madeira no início ou no meio da sua viagem. Não deixe para o fim, não. Sempre sugerimos que viagens as ilhas sejam feitas com alguma folga de tempo, para caso tenha algum atraso no voo, por conta dos ventos.
      Um grande abraço e uma excelente viagem!

    • Rafael Boro

      Olá, Marilucia
      Tudo bem?

      Este artigo está atualizado com várias dicas e programas culturais do mês de setembro! ;)

      Um abraço e boa viagem!

    • Rafael Boro

      Olá, Antonio
      Tudo bem?

      Fico contente que tenha gostado do Cultuga! :)

      A primeira quinzena de setembro é mais seca, depois pode chover um pouquinho. Mas não é uma regra. Este é um mês que gostamos bastante. Os meses com maior possibilidade de chuva são entre novembro e fevereiro.

      Um grande abraço e boa viagem!

  11. Avatar

    Oi, Priscila, li que em Lisboa, na Torre de Belém haverá um “mini rock in rio” entre 6 e 8 de setembro, com Ivete Sangalo e entrada gratuita ! ABs

    • Rafael Boro

      Olá, Antonio
      Muito obrigado! Serão três dias de shows e videomapping na Torre de Belém. Vamos colocar na agenda. ;)
      Um grande abraço!

Deixe um comentário