O que levar na mala para o verão em Portugal?

33

O verão é a época do ano mais aguardada pelos portugueses. Entre os meses de junho e setembro, muita gente tira férias e corre para as praias. O destino favorito? O Algarve, com certeza!

Porém, as altas temperaturas também trazem muitos turistas e transformam boa parte das cidades do país, seja com eventos especiais, seja com uma programação cultural e turística fortíssima.

Por isso, se você vai visitar Portugal no verão, prepare-se: coloque o traje de praia na mala (afinal, não há boas praias somente no Algarve!) e separe roupas frescas para aproveitar bem o dia.

Quer ter a nossa companhia durante a sua passagem por Lisboa?

Temperatura

Tomando como referência Lisboa, que é um local por onde quase todo o viajante passa, as temperaturas do início do verão costumam ficar entre os 16ºC (mais a noite) e os 28ºC (dia ou outro pode passar um pouco disso).

Centro histórico de Tomar no verão

Centro histórico de Tomar no verão

Depois, já nos meses de julho e agosto, as temperaturas altas podem atingir os 30ºC – 32ºC com mais facilidade. Na hora do almoço e no início da tarde, a sensação térmica pode chegar aos 35ºC (por vezes, até mais). Por isso, tenha sempre um “plano B” em seu roteiro para dias quentes assim.

Um programa em ambiente com ar condicionado, como um museu, um café ou grandes lojas, pode cair bem nessa ocasião. Parques bem arborizados também são perfeitos. Para não perder o dia por conta do calor, acorde bem cedinho. Você poderá fazer um passeio mais calmo, fresco e com lindas fotos.

Se você pretende visitar o interior do país, como as cidades alentejanas por exemplo, tenha muito cuidado nessa época. Beja, a capital do Alentejo, e toda a região chega a atingir a sensação térmica de 40ºC.

No mês de setembro, já refresca um pouco. As temperaturas já podem ficar, novamente, entre os 16ºC e os 25ºC.

Em tempo de aquecimento global, todo o cuidado é pouco. Nem sempre, conseguimos prever de que forma será determinado ano. Há aqueles mais quentes e outros mais frescos. Por isso, para acompanhar a temperatura na época da sua viagem, aconselho que consulte o site AccuWeather. Ele é o meu companheirão de sempre rs.

Apaixone-se por Portugal com a nossa consultoria de viagem

Roupas ideais

A melhor parte de viajar no verão é ter aquela mala levinha, levinha. Porém, lembre-se que você pode suar bastante durante os passeios ao ar livre. Então, ter algumas blusinhas, regatas ou camisetas extras sempre ajuda.

Abuse das bermudas, saias, shorts e vestidos. Eles serão bem-vindos. Nos pés, se você gosta de sandália e chinelo também vale. Mas, lembre-se: nos dias de longas caminhadas (ou visitas aos castelos, por exemplo), calçar um tênis fresco e confortável é mais importante e saudável.

Belo fim de tarde na Ribeira das Naus, em Lisboa

Belo fim de tarde na Ribeira das Naus, em Lisboa

Não esqueça de levar também uma roupa de meia estação para uma eventual noite mais fria. Não costuma esfriar no verão, mas uma ou outra noite, sobretudo no norte do país, pode ser desconfortável aos mais sensíveis por conta do vento (eu sou friorenta, então…).

Quer um suvenir especial de verão em Lisboa? Veja a nossa dica!

Cuidados de verão

Para sair cedo do hotel e passear com tranquilidade o dia todo, não tem jeito. É preciso andar com uma mochila. Por mais que esquente um pouco as costas, é nela que você poderá carregar água, bolacha e protetor solar – itens indispensáveis para um viajante.

A Avenida da Liberdade, em Lisboa, no verão

A Avenida da Liberdade, em Lisboa, no verão

Consulte, sempre que puder, a previsão do tempo. Dessa forma, você poderá controlar melhor os dias em que deverá sair com roupas mais frescas e também verificar quando deve proteger a cabeça.

Como disse no tópico anterior, tenha SEMPRE um plano “b” no seu roteiro. As altas temperaturas são maravilhosas para um banho de mar e o sol coloca em todo mundo um enorme sorriso. Porém, essa é uma época também de alerta. Afinal, você não vai querer passar mal no meio daquela tão esperada viagem por conta do calor, né?

Como é Portugal em…

JANEIRO | FEVEREIRO | MARÇO | ABRIL | MAIO | JUNHO | JULHO | AGOSTO | SETEMBRO | OUTUBRO | NOVEMBRO| DEZEMBRO

Organize aqui a sua viagem para Portugal

icon-saude

Faça o Seguro Viagem com a Real Seguro Viagem em 6x sem juros

icon-carroVeja os melhores preços para alugar um carro na Rental Cars

icon-hotel

Reserve o seu hotel pelo Booking, com opção de cancelamento gratuito

Serviços do Cultuga

icon-tour

Deseja ter a nossa companhia durante a sua visita a Lisboa? Faça um tour conosco

icon-consultoria

Apaixone-se por Portugal com a nossa consultoria de viagem

icon-foto

Leve um suvenir diferente da sua viagem: faça um ensaio fotográfico

Veja também o índice de artigos do Cultuga para ajudar no planejamento do seu roteiro com muitas dicas, sugestões de rota e outras informações sobre Portugal 🙂

Compartilhe.

Sobre o autor

Priscila Roque

Sou jornalista especializada em cultura e fotógrafa. Foi preciso passar dos 30 anos para assumir que Lisboa é, realmente, o meu lugar no mundo. Mas a paixão por Portugal começou bem mais cedo, ainda na adolescência, quando descobri alguns músicos locais. Os meus pais são portugueses imigrados no Brasil. Depois de fazer o caminho inverso deles, trocando São Paulo por Lisboa, quero agora, com o Cultuga, diminuir a distância que separa o Brasil de Portugal.

33 comentários

  1. Olá Priscila estou adorando o site!
    Lendo tudinho!! 🙂 ótima fonte de pesquisa!!
    No começo do verão a máxima é 28C? Não sei se o calor é igual ao do Brasil….rs
    Faz muito calor no final de maio inicio de junho?
    Outra dúvida :
    o descontos nos museus ,e outras atrações com lisboa card e para maiores de 65 anos podem ser usados ao mesmo tempo? ou a tarifa promocional para idosos não aceita o ” uso” de outro desconto!?
    Obrigada!! e parabéns pelo site!!!

    • Priscila Roque
      Priscila Roque em

      Olá, Lari
      Como vai? Agradeço o carinho 🙂
      Final de maio, início de junho, o calor é bem gostoso. Não costuma ser exagerado, não. Porém, tenha atenção, caso você pretenda visitar algumas cidades do centro do país e no Alentejo, por exemplo, quando as temperaturas podem estar mais altas do que a média do país. Alguns dias antes do embarque, acesse o Accuweather para confirmar, ok?
      Com relação ao acumulo de descontos, é uma informação que não tenho, mas vou ligar para alguns monumentos para perguntar. Assim que souber, incluo aqui nessa resposta. Porém, tenha atenção que o Lisboa Card só realmente vale a pena para um tipo específico de viajante, que vai entrar em muitos monumentos e museus em um único dia. Sempre vale a pena fazer as contas e colocar na ponta do lápis antes de comprar – inclusive para maiores de 65 anos. Por vezes, a soma dos bilhetes já com desconto dos monumentos com o transporte é inferior ao custo total do cartão.
      Um forte abraço e uma excelente viagem!

  2. Paulo Silva Júnior em

    Olá Priscila Roque,

    Tudo bem?
    Quando começa o verão em Portugal? Quais são as opções de transportes de Lisboa x Algarve?
    É possível aproveitar um pouco de calor também na baixa temporada?
    Vejo muitas fotos de Algarve e fiquei apaixonado pelas belíssimas praias da região.

    • Priscila Roque
      Priscila Roque em

      Olá, Paulo
      Como vai? Por aqui está tudo bem!
      O verão começa no dia 21 de junho. Com relação aos transportes entre Lisboa e Algarve, você poderá ir de ônibus ou trem – dependendo da cidade que deseja visitar. Sobre o calor, depende do seu perfil de viajante. Em Portugal, a água do mar é mais fria do que no Brasil. Assim, o verão acaba sendo mais confortável para quem gosta de tomar banho de mar. Entretanto, pela paisagem, é possível aproveitar a região o ano todo.
      O Algarve é realmente lindíssimo. Se você for fora do verão, alugue um carro. Assim, poderá ter mais liberdade para conhecer o interior e o litoral. Entreanto, se deseja ir de transporte público, temos muitas dicas aqui: https://www.cultuga.com.br/category/regioes-de-portugal/algarve-sul-de-portugal/
      Um forte abraço

      • Paulo Silva Júnior em

        Olá Priscila Roque,
        Graças a Deus tudo ótimo. Ainda não tenho a data definida, mas um dia vou conhecer esse paraíso. Água fria não me assusta se o tempo estiver ensolarado. Em janeiro de 2016 encarei numa boa as praias do Chile. |São geladíssimas. rsrs. Me diga uma coisa. pra mim que pretendo ir pra Algarve, a melhor opção é pegar o vôo do Brasil com destino a Lisboa? Caso tenha outra opção, me fale por favor. Tenho visto várias dicas no seu blog. Achei muito interessante. Parabéns! Abraços…

        • Priscila Roque
          Priscila Roque em

          Olá, Paulo
          Como vai?
          Agradeço o carinho 🙂
          Você pode pegar um voo para Faro. Geralmente, os voos que vêm do Brasil via TAP chegam por Lisboa. Mas você não precisa, necessariamente, parar na capital. Pode seguir em conexão para Faro e já chegar pelo Algarve no primeiro dia. A TAP oferece essa opção.
          Se você optar por ir fora de época, como no final de maio ou no final de setembro, por exemplo, certamente já pegará melhores preços e as praias com menor fluxo de pessoas.
          Um forte abraço!

  3. Jerusa Binfaré em

    Li bastante seus conselhos. Minha irmã vai encontrar um grupo a partir de 18/06. Fiz anotações para que ela possa arrumar a bagagem da melhor maneira possível. Adorei o seu site. Obrigada. Um abraço da Jerusa. Espero um dia poder viajar para Portugal

    • Rafael Boro
      Rafael Boro em

      Olá, Jerusa

      Muito bom saber que você ajudou a sua irmã com as nossas dicas. 🙂 Obrigado pelo carinho!!

      Desejamos uma viagem incrível para ela e para você, já que o esse dia especial chegará logo!

      Um grande abraço!

  4. olá Priscila…
    Minha dúvida é… ao arrumar um emprego qualquer em Portugual com visto de turista, será que com contrato em mãos, levando a SEF posso ter a garantia de permanência no país por mais alguns meses ?
    Sou brasileiro, publicitário, tenho 24 anos e pretendo tentar a sorte em Portugual, tenho dinheiro para me manter uns 2 meses. No inicio quero arrumar qualquer tipo de emprego (barman, vendedor), meu medo é vencer o visto de turista 3 meses e eu não conseguir a liberação SEF para trabalhar.
    obrigado :**

    • Priscila Roque
      Priscila Roque em

      Olá, Marcello
      Tudo bem?
      O ideal é que você faça a procura por uma vaga de emprego ainda no Brasil, pois o SEF não garante a sua regularização/ autorização de residência por contrato de trabalho, caso você entre no país sem o visto correto (para viver no país). Em um caso extremo, eles podem solicitar até mesmo que você retorne ao Brasil para fazer a solicitação via consulado e só retornar quando estiver com os documentos em dia. Tenha atenção a isso e faça o seu planejamento de forma mais sólida, estudando bem as possibilidades e, por vezes, até outros tipos de visto que possam se adequar as suas necessidades.
      Temos um artigo sobre o assunto, que pode ajudá-lo: https://www.cultuga.com.br/2014/06/como-procurar-emprego-em-portugal/
      Um abraço e boa sorte!

  5. Olá Priscila, estou me programando para conhecer a “Santa Terrinha”. Estou aposentado há três anos e agora estou economizando para um viagem simples mas cheia de sensações. Gosto de povo mas tbem da historia e arquelogia. O que vc me recomenda. Adorei seu blog.

    • Priscila Roque
      Priscila Roque em

      Olá, Miro
      Como vai?
      Que delícia! Com certeza Portugal será um prato cheio para você, visto o seu gosto por história e arqueologia. O país todo é mergulhado no assunto, inclusive com rotas românicas, conjuntos megalíticos, arte rupestre, inúmeros castelos, palácios reais e ruínas espalhados por todas as regiões. Aconselho que, a partir dos dias que você têm disponíveis, comece a pesquisar pontos de interesse do gênero em Lisboa e no Porto, que já são muitos, para formar o seu roteiro – como o Núcleo Arqueológico da Rua dos Correeiros, o Convento do Carmo e o Museu de Arqueologia – todos em Lisboa, por exemplo. Depois, parta para os arredores, locais como as ruínas romanas de Conímbriga, que tem fácil acesso e fica perto de Coimbra, as grutas do centro do país (junto a Serra de Mira de Aire e Candeeiros) ou já mais para baixo do mapa, como a Mina de São Domingos e o Campo Arqueológico de Mértola … As opções e combinações são inúmeras. É focar no assunto e estilo de passeio que mais gosta, verificar quantos dias você poderá dispor para essa viagem e mergulhar, pois há muito para se ver. Se precisar de ajuda, você poderá contar também com a nossa consultoria. Será um prazer ajudá-lo: https://www.cultuga.com.br/2014/04/assessoria-de-viagem-roteiro-personalizado-portugal/
      Um forte abraço

  6. Danielli Mariano em

    Olá Priscila
    Estou indo para portugal inicio de setembro,gostaria que vc me desse umas dicas sobre que roupas devo levar.

    • Priscila Roque
      Priscila Roque em

      Olá, Danielli
      Como vai?
      Aqui nesse artigo você encontra essas informações que precisa 🙂
      Um abraço

  7. Vanessa Queiroz em

    Olá Priscila,
    Vou em setembro para Portugal, mas a trabalho.
    Pode indicar qual seria roupa devo levar? Para passear o artigo me ajudou muito, mas a trabalho não sei o que levar.
    Obrigada!!!

    • Priscila Roque
      Priscila Roque em

      Olá, Vanessa
      Como vai?
      Se você vai a reuniões ou em visita a uma empresa, poderá usar as roupas que você está acostumada no Brasil, como uma calça fina, um sapato com salto baixo (quadrado, para ajudá-la nos deslocamentos por conta da calçada portuguesa) e uma camisa ou, ainda, um tailleur. Esses locais, certamente, terão ar condicionado – o que deixa o ambiente agradável para roupas mais formais.
      O mês de setembro já não tem temperaturas tão altas como agora, em agosto, então não se preocupe. Será mais fácil do que imagina 🙂
      Um forte abraço e uma ótima viagem

  8. Cíntia Firpo em

    Oi Priscila, Estou planejando uma viagem para Portugal, só consigo ir ou em janeiro (tenho 8 dias) ou em julho (tenho 15 dias). Não gosto de passear no calor ( aqui no Rio. o verão é insuportável e derretemos), por outro lado li que em janeiro chove muito. É isso mesmo? Pode me ajudar? O que você recomenda?
    Agradeço desde já
    Cíntia Firpo

    • Rafael Boro

      Olá, Cíntia
      Tudo bem?
      Janeiro é um mês muito chuvoso mesmo por aqui. Não quer dizer que chove os os 31 dias. Para viajar nessa época é preciso se agasalhar corretamente e usar ter algumas peças impermeáveis, como sapatos e casacos. A sua estadia vai ficar mais confortável. No inverno é gostoso aproveitar museus, a Serra da Estrela e bons restaurantes. A hotaleria tem bons preços nessa época. Aqui tem algumas dicas: https://www.cultuga.com.br/2016/01/portugal-em-janeiro/ 🙂
      No mês de julho é início de verão. As temperaturas começam a subir, assim como os preços dos hotéis e das passagens aéreas rs. Passear no calor é chato mesmo. Esse ano fez bastante calor e isso também é ruim para quem visita o país. Porém, você não vai pegar temperaturas acima dos 30-35 todos os 15 dias de viagem. No nosso post sobre o mês de julho há boas dicas para você planejar e pensar na viagem nessa época: https://www.cultuga.com.br/2016/06/portugal-em-julho/
      Um grande abraço e tenha certeza que você fará uma ótima viagem em qualquer dos meses que escolher!

  9. José Luiz Marçal Rodrigues Junior em

    Boa tarde
    Priscila
    Eu eu minha esposa vamos à Portugal em junho (05/06 até 16/06), ficaremos hospedados em Lisboa todos os dias .
    Queremos aproveitar bem .
    Já pesquisei e vi que existem vários feriados nesse período inclusive o dia de Portugal e os dias dos Santos e que Lisboa fica com cheirinho de sardinha assada.
    Quero ir a Cascais para Curtir a praia e agora to vendo por vocês Algarve .
    Como pode dividir esse tempo
    Tem uma dica ?
    Agradeço a atenção
    Abraços

    • Rafael Boro

      Olá, José
      Tudo bom?
      Que época ótima você e a sua esposa estarão aqui. É tão bom aproveitar as festas dos Santos Populares. Será uma experiência incrível! 🙂 O Dia de Portugal também é especial. No ano passado houve uma celebração no Terreiro do Paço.

      É muito fácil ir a Cascais. O trem parte da estação Cais do Sodré (ligação com a linha verde do metro) e demora por volta de 40 min. Tentem fazer esse bate-volta durante a semana (menos no feriado do dia 12), pois tem um movimento menor e mais horários de trem. Caso queira alugar um carro, dá para curtir várias praias e paisagens da região.
      Para o Algarve, ir e voltar no mesmo dia é muito corrido e não dá para aproveitar direito. São cerca de 250km para chegar aos principais destinos. Se vocês quiserem passar um tempo nas praias, a melhor coisa é ficar hospedados duas noites. 😉
      Um grande abraço e boa viagem!

  10. claudio ribeiro em

    Gostei muito do trabalho de vocês! Parabéns, o site é muito bacana, vou indicar!
    Então…Estou pensando em viajar para Portugal no final de agosto, duas semanas. Sei que é verão, vou com esposa e uma filha de 3 anos. Devemos ficar baseados em 3 cidades: Porto, Braga e Lisboa e de cada uma dessas bases, fazermos passeios locais ou regionais.
    Queria conselhos:
    Porto, Braga e redondezas costumam ser muito quentes nesta época do ano, tipo acima dos 35º.
    Os dias são bem mais extensos, por conta da luminosidade?
    Tem festas folclóricas nesta época nessas regiões?
    Por último, gostaríamos de fazer um final de semana em Salamanca, saindo do Porto, quais seriam as exigências para entrar na Espanha, saindo de Portugal e se há trem, ida/volta que faça esse percurso.
    Desculpe o abuso! rs

    • Rafael Boro

      Olá, Claudio
      Tudo bom?
      Fico contente que tenha gostado do nosso trabalho no Cultuga! 🙂
      Agosto é um dos meses mais quentes. Não é muito comum as temperaturas passarem dos 35º em Braga e no Porto. Porém, se isso acontecer, não serão muitos dias. Acredito que não irá atrapalhar a sua viagem.
      Os dias são bem longos no verão. No final de agosto, o pôr-do-sol acontece por volta das 20h15.
      As festas e feiras também são frequentes. Vale a pena ficar atento a agenda. No nosso artigo “Como é Portugal em Agosto?” tem boas dicas e sugestões: https://www.cultuga.com.br/2016/07/portugal-em-agosto/ 😉

      Com relação a Salamanca, há um ônibus que sai uma vez por dia do Porto e demora, aproximadamente, 7 horas e meia. Você pode comprar a passagem no site da empresa Internorte https://www.internorte.pt
      Um grande abraço e boa viagem!

  11. Ana Suely Pinho Lopes em

    Olá Priscilla…. vou passar o mês de julho no Porto. Estudando doutorado na UFP… (regime intensivo) e claro aos finais de semana passeando… pergunta: quantas e que tipo de roupa devo levar?

  12. Adriana Amado de Barros em

    Olá Patricia, olá Rafael,
    Estou chegando agora no site e estou adorando!!! O Google as vezes nos traz gratas surpresas 🙂
    Acabei de comprar as passagens. Em 05 de Setembro estaremos embarcando, eu e o maridão, e retornaremos no dia 17. Estou bem perdida com tantas opções, lugares maravilhosos para conhecer. Não estou conseguindo fechar um roteiro 🙁 Preciso de ajuda! O que vcs nos sugerem? Lisboa/Porto ou Lisboa/Algarve? O que seria melhor para essa época do ano? Ainda não reservei hotéis e sei que não posso ficar esperando muito tempo mais. Aguardo uma luz… por favor! Super obrigada antecipadamente.

Deixe um comentário