Como é Portugal em ABRIL?

30
Conhece alguém que vai viajar para Portugal? Envie este artigo!

Se você está com viagem marcada para Portugal em abril, veja quais são as informações que você precisa saber antes de embarcar!

(artigo atualizado em outubro de 2019)

Como é Portugal em ABRIL?

Clima em Portugal – primavera

O início da primavera eleva um pouquinho as temperaturas e deixa todo mundo mais feliz. Dias mais longos, sol brilhando por muitos dias e, na segunda quinzena do mês, dá para aposentar definitivamente a calça segunda pele e as meias térmicas (eu, como friorenta, uso-as sempre nas temperaturas menores de 10ºC). Ah, mas ainda pode chover um pouco.

Veja como montar a sua mala para essa época do ano com as nossas dicas de início de primavera. Outro conselho que sempre digo por aqui é: veja a previsão do tempo alguns dias antes do seu embarque. As temperaturas por vezes nos pregam peças. Então, dá uma espiada no AccuWeather, que é o site que uso diariamente para me orientar.

Fuso Horário

Tenha atenção que, nessa época do ano, Portugal continental e o arquipélago da Madeira estão 4 horas a frente do horário de Brasília (nos Açores são 3 horas). Isso porque a Europa entrou no horário de verão no finalzinho de março.

Ajuste o relógio e programe-se – principalmente para não ligar para a sua mãe às 11h da manhã de Portugal (7h do Brasil), em um domingo, para contar como está a viagem rs. (em 2007, quando viajei a Portugal pela primeira vez, eu fiz isso. Desculpa, mãe ♥)

Qual é o fuso horário de Portugal (e a diferença para o Brasil)?

Feiras, Festas e Festivais

Entre as feiras de Lisboa que acontecem na FIL (junto ao Parque das Nações) estão a Mundo Abreu, que é uma feira de viagem, e o MotorClássico, um salão internacional de veículos clássicos. Se você tem interesse por esses assuntos, vale a pena tomar nota!

Uma celebração também interessante é a “Semana do Brasil”, promovida pela Câmara de Belmonte. Belmonte é uma das chamadas “aldeias históricas” de Portugal, conhecida pelos brasileiros por ser o berço de Pedro Álvares Cabral. Essa pode ser uma boa razão para você esticar a sua viagem até a região da Serra da Estrela, não é?

Para quem está mais para o norte do país, por todo o mês de abril poderá visitar a Feira de Março – um evento muito tradicional que acontece em Aveiro. Há diversões para as crianças, fartura em comida (claro, como não poderia faltar) e shows de artistas portugueses as sextas e sábados. Destaque também para a Expocosmética, em Leça da Palmeira.

Se você estiver a ilha de São Miguel, no Arquipélago dos Açores, pode ver o Festival Tremor, em Ponta Delgada.

Um dos eventos mais famosos do centro-oeste do país é o delicioso Festival Internacional de Chocolate de Óbidos.

Feriados e datas comemorativas

Diferente do que se pode imaginar, as prateleiras dos supermercados não ficam abarrotadas de ovos de chocolate para a Páscoa. Os chocolates são oferecidos, geralmente, para as crianças. Os adultos trocam entre si as famosas amêndoas com cobertura de açúcar ou chocolate – e são elas que você vai encontrar nos mais variados tipos – e também o bolo folar. Saiba mais sobre a tradição da Páscoa em Portugal.

Uma outra data celebrada no país, mas que não é feriado, é o “Dia Internacional de Monumentos e Sítios”, a 18 de abril. Nesse dia, diversas instituições culturais e históricas portuguesas promovem ações e programações especiais. Acompanhe no site da ICOMOS.

Semana Santa e Páscoa

Em 2020, a sexta-feira santa cai em 10 de abril, enquanto a Páscoa no dia 12 de abril. Como o país é bastante católico, tais datas são bastante celebradas.

Quem viaja a Portugal na época da Páscoa em busca de um roteiro religioso, encontrará muitas romarias e missas dedicadas a esse momento. Veja a agenda do Santuário de Fátima e as programações especiais da Semana Santa de Óbidos e da Semana Santa de Braga.

Dia da Liberdade: 25 de Abril

O dia 25 de abril é um dos feriados mais importantes de Portugal, pois assinala o Dia da Liberdade –  representada pela Revolução dos Cravos (veja aqui todos os feriados do ano).

icon-hotelEncontre um bom hotel para se hospedar em Lisboa

As homenagens à data acontecem por todo o país. Porém, é em Lisboa que se localiza a maior das celebrações. Se você estiver na capital nesse dia, tenha atenção com a interrupção de algumas vias – principalmente a Avenida da Liberdade, que é por onde passa – geralmente – uma corrida pela manhã e também um enorme desfile no período da tarde, com saída da Praça Marquês de Pombal e chegada na Praça dos Restauradores/ Rossio (todos os anos nós damos uma passadinha por lá. Gosto da energia e de ver aquela mistura de gerações homenageando Portugal).

Vale lembrar que essa data histórica tem muito significado para os portugueses. Foi em 25 de abril de 1974 que caiu a ditadura no país. 

Se você deseja conhecer mais sobre esse assunto, poderá visitar em qualquer época do ano o Museu do Aljube (separe, pelo menos, 2 horas para esta visita, pois há um volume grande e muito bom de informações para ler e vídeos para assistir). No dia 25 de Abril, a entrada a este museu é gratuita.

Em 2019, foram também inauguradas placas dos “Lugares de Abril”, que podem ser vistas agora permanentemente em Lisboa (acesse aqui ao mapa completo).

Outros locais que costumam estar de portas abertas neste dia para a visita livre são a Assembleia da República e o palácio da Câmara Municipal de Lisboa.

Vale a pena comprar ingressos antecipadamente?

Portugal cresceu bastante no setor do turismo nos últimos anos. Por isso, também já há diversas atrações que oferecem a possibilidade de comprar os ingressos pela Internet e, assim, pular a fila da bilheteria e agilizar a sua entrada.

Deixo aqui a sugestão daqueles que geralmente são os mais concorridos e possuem essa facilidade (todos os ingressos aqui indicados são vendidos pelo órgão oficial de cada atração por meio do  Get Your Guide, um site que funciona como o Booking. Ele reúne as principais empresas turísticas de cada país):

Mosteiro dos Jerónimos (Lisboa)

Este é um dos principais monumentos de Lisboa. Na alta temporada, as filas podem chegar até 1 hora de espera. Com o ingresso online do Mosteiro, você poderá ir diretamente na entrada, sem pegar a fila da bilheteria. Lembre-se apenas de imprimir antecipadamente. Temos também um post sobre o Mosteiro dos Jerónimos para você se preparar para essa visita.

Palácio da Pena (Sintra)

Este é o palácio mais famoso de Sintra – aquele todo colorido que fica no topo da serra. Esta é uma daquelas atrações que geralmente são concorridas o ano todo. Se você comprar o ingresso antecipadamente do Palácio, poupa tempo na fila da bilheteria e vai direto para a entrada do parque. Você poderá apresentar o voucher no telefone ou impresso. Veja também o nosso guia completíssimo para você tirar o melhor proveito da visita.

Oceanário (Lisboa)

O Oceanário de Lisboa é uma das atrações da cidade que mais recebe visitantes. Apesar da área de bilheteria ser coberta e eles terem um atendimento bem organizado, o ingresso online do Oceanário agiliza bastante a sua entrada, principalmente se a viagem inclui crianças ou idosos. Lembre-se também de imprimir o voucher antecipadamente. Aliás, separe um dia completo para visitar o Parque das Nações. Fizemos um guia bem detalhado para você aproveitar este bairro. :)

Sugestões culturais para abril de 2019

Fado

Artistas portugueses

Artistas brasileiros

Música internacional

Eventos, festivais e espetáculos

Esportes

Como é Portugal em…

JANEIRO | FEVEREIRO | MARÇO | ABRIL | MAIO | JUNHO | JULHO | AGOSTO | SETEMBRO | OUTUBRO | NOVEMBRO| DEZEMBRO


Conhece alguém que vai viajar para Portugal? Envie este artigo!

Boas escolhas para sua viagem a Portugal

Temos parcerias com empresas que oferecem serviços de qualidade em Portugal e com bons preços aos nossos leitores. Sempre que você reserva um serviço utilizando os nossos links, nós recebemos uma pequena comissão e você não paga nada a mais por isso. 

icon-saude

SEGURO VIAGEM
Faça o seu seguro para Portugal com a Real Seguro. Parcele em até 12 vezes sem juros no cartão de crédito ou ganhe 5% de desconto no boleto.

COTAR SEGURO VIAGEM

icon-carro

ALUGUEL DE CARRO
Acesse a RentalCars para receber o orçamento das empresas mais conhecidas para o aluguel de carro em Portugal.

COTAR ALUGUEL DE CARRO

icon-hotel

HOTÉIS E APARTAMENTOS
O Booking é o site que usamos para reservas há mas de 15 anos. Encontre apartamentos de temporada, casas típicas e hotéis com opção de cancelamento gratuito!

COTAR HOSPEDAGEM

icon-carroTRANSFER E PASSEIOS
Tenha uma viagem a Portugal tranquila com o Vinícius e sua equipe!

RESERVAR TRANSFER/ PASSEIO

TOURS A PÉ
Você sabia que nós, Priscila e Rafael, também podemos receber você?

RESERVAR PASSEIO A PÉ

icon-tourTOUR DE TUK TUK
Quer ter uma experiência diferente em Lisboa? A Kamila vai te levar em um passeio de tuk tuk!

RESERVAR PASSEIO DE TUK TUK

icon-foto

SESSÃO FOTOGRÁFICA
As nossas fotógrafas conhecem os lugares mais bonitos para fazer o seu ensaio fotográfico!

RESERVAR ENSAIO – LISBOA

RESERVAR ENSAIO – PORTO

Sobre o autor

Priscila Roque

Sou jornalista especializada em cultura e fotógrafa. Foi preciso passar dos 30 anos para assumir que Lisboa é, realmente, o meu lugar no mundo. Mas a paixão por Portugal começou bem mais cedo, ainda na adolescência, quando descobri alguns músicos locais. Os meus pais são portugueses imigrados no Brasil. Depois de fazer o caminho inverso deles, trocando São Paulo por Lisboa, quero agora, com o Cultuga, diminuir a distância que separa o Brasil de Portugal.

30 comentários

  1. Avatar
    Ana Cláudia em

    Oi, Priscila!
    Esperando ansiosamente o Portugal em Maio! De toda forma, se puder, tem como me adiantar umas informações?
    Em Barcelos acontece, às quintas-feiras, uma feira de artesanato que eu gostaria de visitar. No entanto, ao me programar, percebi que 26/05 é Corpus Christi… Será que a feira funciona normalmente? E ainda: essa data é complicada para viajar por Portugal (passagens de trem/ônibus, hospedagem, etc)?
    Agradeceria muito se você respondesse, pois, se for o caso, vou mudar meu roteiro aqui.
    Abraços!

    • Priscila Roque
      Priscila Roque em

      Olá, Ana Cláudia
      Como vai?
      Vamos ver se conseguimos colocar o site o mês de maio com alguma antecedência, para que você possa se programar :)
      Sobre a Feira de Barcelos, dei uma ligadinha no Posto de Turismo de lá para perguntar e eles me informaram que ainda não há a confirmação da feira para essa data. Por vezes, quando o feriado cai a quinta-feira, a Feira é mudada para quarta-feira. Entretanto, já foram alguns feriados as quintas que a Feira se manteve a quinta. O ideal mesmo é ligar para lá mais perto da data ou enviar um e-mail e confirmar, se for do seu interesse: http://www.cm-barcelos.pt/visitar-barcelos/barcelos/posto-de-turismo
      Com relação a viajar nessa data, é relativo, sabe? Alguns feriados, sobretudo os religiosos, estavam suspensos – medida tomada pelo governo quando houve a crise. Nesse ano, os feriados religiosos voltaram ao calendário, o que deixará os portugueses um pouco mais descansados para viajar e emendar algumas datas. Dependendo do destino escolhido, pode ser que a rede hoteleira esteja mais cheia, sim. Porém, com relação as passagens de ônibus ou trem, não há grandes interferências.
      Uma excelente viagem!

      • Avatar
        Ana Cláudia em

        Oi, Priscila!
        Por aqui, vai tudo bem! E com vocês?
        Muito obrigada pela resposta! Adorei o site que você passou, lá tem muita coisa sobre Barcelos. Vou entrar em contato com eles para me certificar da data, mas agradeço pela disponibilidade de ligar pra eles.
        E tomara que dê certo adiantar o Portugal em Maio! Já tenho muita coisa adiantada, mas toda informação é válida, não é?
        Mais uma vez agradeço a atenção, você é muito simpática! Acho muito legal ver pessoas assim, que procuram crescer baseados em educação, profissionalismo e dedicação! Desejo a vocês do Cultuga todo o sucesso do mundo e sempre indicarei o site e os seus serviços! Dessa vez, infelizmente, não vou poder levar o souvenir especial de viagem que vocês oferecem, mas em uma próxima ida, com certeza vou querer!

        • Priscila Roque
          Priscila Roque em

          Olá, Ana Cláudia
          Agradeço tamanho carinho!
          Conte sempre conosco e tenha uma excelente viagem :)

  2. Avatar
    Ana Silvia Mota em

    Oi Priscila, tudo bem?
    E Portugal em junho, chegará em maio? Não resisti, irei em junho passar uns dias com Isadora (ela conseguiu prorrogar o intercâmbio para mais um período letivo na UFBA-Porto). Desta vez será rápido 10 dias.
    Planejamos ir a Cascais, Évora ( que ficou de fora em dezembro, optamos por Óbidos). Ficaremos 5 dias em Lisboa! Estou animadíssima, desta vez sairá Castelo de São Jorge e Mosteiros dos Jerônimos…
    Voces estarão por Lisboa? Quem sabe não dará tempo para um café?
    Um grande abraço.

    • Priscila Roque
      Priscila Roque em

      Olá, Ana Silvia
      Como vai? Por aqui está tudo bem!
      Estamos tentando fazer essa publicação trimestral, mas é difícil, pois a agenda cultural é divulgada com pouco tempo de antecedência do início do mês. Mas em maio certamente publicaremos o de junho, sim :)
      Que delícia que você vai retornar e que a Isadora vai ficar mais um pouquinho por aqui. Tenho a certeza que vão se divertir bastante nessa época do ano e ainda ver um outro Portugal!
      Possivelmente estaremos por aqui, sim! Depois nos indique as suas datas por e-mail. Com certeza dará tempo para um café!
      Fiquem bem!

  3. Avatar

    Gostaria de saber no inicio de abril em portugal e frio ou calor , e se devo levar roupas de frio. obrigado.

  4. Avatar

    Gente, boa tarde!
    Ainda estou decidindo se vou a Portugal em Março ou em Abril. O site de vocês tem me ajudado muuuuuito. Obrigada, de coração, pelas informações e esclarecimentos. Mas a pergunta que não quer calar: nesses dois meses que mencionei chove muito? Chove ao ponto de atrapalhar nossos passeios ao ar livre? Se eu não quiser me preocupar com a chuva, qual o mês mais indicado para eu ir (exceto os meses do verão) ? Por favor, me ajudem.

    • Rafael Boro

      Olá, Eliete
      Tudo bem?
      Ficamos felizes que as nossas dicas estejam ajudando você! :)
      As chuvas começam dar uma diminuida em março e abril, mas mesmo assim, ainda é possível haver dias chuvosos – só mesmo no verão que dificilmente chove. Porém, não vai atrapalhar o seu passeio. Esse ano, o inverno tem sido mais seco e até um pouco quente. Tomara que a primavera seja assim também! :)
      Abril e maio são meses bons para viajar para Portugal. As temperaturas giram em torno de 20-25 graus de máximas, hotelaria com bom preço (abril mais do que maio) e muitos jardins floridos.
      Um grande abraço e faça uma ótima viagem! ;)

  5. Avatar

    Olá. Pretendo ficar 10 dias em Portugal, na segunda quinzena de abril de 2018.
    Alugarei uma moto e parto de Lisboa até Porto e na volta, passarei na Serra da Estela etc.
    Como é o tempo nessa época , em relação a chuva?

    • Priscila Roque
      Priscila Roque em

      Olá, Marcos
      Tudo bem?
      Alguns dias antes da sua viagem você poderá verificar as previsões no site que indicamos aqui no post. Há anos mais chuvosos do que outros e isso varia, inclusive, de região para região.
      Um abraço e boa viagem

  6. Avatar

    Oi, Priscila, tudo bem ?
    Viajarei para Portugal em Abril 2018 com a minha sogra e uma tia. Pretendo ficar em Lisboa com elas e gostaria de algumas dicas de hotéis que possuem estacionamento gratuito, pois irei alugar um carro para leva-las a Fátima, Évora, Óbidos, Sintra. Ficaremos 10 dias. Agradeceria se você pudesse me dar algumas dicas, pois já não vou a Portugal há muitos anos e estarei viajando com duas senhoras idosas.

    Obrigada e abraços

  7. Avatar

    Olá Priscila, meu nome é Aline sou brasileira e estou a me mudar para Portugal no mês de abril de 2018, mais nesse período estou correndo atras da documentação para conseguir a cidadania por parentescos, gostaria de uma dica caso conheça alguma empresa ou advogado que busque por documentação e que faça consultoria deste assunto, amei o seu site e suas dicas, obrigada por dividir!

    beijos!

  8. Avatar

    De volta a Portugal em 20 de Março, desta vez para procurar onde iremos residir até definirmos onde queremos comprar nossa residência de fato. Amamos este país e o já o conhecemos um pouco, pois gostamos de sair das auto estradas e visitar as vilas, sítios, que ficam mais fora da rota turística normal e assim aprendemos a amar as pessoas e os lugares por onde passamos. Minha questão é relativa a essa busca. Você acha que ir direto em imobiliárias é o melhor caminho para alugar uma moradia? Digo moradia porque quando formos em definitivo iremos com cachorro e gatos de estimação, por isso precisaremos de mais espaço para eles. Você pode me sugerir o caminho que deveremos seguir? Meu marido irá se aposentar no Brasil e iremos de mudança mesmo. Agradeço sua atenção.

    • Rafael Boro

      Olá, Dora
      Tudo bem?
      Por vocês estarem em busca de casa fora da rota turística, aconselho que vocês entrem em contato com uma imobiliária (primeiro por e-mail e depois pessoalmente) e explique esse objetivo. Espero que vocês consigam um bom lugar! :)
      Um grande abraço e boa viagem!

  9. Avatar

    Boa tarde Priscila,

    Sou filho de portugueses e está será a primeira vez que irei visitar Portugal, porem estamos com duvidas entre ir no final do mês de Abril ou final do mês de Maio, com permanência de 15 dias. Em minha estadia em Portugal vou querer conhecer as cidades populares e culturais e ir visitar as cidades em que meus pais nasceram Vila Nova de Tazem e Gebelim.
    Você pode me passar dicas de Hoteis ?
    Adorei o site.
    Abs

  10. Avatar

    Oi! Meu marido e eu viajaremos para Portugal entre abril/maio de 2019 e vi que vamos pegar vários feriados (sexta-feira santa, páscoa, dia da liberdade e dia do trabalho), queria saber se a locomoção fica difícil nesses dias, pois iremos viajar de carro e pensei em usar os feriados para ir de uma cidade a outra (lisboa-porto-douro-lisboa), os portugueses também caem na estrada para viajar nas vésperas como acontece aqui? Obrigada!

    • Rafael Boro

      Olá, Karen
      Tudo bem?

      Pode ficar tranquila que não é parecido com o Brasil (fiquei muito parado no trânsito nas estradas em São Paulo hehe). Pode ter algum movimento maior na saída de Lisboa e do Porto, principalmente por ser um feriado grande aqui, mas nada que irá atrapalhar a viagem de vocês! ;)

      Um grande abraço e boa viagem!

  11. Avatar

    Oi, Rafael! Obrigada pelas respostas, estou terminando de dividir os dias em cada cidade para começar a reservar os lugares para ficar, queria conhecer váááárias cidades, mas vou evitar um pinga-pinga e me concentrar entre lisboa-porto-dourto mesmo, vi que dá para fazer bate-e-voltas nas imediações, é nossa primeira vez em Portugal. Mais algumas dúvidas: eu e meu marido fazemos uso de medicamentos de uso contínuo e sempre carregamos uma “farmacinha” conosco, sabe se isso pode ser problemático na alfândega? E é muito difícil encontrar hotéis/apartamentos com estacionamento no Chiado/Baixa e no Porto? Obrigada e desculpe tantas perguntas (ainda estou fuçando o seu blog).

    • Rafael Boro

      De nada, Karen! :)
      Faz bem em evitar o pinga-pinga, assim você aproveita as cidades com mais calma e cria um afeto maior! ;)

      Acredito que não há problema com os medicamentos, desde que vocês tenham uma receita ou autorização escrita de um médico. Nunca ouvi nada sobre barrar medicamentos de pessoas que realmente precisam!

      É um pouco chato de encontrar hotéis com estacionamento no centro histórico de Lisboa e do Porto. Não há quase espaço para isso. Entretanto, deixo aqui alguns nomes de lugares que você poderá estacionar o carro. De qualquer forma, vocês não precisam ficar com o carro todos os dias em Lisboa, por exemplo. Podem alugar quando começarem o bate-volta.

      Estacionamentos no centro histórico de Lisboa: Estacionamento Chiado: Rua Alm. Pessanha, 5 – Estacionamento Baixa-Chiado: Largo da Boa Hora, 1 – Estacionamento Praça do Município: Praça do Município, 29 – Estacionamento Camões: Praça Luis de Camões – Estacionamento Restauradores: Praça dos Restauradores

      Estacionamentos no Porto: Estacionamento Carmelitas: Rua das Carmelitas, 80 – Estacionamento SABA Aliados: Rua do Almada e Rua de Elísio de Melo – Estacionamento D. João: Praça D. João I – Parque de Estacionamento das Cardosas: Rua Trindade Coelho, 22

      Um grande abraço, boa viagem e seja sempre bem-vinda ao Cultuga!

      • Avatar

        Obrigada! Só falta fechar o hotel em Lisboa, encontrei lugares com estacionamento, todos privativos, alguns gratuitos e outros pagos. Vamos usar o uber e táxis em Lisboa e no Porto.

        • Rafael Boro

          De nada, Karen! Que bom que encontrou alguns com estacionamento. Vai valer a pena usar Uber e táxi. ;)
          Um grande abraço!

          • Avatar

            Oi, Rafael! Eu de novo. Escolhi um apartamento na Mouraria para ficar em Lisboa. O que você acha do bairro? Abraços!

          • Rafael Boro

            Olá, Karen
            Tudo bem?

            O bairro da Mouraria é um local com muita história – um dos berços do Fado. Alguns edifícios estão sendo revitalizados e melhorando bastante. Entretanto, a mobilidade pode ser um pouco ruim, pois as ruas são estreitas, com alguma subida e a estação de metro mais próxima é a Martim Moniz (linha verde). Como vocês pensam em alugar carro, não é bom para estacionar.

            Os preços dos apartamentos da Maouraria e arredores acabam sendo mais vantajosos por conta desses motivos que disse.

            Veja as indicações de bairros e regiões que damos nesses artigos: https://www.cultuga.com.br/tag/hoteis-em-lisboa/ Pode ser que vocês gostem de algum apartamento ou localização. ;)

            Um grande abraço!

Deixe um comentário