Seu guia de viagem em Portugal | 14 anos no ar

    Sintra é um bate-volta de Lisboa bem popular. E não por acaso, pois essa vila romântica parece ter saído das páginas de um livro e deixa qualquer viajante de queixo caído – além de, claro, ser bem fácil de chegar (seja de carro ou de trem).

    Visitar Sintra é um dos passeios obrigatórios dos arredores da capital. O problema é que, por ser um destino muito procurado, as filas nas atrações também podem ser bem longas. Então, qual é a melhor forma de aproveitar um dia por aqui?

    Lembro ainda da primeira vez que visitei Sintra, há mais de 10 anos (quando passei fome, frio e fiquei super cansada por pura inexperiência rs.). De lá para cá, já perdi as contas de quantas vezes voltei a vila, seja para levar os amigos e a família, seja pelo prazer da visita.

    Sabendo dos perrengues e dos “atalhos”, decidi fazer esse post para dividir com você o que aprendi. :)

    Bate-volta a Sintra: roteiro para fugir das longas filas

    Primeiro: dicas básicas de Sintra

    • A vila de Sintra pode ser visitada o ano todo, independente da estação do ano. Porém, evite dias chuvosos, pois a maior parte das atrações estão a céu aberto.
    • Entre os meses de junho a setembro, procure chegar alguns minutos antes da abertura da primeira atração que deseja visitar – principalmente se a sua escolha for o Palácio da Pena – o cartão postal da vila. Nos meses de verão, principalmente, é difícil encontrar um local para estacionar e as filas para visitar a área interna do palácio são quilométricas. Vá cedo e aproveite o passeio com alguma tranquilidade comprando o seu ingresso antecipadamente via Internet.
    O colorido Palácio da Pena é o principal cartão postal de Sintra – e, por isso, o mais procurado
    castelo-dos-mouros-sintra-cultuga
    Para o Castelo dos Mouros, por exemplo, você pode comprar o bilhete na hora ou online
    • A maioria dos palácios e o Castelo dos Mouros estão inseridos em parques e jardins muito grandes. Por isso, a visita se torna tão longa e, por vezes, cansativa. Também não há muitas opções de cafés e lanchonetes dentro das atrações. Portanto, leve sempre água, frutas, barras de cereal ou bolachas na mochila.
    • Use calçados confortáveis. Como disse no tópico anterior, as atrações ficam em jardins e parques enormes. É ideal usar um calçado que te ofereça segurança nas caminhadas e, o mais importante, cuide dos seus pés para não perder um dia de viagem com bolhas.
    • Se puder, escolha ir a Sintra de segunda a sexta. Evite os finais de semana – pois é quando muitos portugueses também estão de folga e vão a vila para passear.
    • A Câmara Municipal de Sintra limitou o acesso a muitas ruas do centro histórico e também os locais de acesso ao Palácio da Pena e ao Castelo dos Mouros apenas a carros autorizados. Indicamos, assim, que – se você viaja de carro alugado –  deixe-o estacionado próximo a estação de trem e faça os passeios intercalando percursos a pé, de ônibus local e/ ou com táxi. Se preferir, também poderá reservar um city tour privado.

    Como fazer este roteiro de 1 dia em Sintra

    Se você vai para Sintra durante a alta temporada ou gostaria de fazer um roteiro diferente contemplando outros locais além do Palácio da Pena e o Castelo dos Mouros, preparei um percurso que explora outros dois palácios e jardins muito bonitos, que também vão oferecer a você uma experiência inesquecível na vila – sem deixar de provar, claro, os seus clássicos sabores.

    Partida de Lisboa por volta das 8h – 8h15. Você poderá pegar o trem na estação Rossio ou Oriente (ambas com ligação ao metrô). O percurso tem cerca de 40 minutos.

    Ao chegar em uma das estações de Lisboa indicadas, procure pelo painel luminoso que indica o horário da próxima partida para Sintra e a plataforma de onde sairá o trem (atenção: o horário da partida é variável).

    Programe-se para chegar a vila de Sintra às 9h – 9h15. Saia da estação a pé e siga pela Volta do Duche, uma rua bastante agradável e bonita, que faz a ligação com o centro histórico da vila.

    Na Volta do Duche, número 12, pare para conhecer a Fábrica das Verdadeiras Queijadas da Sapa. Esse é um dos símbolos de Sintra.

    Para quem quer sentir o sabor do século XVIII, não pode deixar de provar o doce dessa que é a marca de queijadas mais antiga da vila. Se não quiser comer na hora, compre um pacotinho para se deliciar mais tarde durante o passeio. Fecha as segundas.

    fabrica-queijadas-da-sapa-sintra-cultuga

    Siga caminho usando como referência o Palácio Nacional de Sintra (ele é branco e tem duas torres em forma de cone). Ao encontrá-lo, você estará no centro da vila.

    São, aproximadamente, 10 minutos a pé da estação de trem.

    Suba a rua da Padaria, a principal do centro. Do lado esquerdo, você encontrará a Piriquita, uma casa de doces também tradicional, de 1862.

    Entre e sente-se para tomar um café e provar o famoso Travesseiro de Sintra – uma massa folheada crocante, coberta por açúcar e com recheio de doce de ovos, dos deuses. Essa unidade fecha as quartas. Porém, se você subir mais um pouco, encontrará a segunda unidade, que estará aberta.

    doces_portugueses_travesseirodesintra_cultuga
    Travesseiros de Sintra da Piriquita

    Localize o posto de turismo oficial da vila, na Praça da República.

    Siga a pé pelo lado esquerdo do posto e encontre as placas com indicações para a Quinta da Regaleira. Se você não tiver restrições de mobilidade, poderá ir em uma caminhada com tranquilidade.

    O percurso é de pouco menos de 10 minutos e com alguma inclinação somente junto a porta de entrada/ bilheteria.

    A Quinta da Regaleira abre às 09h30 da manhã e se destaca pelos belos jardins, lagos, grutas e construções enigmáticas. Essa propriedade particular guarda alguns dos segredos de Sintra e merece ser visitada com tempo.

    Separe 2h30 para um passeio com calma e para ler toda a história do dono e da construção do local que fica afixada nas salas interiores do palácio.

    Carregue uma lanterna ou um celular com luz forte para explorar suas pequenas grutas – que sempre o levarão para interessantes descobertas (as crianças vão enlouquecer rs.).

    Não deixe de visitar o Poço Iniciático, o símbolo dessa atração. Aqui, além dos calçados confortáveis, se possível, escolha um que seja resistente a umidade.

    O bilhete custa 10 (adulto) e pode ser comprado na hora – crianças e idosos pagam preços especiais.

    roteiro-sintra-quinta-da-regaleira-cultuga
    Palácio da Quinta da Regaleira
    poco-iniciatico-quinta-da-regaleira
    O famoso Poço Iniciático da Quinta da Regaleira

    Diferente dos demais parques, a Quinta da Regaleira tem um bom café e restaurante, que fica bem perto da área do palácio. Para poupar energias, aproveite para almoçar ou tomar um lanche reforçado por aqui.

    Depois do almoço, você poderá pegar o ônibus 435, da Scotturb, chamado Villa Express 4 Palácios, que passa em frente a Quinta da Regaleira. Você, agora, tem como destino o Palácio de Monserrate.

    O Palácio de Monserrate é uma referência arquitetônica e paisagística do Romantismo em Portugal, com influências góticas, indianas e mouriscas – de tirar o fôlego.

    Aqui também está um dos mais ricos jardins botânicos portugueses, onde há espécies vindas do mundo todo, organizadas por áreas geográficas.

    Dá até para levar uma canga e fazer uma pausa no enorme gramado em frente ao Palácio. :)

    Sugiro que você comece o passeio pela visita ao Palácio, seguindo o percurso mais curto até ele (está sinalizado no mapa, para o lado direito).

    Esta também foi uma residência particular, tal como a Regaleira, e tem sua história toda apresentada no piso superior do palácio.

    Recomendo ainda que você tire 10 minutos para assistir ao vídeo exibido em uma das salas do palácio com um testemunho riquíssimo (gravado em 2015) sobre as memórias da infância de Richard Kingsbury – um dos últimos habitantes desse local (filho do administrador desta “quinta” e amigo do proprietário). Ele faleceu 4 meses depois de forma inesperada, infelizmente.

    Saindo do palácio, percorra os jardins com calma. Está tudo sinalizado no mapa e ao longo do percurso.

    Faça um caminho circular para ver as belas plantas, o lago e a capela em ruínas.

    O caminho para a saída é íngreme. Mas vá com calma e aprecie o percurso, pois vale muito a pena.

    Separe também 2h30 para conhecer esse local.

    Os valores dos bilhetes variam de acordo com a época do ano. Eles podem ser adquiridos na bilheteria, pessoalmente, ou online.

    palacio-monserrate-sintra-cultuga
    Gramado em frente ao Palácio de Monserrate
    palacio-monserrate-sintra-cultuga2
    O imponente Palácio de Monserrate

    Depois da visita, você vai pegar, novamente, o ônibus 435 – Villa Express 4 Palácios. Agora, desça na estação de Sintra.

    Antes de embarcar rumo a Lisboa, ainda sugiro que você conheça o Café Saudade – o meu favorito na vila, bem pertinho da estação.

    Ele fica em um lindo edifício histórico, onde antes era a Fábrica de Queijadas Finas Mathilde. 

    Muito charmoso, com bons preços e, o melhor, um menu recheado de sanduíches quentes e frios, quiches e doces. Para terminar o passeio com chave de ouro!

    cafe-saudade-sintra-onde-comer
    Café Saudade

    Inspire-se com este roteiro em Sintra a pé

    Você sabia que o Cultuga tem um canal no YouTube? Por lá também deixamos Portugal mais perto de você!

    Assista a esta live que fizemos com um roteiro em Sintra delicioso e inteiramente a pé:

    Sou jornalista especializada em cultura e tenho 41 anos. Lisboa é o meu lugar no mundo. Os meus pais são portugueses imigrados no Brasil. Depois de fazer o caminho inverso deles, me tornado também imigrante, assumi como missão do Cultuga diminuir a distância que separa o Brasil de Portugal.

    62 Comentários

      • Que coisa boa, Cristiane! Ficamos muito felizes. Obrigado pelo carinho. :)
        Um grande abraço e aproveite muito essa viagem tão especial!

    1. Há ainda outros miradouros muito próximos do miradouro nossa sra do monte, falo do miradouro Sofia Mello Breyner (ao fundo da rua damasceno monteiro) e do miradouro da Graça (junto a igreja da graça). Na Penha de França existe ainda o miradouro Monte Agudo (junto a escola Luisa Gusmão)… O meu preferido,tem até um cafezinho bem castiço e ainda um bem mais pequeno por detrás da igreja da Penha de França, qualquer um deles com vistas magnificas da cidade Lisboa.

    2. Adorei as dicas e o blog! Queria saber se vale a pena (e se dá tempo) dar um pulinho em Azenhas do Mar, após visitar as principais atrações de Sintra (pensei em ir por volta das 17h, para retornar às 19h). Lembrando que irei numa segunda-feira.

      • Olá, Marília
        Tudo bem?
        Ficamos felizes que tenha gostado das nossas dicas! :)
        Dá tempo sim e você vai gostar muito. Azenhas do Mar é uma aldeia muito bonita para fotografar a partir de um mirante localizado muito próximo. A vila de Sintra fica a cerca de 30 minutos. Se você for voltar para Lisboa, o tempo de viagem também é curto (aproximadamente uma hora).
        Não sei em que época você estará por aqui, mas logo mais, com a chegada do outono (21 de setembro), os dias começam a ficar cada vez mais curtos – 19h já começa a escurecer. ;)
        Um grande abraço e boa viagem!

    3. olá Rafael e Priscila! Chego em Lisboa no dia 26 de outubro para minha primeira visita. Gostaria de conhecer Sintra em um dia e inclui em meu roteiro o Palacio da Pena, o Castelo dos Mouros e ainda, a Quinta das Regaleiras e o Palacio Monserrate. Vocês acham que é possivel? Por onde devo começar? Li todas suas dicas, mas continuo sem saber o que seria melhor… Obrigada

      • Olá, Soraya
        Tudo bem? :)
        Que delícia! Tenho a certeza que você vai adorar!
        Nós não indicamos a visita a 4 monumentos de Sintra em um mesmo dia. Cada um desses locais que você citou estão inseridos em parques grandes, que exigem não somente uma caminhada para chegar ao monumento, como também são jardins lindíssimos – cada um com a sua particularidade. O ideal é você fazer um pela manhã e outro a tarde, quando teria um aproveitamento com tranquilidade. No máximo, optar por três – mas já ficaria bem apertado e cansativo.
        O Palácio da Pena e o Castelo dos Mouros são os mais famosos e ficam próximos um do outro, no topo da montanha. A Quinta da Regaleira é aquela que tem acesso mais fácil, bem próxima ao centro histórico da vila de Sintra, com um percurso que pode até mesmo ser feito a pé. O Palácio de Monserrate é o mais descentralizado dos quatro. Todos são lindíssimos e as visitas valem a pena. Independente daquele que você escolher, terá uma excelente experiência, tenha a certeza disso :)
        Um forte abraço e uma ótima viagem

    4. A um mês venho procurando locais para conhecer mais portugal, gostei muito do trabalho do seu site Priscila, e com isto já tenho em mente minha viagem em novembro agora para Lisboa, Porto e outras cidades, estarei procurando os locais com suas indicações, acredito que devo retornar mais vezes a esta cidade maravilhosa. Sou grato pela atenção que tem com todos para mostrar essa beleza imensa de Portugal

      • Olá, Pablo
        Tudo bem?
        Agradeço o seu carinho! Que bom saber :)
        Depois da sua viagem, volte aqui ao Cultuga para nos contar o que mais gostou! Vamos adorar saber!
        Um forte abraço e uma excelente viagem!

    5. Ana Mirian Araujo Krieck em

      Bom dia Priscila…
      Vou para Portugal em Março e estou gostando das suas dicas.
      Essas atrações em Sintra necessitam de ingresso? Compra na hora ou é melhor comprar pela internet?
      Obrigada pelas dicas…

      • Olá, Ana
        Tudo bem?
        Ficamos felizes que esteja gostado das nossas dicas! :)
        Essas atrações necessitam de ingresso. A Quinta da Regaleira custa 6€ e só é possível comprar na bilheteria. Já o Palácio de Monserrate custa 6,50€ até o dia 25 de março – depois o preço fica um pouco mais caro. A mesma coisa no Palácio da Pena e Castelo dos Mouros, os mais concorridos de Sintra. Caso você queira comprar pela internet, esse é o site: https://www.parquesdesintra.pt/area-comercial/bilheteira-2/ ;)
        Como você viaja na baixa temporada, dificilmente as filas serão longas.
        Um grande abraço e boa viagem!

    6. Ola. Minha duvida é:Comprando o Lisboa Card de três dias, os descontos as atrações só valem para esses 3 dias? Explico, pretendo ficar 3 dias em lisboa, para depois ir a Sintra de carro, gostaria de usar o lisboa card para se locomover por lisboa nos 3 dias, e no quarto dia aproveitar os descontos que ele da em Sintra. é possível ou os descontos acompanham os 3 dias?

      Obrigado

      • Olá, Jefferson
        Tudo bem?
        O Lisboa Card é valido por 72 horas (ele vale depois de assinado e preenchida a data e hora em que vai começar a utilizar o cartão). Você só vai conseguir usar no quarto dia se ele ainda estiver no período de 72 horas.
        Um abraço e boa viagem!

    7. Priscila e Rafael! Tudo bem? Faz um ano mais ou menos que encontrei o site de vcs e foi amor à primeira vista!!! O carinho com que vcs transmitem o que conhecem é encantador! Com vcs até parece que eu já conheço Portugal… muito obrigada. Meu marido e eu vamos levar meu pai que está com 82 anos para uma viagem de 14 dias por Portugal, que é o sonho da vida dele… E será daqui a uma semana… Embarcaremos dia 07 de março e estamos com o coração acelerado, rsrsrs Vou continuar aqui, namorando as dicas de vcs! Muito obrigada! Um abraço… \o/

      • Olá, Patrícia
        Tudo bem?
        Você não sabe o quanto amamos receber a sua mensagem e carinho! Tenho a certeza que estão tendo dias inesquecíveis por aqui!
        Contem conosco e sejam sempre bem-vindos :)
        Um grande beijo

    8. Olá, parabéns pelo blog. Gostaria de saber se vocês conseguem tirar algumas dúvidas:
      1 – Só é possível pegar o trem na estação Rossio e Oriente? Li em um outro blog que eu poderia pegar em outros lugares que esse trem passa, mas só vi isso em um blog mesmo (no caso eu queria pegar na estação Roma-Areeiro que é de junto do hotel que vou ficar);
      2 – Tenho interesse em ver a Quinta e o Castelo dos Mouros, só terei uma tarde para fazer isso (creio que chegaria as 13 ou mais). No caso, daria para ir andando para a Quinta e, de lá, pegar o 434 para ir para o Castelo e, de lá, esperar o 434 de novo para ir para a estação de trem? Se eu quiser pegar o autocarro desde a estação eu teria que pegar o 435, ir para a Quinta, depois o 434, ir par ao Castelo, e depois ele de novo para voltar para a estação?;
      3 – Caso eu resolva dormir lá para ver mais coisas, eu teria que pagar o mesmo autocarro 2 vezes se eu quiser ver uma parte de uma rota em um dia e outra parte no outro (por exemplo, tenho direito a 3 descidas e subidas, posso fazer uma descida num dia e no outro as outras 2)?
      4 – Irei no dia 18/05, vocês sabem me dizer que horas o sol se põe, mais ou menos?

      Obrigada!

      • Olá, Eliza
        Tudo bem?
        Agradeço o carinho com o Cultuga! :)

        1 – Indicamos as estações do Rossio e a Oriente por serem as mais populares entre os turistas. Mas também é possível ir a partir da Roma-Areeiro (a melhor para você, pois fica junto ao seu hotel, como você disse), Sete Rios e Entrecampos. Nesse link tem todos os horários: https://www.cp.pt/StaticFiles/Passageiros/1_horarios/horarios/PDF/lx/azambuja_sintra_completo.pdf
        2 – Sim, é possível. Para facilitar o seu planejamento, aconselho que use os percursos da empresa que faz esses caminhos, a scotturb http://www.scotturb.com/planear-percurso
        3 – Pelas minhas pesquisas no site da empresa, o bilhete só vale no mesmo dia.
        4 – O sol se põe por volta das 20h40.
        5 – O Viva Viagem 24h só vale para os transportes dentro de Lisboa. A modalidade Zaaping é a melhor opção.
        Um grande abraço e boa viagem! :)

    9. Maria Aparecida em

      Olá Rafael
      Vou para Portugal em julho, ficar ilha Madeira, Porto, Lisboa.
      Em Porto e Lisboa gostaria de conhecer aos redores.
      Porto conhecer Braga, Guimarães, Aveiro e rio ouro, já em Lisboa conhecer Sintra, cascais, Cascais, Cabo Roca e Estoril
      Pretendo fazer isto da maioria com transporte público, minha dúvida é quanto aos bilhetes ( cartao ) de transportes, pois vejo vários comentários a respeito deles, mas fico sem entender como funciona cada um e como é.
      Gostaria de pedir favor explicar cada um e como pode ser utilizado e onde adquirido?
      Cartao viva, modalidade sapinho, etc.
      Também gostaria de saber se posso comprar ingressos para eventos pela internet. Caso positivo, como funciona. Compro o ingresso, imprimo e depois e apresento lá na entrada, como que é?

    10. Olá, parabéns pelo site as dicas são maravilhosas.
      Estou com umas dúvidas. Ggostaria de visitar 4 atrações: Palacio da Penha, Castelo dos Mouros, Regaleira e Palacio Monserrat. Pretendo ir no dia 8 de junho, você acha que consigo fazer tudo em um dia?
      Para fugir de filas é uma boa começar pelo Palacio de Monserrat e encerrar o dia no Palacio da Penha ou Mouros ou melhor começar pelo Palácio da Penha?

      • Olá, Luisa
        Tudo bom?
        Agradecemos o carinho com o Cultuga. :)
        Quatro atrações no mesmo dia é muito corrido, principalmente em junho, que já é alta temporada e o fluxo de turistas é maior e pode estar calor. Além disso, eles são longe um dos outros e você também não conseguiria aproveitar todos os jardins e palácios, pois todos são grandes.
        O Palácio da Pena é o mais concorrido. A melhor opção é chegar logo na abertura. Dessas quatro atrações, o Palácio de Monserrate é o mais tranquilo. Para aproveitar Sintra com calma, tente eleger duas atrações. Vai valer a pena. ;)
        Um abraço e boa viagem!

    11. Marcelo Ribeiro em

      Que saudade que deu de Sintra, mas a melhor lembrança que tenho é dos doces da Piriquita e esta foto dos travesseiros deu água na boca.

    12. Ola Priscila. Tudo bem? E e duas amigas vamos para Lisboa dia 25 de outubro e pretendemos alugar um carro para ir ate Porto, mas queremos visitar alguns lugares interessantes pelo caminho.Sairemos de Lisboa dia 30 e temos que estar em Porto dia 3 de novembro. meu interesse é Sintra, Óbidos, Aveiro, Coimbra e mais algum lugar , mas uma das amigas quer ir a Fatima. É possivel fazer essa viagem em 4 dias , incluindo Fátima?
      Como é o tempo nessa época?
      Obrigada
      Abraços

    13. Olá Priscila! Parabéns pelo site! Ótimas dicas! Estarei em Lisboa com minha família e teremos tempo livre para visitar Sintra apenas no primeiro dia, 09/03 – sexta-feira. É viável sair de Lisboa por volta das 11h, almoçar em Sintra e conhecer o Palácio da Pena após o almoço? Acha que as filas impediriam? Obrigada!!!

      • Priscila Roque e Rafael Boro em

        Olá, Juliana
        Tudo bem?
        Agradecemos o carinho com o Cultuga! ☺️
        É viável sim. Nessa época do ano não há tantas filas como no verão. Pegando o trem às 11h, você chega por volta das 11h45 – de carro é um pouquinho mais rápido.
        Aproveite muito as belezas de Sintra!
        Um grande abraço

    14. Boa tarde Priscila e Rafael
      Vou visitar Sintra em outubro e pretendo ir numa terça-feira e estarei de carro.
      É fácil encontrar estacionamento por lá ou é melhor ir de metrô?
      Nos pontos turísticos também há estacionamento ou tem que deixar o carro num estacionamento próprio e fazer os passeios a pé?
      Abraços
      Aldrey

      • Olá, Aldrey
        Tudo bem?
        Sintra é uma vila pequena, então não há muitos vagas para carro. Você poderá deixar perto do Palácio Nacional ou na Volta do Duche, perto da estação de trem. Smpre verifique se tem parquímetro. O carro facilita o deslocamento para outras localidades perto e entre o centro histórico e a parte mais alta da serra, onde estão o Palácio da Pena e o Castelo dos Mouros. Próximo deles há bolsões onde você poderá deixar o carro.
        A partir de Lisboa, você também pode ir de trem. Já em Sintra, o deslocamento é feito a pé e de ônibus, que levam até os principais palácios. ;)
        Abraços e boa viagem!

    15. Carlos Requeijo em

      Bom dia!
      Estarei em Lisboa em Junho e vou alugar um carro.
      Indo a Sintra de carro, gostaria de saber onde é o melhor lugar para estacionar o carro.
      A minha ideia é visitar o Castelo da Pena e a Quinta da Regaleira.
      Obrigado e parabéns pelo ótimo trabalho.

      • Olá, Carlos
        Tudo bem?
        Agradecemos o carinho pelo nosso trabalho :)
        Ao lado do Palácio da Pena e também da Quinta da Regaleira há bolsões de estacionamento. Sugiro que você comece a sua visita pelo Palácio da Pena, chegando lá um pouco antes de sua abertura. Assim, poderá estacionar com tranquilidade. Já para a Quinta da Regaleira, caso você não encontre vaga no bolsão ao lado do parque, poderá estacionar no centro da vila de Sintra e ir a pé. São menos de 10 minutos em um percurso bem agradável.
        Um grande abraço e uma excelente viagem!

    16. Boa tarde, Priscila.
      Cheguei ao blog fazendo pesquisas para viagem.
      Belíssimo trabalho.
      Parabéns!!!
      Farei uma viagem grande por Portugal. De carro e com crianças.
      Muitíssimo obrigado pelas dicas.

      • Olá, Eduardo
        Tudo bem?
        Ficamos bastante felizes que tenha gostado do nosso trabalho! :)
        Um grande abraço e aproveite muito a viagem com a sua família!

    17. Olá, Patrícia!

      Antes de mais nada, parabéns pelo blog!

      Mas como vou pela primeira vez a Portugal, 15/07. E vou com minha mãe de 81 anos, estou insegura. A minha intenção é sair de Lisboa dia 17 e ir para Sintra e conhecer as cidades ao redor, ou seja , acredito que sejam proximas: como Cascais, Óbidos, Aveiro… seguindo até Porto. Então, seria interessante pousar um dia em Sintra para depois continuar viagem. Fico preocupada por conta da idade da minha mãe. E mais, é melhor alugar carro em Sintra pra seguir viagem? Ajude- me por favor nesse roteiro! Obrigada

      • Olá, Rosely
        Como vai?
        Agradecemos o carinho com o Cultuga! :)
        O ideal é você alugar um carro ainda em Lisboa, pois há mais opções – não sei se há locadoras na vila de Sintra. Além do mais, é mais confortável para a sua mãe. Algumas estações de trem não tem acessibilidade ou ficam longe das atrações (Óbidos é um exemplo, sem contar que não há fácil ligação para outras cidades).
        Faça base em Óbidos ou Aveiro antes de chegar ao Porto. ;)
        Um abraço e boa viagem!

    18. Olá Priscila.
      Primeiramente, sinto muito pelo incêndio que ocorre nesse momento na região. Esperamos que todos fiquem bem.
      Segundo, sem essa pagina maravilhosa, e que nos leva a viajar antes da viagem, nosso planejamento não seria o mesmo. Amo seus relatos e adorei a entrevista da semana sobre o blog. Meus bisavós por parte de pai são portugueses, desembarcam em Santos no inicio do século XX. A família de minha vó é de Ribeira de Pena, do meu avó nunca descobrimos. Ele nunca gostou muito de falar da mudança para o Brasil. Minha vó nasceu aqui, meu avó tinha 7 anos quando veio. Enfim, temos muitas historias, acho que um país acabou se integrando ao outro mais que imaginávamos.
      Desculpa tanta escrita. A pergunta se refere a Sintra: não poderei fazer todos os passeios dessa vez, pois estarei com meu filho de 5 anos e gostaria de saber entre a Quinta e o Castelo dos Mouros o que sugere? Será um ou outro.
      Uma

      • Olá, Fayra
        Tudo bem?
        Infelizmente, as altas temperaturas fazem isso com várias regiões do país. Monchique, no Algarve, está sentindo muito os incêndios. :(
        Agradecemos muito o carinho com o Cultuga! Temos um enorme prazer em divulgar tantas coisas lindas e boas de Portugal! :)
        Gostei bastante da história da sua família (a Pri também leu adorou o seu comentário)!

        Sobre Sintra, acho que o seu filho vai gostar muito mais da Quinta da Regaleira. Ele vai poder correr pelo parque e brincar nas grutas! Apesar da vista fantástica, o Castelo dos Mouros é mais cansativo e com menor interação.

        Um grande abraço e boa viagem!

    19. Ola Priscila e Rafael,

      Vocês acham que se chegar cedo em Sintra, é possivel conhecer pela manhã centro histórico e Quinta da Regaleira pela manhã e a tarde Palacio da Pena e Castelo dos Moros??

      • Olá, Thais
        Tudo bem?

        É possível, mas pode ficar um pouco “corrido”. Aconselho que leve algo para comer durante o passeio ou tome um café reforçado na Piriquita (não deixe de provar o Travesseiro de Sintra rs) ou coma na lanchonete do Palácio da Pena. ;)

        Um grande abraço e boa viagem!

    20. João Paulo Simões em

      Boa noite Priscila e Rafael, primeiramente muito obrigado por trazer um pouquinho deste país maravilhoso que é Portugal até nós!

      Tenho descendências portuguesas tanto por parte materna quanto paterna, não sei te falar muito sobre as minhas famílias, mas uma parte é Queiroz e a outra Vaz de Melo.
      Conhecer pela primeira vez Portugal vai ser mágico (irei em janeiro), e com vocês ajudando será ainda mais proveitoso a viagem, já que posso me programar ainda melhor.

      Tenho uma dúvida, irei sair logo cedo, de Lisboa em sentido a Queluz,, visitar o Castelo e partir em direção a Sintra. Estou pensando em ir direto para o Castelo da Pena e depois Castelo dos Mouros (esta subida irei fazer com o transporte publico), na volta estou pensando em descer andando é muito longe até a Quinta da Regaleira? Você acredita ser possível fazer este passeio em um dia, e se não, qual destas atrações você acredita que é a menos atrativa.

      Agradeço desde já a paciência que tem para com este Blog, e muita Luz para vocês dois!

      • Olá, João Paulo
        Tudo bem?

        Agradecemos as palavras carinhosas! :)

        Durante o inverno, os monumentos fecham mais cedo, pois os dias são mais curtos. Você não irá conseguir visitar todos eles em um único dia – nem mesmo no verão, pois os palácios e o Cestelo dos Mouros são bem grandes.
        A melhor coisa que você pode fazer é eleger entre o Castelo dos Mouros e o Palácio da Pena (ambos são incríveis, mas o Palácio da Pena é mais marcante) e depois tentar ir a Quinta da Regaleira. Acredito que não dê tempo. A descida a pé até a Quinta da Regaleira é de 3km, pode demorar 1 hora ou mais.

        Tenho certeza que a viagem será emocionante!
        Um grande abraço!

    21. Olá Priscila e Rafael, tudo bem? Pegando gancho na pergunta do João Paulo: Estive em Sintra em 2016 e fui ao CAstelo dos Mouros e Palácio da Pena. Na época daria tempo de ir à Quinta da Regaleira, mas uma chuva fininha me impediu. Este ano volto, com a graça de Deus e levo uma sobrinha. Queria começar pela Quinta. Logo depois ir no Palácio da Pena. É viável começar pela Quinta da Regaleira? Consigo depois ao Palácio da Pena, dá tempo, não? Só não conseguirei mostrar a ela o Castelo dos Mouros, não é mesmo?

      • Olá, Cris
        Tudo bem e você?

        Que bom saber que você vai voltar! :)

        É viável sim ir primeiro na Quinta da Regaleira e depois seguir para o Palácio da Pena. Caso não queiram comer no centro de Sintra, há um restaurante no Palácio. A visita ao Castelo dos Mouros ficaria muito corrida e vocês não vão aproveitar com calma, principalmente porque os espaços verdes do Palácio da Pena e do Castelo são bem grandes.

        Um grande abraço e aproveite bastante a viagem!

    22. Obrigada Rafael, tomara que dê tempo para visitar os 3, minha sobrinha quer muito ir no Castelo dos Mouros e na Quinta da Regaleira, acabou de me falar, Vamos torcer. Obrigada por tudo.

    23. Vou dia 02 de janeiro do próximo ano para Sintra, quero conhecer o máximo que puder , mas não nos interessa o interior do Castelo da Pena pelos vídeos não achamos interessante. Quero com isso ganhar tempo para a visita aos Mouros você acha que adianto no tempo algum ? Meu interesse nele é algumas fotos da parte externa pois me interessei mais no mistério que transmite a Quinta da Regaleira e a história dos Mouros e por último se der tempo o Monserath pela beleza mesmo. Como não posso caminhar muito preciso fazer uso máximo dos ônibus. Vocês podiam me ajudar qual seria a melhor sequência de visita ? E como chego a cada local , sendo que podemos ir ou de trem ou de Uber .

      • Olá, Tais
        Tudo bem?

        A melhor sequência é Palácio da Pena, Castelo dos Mouros e Quinta da Regaleira – não dá tempo de incluir o Palácio de Monserrate. Os dias são mais curtos no inverno (anoitece por volta das 17h30), por isso pode ficar muito corrido, já que todos os três parques são grandes. Se você não pode caminhar muito, é preciso ter mais calma na visita, já que há subidas e descidas, principalmente no Castelo dos Mouros.

        Todos os locais têm acesso de ônibus. Há algumas linhas especiais, como a 434 (Palácio da Pena e Castelo dos Mouros) e a 435 (Quinta da Regaleira). Todas passam na estação de trem e no centro da vila.

        Uber é uma opção para o deslocamento entre palácios e o castelo, por exemplo. Mas fique atenta que carros alugados e Uber não podem entrar no centro histórico.

        Um abraço e boa viagem!

    24. Primeiramente quero parabenizar vocês pelas excelentes dicas. Estão me ajudando muito.
      Sairei de Lisboa passado por Sintra com destino final em Óbidos, conforme vocês instruíram. A minha dúvida é: Vou com um idoso e parece que são muitas subidas. Como fazer essa logista para ele andar o mínimo possível? Pensei em passar primeiro na Quinta da Regaleira( lá há estacionamento?). Depois pegar o carro e sair em direção ao Palácio da Pena e ao castelo dos Mouros. Onde vocês me recomendariam deixar o carro e como me locomover depois. Para andar pelo centrinho é pela doceria Piriquita, também poderiam me aconselhar de onde deixar o carro?

      • Olá, Ana
        Tudo bem?

        Agradecemos o carinho com o Cultuga! :) Ficamos felizes que as nossas dicas estejam te ajudando!

        São algumas subidas sim, infelizmente para um idoso com pouca mobilidade é mais chato de lidar. :(
        Aconselho que não vá ao Castelo dos Mouros. O terreno é um pouco irregular, tem subidas e descidas e muralhas. Para conseguir uma boa vaga perto do Palácio da Pena, vá como primeiro destino do dia. Deixe ele na frente da entrada e estacione o carro. Lá na entrada do Jardim tem um trenzinho que ajuda na locomoção até o Palácio.

        Já não é mais permitido a entrada de carros (somente autorizados) no centro da vila. Estacione o carro perto da estação de trem e siga de táxi ou a pé até a Piriquita. A caminhada é muito agradável.
        Estacionar na Quinta da Regaleira não é fácil. Vocês podem pegar um outro táxi. A subida até a entrada é ruim, então vai facilitar.

        Um grande abraço e boa viagem!

    25. Adorei as dicas, serão muito úteis! Irei para Lisboa na primeira semana de outubro e ainda estou em dúvida se vou até Sintra para passar o dia de carro ou se não vale a pena, gostaria de saber a sua opinião.

      Obrigada!

      • Olá, Rafaela
        Tudo bem?

        Ficamos muito felizes que tenha gostado das nossas dicas! :)
        Atualmente, só vale a pena usar o carro para ir até os palácios mais longe da vila, como o da Pena, o de Monserrate e também o Castelo dos Mouros, pois há vagas nos arredores e porque o trânsito no centro histórico da vila é condicionado.

        Usar o transporte público até lá a partir de Lisboa (metro+trem) é fácil e com bom preço, como indicamos no post. Depois, você pode se deslocar de ônibus até as atrações que ficam mais acima da serra ou táxi/Uber.

        Aproveito para indicar outros artigos de Sintra: https://www.cultuga.com.br/tag/sintra/

        Um abraço e boa viagem!

    26. Parabéns pelo site!!!Excelente dicas!!!Estarei em Lisboa no final de outubro e levarei meu pai de 78 anos.Já estive em Sintra, mas fui de trem e chegando na cidade andei muito a pé e utilizei o transporte público, mas, com meu pai, acredito que o carro seria mais confortável para ele.Pretendo levá-lo na Quinta da Regaleira e no Palácio Nacional( tirei o Palácio da Pena e o Castelo dos Mouros dos planos, seriam muito cansativos para meu pai)….eu conseguiria chegar com o carro até essas duas atrações(Quinta e Palácio Nacional)?Não conheci o palácio de Monserrat….seria indicado?

      • Olá, Juliana
        Tudo bem?

        Fico feliz que tenha gostado do Cultuga! ????

        Sintra, realmente, é um lugar com muitas subidas e descidas e acaba sendo cansativo. De carro é mais confortável, porém, o estacionamento é complicado. Não há muito espaço, principalmente na Quinta da Regaleira, e o trânsito no centro histórico da vila, onde se encontra o Palácio Nacional, é condicionado. Há duas alternativas: andar de Uber ou táxi (o táxi tem mais mobilidade do que o Uber – há ) ou passeio guiado com motorista. Se desejar um tour, no parceiro de carro terá todo o prazer em atendê-los. Aqui tem o link com as informações e formulário de contato: https://www.cultuga.com.br/2019/09/city-tour-portugal-guia-brasileiro/

        Sobre o Palácio de Monserrate, é um lugar muito lindo, mas tem um jardim com várias subidas e descidas. Pode ser um pouco “puxado” para o seu pai.

        Um grande abraço e boa viagem! ????????

    Deixe um comentário