Seu guia de viagem em Portugal | 14 anos no ar

    Arrisco dizer que este é o passeio pelo mais bonito palácio de Portugal. Claro, (ainda) não conheço todos, mas certamente não há nada parecido com o conjunto que engloba este edifício romântico e colorido com o seu jardim envolvente. Veja como aproveitar a sua visita ao Palácio da Pena, em Sintra, com este guia completo!

    Palácio da Pena Sintra
    Tristão: uma figura que representa a criação do mundo e também os temores do mar

    Palácio da Pena: programe-se para a visita com este guia completo

    Como chegar ao Palácio da Pena

    O Palácio da Pena fica no alto da vila de Sintra, a 40 minutos de Lisboa.

    Desde o dia 9 de dezembro de 2019, não é mais permitida a circulação de veículos que não sejam autorizados pela Câmara Municipal de Sintra na Calçada da Pena.

    Isso significa que o viajante que segue de carro alugado terá que estacionar perto da estação de trem (há diversos estacionamentos municipais – veja aqui) e seguir de ônibus, transfer ou táxi até o Castelo dos Mouros e/ ou o Palácio da Pena.

    Para quem segue de transporte público, é fácil. Vindo de Lisboa, você pegará o trem na estação do Rossio e vai descer na estação de Sintra, certo? A partir de lá, poderá pegar o ônibus 434 – Circuito da Pena, e descer em frente a entrada do parque do palácio.

    Ónibus 434 Circuito da Pena Sintra
    Percurso do 434 – Circuito da Pena

    Lembre-se que, em Portugal, ônibus é chamado de autocarro e trem é chamado de comboio :)

    Qual é a melhor época para a visita?

    Ir a Sintra sempre vale a pena, seja em qualquer estação do ano.

    Somente não considere a visita em dias de fortes chuvas, visto que este palácio está localizado na parte mais alta da Serra de Sintra.

    Portanto, o vento, o frio e a chuva podem prejudicar o seu passeio e a área coberta de visita é somente na parte interior do Palácio.

    Palácio da Pena Sintra

    Entretanto, para quem deseja fazer uma visita guiada – como foi o nosso caso, o ideal é ir fora da alta temporada mesmo.

    Estivemos lá em março para este passeio e conhecemos os detalhes com a querida guia Joana Antunes. Ela reforçou que durante a alta temporada não há visitas guiadas ao interior do palácio, claro, pela falta de espaço.

    Portanto, se você está programando a sua ida a Sintra no verão, leve também um pouco de paciência para o passeio rs., mas não desanime, pois será lindo de qualquer forma.

    Quais são os tipos de ingressos disponíveis?

    dois tipos de ingresso para esta atração:

    • Parque
    • Parque + Palácio

    Isso significa que você poderá visitar somente o parque envolvente e a área exterior do palácio ou escolher incluir na sua visita também um percurso no lado de dentro do palácio (ideal para quem gosta de conhecer os salões, os utensílios, os costumes e o mobiliário).

    Palácio da Pena Sintra
    Área interior do Palácio da Pena. No canto inferior direito, o primeiro banheiro construído neste palácio

    Para os preços também há uma variação entre a baixa e a alta temporada. Por isso, não vale a pena eu destacá-los aqui, visto que estão sujeitos a mudança.

    Para comprar, você pode optar por fazê-lo pela Internet ou pessoalmente.

    Os ingressos diários para a visita ao parque não acabam, fique tranquilo. O que pode acontecer é você ter que pegar uma fila enorme na bilheteria em épocas de alto fluxo. Porém, para a visita ao interior do palácio, por ser com hora marcada, pode acabar, sim.

    ATENÇÃO: quando você compra o ingresso pela Internet com horário marcado, esse horário é referente a ENTRADA NO INTERIOR DO PALÁCIO, não do Parque. Tenha atenção a isso, pois você poderá entrar no Parque a hora que quiser, mas deve estar na hora marcada na porta do Palácio para poder visitá-lo por dentro.

    * Separe, pelo menos, 30 minutos para fazer o percurso da entrada do Parque até a porta do Palácio.*

    Quem deseja visitar apenas o parque (sem a entrada no interior do palácio), poderá comprar diretamente na bilheteria.

    Jardim do Palácio da Pena Sintra

    Caso tenha o interesse nesta visita guiada que nós fizemos, ela acontece todos os dias às 14h30 e tem o custo de 5€ acrescido ao preço do ingresso. As visitas são em português, inglês e espanhol, de acordo com os interessados de cada dia, e não é necessário agendar. Em função da pandemia, esse sistema de visita guiada foi suspenso. Entre em contato diretamente com o Palácio da Pena para mais informações, caso tenha interesse.

    Afinal, é Palácio da Pena ou Castelo da Pena?

    Essa é uma dúvida de muita gente – e não por acaso.

    O nome oficial é mesmo Palácio Nacional da Pena, pois foi uma residência real (um palácio de verão da monarquia portuguesa).

    Entretanto, a confusão se faz presente, pois o formato exterior dele lembra muito um Castelo, ou seja, uma construção de vigia e guarda, e isso foi proposital.

    O rei responsável por sua construção, D. Fernando II, é um sujeito típico do século XIX, romântico.

    E, em busca de um local para o seu palácio, encontrou nas ruínas do antigo Mosteiro de Nossa Senhora da Pena de Sintra, de 1503, o espaço perfeito.

    A localização é mesmo mágica. Você vai perceber quando circular pelo exterior da construção. Ele está no topo da Serra de Sintra, ainda mais alto do que o Castelo dos Mouros.

    Castelo dos Mouros, Sintra
    Vista para o Castelo dos Mouros a partir do Palácio da Pena

    Em seu imaginário estava tudo isso, mas também a vontade de sentir como se habitasse em um castelo medieval.

    E, mesmo sem seu uso efetivo de proteção, construiu aquele tradicional aspecto exterior aos moldes de uma fortaleza, com portão de correntes, torres de vigia e até um caminho da ronda, que oferece uma das vistas mais bonitas do parque.

    Para completar essa mistura de muito bom gosto – na minha opinião – com a fantasia, o palácio ganhou todas aquelas cores, que o fez único e inconfundível na paisagem de Sintra.

    Um verdadeiro (e merecido) cartão postal.

    Visita ao Parque e Palácio da Pena

    Com os bilhetes em mãos, você passará por um portão de ferro e receberá um mapa bem marcado, com cada um dos pontos desta atração (essa é uma característica de todos os palácios de Sintra e também do Castelo dos Mouros. Facilita – e muito – a vida dos viajantes).

    Você poderá optar por percorrer cerca de 700m em subida até a entrada do Palácio, que é bastante agradável.

    Caso você esteja cansado ou tenha baixa mobilidade, então o ideal é pegar o pequeno ônibus do parque (chamado também de transfer), que faz esse mesmo percurso rapidamente.

    Cruz Alta: ponto mais alto da serra + melhor visão para o Palácio da Pena

    Antes de começarmos a nossa visita guiada, eu e o Rafa fomos primeiro em busca da tão falada Cruz Alta, que marca o pico da Serra de Sintra.

    Afinal, queria fazer uma bela foto do palácio para estampar esse post (e o resultado a imagem principal do artigo, lá no início, ma-ra-vi-lho-sa).

    São mais 10 minutos a pé, seguindo pelo parque, a partir do palácio, também em subida.

    Palacio da Pena Sintra

    Ao chegar lá, você terá que subir nas pedras para ter esta vista.

    Para quem não tem baixa mobilidade, é fácil e tranquilo. E o percurso também é lindíssimo, visto que o jardim é muito bem cuidado e segue os parâmetros do romantismo do palácio.

    icon-hotel” width=Quer dormir na romântica vila de Sintra?
    Veja o histórico Palácio Tivoli Seteais e o charmoso Chalet Saudade

    O que você deve saber antes de visitar o Palácio

    Em nossa visita com a guia Joana Antunes, aprendemos muito sobre a personalidade de D. Fernando II e a idealização deste local.

    Algo que também nos fascinou (e esta é a mágica de fazer uma visita guiada) foi identificar tantas conexões com outros monumentos importantes e personalidades da História de Portugal e do Brasil.

    • Como já disse por aqui, o responsável pela construção do palácio foi D. Fernando II – austríaco de nascimento e segundo marido de D. Maria II (filha de D. Pedro I e Maria Leopoldina e, consequentemente, irmã de D. Pedro II do Brasil).
    Palacio da Pena Sintra
    Toda a pinta do bigodão de D. Fernando II/ Do lado direito, a área exterior da lanchonete e do restaurante do Palácio da Pena e a influência árabe presente em sua arquitetura
    • Entretanto, foi 7 anos após a morte de D. Maria II que D. Fernando II passou aqui uma história de amor com sua segunda esposa, Condessa D’Edla – uma cantora de ópera por quem era verdadeiramente apaixonado. Diferente da maioria dos reis e rainhas, eles dormiam juntos.
    • Antes do Palácio da Pena ser construído, havia aqui as ruínas do Real Mosteiro de Nossa Senhora da Pena de Sintra, obra de D. Manuel I, iniciado em 1503 – aquele mesmo, que foi rei na época da chegada dos portugueses ao Brasil, e o responsável pelo Mosteiro dos Jerónimos, em Lisboa (onde, inclusive, está sepultado).
    Palacio da Pena Sintra
    Conseguimos ver aqui a área do antigo Mosteiro
    •  D. Fernando II adquire o terreno e o antigo mosteiro em 1838. Este Palácio permaneceu ativo de sua construção até o final da monarquia de Portugal, em 1910. Durante a visita, você  perceberá que os aposentos de D. Fernando II foram, depois, de D. Amélia. Os sucessores não permaneciam nos mesmos quartos dos antigos reis. Dava azar rs.
    Cozinha do palacio da pena sintra
    Cozinha com uma grande coleção de formas e até acessórios para fazer chocolate quente (NHAM!)
    • Na arquitetura estão referências a outros monumentos e fases da história de Portugal que você poderá identificar, como os gomos da Torre de Belém, em Lisboa, e a janela manuelina do Convento de Cristo, em Tomar.
    Palacio da Pena Sintra
    Janela Manuelina no palácio, tal como a do Convento de Cristo, em Tomar
    • D. Fernando II, como um autêntico romântico, tinha o interior do palácio preenchido com muitos itens – somado ao seu gosto por vitrais e porcelanas. No romantismo, não há espaços vazios.
    • A história é importante, claro, mas confesso que a vista a partir do terraço da rainha também é incrível. Em um dia limpo, vemos a serra de Sintra, Lisboa e, inclusive, a foz do rio Tejo lá ao fundo.

    Palacio da Pena

    • A estrutura que vemos hoje é uma fusão da estrutura do antigo Mosteiro, que foi remodelada, com a construção do Palácio Novo. Por isso, ele também não é plenamente nivelado e tem várias partes, além desta marca também no revestimento exterior de cores e azulejos.

    Serviços no Palácio da Pena

    Há cafeteria e restaurante. Entretanto, com o alto fluxo de visitantes, pode não ser tão confortável fazer uma refeição por lá.

    De qualquer forma, para uma emergência está bem servido e sem preços exorbitantes (os pratos custam, em média 8€).

    Como esse pode ser o seu primeiro passeio da manhã e os palácios e parques de Sintra são enormes, leve SEMPRE um lanchinho, frutas, barras de cereais e água – principalmente se você viaja com crianças.

    O Palácio da Pena tem uma lojinha muito boa de suvenires.

    Sempre recomendamos as lojas de museus e palácios para compras especiais, sobretudo pela qualidade dos produtos apresentados e da procedência, que é local.

    Palacio da Pena

    Para quem tem mobilidade reduzida e precisa fazer uso de cadeira de rodas, o acesso a este monumento é limitado, infelizmente.

    A área interior do Palácio não é acessível pelo desnível entre os edifícios e degraus que possui.

    Entretanto, é possível aproveitar sua área exterior e parte da envolvente, bem como sua vista, apesar da inclinação.

    Veja as informações completas sobre a acessibilidade do parque, bem como banheiros, empréstimo de cadeira de rodas e meios de transporte.

    Os horários e os preços variam de acordo com a época do ano.

    Vale destacar que o Palácio da Pena só fecha nos dia 25 de dezembro e 1 de janeiro.

    Sou jornalista especializada em cultura e tenho 41 anos. Lisboa é o meu lugar no mundo. Os meus pais são portugueses imigrados no Brasil. Depois de fazer o caminho inverso deles, me tornado também imigrante, assumi como missão do Cultuga diminuir a distância que separa o Brasil de Portugal.

    18 Comentários

      • Você vai gostar ainda mais de Sintra quando voltar a Portugal e visitar o castelo e os palácios, Adolfo!
        Um grande abraço e seja sempre bem-vindo ao Cultuga! :)

    1. Adorei o post! Fiz intercâmbio em Portugal em 2013, mas não consegui ir para Sintra, agora em outubro irei para Lisboa novamente e já coloquei na listinha! :) Fiquei com uma dúvida e não sei se conseguem me ajudar.. a parte do Palácio do ingresso inclui exatamente o que? Só a visita no interior do palácio ou toda a muralha também? Melhor explicando, se eu comprasse só o do Parque (7,50 eur), poderia andar na área externa do Palácio (como na foto com legenda “Toda a pinta do bigodão…”) ou para isso deve-se comprar o ingresso de 14 eur? Confesso que com o euro a quase 5 reais, toda economia é bem-vinda! Rsrsrs!

      • Olá, Chris
        Tudo bem?
        Muito legal que você gostou do post! :)
        Faz muito bem em colocar Sintra na sua lista!

        A parte do bilhete que indica “Palácio + Parque” tem direito a visita interna, onde estão os aposentos e todo o mobiliário. A parte exterior (Parque) faz parte do bilhete de 7,50€. Vale muito a pena andar pelo parque, subir até a Cruz Alta e caminhar pela parte de fora do Palácio para ver a arquitetura e a vista.
        A escultura do rei e o vitral da montagem da foto estão do lado de dentro. As outras duas fotos, que mostram a vista, estão na área exterior, que faz parte do bilhete mais barato.
        Pode ter a certeza que a economia será boa e você vai aproveitar muito! :)
        Um abraço e boa viagem!

    2. Ola..tudo bem? uma duvida vi no site que se comprar on line ( Palacio da Pena) eu terei que marcar o dia e horario…..e isso mesmo? qualquer atraso ou imprevisto eu nao poderia entar no Palacio…ja que o ticket teria dia e hora pre definidos?

      Grato

      • Olá, Sergio
        Tudo bem? Por aqui está tudo joia

        Sim, quando você compra um ingresso com horário marcado é necessário comparecer naquela data e horário para garantir o seu acesso prioritário especialmente dentro do palácio. Caso chegue atrasado, você precisará entrar na fila comum e esperar a disponibilidade para entrar. Caso tenha um imprevisto e não possa ir, aconselho que leia as condições antes de efetuar a compra (como o que é necessário para fazer a remarcação e/ ou a política de cancelamento vigentes).

        A visita do Parque e Palácio da Pena tem duas opções: visitar somente o parque/ jardim (que pode ser comprado na hora e a entrada é mais rápida, pois não há condicionamento, depende apenas do fluxo de pessoas no dia) ou visitar o parque + palácio (este, sim, vale comprar online). A visita ao interior do palácio especificamente é condicionada. Por isso, ao comprar o ingresso online, além de evitar que você pegue a fila na bilheteria, também possibilita o seu acesso rápido no dia e hora combinados. É necessário se organizar para chegar a entrada do palácio (e não na entrada do parque) no horário do ingresso. Separe, no mínimo, 30 minutos de antecedencia para isso.

        Um grande abraço e uma excelente viagem!

      • Olá, Maria de Lourdes
        Muito obrigada pela mensagem e carinho! :)
        Ficamos felizes em saber que está planejando uma viagem para Portugal! Desejamos que seja uma excelente experiência!
        Um grande beijo

    3. Boa tarde,
      Sintra e especificamente os jardins e Palácio compõe uma experiência indescritível, concordo fielmente em tudo q relatou Priscila, lugar lindíssimo e com uma Vibe excelente, assim q possível com certeza voltarei.
      Vlw
      Evaldo Rodrigues.

      • Priscila Roque em

        Olá, Evaldo
        Boa tarde!
        Agradecemos a sua mensagem. Quando temos a oportunidade de retornar a um lugar que gostamos muito há sempre novos detalhes interessantes por descobrir!
        Seja sempre bem-vindo a Portugal e ao Cultuga :)

    4. Marcos Mendonça em

      Priscila e Rafael, tudo bem? Parabéns pelo trabalho de vocês!
      Veja se vocês conseguem me ajudar (e de repente outros viajantes): vou para Sintra e pretendo visitar o Palácio da Pena, Parque de Sintra, Castelo dos Mouros e Quinta da Regaleira. Minha dúvida é a seguinte: Ir antes para a Quinta da Regaleira ou para o Palácio da pena e arredores? Queria reservar logo o horário das 9:30 no Palácio da Pena, mas os ônibus começam a funcionar 9:10. Aí não dá para chegar a tempo. E mesmo se eu marcar 10:00h para o ingresso do Palácio da Pena, será que não corro o risco de ter problemas com o primeiro ônibus estar muito lotado? Eu vou agora em outubro-2022. Mas pelo jeito tem bastante gente o ano inteiro. Tirando o ônibus, parece que tem opções de taxi ou TUC-TUC, mas são muito caros. E agora? Um abraço,

      • Olá, Marcos
        Tudo bem? Por aqui está tudo jóia!
        Muito obrigada pelo carinho sobre o nosso conteúdo!

        A sua dúvida é super relevante. Desde o início da pandemia, o Palácio da Pena passou a pedir que as visitas internas do palácio sejam feitas somente com hora marcada. Dessa forma, eles podem organizar o percurso com mais tranquilidade e todos os visitantes podem percorrer o circuito interno do palácio com menor fluxo de gente.

        Sendo assim, o primeiro ponto que quero reforçar é que a hora do ingresso se refere ao horário em que o visitante precisa estar na porta do Palácio da Pena – que não é tão próximo da entrada principal do Parque da Pena. Portanto, recomendo que programe-se para chegar ainda mais cedo do que o horário do bilhete no parque, entrar com calma, percorrer a área exterior do palácio – que é linda e tem uma vista incrível – e só então visitar o interior do palácio no horário agendado.

        Na época da sua viagem, o volume de visitantes pode não ser tão alto quanto agora, no verão. Se você puder, escolha ir em um dia de semana – que será um pouco mais tranquilo.

        Posto isso, você tem razão quando comenta do horário de partida dos ônibus 434, que levam os visitantes da estação de Sintra até lá. Eles tão começando o percurso super tarde. Neste momento, é incompatível com a abertura do parque da pena. Eu realmente não sei a razão de terem feito isso. Penso que o primeiro horário da manhã (contrário do que era antigamente) esteja com alto fluxo de excursões por ali – mas essa é uma suposição minha.

        Deixo como recomendação que você siga a pé até a Quinta da Regaleira no período da manhã. A caminhada pela vila de Sintra até lá é super agradável. Você poderá aproveitar o caminho também para comer uma tradicional Queijada de Sintra nas Queijadas da Sapa e/ ou um Travesseiro de Sintra na Casa Piriquita. Depois de visitar a Regaleira, poderá retornar ao centro e almoçar para, então, fazer a visita ao Parque e Palácio da Pena a tarde – quando você poderá escolher um horário de visita ao interior do palácio pelas 15h ou 16h, por exemplo.

        Um grande abraço e uma excelente viagem!

    5. Priscila

      Boa tarde!! Pegando um gancho na pergunta do Marcos (08/08/2022) e a resposta que deu para ele de fazer a Quinta da Regaleira de manha e depois o Palacio, qual seria o melhor horario para agendar a visita ao Palacio da Pena considerando que apos o Palacio no mesmo dia quero fazer tambem o Castelo dos Mouros? Pois penso que terei que ir a Quinta da Regaleira, voltar para o centro de Sintra, comer algo e pegar onibus ou taxi para Palacio da Pena e descer a pe para Castelo dos Mouros. Para fazer tudo no mesmo dia é possivel?

      • Olá, Marina
        Tudo bem?

        É possível fazer as três atrações no mesmo dia, porém, a visita pode ficar muito “corrida”.
        No seu caso, seria melhor começar pelo Palácio da Pena – compre o bilhete para o primeiro horário e suba de táxi (se houver) ou com o primeiro ônibus “Circuito da Pena 434”. Geralmente, o primeiro horário sai da estação de trem às 08h50. Na sequência, vá a pé para o Castelo dos Mouros – a visita costuma ser mais rápida pois não há salas. No período da tarde, siga com o mesmo ônibus para o centro da vila para visitar a Quinta da Regaleira.

        Lembre sempre de verificar os horários de abertura e encerramento das atrações e leve um lanchinho e água, pois se caminha bastante nas atrações.

        Um grande abraço e boa viagem!

        • Rafael, a 1 visita e 9:30, (se nao me engano. estarei em Sintra dia 26/20), se nao tiver taxi, da tempo de chegar para a visita, considerando que vc falou que o onibus parte 8:50 e de onde o onibus chega ate entrada do palacio ainda tem um trajeto de subida consideravel?

    Deixe um comentário