Seu guia de viagem em Portugal | 14 anos no ar

    Do alto de suas muralhas é possível ter uma vista impressionante. É preciso bastante disposição para visitar o Castelo dos Mouros, em Sintra. Porém, com tantas inspirações históricas e naturais espalhada por lá, difícil é não encontrar energia!

    Castelo dos Mouros: como visitar esse monumento de Sintra

    O Castelo dos Mouros é um dos monumentos mais importantes e emblemáticos da Vila de Sintra.

    Além dele, há outras opções de belíssimos palácios para visitar. Veja aqui o nosso guia completo sobre o colorido Palácio da Pena e também dicas preciosas para visitar a vila de Sintra.

    Castelo dos Mouros, Sintra

    Vista para o Castelo dos Mouros a partir do Palácio da Pena

    Como chegar a Sintra e ao Castelo dos Mouros

    Uma escolha clássica no roteiro de quem viaja a Portugal pela primeira vez é incluir uma passada na vila de Sintra. E com razão. É, sem dúvidas, um dos locais mais bonitos do país.

    Sintra está localizada nos arredores de Lisboa e é um dos destinos que você pode fazer facilmente em bate-volta de transporte público, por exemplo.

    A viagem demora, em média, 45 minutos e é feita de trem a partir da estação do Rossio (com ligação ao metrô Restauradores) ou da estação Oriente.

    Ao desembarcar em Sintra, utilize o ônibus 434. Ele que sai da própria estação de trem e te leva até o Castelo dos Mouros. É com esse mesmo transporte que você também poderá conhecer o centro histórico, o Palácio Nacional e o Palácio da Pena.

    Desde de dezembro de 2019, não é mais permitida a circulação de veículos que não sejam autorizados pela Câmara Municipal de Sintra na Calçada da Pena. Isso significa que o viajante que segue de carro alugado terá que estacionar no centro da vila (há diversos estacionamentos municipais – veja aqui) e seguir de ônibus, transfer ou táxi até o Castelo dos Mouros e/ ou o Palácio da Pena.

    Entenda a diferença entre Castelo e Palácio em Portugal

    Essa é uma dúvida comum entre os viajantes que visitam Portugal. Há quem diga que ama conhecer castelos – quando, na verdade, o que realmente gosta são os palácios. Mas por que essa confusão acontece?

    Conversando com diversos amigos sobre isso, percebi que o nome dado a esses dois tipos de construção em outras línguas é que acaba por confundir as pessoas na hora da tradução.

    Os castelos em Portugal se referem a uma construção de defesa, fortificada, que até pode ter sido usada em algum momento como residência, mas que sua principal função foi a de proteção e vigia na Idade Média.

    Você logo vai perceber a diferença, pois todos eles ficam no alto, possuem muralhas e a visita não inclui salões fechados ou mobiliários, mas sim estruturas com torres e fosso, por exemplo.

    Veja aqui castelos de Portugal incríveis que você poderá visitar!

    Entrando no Castelo dos Mouros, em Sintra

    Para ter acesso ao Castelo dos Mouros, você poderá comprar antecipadamente o seu ingresso pela Internet ou então diretamente na bilheteria, no dia do passeio.

    Para chegar até muralhas do Castelo dos Mouros é preciso encarar uma longa caminhada entre espécies botânicas raras e pequenos animais. Então, dê preferência para fazer esse passeio com sapatos confortáveis.

    O acesso para as cinco torres, sinalizadas com bandeiras portuguesas, são feitas a partir de rampas e escadarias.

    A chamada Torre Real (a mais alta do terreno), por exemplo, pode ser descoberta após uma subida de 500 degraus!

    Vale buscar também pela Igreja de São Pedro e pela necrópole medieval escondidas nas curvas do Castelo dos Mouros.

    Para um passeio calmo e bem aproveitado, leve também um lanchinho e uma garrafa de água na mochila. Na entrada, há uma pequena lanchonete. Entretanto, esteja prevenido.

    Visitar o Castelo dos Mouros, em Sintra

    História do Castelo dos Mouros

    Pouco se sabe sobre a sua etapa inicial de construção. Os primeiros documentos apontam para a plena ocupação de muçulmanos no século X.

    Contrário do que muita gente pensa, não há indícios de uma grande batalha por lá. O que aconteceu, ao longo da história, foi o revezamento da ocupação entre muçulmanos e cristãos.

    Entretanto, quando o primeiro rei de Portugal, D. Afonso Henriques, conquista a cidade de Lisboa em 1147, o Castelo dos Mouros acaba por ser também entregue definitivamente dos mouros aos cristãos.

    Nesta época, o Castelo dos Mouros tinha como principal função servir para a vigilância de Lisboa e seus arredores.

    Com o avanço da reconquista do território português, o local perdeu importância estratégica e foi abandonado. As ruínas do tempo se intensificaram com o famoso terremoto de 1755.

    O Castelo dos Mouros, então, foi restaurado no século XIX por D. Fernando II de Portugal (o mesmo do Palácio da Pena e marido da rainha D. Maria II). Ele era um homem culto e inspirado pelo Romantismo. Construir em meio a natureza mais selvagem e sobre ruínas era um de seus gostos.

    Portanto, é desde essa fase que o Castelo dos Mouros se mantém como o que podemos ver hoje.

    Visitar o Castelo dos Mouros, em Sintra

    Serviço

    Castelo dos Mouros – Sintra
    Horário: funciona todos os dias, das 10h às 18h (26 outubro – 28 fevereiro) e das 09h30 às 20h (01 março – 25 outubro) – fecha dias 25 de dezembro e 1 de janeiro
    Preço: 12€ – Compre o ingresso antecipadamente pela Internet para entrar sem filas.

    Inspire-se com este roteiro em Sintra a pé

    Você sabia que o Cultuga tem um canal no YouTube? Por lá também deixamos Portugal mais perto de você!

    Assista a esta live que fizemos com um roteiro em Sintra delicioso e inteiramente a pé e que poderá complementar a sua visita ao Castelo dos Mouros:

    Sou jornalista especializada em cultura e tenho 41 anos. Lisboa é o meu lugar no mundo. Os meus pais são portugueses imigrados no Brasil. Depois de fazer o caminho inverso deles, me tornado também imigrante, assumi como missão do Cultuga diminuir a distância que separa o Brasil de Portugal.

    14 Comentários

    1. Oi Priscila! Gosto muitos do seu site. Tenho algumas dúvidas sobre esse passeio:
      1) É possível chegar de carro alugado do Palácio da Pena até o Castelo e ainda estacionar?
      2) Qto tempo leva aproximadamente para chegar do local onde possa estacionar até o Castelo?
      3) Qto tempo reservo pra visitar o Castelo?
      Obrigada desde já,
      Silvia

      • Olá, Silvia
        Tudo bem?
        Ficamos felizes que tenha gostado do Cultuga! :)

        A distância entre as bilheterias do Palácio e do Castelo é de menos de 1km (de carro ou andando). Os estacionamentos não ficam ao lado das entradas. Há placas indicando. Entretanto, são poucas vagas. Por isso, é melhor estacionar no Palácio da Pena e seguir a pé até o Castelo. Os jardins de ambas as atrações são bem grandes, então é melhor deixar, no mínimo, duas horas para cada lugar. ;)

        Um abraço e boa viagem!

    2. Oi pessoal, como vão?
      Quanto tempo vocês acreditam ser necessário para fazer o trajeto de visitação: Quinta da Regaleira, Palácio da Pena e Castelo dos Mouros? Duas horas em cada atração é suficiente?
      Obrigado.

      • Olá, Leo
        Tudo bem e você?

        Duas horas é um bom tempo para conhecer cada atração!???? Conte também com o tempo de acesso entre elas e na entrada, caso tenha fila.
        Um grande abraço e boa viagem!

    3. Luciana Gonçalves de Lima em

      Oi, iremos nos hospedar em Sintra no centro, para ir aos castelos mais próximos é melhor irmos de ônibus, ou é fácil encontrar uber?

      • Olá, Luciana
        Tudo bem?

        O acesso para a serra e no centro da vila de Sintra tem trânsito condicionado. Para chegar aos palácios e ao Castelo dos Mouros, por exemplo, é preciso usar transporte público – há ônibus que passam na estação de trem e no centro – ou táxi. Carros privados (excepto de guias turísticos) não podem subir até o Palácio da Pena, por exemplo. Também dá para subir a pé, mas a caminhada é um pouco longa.

        Um grande abraço e boa viagem!

    4. Ola, irei em outubro 1 só dia para Sintra, estarei hospedada no centro e pretendo visitar Palacio da Pena, Castelo dos Mouros e Quinta da Regaleira. Qual a melhor ordem durante o dia devido aos horários de abertura das atrações? Estaremos em 5 pessoas, melhor pegar onibus, taxi ou tuktuk? Sabe o preço do tuktuk e taxi? Do Palácio ao Castelo vai a pé? E para Quinta da Regaleira, melhor pegar transporte ou a pé?

      • Olá, Marina
        Tudo bem?

        A melhor ordem é Palácio da Pena (que o mais concorrido), Castelo dos Mouros (dá para ir a pé a partir do Palácio da Pena) e no período da tarde, após o almoço, a Quinta da Regaleira.
        No centro histórico tem alguns tuk-tuks, que cabem cinco pessoas, que podem levar vocês até o Palácio da Pena – os motoristas costumam ter preços fixos. Tem ônibus também, mas não compensa para cinco. Táxi tem um bom preço, mas dependendo do tamanho do carro não cabem todos. Para descer valem as mesmas dicas.
        Já a Quinta da Regaleira fica muito perto do centro histórico de Sintra. Então é fácil ir a pé. A última entrada é às 17h30.

        Um grande abraço e boa viagem!

        • Obrigada pela resposta. No Castelo dos Mouros , quando da saída após a visitação há taxis e tuk tuk para pegar? Qual melhor horário para compra de ingresso para Palacio da Pena, considerando distância e uma parte que tem que andar a pé após tuk tuk ou taxi ou onibus deixar lá?

          • De nada, Marina!
            Não há uma praça de táxis, porém, costuma ter táxis e tuk-tuks deixando clientes. Assim vocês podem pegar para descer. Outra alternativa é pegar o telefone de um taxista ou praça de táxis para ligar e pedir um. Não sei qual o valor da taxa. O hotel poderá indicar algum ou vocês podem perguntar em algum ponto.
            Há poucos dias, o acesso ao centro histórico passou a ser ainda mais condicionado do que já estava. Agora os tuk-tuks não podem mais entrar. Eles param perto do centro e na estação de trem – táxi pode.

            O Parque do Palácio abre às 09h e a primeira entrada na visita interna do palácio é às 09h30. Então vale a pena chegar às 09h. Meia hora é o tempo suficiente para caminhar até o palácio. Depois da visita interna, vocês podem passear pelo lindo parque e seguir para o Castelo dos Mouros. ????

            Um grande abraço!

    Deixe um comentário