Do alto de suas muralhas é possível ter uma vista impressionante. É preciso bastante disposição para visitar o Castelo dos Mouros, em Sintra. Porém, com tantas inspirações históricas e naturais espalhada por lá, difícil é não encontrar energia!
Castelo dos Mouros: como visitar esse monumento de Sintra
O Castelo dos Mouros é um dos monumentos mais importantes e emblemáticos da Vila de Sintra.
Além dele, há outras opções de belíssimos palácios para visitar. Veja aqui o nosso guia completo sobre o colorido Palácio da Pena e também um roteiro mais leve para fugir das filas em Sintra.
Vista para o Castelo dos Mouros a partir do Palácio da Pena
Como chegar a Sintra e ao Castelo dos Mouros
Uma escolha clássica no roteiro de quem viaja a Portugal pela primeira vez é incluir uma passada na vila de Sintra. E com razão. É, sem dúvidas, um dos locais mais bonitos do país.
Sintra está localizada nos arredores de Lisboa e é um dos destinos que você pode fazer facilmente em bate-volta de transporte público, por exemplo.
A viagem demora, em média, 45 minutos e é feita de trem a partir da estação do Rossio (com ligação ao metrô Restauradores) ou da estação Oriente.
Ao desembarcar em Sintra, utilize o ônibus 434. Ele que sai da própria estação de trem e te leva até o Castelo dos Mouros. É com esse mesmo transporte que você também poderá conhecer o centro histórico, o Palácio Nacional e o Palácio da Pena.
Desde o dia 9 de dezembro de 2019, não é mais permitida a circulação de veículos que não sejam autorizados pela Câmara Municipal de Sintra na Calçada da Pena. Isso significa que o viajante que segue de carro alugado terá que estacionar no centro da vila (há diversos estacionamentos municipais – veja aqui) e seguir de ônibus, transfer ou táxi até o Castelo dos Mouros e/ ou o Palácio da Pena.
Entenda a diferença entre Castelo e Palácio em Portugal
Essa é uma dúvida comum entre os viajantes que visitam Portugal. Há quem diga que ama conhecer castelos – quando, na verdade, o que realmente gosta são os palácios. Mas por que essa confusão acontece?
Conversando com diversos amigos sobre isso, percebi que o nome dado a esses dois tipos de construção em outras línguas é que acaba por confundir as pessoas na hora da tradução.
Os castelos em Portugal se referem a uma construção de defesa, fortificada, que até pode ter sido usada em algum momento como residência, mas que sua principal função foi a de proteção e vigia na Idade Média.
Você logo vai perceber a diferença, pois todos eles ficam no alto, possuem muralhas e a visita não inclui salões fechados ou mobiliários, mas sim estruturas com torres e fosso, por exemplo.
Veja aqui castelos de Portugal incríveis que você poderá visitar!
Entrando no Castelo dos Mouros, em Sintra
Para ter acesso ao Castelo dos Mouros, você poderá comprar antecipadamente o seu ingresso pela Internet ou então diretamente na bilheteria, no dia do passeio.
Para chegar até muralhas do Castelo dos Mouros é preciso encarar uma longa caminhada entre espécies botânicas raras e pequenos animais. Então, dê preferência para fazer esse passeio com sapatos confortáveis.
O acesso para as cinco torres, sinalizadas com bandeiras portuguesas, são feitas a partir de rampas e escadarias.
A chamada Torre Real (a mais alta do terreno), por exemplo, pode ser descoberta após uma subida de 500 degraus!
Vale buscar também pela Igreja de São Pedro e pela necrópole medieval escondidas nas curvas do Castelo dos Mouros.
Para um passeio calmo e bem aproveitado, leve também um lanchinho e uma garrafa de água na mochila. Na entrada, há uma pequena lanchonete. Entretanto, esteja prevenido.
História do Castelo dos Mouros
Pouco se sabe sobre a sua etapa inicial de construção. Os primeiros documentos apontam para a plena ocupação de muçulmanos no século X.
Contrário do que muita gente pensa, não há indícios de uma grande batalha por lá. O que aconteceu, ao longo da história, foi o revezamento da ocupação entre muçulmanos e cristãos.
Entretanto, quando o primeiro rei de Portugal, D. Afonso Henriques, conquista a cidade de Lisboa em 1147, o Castelo dos Mouros acaba por ser também entregue definitivamente dos mouros aos cristãos.
Nesta época, o Castelo dos Mouros tinha como principal função servir para a vigilância de Lisboa e seus arredores.
Com o avanço da reconquista do território português, o local perdeu importância estratégica e foi abandonado. As ruínas do tempo se intensificaram com o famoso terremoto de 1755.
O Castelo dos Mouros, então, foi restaurado no século XIX por D. Fernando II de Portugal (o mesmo do Palácio da Pena e marido da rainha D. Maria II). Ele era um homem culto e inspirado pelo Romantismo. Construir em meio a natureza mais selvagem e sobre ruínas era um de seus gostos.
Portanto, é desde essa fase que o Castelo dos Mouros se mantém como o que podemos ver hoje.
Serviço
Castelo dos Mouros – Sintra
Horário: funciona todos os dias, das 10h às 18h (26 outubro – 28 fevereiro) e das 09h30 às 20h (01 março – 25 outubro) – fecha dias 25 de dezembro e 1 de janeiro
Preço: variável de acordo com a época do ano. Compre o ingresso antecipadamente pela Internet para entrar sem filas.
Inspire-se com este roteiro em Sintra a pé
Você sabia que o Cultuga tem um canal no YouTube? Por lá também deixamos Portugal mais perto de você!
Assista a esta live que fizemos com um roteiro em Sintra delicioso e inteiramente a pé e que poderá complementar a sua visita ao Castelo dos Mouros:
Portugal mais perto de você
Conheça a equipe que trabalha conosco e as experiências que vamos proporcionar a você e sua família nesta viagem:
Passeios e Experiências em Portugal
Viaje com tranquilidade
Receba orçamentos das empresas mais conhecidas para serviços de turismo em Portugal com opção de cancelamento gratuito:
6 Comentários
Oi Priscila! Gosto muitos do seu site. Tenho algumas dúvidas sobre esse passeio:
1) É possível chegar de carro alugado do Palácio da Pena até o Castelo e ainda estacionar?
2) Qto tempo leva aproximadamente para chegar do local onde possa estacionar até o Castelo?
3) Qto tempo reservo pra visitar o Castelo?
Obrigada desde já,
Silvia
Olá, Silvia
Tudo bem?
Ficamos felizes que tenha gostado do Cultuga! :)
A distância entre as bilheterias do Palácio e do Castelo é de menos de 1km (de carro ou andando). Os estacionamentos não ficam ao lado das entradas. Há placas indicando. Entretanto, são poucas vagas. Por isso, é melhor estacionar no Palácio da Pena e seguir a pé até o Castelo. Os jardins de ambas as atrações são bem grandes, então é melhor deixar, no mínimo, duas horas para cada lugar. ;)
Um abraço e boa viagem!
Oi pessoal, como vão?
Quanto tempo vocês acreditam ser necessário para fazer o trajeto de visitação: Quinta da Regaleira, Palácio da Pena e Castelo dos Mouros? Duas horas em cada atração é suficiente?
Obrigado.
Olá, Leo
Tudo bem e você?
Duas horas é um bom tempo para conhecer cada atração!😊 Conte também com o tempo de acesso entre elas e na entrada, caso tenha fila.
Um grande abraço e boa viagem!
Oi, iremos nos hospedar em Sintra no centro, para ir aos castelos mais próximos é melhor irmos de ônibus, ou é fácil encontrar uber?
Olá, Luciana
Tudo bem?
O acesso para a serra e no centro da vila de Sintra tem trânsito condicionado. Para chegar aos palácios e ao Castelo dos Mouros, por exemplo, é preciso usar transporte público – há ônibus que passam na estação de trem e no centro – ou táxi. Carros privados (excepto de guias turísticos) não podem subir até o Palácio da Pena, por exemplo. Também dá para subir a pé, mas a caminhada é um pouco longa.
Um grande abraço e boa viagem!