Sintra é um dos destinos mais procurados pelos viajantes brasileiros em Portugal. Mas antes de você visitar essa vila encantadora pela primeira vez, tome nota dessas dicas de Sintra que vão te ajudar no planejamento.


Qual é a melhor época para visitar Sintra?

dicas sintra portugal
Sintra em janeiro, no inverno de Portugal

A vila de Sintra pode ser visitada o ano todo, independente da estação do ano. É uma área de serra de enorme beleza natural.

Portanto, a cada mudança de estação vemos a vegetação se transformar.

Evite apenas viajar para Sintra em dias chuvosos, pois a maior parte das atrações são a céu aberto.

Ah, e se você puder, escolha ir a Sintra de segunda a sexta-feira. Evite os finais de semana, pois é quando muitos portugueses também estão de folga e vão a Sintra passear.

LEIA TAMBÉM: roteiro para visitar Cascais em qualquer estação


Onde fica Sintra no mapa de Portugal?

Mapa Sintra Portugal

Olhando para o mapa de Portugal, encontramos Sintra muito perto de Lisboa – a capital do país.

Por isso, recomendo que você junte o seu roteiro de Lisboa com Sintra, que é a maneira mais fácil para se deslocar.

LEIA TAMBÉM: roteiro alternativo e gostoso para fazer em Sintra


Como ir para Sintra de Lisboa

dicas sintra portugal
Ir para Sintra de Lisboa usando o trem urbano é bem fácil
dicas sintra portugal
A Volta do Duche é a rua que você vai utilizar para seguir a pé da Estação de Sintra até o centro histórico da vila

Viajar para Sintra de Lisboa é muito fácil e bem perto.

Se você está de transporte público, recomendo o trem (chamado de “comboio” em Portugal), que é rápido e barato. A estação mais fácil para fazer esse percurso é a Estação do Rossio, no centro histórico de Lisboa.

Quem está hospedado no centro histórico chega até a Estação do Rossio facilmente a pé. Para quem está de metro, basta descer na estação de metro Restauradores, na Linha Azul.

Da Estação do Rossio até a Estação de Sintra são cerca de 40 minutos e os vagões não vão tão cheios de manhã, pois é contra fluxo. Depois, você poderá seguir a pé até o centro da vila de Sintra em um percurso super bonito e calmo.

Ah, e não deixe de olhar com calma os azulejos da entrada principal da Estação de Sintra. São bem bonitos!

dicas sintra portugal
A Estação de Sintra para quem chega de trem a partir de Lisboa
dicas sintra portugal
Os belos azulejos da estação de Sintra

Quem viaja de carro chega a Sintra de Lisboa em 30 minutos. Há estradas rápidas para Sintra.

No início da manhã costuma ter menor trânsito por essa viagem estar contra o fluxo (a maior parte das pessoas vem desses arredores de Sintra para trabalhar em Lisboa).

Tenha apenas atenção ao local de estacionamento. Hoje em dia, há diversas áreas de circulação proibida para carros não autorizados.

Aconselho que você pare o carro pertinho da Estação de Sintra e faça o restante a pé ou de táxi e ônibus (chamado de “autocarro” em Portugal) ou então nos bolsões de estacionamento mais distantes, que são gratuitos e oferecidos pela Câmara Municipal de Sintra.

dicas sintra portugal
Quem estaciona o carro no centro da vila precisa estar atendo ao pagamento no parquímetro e o tempo limite de estacionamento para não ser multado
dicas sintra portugal
Algumas das vagas de estacionamento que ficam atrás da estação de trem de Sintra

Quanto tempo ficar em Sintra?

dicas sintra portugal
Suite superior do Chalet Saudade, um lugar muito charmoso para ficar em Sintra

O mais comum é fazer Sintra em bate-volta de Lisboa. Portanto, visitar Sintra em 1 dia.

Eu e o Rafa vivemos em Portugal desde 2013 e já fomos inúmeras vezes a Sintra. E, por isso, vou deixar aqui uma dica pessoal: se você puder, fique uma noite em Sintra.

A vila é muito bonita, tem uma atmosfera deliciosa para as férias, de inspirar mesmo, sabe? Vale a pena abrir espaço no seu roteiro para ficar dois dias por lá e fazer tudo com calma.

LEIA TAMBÉM: Hotéis românticos para dias inesquecíveis em Portugal


Vá cedo para Sintra

Entre os meses de junho a setembro (principalmente), procure chegar antes da abertura da primeira atração que vai visitar. Isso já vai adiantar bastante o seu roteiro.

Nos meses de verão e aos finais de semana é difícil encontrar um local para estacionar para quem viaja de carro e, por vezes, há bastantes filas nas atrações.

Se você estiver programando visitar o Palácio da Pena – o cartão postal da vila – coloque-o como primeira atração do dia. Em dias de muito movimento as filas para visitar a área interna do Palácio da Pena são quilométricas.

Por isso, acorde cedo e aproveite os passeios com alguma tranquilidade.


Leve um lanche, frutas e água
para passar o dia em Sintra

dicas sintra portugal
Para chegar ao Castelo dos Mouros é preciso fazer um percurso a pé dentro de um parque
dicas sintra portugal
O mapa do famoso Palácio da Pena também mostra o tamanho do parque em que ele está inserido

A maioria dos palácios de Sintra e o Castelo dos Mouros estão inseridos em parques e jardins muito grandes. Por isso, a visita pode ser tornar longa e, por vezes, cansativa.

Também não há muitas opções de cafés e lanchonetes dentro das atrações. Assim, vá preparado tendo na mochila água, frutas, barras de cereal ou bolachas.

Assim, o seu passeio também ficará muito mais agradável.

LEIA TAMBÉM: Está sentindo o aroma? Aqui estão os melhores cafés de Lisboa!


Calçados confortáveis e seguros em Portugal, sempre!

dicas sintra portugal
Sintra é uma vila de Portugal que fica em uma área de montanhas. Você vai encontrar escadarias, ladeias e piso irregular nas ruas e nos parques

Para visitar Sintra, use calçados bem confortáveis.

Como indiquei por aqui, os palácios e o Castelo dos Mouros ficam dentro de jardins e parques enormes, todos abraçados por uma serra incrível.

Para passear por aqui com tranquilidade é ideal usar um calçado que te ofereça segurança nas caminhadas e, o mais importante, cuide dos seus pés para não perder um dia de viagem com bolhas.

Sabe aquele tênis super confortável que você tem no armário? É este que precisa viajar com você para Portugal! :)

LEIA TAMBÉM: o que levar na mala para Portugal?


O que visitar em Sintra – Portugal?

dicas sintra portugal
A Quinta da Regaleira é uma das minhas atrações de Sintra favoritas
dicas sintra portugal
Em época de baixa temporada vale a pena visitar a área de dentro do famoso Palácio da Pena, quando é bem mais calmo
dicas sintra portugal
O Palácio Nacional de Sintra fica no centro da vila e é o mais fácil para chegar a pé
dicas sintra portugal
Provar os travesseiros de Sintra da Casa Piriquita não pode faltar

Sintra é uma vila romântica super bonita, repleta de palácios e parques incríveis, um castelo e diversas lojinhas e lugares para comer doces típicos bem gostosos.

Há muito para visitar por aqui. O que aconselho sempre é escolher dois monumentos – um para o período da manhã e outro para o período da tarde, além de bater perna no centro histórico da vila e fazer algumas pausas para os doces típicos.

Assim, você terá uma boa ideia de como são os palácios ou o castelo, além de absorver a atmosfera desse lugar tão gostoso!

Claro, com mais tempo dá para ampliar o roteiro e visitar mais locais. Há quem faça dois monumentos no período da manhã e um terceiro ou quarto a tarde. Mas eu, pessoalmente, não aconselho tanta correria.

Acho que dois monumentos bem aproveitados valem muito mais para a memória afetiva dessa viagem do que quatro em que você já não lembra mais nem onde viu, nem o que viu ao fim do dia.

Entre as atrações mais famosas para você escolher estão:

Há ainda um elétrico (como são chamados os “bondinhos” em Portugal) que leva os viajantes da vila de Sintra até uma praia próxima e pode ser uma atração curiosa para quem está fazendo uma viagem com mais tempo, bem como algumas outras atrações, com museus, fontes, jardins, chalés e palacetes ideais para quem está de visita na vila pela segunda ou terceira vez. :)


Visitar Sintra a pé

Quer ter uma ideia de como é andar a pé em Sintra? Assista a essa deliciosa live que fizemos por lá com um roteiro em Sintra bem gostoso!

Viaje a Portugal com tudo organizado

Sou jornalista especializada em cultura e tenho 42 anos. Lisboa é o meu lugar no mundo. Os meus pais são portugueses imigrados no Brasil. Depois de fazer o caminho inverso deles, me tornado também imigrante, assumi como missão do Cultuga diminuir a distância que separa o Brasil de Portugal.

10 Comentários

  1. Olá, estarei em Lisboa em abril/23 e gostaria de saber se o Lisbon Card é aceito nas atrações (Quinta da Regaleira) e também se vale a pena adquirir o cartão?

    • Olá, Sheila

      O Lisboa Card, neste momento, oferece 20% de desconto para o ingresso da Quinta da Regaleira.

      Na minha opinião, o Lisboa Card vale mais a pena para estrangeiros que não falam português, pois facilita principalmente no uso dos transportes. Mas, pelos descontos das atrações em si, é preciso colocar o que deseja conhecer na ponta do lápis e verificar se o custo compensa. Normalmente só vale a pena se você fizer muitas atrações pagas por dia.

      Um grande abraço e uma excelente viagem!

  2. Roseli Maria Z. Ayres em

    Quero parabenizá-los pelas dicas incríveis de vcs. Aquele passeio com inicio no Mercado da Ribeira ,passando pelo Miradouro São Pedro de Alcantara e terminando na praça do comércio , o farei na íntegra .Inclusive tomando a Ginja (com gosto de biotônico Foutoura kkk) e comendo o paltelzinho de Belém na rua Augusta . O que me trás aqui é pra saber se vcs tem quem faça um tour a Cascais e Sintra num único dia (bate e volta) , nos levando aos pontos turísticos mais interessantes . Somos um casal da terceira idade e um filho de 34 anos. Esse passeio marcaríamos para o dia 7/3/23 . Aguardo resposta. Sucesso pra vcs e um 2023 de mta saúde e felicidades. abço .Roseli.

    • Olá, Roseli
      Agradecemos tamanho carinho na sua mensagem! Ficamos felizes em saber que o percurso da live inspirou a viagem e vocês! :)

      Enviamos uma mensagem ao seu e-mail sobre o trabalho do nosso guia parceiro, que terá enorme carinho em receber vocês. Ele vai contactá-la diretamente por e-mail.

      Veja se recebeu as nossas mensagens. Caso não tenha recebido, por favor, preencha o formulário dessa página com os seus dados de contato: https://www.cultuga.com.br/city-tour-portugal-guia-brasileiro/

      Um grande abraço e uma linda viagem!

  3. Marcela Martins em

    Boa tarde,
    Só temos 4 dias em Lisboa e não sei o que priorizar, já que tem tantas coisas lindas e interessantes. Está bem difícil fazer um roteiro. Pensei em deixar dois dias para Sintra, gostaria de visitar o castelo da pena e dos mouros e tmb conhecer a quinta da regalia. Será que dá pra fazer o castelo da pena e dos mouros em uma manhã? Poderia de dar umas dica de roteiro por favor.
    Grata

    • Olá, Marcela
      Tudo bem?

      Realmente, com tantos lugares lindos e interessantes em Lisboa e arredores, fica difícil escolher. Para Sintra, dois dias é o ideal para passear e visitar a vila e os principais palácios com calma. O jardim do Palácio da Pena abre às 09h, então não daria tempo de visitar a área exterior e interior e ainda o Castelo dos Mouros até 12h, por exemplo. Até 13h seria possível, mas ide uma forma mais rápida e sem fila. Já no período da tarde, vocês poderiam passear no centro da vila, comer o travesseiro da Piriquita e as queijadas da Sapa, e ainda visitar a Quinta da Regaleira.

      Fizemos uma Live passando pelas principais ruas do centro histórico da vila e dando dicas: https://youtube.com/live/9pLiiC_XBH4

      Temos uma série de Lives no YouTube em bairros de Lisboa que vocês vão gostar de conhecer. Além das rotas, também dividimos dicas e sugestões: https://youtube.com/playlist?list=PLvv-nZtT3-vC1H8oANg_qeyGkuubBtCpu Todas estão divididas em capítulos.
      Para poucos dias na cidade, destaco as Lives da Baixa, Castelo e arredores, Alfama, Chiado e Belém. ????

      Aqui neste post tem um roteiro de ônibus em Lisboa que muita coisa é adaptável para a pé e transporte público: https://www.cultuga.com.br/onibus-turistico-lisboa-tour/

      Um grande abraço e boa viagem!

  4. Olá Priscilla.
    Gostaria de saber quais são os tipos de tickets/passagens disponíveis para compra nos ônibus de Sintra que levam as atrações turísticas. Há apenas o hop on/hop off? Ou há algum com preço diferente apenas para ir ou voltar do Palácio da Pena?

Deixe um comentário