Seu guia de viagem em Portugal | 14 anos no ar

    Há muito para fazer em Óbidos, Portugal, sabia? Visitar essa vila medieval, na minha opinião, é uma experiência que todo o viajante que faz um roteiro por Portugal deveria ter. Neste artigo, vou te contar o porquê e dar dicas de como você aproveitar melhor esse passeio em Óbidos!

    Essa é uma verdadeira vila medieval que parece ter saído dos contos de fadas. É pequenina, conservada e com um acesso super fácil em um bate-volta a partir de Lisboa (são menos de 90km de distância) ou para quem viaja de Lisboa ao Porto usando um carro alugado.

    Quanto tempo ficar em Óbidos?

    Para aproveitar a vila medieval, meio período é o mínimo suficiente para sentir um pouco dessa magia.

    Mas se você quer mergulhar um pouco mais nesse universo medieval, aconselho também passar uma noite em Óbidos. Você não vai se arrepender!

    VEJA TAMBÉM: Castelos de Portugal incríveis

    Óbidos Portugal

    O que fazer em Óbidos Portugal
    Vista a partir das muralhas de Óbidos

    O que fazer em Óbidos: principais atrações

    O encanto começa logo na chegada.

    Do Castelo sai uma muralha com 1,5 km que abraça pequenas ruazinhas e forma a vila medieval.

    Porta da Vila e Muralhas

    o que fazer em Óbidos
    Azulejos na Porta da Vila dão as boas-vindas!

    Ao passar pela Porta da Vila – que tem uma capela-oratório dedicada a Nossa Senhora da Piedade, Padroeira de Óbidos, e uma coleção muito bonita de azulejos do século XVIII que retratam a Paixão de Cristo – suba logo as escadas que estarão do seu lado esquerdo e percorra a muralha para ter uma visão de cima da vila, além da bonita paisagem natural e da agricultura que envolvem a região.

    o que fazer em Óbidos

    O que fazer em Óbidos Portugal

    Não há proteção na muralha. Portanto, esteja atento ao caminho e seja cuidadoso. Assim, lembre-se de visitar Óbidos com sapatos confortáveis e que te ofereçam segurança.

    Óbidos com crianças

    Para quem viaja com crianças, incluir Óbidos no roteiro é uma excelente escolha – veja mais dicas do que fazer em Portugal com crianças.

    Entretanto, não leve crianças muito pequenas para o topo das muralhas.

    Prefira percorrer a vila por entre suas ruas – que já vai fazer grande sucesso com os pequenos, pois parece até cenográfica de tão colorida e graciosa, como se tivesse saído das páginas de um livro.

    LEIA TAMBÉM: Doces portugueses que você PRECISA experimentar →

    Rua Direita, becos floridos e artesanato

    Depois de percorrer as muralhas, desça e passeie por dentro da vila para ver os becos floridos, as pequenas casas pintadas com faixas azuis e amarelas e o artesanato.

    A Rua Direita é o caminho principal de Óbidos, mas perder-se pelas estreitas e charmosas travessas também vão te proporcionar bonitas surpresas.

    O que fazer em Óbidos Portugal
    Os detalhes e o charme da vila de Óbidos

    Igrejas de Óbidos

    Entre as atrações de Óbidos que não podem faltar no seu roteiro estão as igrejas e capelas. Em uma vila tão pequena há um número grande de templos religiosos.

    Recomendo que você comece a sua visita pela principal delas: a Igreja Matriz de Santa Maria, uma construção original do século XVI e que, claro, com o passar do tempo foi alvo de diversas remodelações.

    Igreja de Santa Maria
    Dentro da Igreja Matriz de Santa Maria
    Igreja de Santa Maria Óbidos
    Praça de Santa Maria

    Ela é toda azulejada por dentro. Prepare-se para babar na arquitetura e na decoração interiores.

    Um outro local bastante interessante é a Capela de São Martinho. Esse é um espaço dedicado também a atrações culturais de Óbidos. Durante a época da Vila Natal, já vimos aqui a exposição de presépios, por exemplo.

    O que fazer em Óbidos Portugal
    A Capela de São Martinho fica em uma travessa da Rua Direita. Nela, vimos uma bonita exposição de presépios no Natal

    Em frente a capela de São Martinho está a Igreja de São Pedro que também vale a visita.

    Aliás, pelo seu caminho, você encontrará outras igrejas e capelas para visitar, caso estejam abertas no dia da sua viagem. Essa também é uma forma de entender o patrimônio e a rotina deste lugar.

    Aqueduto e o Chafariz

    O principal chafariz de Óbidos fica na Praça da Igreja de Santa Maria, junto a Rua Direita. Essa era uma área de convívio da população e também dos mercados de rua.

    O chafariz fazia o abastecimento de água dos antigos habitantes da vila – água esta que era transportada pelo aqueduto até aqui (o aqueduto você poderá ver do lado de fora das muralhas, junto ao estacionamento da Porta da Vila).

    Aqueduto de Óbidos
    Aqueduto do lado de fora da vila

    Essa foi uma obra da rainha Dona Catarina de Áustria, esposa do rei D. João III. Ela tinha uma visão bastante moderna para a época e essa obra pública foi uma das primeiras nesse formato em Portugal.

    Livraria de Santiago e Livraria do Mercado Biológico

    Além das igrejas e capelinhas que comentei anteriomente, há mais uma muito interessante, na minha opinião, que é a Igreja de São Tiago.

    Ela já teve seus grandes momentos durante a monarquia portuguesa. Entretanto, após o terremoto de 1755 (que não abalou somente Lisboa), mesmo com sua reconstrução, acabou por ser largada ao abandono.

    O que fazer em Óbidos: livraria santiago
    Livraria Santiago: uma antiga igreja, logo ao lado do Castelo de Óbidos

    Em 2013, o dono da livraria lisboeta Ler Devagar decidiu transformá-la em um espaço voltado à literatura e, assim, dar início a um novo projeto em Óbidos com o objetivo de torná-la uma “Vila Literária”.

    Nasceu, assim, a curiosa Livraria Santiago, a primeira dos 11 espaços recuperados.

    Não deixe de visitar também a livraria do Mercado Biológico, que mistura livros a frutas, verduras e legumes de produção orgânica. Fica na própria Rua Direita.

    Livraria do Mercado Biológico
    No Mercado Biológico os livros dividem espaço com produtos orgânicos

    História de Óbidos: a vila das rainhas

    A história de Óbidos começa lá atrás, em 308 a.C, quando foi fundada pelos celtas. Por aqui, já passaram diversos povos da Idade Antiga e Idade Média, entre romanos, visigodos e mouros. Mas o que vemos hoje tem relação direta com a história da formação de Portugal.

    Óbidos foi tomada dos mouros em 11 de janeiro de 1148 pelo primeiro rei de Portugal, D. Afonso Henriques.

    Depois, já no século XIII, D. Dinis ofereceu Óbidos para a rainha Santa Isabel durante as núpcias. Na época, era comum que o rei oferecesse como dote um grupo de vilas para a mulher que se casasse.

    Essa era uma forma das rainhas manterem o seu sustento – por meio da coleta de impostos, por exemplo – caso ficasse viúva.

    Até 1834, praticamente todas as rainhas de Portugal passaram a ter a Óbidos como parte de seu dote.

    Por isso, Óbidos também é conhecida como a vila das rainhas. Foram elas que fizeram diversas campanhas de remodelação e modernização ao longo da história.

    O aspecto cenográfico que vemos atualmente em Óbidos se deve as sucessivas obras de restauração, principalmente já no século XX, que resgataram seu desenho medieval.

    LEIA TAMBÉM: Roteiro para aproveitar Aveiro ao máximo →

    Ginjinha de Óbidos no copo de chocolate: imperdível!

    O que fazer em Óbidos: ginjinha
    A nossa ginjinha no copo de chocolate, como não poderia faltar

    Nas ruas de Óbidos, principalmente ao longo de toda a Rua Direita, você encontra muitos locais que vendem sua famosa ginjinha.

    O que é ginja?

    A ginja é um fruto da mesma família das cerejas. É uma espécie de cereja selvagem. Desse fruto se produz um licor famoso em Portugal chamado de ginjinha.

    Depois que a ginja é colhida (em árvores parecidas com a cerejeira, inclusive), ela é curtida em aguardente com açúcar (por vezes também com canela) durante alguns meses.

    Deste preparo é que sai a ginjinha, esse licor digestivo tipicamente português preparado e consumido em diversas partes do país.

    Aqui em Óbidos, a ginjinha é servida em um copinho de chocolate. E, claro, que você pode comer no final nham.

    Como sugestão, deixo a indicação do Bar Ibn Errik Rex, na Rua Direita, que eu e o Rafa já fomos algumas vezes. Além da bebida, eles também servem bons petiscos.

    A ginjinha de Óbidos tem um sabor forte, bem docinha, e um aroma apurado.

    Acredita-se que sua origem seja do século XVII, feito a partir de receita conventual, da qual um frade tirou partido das grandes quantidades do fruto existentes na região, executando o refinamento dessa bebida.

    Onde dormir em Óbidos?

    onde dormir em óbidos: castelo de óbidos
    Hospede-se no histórico e imponente Castelo de Óbidos

    Para quem deseja ter uma experiência diferente durante um roteiro de viagem em Portugal, dormir em Óbidos pode ser bem interessante.

    Apesar da vila ser pequena e não ter muita coisa para fazer em Óbidos a noite, a graça de dormir em uma vila medieval é justamente sua calmaria e a beleza da iluminação.

    São vários os hotéis e as pequenas hospedagens dentro e fora das muralhas de Óbidos.

    Lembre-se apenas que, ao escolher um hotel dentro das muralhas de Óbidos, você não conseguirá chegar até ele com o carro para descarregar as malas, pois a circulação de carros não autorizados é proibida. Portanto, será necessário levá-las até a hospedagem a pé .

    São duas as sugestões que tenho para quem deseja dormir em Óbidos.

    Castelo de Óbidos

    castelos-de-portugal-castelo-de-obidos-cultuga
    Castelo de Óbidos durante o Festival de Chocolate

    A primeira é para quem procura por uma hospedagem medieval.

    No próprio Castelo de Óbidos funciona hoje um hotel que faz parte do conceituado grupo Pestana, dentro das chamadas “Pousadas de Portugal” (as “pousadas”, em Portugal, não se referem a hotéis familiares e mais simples, como no Brasil. São, na verdade, hotéis feitos a partir de edifícios históricos, como castelos, conventos, palácios, etc.).

    Esse é um hotel histórico – classificado, inclusive, como Monumento Nacional.

    Ele tem pequenas limitações por manter partes originais das diversas fases do Castelo, mas isso também é o seu charme – visto que oferece conforto e a oportunidade de passar uma noite bem diferente.

    Em 2007, esse castelo foi eleito uma das 7 Maravilhas de Portugal.

    Casa do Relógio

    onde dormir em Óbidos

    A Casa do Relógio é bastante acolhedora

    Já fora das muralhas está a Casa do Relógio. Este é um cantinho acolhedor, familiar, simples e muito bem cuidado pelos proprietários.

    Ideal para quem quer fazer desta noite em Óbidos uma experiência genuína.

    O edifício onde se encontra a casa é do Séc. XVIII. Há quartos para duas e três pessoas. Não tem elevador.

    O que fazer em Óbidos Portugal

    LEIA TAMBÉM: Veja aqui mais sugestões de onde dormir em Óbidos →

    Onde comer em Óbidos?

    Há diversos restaurantes dentro e fora das muralhas.

    Eu e o Rafa costumamos ir ao restaurante Tasca Torta, que é pequeno, mas bastante acolhedor, com bom custo/ benefício e fica na rua principal da Vila de Óbidos (Rua Direita, 81). Os pratos de carne e de peixe são muito bons.

    Se você puder reservar antes de ir, melhor. Assim, não corre o risco de ficar esperando muito (tel: +351 262 958 000 – almoço, das 12h30 às 14h30. Jantar, das 19h30 às 22h. Fecha terça-feira).

    Onde comer em Óbidos: capinha d'Óbidos
    Especialidades da época de Natal na Capinha d’Óbidos

    Para tomar um café, recomendamos a Capinha d’Óbidos: a começar pelo aroma de pães e doces que saem do forno a lenha, preparados ali mesmo, a frente dos clientes.

    Ela também fica na rua Direita, em frente a Praça de Santa Maria.

    LEIA TAMBÉM: 7 aldeias lindíssimas perto da Serra da Estrela →

    Como chegar a Óbidos?

    Óbidos fica localizado na região centro de Portugal, no distrito de Leiria. Para chegar à vila, você poderá ir de carro ou ônibus.

    Mapa de Lisboa a Óbidos
    De Lisboa a Óbidos são 85km de distância, percorridos em pouco mais de 1 hora

    Óbidos de carro

    A partir de Lisboa, pegue a auto-estrada A8 sentido Leiria. Óbidos fica antes, na saída 15, distante pouco menos de 90km da capital.

    Da própria estrada já dá para ver a vila. Há também um amplo estacionamento, bem fácil para parar e fazer a visita.

    Para quem quer aproveitar para conjugar o passeio com outros lugares da região, pode ir ao Mosteiro da Batalha, Caldas da Rainha e/ ou a Fátima, por exemplo.

    Caso você não dirija, poderá também fazer em excursão ou tour privativo envolvendo cidades próximas.

    Estacionamento de Óbidos
    Essas são as principais opções de estacionamento em Óbidos: junto ao aqueduto e ao lado do Posto de Turismo, perto da entrada principal da vila

    Óbidos de ônibus

    O serviço que faz a ligação de Lisboa a Óbidos se chama “Rápida Verde” e o bilhete custa cerca de 9€ (você compra com o próprio motorista).

    Há saídas entre 30 minutos e 1 hora da rodoviária, que fica junto a estação de metrô Campo Grande (na Rua Actor António Silva). Veja os horários de partida e retorno.

    O ônibus te deixa em frente a Porta da Vila.

    O que fazer em Óbidos

    Óbidos de trem? Não faça isso!

    Há um trem da CP que te leva de Lisboa a Óbidos.

    Entretanto, a estação não fica próxima da Vila e é preciso fazer uma boa caminhada até lá.

    Não aconselho esse trajeto!

    Óbidos em vídeo: como ir e onde estacionar

    Qual é a melhor época para visitar Óbidos?

    Óbidos é uma vila que vale a pena visitar o ano todo. Apesar de grande parte das atrações estarem a céu aberto, há eventos e feiras especiais o ano todo que fazem de Óbidos um lugar animado e interessante em qualquer estação.

    Somente tenha atenção a essa dica: evite visitar Óbidos em uma terça-feira. Esse é o dia escolhido por muitos comerciantes para o descanso da equipe. Portanto, você vai encontrar diversos locais fechados.

    Festas e eventos em Óbidos

    Festival do Chocolate de Óbidos
    Óbidos durante o Festival de Chocolate
    Vila Natal de Óbidos
    Óbidos a noite, durante a Vila Natal
    Mercado Medieval de Óbidos
    Mercado Medieval de Óbidos

    A vila tem uma agenda de eventos bem interessante ao longo de todo o ano. Conheça as principais festas e veja se as datas batem com o dia da sua viagem:

    Posto de turismo

    Se você precisar de mapa ou qualquer tipo de assessoria relacionada ao seu roteiro em Óbidos, pode procurar o posto oficial de turismo da cidade que fica do lado de fora da Vila.

    Endereço: Rua da Porta da Vila s/n
    Contato: (+351) 262 959 231
    E-mail: posto.turismo@cm-obidos.pt
    Horário: segunda a sexta, das 9h30 às 18h / Sábado, domingo e feriado, das 9h30 às 12h30 e das 13h30 às 17h30

    Vídeo de Óbidos

    Você sabia que o Cultuga tem um canal no YouTube? Por lá, também mostramos muito de Portugal!

    Neste vídeo especial, conversamos com obidenses que nos contaram curiosidades preciosas e encontramos lugares muito bons para provar e comprar a Ginjinha de Óbidos:

    Sou jornalista especializada em cultura e tenho 41 anos. Lisboa é o meu lugar no mundo. Os meus pais são portugueses imigrados no Brasil. Depois de fazer o caminho inverso deles, me tornado também imigrante, assumi como missão do Cultuga diminuir a distância que separa o Brasil de Portugal.

    61 Comentários

    1. Olá Camila,

      Muito legal suas dicas para Óbidos, e devo dizer que sou fã do Cultuga. Gostaria de saber como faço para chegar à Óbidos, partindo de Coimbra. Muito obrigada!

      • Olá, Mariana
        Como vai? Aqui está tudo certo!
        Tenho quase certeza de que não há um ônibus que ligue as duas cidades, pois Óbidos é uma vila bem pequena e com uma ligação turística de transportes públicos bastante restrita. Aconselharia você ir de Óbidos para Caldas da Rainha (http://www.rodotejo.pt/media/rapidas/horario_verde.pdf) e, de lá, então, seguir para Fátima (http://www.rede-expressos.pt). Tenha somente atenção aos horários das linhas e, se possível, faça essa viagem durante a semana – que é quando há mais opções.
        Boa viagem!

    2. Olá. Sou brasileiro e vivo em Lisboa há um ano e ainda não havia vindo a Óbidos, onde estou nesse exato momento. Descobri seu site ao telemovel, procurando sobre o que ver nessa formosa vila. :) Curiosamente também sou fotografo! Parabéns pelo seu site!

    3. Olá Priscila, como você sou brasileiro com pais portugueses que vieram para o Brasil. Sou apaixonado por Portugal e não me canso de visita-lo quando possível. Vou para lá no meio do ano junto com minha família e estou pegando umas dicas no seu site. Parabéns pelo trabalho e obrigado pela ajuda.

        • Vou a Portugal agora em fevereiro/2018, da para conhecer Obidos, Batalha e Alcobaça e Fatima no mesmo dia, e aonde vc acha melhor eu pernoitar para no dia seguinte seguir viagem ate o Porto

          • Olá, Liane
            Como vai?

            Nessa época do ano os dias são mais curtos (escurece por volta das 18h), por conta disso, você não terá tempo suficiente de visitar os quatro lugares com calma e entrando nos Mosteiros da Batalha e Alcobaça. Tente sair cedo e seguir para Óbidos, Alcobaça, Batalha e, por último, Fátima.
            Fátima e a Batalha ficam mais acima no mapa e bem próximas, facilitando o acesso ao Porto. Há bons hotéis nos dois lugares. ;)
            Um abraço e boa viagem!

    4. Ola Priscila!
      Resolvemosi eu e uma amiga, conhecer Portugal, em abril ou maio 2017, para isso comecei a pesquisar e parei no seu site.
      Somos jovens senhoras, com bom astral e boa condiçao fisica,kkkk quase mochileiras!
      Monte um roteiro legal e barato pra gente ,alem de Porto,Lisboa gostaria de outras cidades ate Algarve que tal? Temos 20 dias disponíveis.
      Somos do Rio de Janeiro e as passagens serao compradas logo,pois em promoçao para Sevilha, de la partimos p Portugal.

    5. Olá Priscila adorei suas dicas .Nossa viagem está marcada para Novembro. Estamos em 2 casais. Em nosso roteiro já incluimos noites em Lisboa, Porto , Guimarães , Temos ainda duas noites e a dúvida entre tres cidades: Obidos, Aveiro e Coimbra. Vc pode nos dar uma sugestão de duas delas para pernoite? Obrigada e um grande abraço. Edna Mendonça . São Paulo.

      • Olá, Edna
        Como vai?
        Agradeço o seu carinho :)
        Óbidos é interessante para a pernoite pela experiência, que é uma gracinha. Agora, para a outra noite, gosto muito de ambas e depende do perfil de viagem que estão fazendo. Eu, particularmente, gosto mais de Aveiro. Há algumas opções de hospedagem no centro e a cidade é lindíssima (além de ter ali as minhas origens). Coimbra tem um valor mais histórico e valeria a pernoite somente para otimizar o tempo de visitas, não pela experiência.
        Um forte abraço e uma excelente viagem!

    6. Olá Priscila, bom dia.
      Gostaria de saber se o estacionamento da entrada de Obidos é um estabelecimento ou é aqueles que ficam na rua que se paga por isso?
      pois ficarei apenas um período em Obidos e estou preocupada com as bagagens que ficarão no carro.
      Obrigada pelas dicas!

      beijos

      • Olá, Andreia
        Tudo bem? Agradeço o seu carinho!
        O estacionamento da entrada de Óbidos é aberto, tipo um bolsão, sabe? Não sei te dizer se há algum privado por lá, que seja fechado. Mas deixe a bagagem sempre no porta malas e leve com você aquilo que é de maior valor.
        Um grande abraço e uma excelente viagem. Um bom ano!

    7. Olá, Priscila, muito boas as tuas dicas. Pretendo ficar um tempo em Portugal e gostaria de saber se na Livraria Santiago, em Óbidos, eles oferecem Oficinas Literárias.
      Obrigada
      Um abraço

    8. Olá, Priscila.
      Muito grato pelas dicas, ajudam muito.
      Eu e minha esposa estaremos em Portugal em abril e incluímos Óbidos em nosso roteiro.
      Como a cidade é pequena e pode ser vista em poucas horas (“meio período”), pergunto que outra cidade poderíamos conhecer em um bate-volta de Lisboa e por transporte público, a ideia é ir de ônibus!
      Pensei em Nazaré, mas não sei como seria o deslocamento de Óbidos até lá. Aceitamos qualquer sugestão.
      Desde já muito obrigado!
      João&Clarice.

      • Olá, João e Clarice
        tudo bem?
        Óbidos é uma vila muito pequena, por isso, também não há muitas opções de transporte. O percurso mais fácil é até Caldas da Rainha. Se quiserem, poderão dar uma volta por lá. Não é uma cidade turística, mas fica a 15 – 20 minutos de Óbidos, é super fácil de chegar. Entretanto, a partir de Caldas da Rainha há muitos ônibus para diversas outras partes do país. Não é muito prático – até porque vocês vão ter que fazer tudo em função dos horários dos ônibus. Entretanto, se quiserem ir a uma cidade de praia por perto, por exemplo, optem por São Martinho do Porto – bem perto das Caldas (veja aqui: http://www.rodotejo.pt/). Depois, de São Martinho do Porto, vocês poderão pegar um ônibus direto para Lisboa (http://www.rede-expressos.pt/).
        Programem-se com antecedência, confirmem sempre os horários antes da viagem e, se possível, escolham viajar durante a semana – quando o fluxo de ônibus costuma ser maior.
        De qualquer forma, reforço: aproveitem Óbidos sem pressa. Se gostam de caminhadas, ainda poderão aproveitar a natureza e os arredores da vila :D
        Um grande abraço e uma excelente viagem!

    9. Margarete Marandini em

      Olá Priscila, estamos organizando férias em portugal para o mes de Janeiro, é muito frio neste período? estamos em 3 pessoas,confesso que no começo fiquei apreensiva pois, não viajei tão longe, mas lendo comentarios sinto confiaça, só falta fazer o roteiro. O que poderias nos sugerir, entre lazer, cultura e arte. Ok! Até janeiro.

      • Olá, Margarete
        Tudo bom?
        Janeiro, geralmente, é o mês mais frio e chuvoso. Porém, nem sempre é assim. O inverno desse ano foi mais seco e com poucos dias de muito frio. As temperaturas são bem diferentes entre regiões. Norte e Centro (as cidades mais altas) são as mais geladas. Muitos brasileiros viajam para Portugal nessa época porque é mais barato e coincide com as férias escolares.
        Aconselho que leia o nosso artigo especial sobre o mês de janeiro com várias dicas, inclusive de cultura e arte. ;)
        Um abraço e até janeiro!

    10. Oi, Priscila. Parabéns pelo cultuga. Aproveitei bastante as dicas. Aproveitando o nsejo, vc teria indicação de empresa de tursimo que faça o passeio até Obidos e Fátima. Pretendo passar um dia e retornar para lisboa. Obrigado

      • Priscila Roque em

        Olá, Filipe
        Tudo bem?
        Agradeço o seu carinho :)
        Tenho, sim! Trabalhamos em parceria com uma excelente empresa portuguesa que faz esse percurso. Vou enviar um e-mail a eles com cópia para você. Assim, ficam em contato e você pode solicitar o que precisa, bem como um orçamento sem compromisso.
        Um grande abraço e uma excelente viagem

    11. Tânia Maria Granzotto em

      Olá Priscila, vou para Portugal com meu esposo de 01 a 22 de outubro, inclusive o Algarve (04 dias). Será que nessa época já estará frio? Estou em dúvida se levo roupa de banho, o que você acha? Em Óbidos ficaremos na hotel Josefa de Óbidos, é perto da vila? Obrigada e parabéns pelo blog

      • Olá, Tânia
        Tudo bem?
        Agradecemos o carinho com o Cultuga! :)
        Outubro é um mês com temperaturas mais amenas. Já não é a época balnear (acaba dia 15 de setembro) e algumas praias podem estar sem alguns serviços. Porém, se os dias estiverem limpos, a paisagem é linda. A água em Portugal é mais fria do que no Brasil, mas vale a pena trazer roupa de banho, até porque não pesa na mala. ;)
        O Hotel Josefa foi uma boa escolha. Ele fica bem perto da porta central da vila.
        Caso ainda não tenha visto, indico a leitura do post Como é Portugal em outubro? https://www.cultuga.com.br/2016/09/portugal-em-outubro/
        Um abraço e faça uma boa viagem!

    12. Charles Gaspar em

      Olá Priscila e Rafael, gostaria de uma ajudinha em umas questões. Estamos eu e minha namorada indo para Portugal em breve. Pretendemos ficar umas duas noites em Óbidos e fazer uma corrida por Nazaré, Alcobaça, Batalha, Fátima e talvez Tomar, ainda estou lendo sobre, inclusive na série de vocês sobre o turismo do oeste. Será que esse percurso pode ser feito de trem? Já vi aqui no blog que a estação de trem em Óbidos é longe do centro histórico, mas não vi com precisão o quanto em km, saberiam dizer? Vi também a sugestão de um guia, Gonçalo, será que vale a pena e fica um valor razoável um passeio desses de um dia e meio ou dois? Será que tem outro lugar melhor para fazer uma base do que Óbidos? Também pensei no carro, mas não consegui emitir a minha permissão internacional ainda… São muitas dúvidas! rs Se puderem me ajudar, ficarei deveras agradecido! Parabéns pelo blog! Abraços!

    13. Elisabete R Alves em

      Estive em Óbidos de passagem de Lisboa p Porto. A Vila é bonitinha, mas ao chegarmos no carro, fomos surpreendidos. Haviam ESTOURADO O VIDRO do nosso carro e LAVADO TODA NOSSA BAGAGEM. Ficamos com a roupa do corpo e os pertences que havíamos levado. O PIOR todos os contatos q tivemos após o ocorrido: autoridades, locadora do carro, lojas p comprar roupa, o comentário foi sempre o mesmo: ISTO É RECORRENTE AQUI!
      Não recomendo parar em ÓBIDOS!!!

      Precisamos fazer o alerta para que providências sejam tomadas e os turistas não tenham sua viagem violentada desta forma!

      • Olá, Elisabete
        Que pena que vocês tiveram essa experiência tão ruim durante a viagem! Infelizmente, locais muito turísticos (e não somente em Portugal) são alvos de furtos. O ideal é se prevenir sempre que possível, não deixando bagagem a vista ou, então, fazendo esses percursos em bate-volta – quando a bagagem toda pode ficar no hotel.
        Um grande abraço

    14. Gostaria de ter informações de Hotel fora das muralhas com estacionamento e que seja perto da porta de entrada da Vila de Óbidos. Agradeço antecipadamente.

      • Olá, Paulo
        Tudo bem?

        Por ser uma vila muito pequena e com ruas estreitas, tanto dentro como fora das muralhas, não há espaço para os hotéis disponibilizarem vagas os hóspedes. :( Entretanto, o Josefa D Obidos – Hotel https://www.booking.com/hotel/pt/albergaria-josefadobidos.pt-pt.html?aid=377086 fica muito perto da porta principal da vila e tem algumas vagas na frente (um pouco apertadas, mas tem). De qualquer forma, há um estacionamento público pago perto e outro do outro lado da rua, no aqueduto. Você vai gostar da localização e do hotel. ;)

        Um grande abraço e boa viagem!

    15. Olá, boa noite =)
      Obrigada pelo ótimo post, me apaixonei pela cidade e quero ir já! Estava pensando em fazer ela como uma parada entre Lisboa e Porto, mas na rodoviária tem onde deixar as malas (ou algum serviço de guarda-volumes) por lá? Porque caminhar com 12kg de mala pelas ruas de pedras, nem pensar né?! hehehe

      • Olá, Roberta
        Tudo bem?
        Que bom que gostou do post! Óbidos é uma vila encantadora! :)
        Infelizmente, não há rodoviária em Óbidos. O ônibus que parte de Lisboa para em uma rua perto da entrada principal da vila, portanto, não há local para deixar a bagagem. Uma solução seria entrar em contato com algum hotel ou hostel na vila e perguntar se é possível você deixar a sua mala durante a sua visita e quanto custaria.
        Para ir ao Porto, você precisa pegar a mesma linha de ônibus e parar nas Caldas da Rainha. De lá seguir para Leiria e depois para o Porto.
        Um grande abraço!

    16. Priscila, lendo aqui seu post fiquei com uma dúvida: se não dá pra entrar de carro na vila, porque os hotéis oferecem “estacionamento gratuito”?
      A vila oferece um estacionamento seguro do lado de fora? Considerando isso, seria mais interessante ficar o mais próximo possível desse estacionamento né? pra não ter que sair carregando mala pela vila… por essa ótica o castelo seria uma boa opção (porém mais cara)…
      Obrigada pelas dicas!

      • Olá, Laiana
        Tudo bem?
        O estacionamento do lado de fora da vila é seguro. Nós só alertamos que não deixem nada de valor à mostra no carro para evitar furtos de objetos, pois, infelizmente, pode haver. Essa é uma cautela que se deve ter em diversos paises da Europa. Mas fique tranquila que Portugal é muito seguro. ;)

        Há vagas com e sem parquímetro bem próximas da entrada principal da vila, por isso eles indicam “estacionamento gratuito”. Os hotéis que estão fora da muralha têm acesso de carro. Então você pode parar em frente para deixar a bagagem e depois estacionar. Só mesmo a Pousada do Castelo e as hospedagens que estão dentro das muralhas que têm esse acesso mais restrito. Somente carros autorizados podem entrar nas ruas da vila.

        Um grande abraço e aproveite muito o charme de Óbidos! :)

    17. Olá! Gostaria de elogiar o site, está me ajudando muito na programação da minha viagem a Portugal. O que vcs sugerem para que eu vá de Óbidos para Fátima de transporte público?

    18. Lilian Falconi em

      Olá! Como vão?
      Gostaria de uma orientação: estou indo para Portugal na próxima semana e uma parte do roteiro , vamos de Sintra para Óbidos. Pensei em ir de trem ( sei que seria necessário trocar duas vezes em Cacem e Melecas, ao que parece). Você sabe dizer se é fácil tomar um taxi ao descer na Estação , para chegar à Vila? Muito obrigada!

      • Olá, Lilian
        Tudo bem e com você?
        Desculpe a demora em responder a sua mensagem. Eu e a Priscila estivémos a trabalho na região norte do país.
        A estação de Óbidos fica muito isolada e não deve ter táxis para o suporte que você precisa. A melhor coisa é voltar para Lisboa e ir de ônibus.
        Um abraço e boa viagem!

    19. Olá, parabéns pelo site!
      Tenho só uma dúvida. Pra voltar de Óbidos para Lisboa, é fácil achar o local do ônibus? É no mesmo lugar de parada do ônibus de ida?
      E é seguro deixar pra comprar na hora ou é melhor comprar ida e volta de uma só vez?

      obrigado

      • Olá, Inácio
        Tudo bem?
        Agradecemos o carinho com o Cultuga! :)

        É muito fácil. As duas paradas são uma em frente a outra. Como não há lugar marcado e a venda é diretamente com o motorista, as pessoas formam fila para entrar no ônibus. Já fomos diversas vezes para Óbidos de transporte público e sempre foi tranquilo. ;) Qualquer dúvida que tenha quando você chegar, vá até o Posto de Turismo que os funcionários poderão te ajudar.

        Um grande abraço e boa viagem!

      • Olá, Coeli
        Tudo bem?
        Muito bom saber que você gostou do post! :)
        Aproveite bastante o passeio por essa linda vila.
        Um grande abraço!

    20. Adorei o post…o passeio será muito melhor com as informações dele, vamos agora em janeiro de 19. Fiquei com uma dúvida e talvez vc possa me ajudar, será que é possível sair cedo de Lisboa de carro, conhecer Óbidos, dar um pulo em Nazaré e dormir em Coimbra ? Super obrigada :)

      • Olá, Melissa
        Tudo bom?

        Ficamos muito felizes que tenha gostado das informações! Você vai adorar Óbidos! :)

        É possível conhecer Óbidos e Nazaré e dormir em Coimbra! Alguns turistas visitam outros destinos no mesmo dia, como Alcobaça ou Batalha, porém, a viagem acaba ficando mais corrida.

        Um grande abraço e boa viagem!

    21. Bom dia!
      Parabéns pelo site e pela atenção em responder aos leitores. Poucos o fazem.
      Uma amiga e eu iremos a Portugal em Abril. Parece que é o mês no qual não há festas!
      Faremos Lisboa a Porto. Gostaria muito de ir à procissão de Óbidos. Só que no cansaço e pressa, acabei pagando um hotel sem direito a cancelamento em Évora, no dia 21.
      Assim, terei que retornar para visitar Évora. Gostaria de saber se em Sintra ou imediações, pode ser até Lisboa, tem alguma celebração bonita da Sexta-feira da Paixão, para otimizarmos nosso tempo.
      Agradeço pela atenção.
      Maria

      • Olá, Maria
        Tudo bom?

        Agradecemos o carinho com o nosso trabalho! :) Temos o enorme prazer em ajudar os brasileiros que visitam Portugal.

        Ainda não há uma programação oficial divulgada. Mas sabems que há uma procissão famosa em Lisboa que começa na Igreja de São Domingos, no Largo de São Domingos, perto da Praça do Rossio, que passa por várias ruas da Baixa. Para você ter a certeza do horário, aconselho que pergunte na igreja quando estiver em Lisboa. Ela sempre está aberta e com funcionários. Também há uma procissão da Igreja de São Nicolau, também na Baixa.

        Um grande abraço e desejo que você e a sua amiga tenham uma ótima viagem!

    22. Olá! Eu gostaria de saber se existe algum lugar em Obidos onde eu possa alojar uma mala no período de visita de um dia. Estarei de passagem de ónibus a caminho de Lisboa ( aeroporto ) mas vou passar o dia lá. Já ouvi dizer que não existe locker na rodoviária, por ser cidade muito pequena.

      • Olá, Viviane
        Como vai?

        Não há rodoviária em Óbidos, apenas um ponto de ônibus perto da vila. Infelizmente, não conhecemos nenhum lugar que você possa deixar a sua mala. Verifique com as hospedagens da vila se é possível você pagar para eles guardarem a sua mala.

        Um abraço e boa viagem!

      • Olá, Gislaine
        Tudo bom?

        Se você usar o carro, é melhor passar primeiro em Fátima e depois seguir para Óbidos.
        De transporte público, fica mais fácil ir para Óbidos, depois pegar a mesma linha de ônibus até Caldas da Rainha (destino final) e seguir para Fátima a partir de lá. A ligação de transporte público em Óbidos não é boa. Por isso é preciso fazer essa ligação a mais.

        Um abraço e boa viagem!

    23. Maria do Carmo Lage A Assis em

      Muito obrigada por disponibilizar dicas tão valiosas! Estou indo para Portugal com meu marido, em setembro e organizando sozinha o roteiro. Com ajuda de vocês, claro! Gostaria de saber se indo a Óbidos de ônibus, conseguiria chegar até Caldas da Rainha, para visitar a loja-fábrica da Bordalo Pinheiro.

      • Olá, Maria do Carmo
        Tudo bem?

        É muito gratificante para mim e para a Priscila saber que as dicas do Cultuga estejam ajudando vocês! :)

        Sim, é possível ir de Óbidos até Caldas da Rainha. Vocês podem pegar a mesma linha de ônibus que vem de Lisboa, pois o destino final é Caldas. Na volta para Lisboa, há também outras linhas que voltam para Lisboa.

        Um grande abraço e boa viagem!

    24. Olá Priscila, td bem?
      Estarei em Óbidos no dia 4 de outubro e gostaria de saber se vc tem indicação de guarda-volumes ou algum estacionamento privado e seguro em Óbidos. Estaremos vindo de Peso da Régua e vamos dormir em Sintra, nossas malas ficarão no carro alugado, e estou preocupada com essa situação. Digo isso, porque meus amigos tiveram problemas em Óbidos em abril na mesma situação. Deixaram o carro no estacionamento público e pago na entrada da cidade e com as malas no carro, mas quando voltaram tiveram a triste notícia: as malas foram roubadas com o carro dentro do estacionamento. Você pode nos ajudar? Agradeço muito! abs,

      • Olá, Suely
        Tudo bem e você?

        Uma pena que aconteceu isso com os seus amigos. É um fato triste e ruim para o destino.????
        Infelizmente, não conheço nenhum estacionamento particular em Óbidos – acredito que não tenha.
        Algo que pode evitar esse tipo de situação é não deixar nada a mostra no carro e não abrir o porta-mala na rua ou no estacionamento. Sei que é algo muito chato e uma preocupação que ninguém deveria ter em nenhum lugar.

        Um grande abraço e faça uma excelente viagem!

    Deixe um comentário