Seu guia de viagem em Portugal | 14 anos no ar

    Visitamos o Festival Internacional de Chocolate de Óbidos e vamos contar tudo neste post. Para quem não conhece, Óbidos é uma pequena vila medieval, cerca de 1 hora da capital, e que promove eventos muito interessantes ao longo do ano, sobretudo voltados a cultura. O Festival de Chocolate é, claro, o mais saboroso deles.

    Como é o Festival de Chocolate de Óbidos?

    A Vila de Óbidos

    Para os brasileiros, passear pelas ruas de Óbidos pode trazer algumas memórias associativas, principalmente com Paraty e o formato dos festivais que acontecem por lá. Sou suspeita para falar, pois sou apaixonada por ambas. Portanto, poder retornar a Óbidos com um motivo tão nobre fez do nosso dia, certamente, mais feliz.

    vila_de_obidos_onde_ir_viajar_portugal_centro_cultuga_2
    Vila de Óbidos vista por cima das muralhas
    obidos_onde_ir_viajar_portugal_centro_cultuga
    Rua principal da Vila de Óbidos
    vila_de_obidos_ginjinha_no_copo_de_chocolate
    A nossa ginjinha no copo de chocolate, como não poderia faltar

    Nós já postamos aqui no Cultuga um roteiro completo de Óbidos que pode ajudar na organização da sua viagem!

    Quando acontece o Festival?

    Se você tem viagem programada para Portugal no final do inverno ou início da primavera, a probabilidade de conseguir prestigiar o Festival de Chocolate de Óbidos é grande. A data do evento é móvel e pode mudar de ano para ano. Em 2024, ele acontecerá de 1 a 17 de março, sempre de sexta a domingo!

    O fluxo menor de visitantes fica mesmo para sexta-feira. Assim, se você quiser andar e consumir com tranquilidade, essa é uma boa escolha.

    festival_de_chocolate_de_obidos_placas_cultuga_1

    Aos finais de semana, os visitantes locais misturam-se aos estrangeiros e o volume de pessoas aumenta. Entretanto, são nesses dias em que há também mais atividades para adultos e crianças. Então, verifique a programação no site antecipadamente para fazer a escolha do data.

    Nós fomos uma sexta-feira, pois seria melhor em termos logísticos. Como fomos credenciados para fazer a cobertura do evento, tivemos mais tempo para conversar com as pessoas e interagir com o local.

    Deseja dormir em Óbidos? Veja aqui as nossas dicas de hospedagem!

    Como chegar a Óbidos?

    Para quem segue de carro a partir de Lisboa, o melhor é subir pela A8. Óbidos fica a cerca de 80km da capital. E não se preocupe onde parar o carro, pois há um amplo estacionamento na porta da vila. O melhor é que você ainda pode conjugar essa visita com uma ida a Leiria, Batalha, Alcobaça ou Fátima, por exemplo, e se hospedar nessa região para explorar mais do centro oeste de Portugal.

    De ônibus, o serviço que faz a ligação de Lisboa a Óbidos se chama “Rápida Verde”. O bilhete custa 8€ e há saídas durante todo o dia a partir da rodoviária do Campo Grande, que tem ligação as linhas verde e amarela do metro (veja os horários). O ônibus te deixa junto a entrada da vila.

    Assista ao vídeo: como chegar e onde estacionar em Óbidos

    O Festival de Chocolate de Óbidos

    O Festival acontece junto ao Castelo de Óbidos, do lado oposto ao da entrada da vila. Diversos expositores montam ali as suas barraquinhas para mostrar o que de melhor é feito em Portugal quando o assunto é chocolate. Há também alguns expositores internacionais.

    Para animar os visitantes, vimos por lá dois palcos: um deles dentro de uma tenda coberta para showcookings e o outro, do lado exterior, que recebe pocket shows e outras apresentações. No dia em que fomos, um simpático músico mostrava o seu repertório pop rock durante a tarde.

    festival_de_chocolate_de_obidos_musico_cultuga_1
    Músico Nelson Rodrigues no Festival de Chocolate
    festival_de_chocolate_de_obidos_showcooking_cultuga_2
    Showcooking
    festival_de_chocolate_de_obidos_showcooking_cultuga_1
    Tenda usada para o showcooking

    Outro destaque do festival é a exposição de esculturas de chocolate. O cheiro que fica dentro do galpão em que elas estão é indescritível… Depois de admirá-las, ainda pudemos votar em nossa favorita.

    festival_de_chocolate_de_obidos_esculturas_de_chocolate_cultuga_1
    Escultura de chocolate
    festival_de_chocolate_de_obidos_esculturas_de_chocolate_cultuga_2
    Escultura de chocolate

    Lançamentos de livros, atividades para as crianças e uma praça de alimentação com comidinhas de rua completam a programação.

    Paralelamente ao festival, nesse ano, também foi criado um menu especial em alguns restaurantes da vila que fazem o uso do chocolate em suas receitas  (e não somente para as sobremesas!). É bastante curioso e vale a pena dar uma olhada.

    O que nós comemos

    Além de beliscar alguns chocolatinhos que nos entregaram enquanto passeávamos por lá, optamos por matar as saudades das tripas doces de Aveiro no carrinho do Road Tripas – que não têm loja física, infelizmente. Eles viajam o país com um quiosque móvel para levar esse doce típico do centro norte de Portugal aos festivais e eventos como esse.

    Com relação ao nome, é feio mesmo rs. e nada tem a ver com as tripas de porco. Reza a lenda que veio da apresentação original do doce, que era enroladinho, e não “dobrado”, como comemos hoje.

    festival_de_chocolate_de_obidos_tripa_de_aveiro_cultuga_1
    Tripa doce de Aveiro com recheio de chocolate ao leite
    festival_de_chocolate_de_obidos_tripa_de_aveiro_cultuga_2
    Tripa doce de Aveiro com recheio de ovos moles

    A tripa se assemelha um pouco com o crepe, mas a massa é mais grossinha e o formato fica diferente. Eu escolhi uma de chocolate ao leite e o Rafa, para sair do chocolate e se aproximar mais de Aveiro, pediu uma com recheio de ovos moles.

    Onde comprar os ingressos?

    Os bilhetes podem ser comprados nas bilheterias junto ao Castelo de Óbidos, do lado oposto a porta da vila ou pelo site do evento. O preço do ingresso costuma custar 5€ – crianças dos 3 aos 11 anos pagam menos.

    Vídeo de Óbidos

    Você sabia que o Cultuga tem um canal no YouTube? Por lá, também mostramos muito de Portugal!

    Neste vídeo especial, conversamos com obidenses que nos contaram curiosidades preciosas e encontramos lugares muito bons para provar e comprar a Ginjinha de Óbidos:

     

    Sou jornalista especializada em cultura e tenho 41 anos. Lisboa é o meu lugar no mundo. Os meus pais são portugueses imigrados no Brasil. Depois de fazer o caminho inverso deles, me tornado também imigrante, assumi como missão do Cultuga diminuir a distância que separa o Brasil de Portugal.

    10 Comentários

    1. Olá, Priscila. Primeiro gostaria de elogiar e muito o site de vocês. Estão me fornecendo conteúdo de primeira e a cada dia que passa fico mais ansioso com minha viagem à Portugal. Inclusive, farei de tudo para ir à Óbidos saborear um chocolate hehehe

      Estou me programando para ir em março/2018. Pode me ajudar com duas dúvidas?
      1) Você sabe informar se aquela regra de comprar passagens com uns 60 dias de antecedência é realmente a melhor opção? Comecei pesquisando o valor em abril de Porto Alegre para Lisboa e o valor estava em $2700. Fazendo a mesma pesquisa hoje o valor já vai para os $3600. É uma boa diferença, né? Meu medo é que não pare de subir.
      2) O que devo fazer primeiro ao chegar em Lisboa? Recolher a minha bagagem na esteira e me dirigir à imigração ganhar o carimbo ou vice-versa?

      Sei da rotina atarefada que possui, mas se puder me responder, ficarei extremamente feliz. Quem sabe não cruzo com vocês por lá para um passeio? :)
      Tudo de bom aos dois!

      • Olá, Matheus
        Tudo bem?
        Agradecemos as suas palavras! É muito bom ler comentários como o seu. :)

        Os valores das passagens estão muito instáveis e muitas vezes com os preços acima do normal. Aconselho que você pesquise os voos para Lisboa (TAP e Azul são as únicas que fazem a ligação direta Brasil-Portugal) pelo Skyscanner https://www.skyscanner.com.br Você pode se inscrever no site e pedir para receber as novidades de preços de qualquer destino, incluindo o período da viagem. ;)
        Primeiramente, você vai para imigração e na sequência buscar a bagagem na esteira.

        Com certeza, quem sabe a gente não se encontrar por aqui. Seria um prazer! :)
        Um grande abraço e bons preparativos para a viagem!

      • Olá, Renato
        Tudo bem?

        A organização ainda não divulgou a data da edição de 2019 :(
        Um grande abraço e espero que ela venha ser durante o períoda da viagem de vocês!

      • Agradecemos o carinho com o Cultuga, Simone! :)
        Obrigado por avisar da data do festival. Acabei de atualizar o artigo.
        Um grande abraço e seja sempre bem-vinda ao Cultuga!

    2. OI, vou tambem para Portugal dia 22/04. Voce acha que conseguimos comprar ingressos e bilhete para transportes com tranquilidade lá?

      • Olá, Maria José
        Tudo bem?
        Você consegue comprar os bilhetes do festival na própria vila de Óbidos, assim como a passagem de ônibus, que é vendida diretamente pelo motorista.
        Um abraço e boa viagem!

      • Olá, Natália
        Tudo bem?

        Depende de quanto tempo você estará em viagem por Portugal. É possível conhecer a vila em um bate-volta a partir de Lisboa. Mas se você gosta de vilas medievais e gostaria de ter uma experiência diferente, pode ser interessante passar uma noite. A vila é bem calminha à noite.

        Para quem viaja de carro, dormir em Óbidos é uma boa alternativa. Indico a leitura do nosso artigo sobre a vila: https://www.cultuga.com.br/2014/04/roteiro-o-que-fazer-em-obidos/

        Um grande abraço e boa viagem!

    Deixe um comentário