Onde dormir em Óbidos: dicas de hotéis nesta vila de Portugal

0
Conhece alguém que vai viajar para Portugal? Envie este artigo!

Se você pensou em dormir num vilarejo charmoso de Portugal ao longo da sua viagem, saiba que Óbidos é uma escolha que vale a pena. Dormir em Óbidos é como voltar a época medieval, mas com o conforto dos dias de hoje – claro! Uma experiência única e recheada de história!

Onde dormir em Óbidos

São vários os hotéis e as pequenas hospedagens dentro e fora das muralhas que cercam esta que é a vila mais conhecida da região centro oeste do país. Aliás, quer saber alguns dos bons motivos para dormir em Óbidos durante a sua viagem a Portugal?

Motivos para se hospedar em Óbidos

  • Ótima localização (80km de Lisboa) e fácil acesso a partir da autoestrada A8. Boa sugestão de base para quem está indo de Lisboa ao Porto, por exemplo;
  • Proximidade de outros destinos para fazer em bate-volta de carro como Fátima, Nazaré, Alcobaça, Batalha e Leiria;
  • Hospedagens românticas e históricas;
  • Eventos e festas anuais divertidas para toda a família, como o Festival do Chocolate, o Mercado Medieval e a Vila Natal.

É possível visitar Óbidos de transporte público a partir de Lisboa, sim. Há um ônibus que para em frente a entrada da vila. Entretanto, se deseja pernoitar aqui, o ideal é estar de carro alugado para que possa aproveitar também os arredores.

Uma breve história de Óbidos

Onde dormir em Óbidos, Portugal

A muralha de Óbidos sai do castelo e dá a volta por toda a vila

A vila de Óbidos foi fundada pelos celtas no Séc. III a.C. Ao longo dos séculos seguintes, romanos, visigodos e mouros dominaram o espaço até que, por fim, vieram os portugueses. Foi D. Afonso Henriques, o primeiro rei de Portugal, que conquistou a vila aos mouros em 1148.

Dois séculos depois da conquista cristã, o rei de Portugal D. Dinis ofereceu o Castelo de Óbidos para a rainha Santa Isabel durante as núpcias. Até 1834, todas as rainhas passaram a ter esta vila como dote e, sendo esse um dos principais motivos dela ter essa característica tão elegante e romântica.

Leia o nosso roteiro completo do que fazer em Óbidos

Aqui no Cultuga você encontra ótimas opções de hotéis para dormir em Óbidos. Veja qual combina mais com o seu perfil e boa estadia!

Dicas de bons hotéis em Óbidos

O que fazer em Óbidos, Portugal

Dentro ou fora das muralhas que percorrem a pequena vila, a sua experiência certamente será mágica. Tudo por ali é muito calmo depois que o sol se põe, fazendo com que você volte no tempo.

Pelo fato de Óbidos ser uma vila medieval e com acesso restrito de carros dentro das muralhas, nem sempre é possível chegar com o carro até a porta da hospedagem. Leve isso em conta por conta do volume da bagagem ou escolha um hotel que esteja do lado de fora das muralhas se optar pelo conforto.

Outro ponto a salientar é a acessibilidade interna das hospedagens de Óbidos. Há hotéis e casas turísticas que podem não ter elevadores, sendo necessário subir escadas. Se você possui alguma limitação de mobilidade, verifique essa característica.

Pousada Castelo de Óbidos (4 estrelas)

onde se hospedar em Óbidos pousada castelo de Óbidos

Reservar a Pousada Castelo de Óbidos é poder voltar no tempo

Para quem procura por uma hospedagem medieval, indico o Castelo de Óbidos. Hoje ele pertence ao grupo Pestana, dentro das chamadas “Pousadas de Portugal” (as “pousadas”, em Portugal, não se referem a hotéis familiares e com perfil simples, como no Brasil. São, na verdade, hotéis feitos a partir de edifícios históricos, como palácios, conventos e castelos, etc.).

O Castelo de Óbidos tem certas limitações (como a falta de elevadores, por exemplo) por ser um monumento nacional, mas isso também é parte da experiência de dormir em um edifício original e compensa o esforço por todo o seu charme e romantismo. É também a chance de vivenciar essa história do local e despertar a imaginação. Com ótimo restaurante.

Tenha atenção ao fazer a sua reserva. Há quartos dentro do Castelo e também no anexo desse hotel chamados de “ala nova” (também muito bonitos e confortáveis, mas fora da estrutura do castelo).

Hotel Casa das Senhoras Rainhas (4 estrelas)

Onde se hospedar em Óbidos Hotel Casa das Senhoras Rainhas

O Hotel Casa das Senhoras Rainhas é um dos mais tradicionais de Óbidos

O Hotel Casa das Senhoras Rainhas é um clássico para dormir em Óbidos. Ele fica localizado em uma paralela da Rua Direita, a principal da vila, bem atrás da Igreja de São Pedro, dentro das muralhas.

Portanto, é também a oportunidade de dormir em uma de suas casas tradicionais, como manda o figurino. A decoração tradicional com um toque contemporâneo da Casa das Senhoras Rainhas é perfeita para viajantes em lua de mel e bodas, por exemplo. Há quartos duplos com varanda e suites.

Casal da Eira Branca

Estar em uma hospedagem que você pode se sentir em casa é, certamente, uma mais valia. O Casal da Eira Branca é um desses casos e está entre em um dos locais mais reservados para quem deseja dormir dentro da muralha de Óbidos.

Há apartamentos com cozinha equipada e quartos que possuem acesso a uma cozinha comum do lugar. O edifício principal é considerado patrimônio histórico, com aspecto rústico, mas sem perder o conforto.

Josefa D’Óbidos Hotel (4 estrelas)

Onde se hospedar em Óbidos Josefa D’Óbidos Hotel

O Josefa D’Óbidos Hotel fica fora das muralhas da vila

Fora das muralhas e com fácil acesso a uma das entradas de Óbidos, está o Josefa D’Óbidos Hotel. Esta é uma hospedagem 4 estrelas que foi renovada e tem bom espaço. Ideal para quem prefere um hotel tradicional e elegante. Os quartos também estão equipados com ar condicionado.

É possível chegar de carro aqui e há algumas vagas de estacionamento bem próximas da entrada do hotel, o que facilita para quem leva malas grandes e pesadas, por exemplo, e melhor mobilidade.

Casa do Relógio

Onde se hospedar em Óbidos Casa do Relógio

A Casa do Relógio é bastante acolhedora

Também fora das muralhas está a Casa do Relógio. Este é um cantinho acolhedor, familiar, simples e muito bem cuidado pelos proprietários. Ideal para quem quer fazer desta noite em Óbidos uma experiência genuína.

O edifício onde se encontra a casa é do Séc. XVIII. Há quartos para duas e três pessoas e a diária custa, em média, 80€. Não tem elevador.

onde se hospedar em Óbidos Portugal mapa

Mapa com as cinco opções de hospedagens indicadas pelo Cultuga


Conhece alguém que vai viajar para Portugal? Envie este artigo!

Boas escolhas para sua viagem a Portugal

Temos parcerias com empresas que oferecem serviços de qualidade em Portugal e com bons preços aos nossos leitores. Sempre que você reserva um serviço utilizando os nossos links, nós recebemos uma pequena comissão e você não paga nada a mais por isso. 

icon-saude

SEGURO VIAGEM
Faça o seu seguro para Portugal com a Real Seguro. Parcele em até 12 vezes sem juros no cartão de crédito ou ganhe 5% de desconto no boleto.

COTAR SEGURO VIAGEM

icon-carro

ALUGUEL DE CARRO
Acesse a RentalCars para receber o orçamento das empresas mais conhecidas para o aluguel de carro em Portugal.

COTAR ALUGUEL DE CARRO

icon-hotel

HOTÉIS E APARTAMENTOS
O Booking é o site que usamos para reservas há mas de 15 anos. Encontre apartamentos de temporada, casas típicas e hotéis com opção de cancelamento gratuito!

COTAR HOSPEDAGEM

icon-carroTRANSFER E PASSEIOS
Tenha uma viagem a Portugal tranquila com o Vinícius e sua equipe!

RESERVAR TRANSFER/ PASSEIO

TOURS A PÉ
Você sabia que nós, Priscila e Rafael, também podemos receber você?

RESERVAR PASSEIO A PÉ

icon-tourTOUR DE TUK TUK
Quer ter uma experiência diferente em Lisboa? A Kamila vai te levar em um passeio de tuk tuk!

RESERVAR PASSEIO DE TUK TUK

icon-foto

SESSÃO FOTOGRÁFICA
As nossas fotógrafas conhecem os lugares mais bonitos para fazer o seu ensaio fotográfico!

RESERVAR ENSAIO – LISBOA

RESERVAR ENSAIO – PORTO

Sobre o autor

Rafael Boro

Sou jornalista, tenho 35 anos e, apesar de ter nascido em São Paulo, adotei Lisboa como minha cidade. Gosto de apreciar a gastronomia lusa e, sempre que posso, vou a um café ou a um restaurante que não conheço. Lisboa também me trouxe um time de futebol do coração, o Sporting, mesmo tendo o tênis como o meu principal esporte. Troco fácil os transportes públicos por uma longa caminhada. Na minha playlist de música portuguesa não falta David Fonseca e Tiago Bettencourt.

Deixe um comentário