Como é a Vila Natal de Óbidos?

2

Viajar a Portugal no final do outono e começo de inverno também tem sua magia. Afinal, é no mês de dezembro que podemos contemplar as decorações de Natal espalhadas por todo o país. Um dos eventos mais conhecidos dessa época é a Vila Natal de Óbidos, especialmente para quem viaja com crianças.

Vila Natal de Óbidos

Vila Natal de Óbidos

Como é a Vila Natal de Óbidos?

Eu e o Rafa tínhamos curiosidade de conhecer este evento. Já fomos a Óbidos diversas vezes (uma delas, para prestigiar o saboroso Festival de Chocolate nham). Entretanto, desde que nos mudamos para Lisboa, há quase 5 anos, passamos a maior parte dos nossos meses de dezembro no Brasil.

Neste ano, como ficamos por aqui, aproveitamos a oportunidade para contemplar um dia ensolarado por lá 😉

Como chegar a Óbidos

Fazer Lisboa a Óbidos é muito fácil. Para quem vai com carro alugado, são 80km, aproximadamente. Basta seguir pela A8, que você encontrará as indicações para a Vila de Óbidos (dá até para ver o Castelo de Óbidos a partir da estrada). Há um estacionamento junto a principal porta da vila (pago).

Se você vai viajar com crianças durante um fim de semana de dezembro, passar uma noite por aqui também é uma ótima opção.  A Vila Natal fica aberta até o período da noite e a iluminação de Natal é uma gracinha. Já durante a semana, o fluxo de pessoas é menor. Apesar de ter alguma magia, as ruas ficam mais calminhas. Cativa os mais velhos e, claro, os casais apaixonados.

Vila Natal de Óbidos

Fazendo base em Óbidos, você também poderá aproveitar cidades e vilas do centro oeste do país como Leiria, Batalha, Alcobaça, Tomar ou Fátima, por exemplo, em bate-volta.

De ônibus, o serviço que faz a ligação de Lisboa a Óbidos se chama “Rápida Verde”. O bilhete custa 7,70€ e há saídas durante todo o dia a partir da rodoviária do Campo Grande – conectada as linhas verde e amarela do metro de Lisboa (veja os horários dos ônibus Rápida Verde).

Lembre-se que, em Portugal, ônibus se chama autocarro

Quando acontece a Vila Natal?

Sempre ao mês de dezembro e durante todos os dias. O que muda é o horário de funcionamento, visto que durante a semana, no início do mês, a frequência maior é de grupos escolares. Na segunda quinzena, o horário fica alargado também nos dias úteis, pois o fluxo de famílias e visitantes de todas as idades aumenta.

Vila Natal de Óbidos

Esse é um passeio válido, inclusive, para os dias 24 e 25 de dezembro – pois o evento está de portas abertas com horário especial.

O que é a Vila Natal de Óbidos?

A Vila Natal de Óbidos é um evento que acontece na parte de trás do Castelo de Óbidos. O foco são as crianças. Por isso, há barraquinhas de comida, venda de produtos e diversas atrações para os pequenos, como bonecos, espetáculos de música, teatro e magia, carrossel, pista de patinação no gelo, entre outros (alguns incluídos no bilhete de entrada, outros pagos a parte).

Vila Natal de Óbidos

Aproveitando o clima do evento, a Rua Direita, a principal de Óbidos, também é decorada e iluminada – deixando o espaço mais bonito.

Vila Natal de Óbidos

Neste ano, ainda pudemos prestigiar um presépio montado com muito carinho pelo artista Américo Barros dentro da Capela de São Martinho – este, com entrada gratuita.

Vila Natal de Óbidos

Mas tivemos uma outra grata surpresa. Enquanto andávamos pela Rua Direita para ver o cair do dia em Óbidos e o ascender das luzes, encontramos a Capinha D’Óbidos. Logo a entrada, estavam alguns funcionários fazendo a massa e assando no forno a lenha de pães e doces típicos de Natal. Imagina o cheiro que aquela padaria/ café estava? Pudemos comer uma broa que tinha acabado de sair, quentinha!

Doces portugueses de Natal

Onde comprar os ingressos

Você poderá comprar os ingressos assim que chegar, no quiosque do lado de fora da vila de Óbidos ou, então, junto a entrada do Castelo. Há descontos para crianças e para grupos a partir de 4 pessoas. 

Vila Natal de Óbidos

Neste ano, está incluído no bilhete de entrada a pintura facial (até 12 anos), as camas elásticas,  os espetáculos, o tobogã e alguns jogos. O carrossel, o trenzinho e as pistas de patinação no gelo são pagas a parte (a pista Pólo Sul também é aberta para adultos). Veja todas as informações no site da Vila Natal de Óbidos.

Vila Natal de Óbidos

Organize AQUI a sua viagem para Portugal!

icon-saude

Parcele o seguro saúde na Real Seguro Viagem em 6x SEM JUROS

icon-carroVeja os melhores preços para alugar um carro

icon-hotel

Reserve o seu hotel no Booking, com cancelamento gratuito

Conheça os serviços exclusivos do Cultuga

icon-tour

Deseja ter a nossa companhia em Lisboa? Faça um tour conosco

icon-consultoria

Reserve um transfer ou city tour com os nossos parceiros em Portugal

icon-foto

Faça um ensaio fotográfico em Lisboa ou no Porto

Veja o índice de artigos do Cultuga para ajudar no planejamento do seu roteiro ❤

Compartilhe.

Sobre o autor

Priscila Roque

Sou jornalista especializada em cultura e fotógrafa. Foi preciso passar dos 30 anos para assumir que Lisboa é, realmente, o meu lugar no mundo. Mas a paixão por Portugal começou bem mais cedo, ainda na adolescência, quando descobri alguns músicos locais. Os meus pais são portugueses imigrados no Brasil. Depois de fazer o caminho inverso deles, trocando São Paulo por Lisboa, quero agora, com o Cultuga, diminuir a distância que separa o Brasil de Portugal.

2 comentários

Deixe um comentário