Seu guia de viagem em Portugal | 14 anos no ar

    Viajar a Portugal no final do outono e começo de inverno também tem sua magia. Afinal, é no mês de dezembro que podemos contemplar as decorações de Natal espalhadas por todo o país. Um dos eventos mais conhecidos dessa época é a Vila Natal de Óbidos, especialmente para quem viaja com crianças.

    A edição de 2023 da Vila Natal de Óbidos acontece de 30 de novembro a 31 de dezembro. 

    Vila Natal de Óbidos

    Vila Natal de Óbidos

    Como é a Vila Natal de Óbidos?

    Eu e o Rafa tínhamos curiosidade de conhecer este evento. Já fomos a Óbidos diversas vezes (uma delas, para prestigiar o saboroso Festival de Chocolate nham).

    Em 2017, aproveitamos a oportunidade para contemplar um dia ensolarado por lá ;)

    Como chegar a Óbidos

    Fazer Lisboa a Óbidos é muito fácil. Para quem vai com carro alugado, são 80km, aproximadamente. Basta seguir pela A8, que você encontrará as indicações para a Vila de Óbidos (dá até para ver o Castelo de Óbidos a partir da estrada). Há um estacionamento junto a principal porta da vila (pago).

    Se você vai viajar com crianças durante um fim de semana de dezembro, passar uma noite por aqui também é uma ótima opção.  A Vila Natal fica aberta até o período da noite e a iluminação de Natal é uma gracinha. Já durante a semana, o fluxo de pessoas é menor. Apesar de ter alguma magia, as ruas ficam mais calminhas. Cativa os mais velhos e, claro, os casais apaixonados.

    Vila Natal de Óbidos

    Fazendo base em Óbidos, você também poderá aproveitar cidades e vilas do centro oeste do país como Leiria, Batalha, Alcobaça, Tomar ou Fátima, por exemplo, em bate-volta.

    De ônibus, o serviço que faz a ligação de Lisboa a Óbidos se chama “Rápida Verde”. O bilhete custa 8,10€ e há saídas durante todo o dia a partir da rodoviária do Campo Grande – conectada as linhas verde e amarela do metro de Lisboa (veja os horários dos ônibus Rápida Verde).

    Lembre-se que, em Portugal, ônibus se chama autocarro

    Quando acontece a Vila Natal?

    Sempre ao mês de dezembro. O que muda é o horário de funcionamento, visto que durante a semana, no início do mês, a frequência maior é de grupos escolares. Na segunda quinzena, o horário fica alargado também nos dias úteis, pois o fluxo de famílias e visitantes de todas as idades aumenta.

    Vila Natal de Óbidos

    Esse é um passeio válido, inclusive, para os dias 24 e 31 de dezembro – pois o evento está de portas abertas com horário especial.

    O que é a Vila Natal de Óbidos?

    A Vila Natal de Óbidos é um evento que acontece na parte de trás do Castelo de Óbidos. O foco são as crianças. Por isso, há barraquinhas de comida, venda de produtos e diversas atrações para os pequenos, como bonecos, espetáculos de música, teatro e magia, carrossel, pista de patinação no gelo, entre outros (alguns incluídos no bilhete de entrada, outros pagos a parte).

    Vila Natal de Óbidos

    Aproveitando o clima do evento, a Rua Direita, a principal de Óbidos, também é decorada e iluminada – deixando o espaço mais bonito.

    Vila Natal de Óbidos

    Neste ano, ainda pudemos prestigiar um presépio montado com muito carinho pelo artista Américo Barros dentro da Capela de São Martinho – este, com entrada gratuita.

    Vila Natal de Óbidos

    Mas tivemos uma outra grata surpresa. Enquanto andávamos pela Rua Direita para ver o cair do dia em Óbidos e o ascender das luzes, encontramos a Capinha D’Óbidos. Logo a entrada, estavam alguns funcionários fazendo a massa e assando no forno a lenha de pães e doces típicos de Natal. Imagina o cheiro que aquela padaria/ café estava? Pudemos comer uma broa que tinha acabado de sair, quentinha!

    Doces portugueses de Natal

    Veja aqui mais dicas de onde dormir em Óbidos

    Onde comprar os ingressos

    Você poderá comprar os ingressos assim que chegar, no quiosque do lado de fora da vila de Óbidos ou, então, junto a entrada do Castelo, assim como no site oficial do evento.  Há descontos para crianças e para adultos maiores de 65 anos. 

    Vila Natal de Óbidos

    Você pode ver todas as informações no site da Vila Natal de Óbidos.

    Vila Natal de Óbidos

    Para a sua visita a Óbidos ficar ainda mais gostosa, não deixe de provar a famosa Ginjinha de Óbidos, um delicioso licor típico da região. Neste vídeo do canal do Cultuga no YouTube, contamos boas histórias e mostramos onde tomar e comprar:

    Viaje a Portugal com tudo organizado
    ver disponibilidade

    Sou jornalista especializada em cultura e tenho 42 anos. Lisboa é o meu lugar no mundo. Os meus pais são portugueses imigrados no Brasil. Depois de fazer o caminho inverso deles, me tornado também imigrante, assumi como missão do Cultuga diminuir a distância que separa o Brasil de Portugal.

    4 Comentários

    1. Olá!! Sigo vcs no Instagram, adoro, e queria pedir uma dica sobre Óbidos. Nesse ano estaremos vindo do Porto em direção a Lisboa justamente no dia 25/12. Já vi que a vila de Natal estará aberta, mas minha dúvida é se a cidade também fica, se podemos conhecer.
      Muito obrigada pessoal!!

      • Olá, Fabiana
        Tudo bem?

        Ficamos felizes que você acompanha o nosso trabalho também no Instagram! :)

        A vila de Óbidos fica aberta normalmente. Por ser dia 25 de dezembro, alguns lugares de comércio podem estar fechados. Mas independente do comércio funcionar ou não, vale muito a pena caminhar pelas lindas ruas da vila.

        Se os restaurantes e cafés da vila estiverem fechado, fiquem tranquilos, pois há comida dentro da Vila Natal!

        Um grande abraço e boa viagem!

    Deixe um comentário