Seu guia de viagem em Portugal | 14 anos no ar

    Onde se hospedar em Lisboa é uma dúvida frequente de todos os viajantes que desejam conhecer a capital portuguesa pela primeira vez. O bairro do Chiado é um dos lugares que eu e a Pri gostamos de recomendar para os leitores e clientes do Cultuga. Para quem procura hospedagem no centro histórico de Lisboa, os apartamentos turísticos e os hotéis no Chiado são boas opções.

    Para quem gosta de movimento, bons cafés e restaurantes, compras, história e cultura portuguesa, o Chiado é um bom bairro para ficar no centro de Lisboa.

    largo-do-chiado-vista-aerea-cultuga
    Largo do Chiado e a Praça Luís de Camões vistos do alto

    Essa nossa série do Cultuga “Onde ficar em Lisboa” já levou você para:

    E agora embarca pelo cultural e bonito bairro do Chiado.

    Atenção que os preços podem até duplicar, de acordo com a época do ano. Isso vai depender do mês da sua viagem, se em alta, média ou baixa temporada. Sempre faça uma pesquisa com antecedência. 

    Também é importante dizer que existe uma taxa municipal turística de dormida em Lisboa – 2€/ noite até ao valor máximo de 14€ (7 noites seguidas por dormida e por hóspede) – cobrada no check in ou no check out.

    Onde ficar em Lisboa: bons hotéis no Chiado

    O Chiado é um bairro muito cultural. Durante a sua estadia, você terá a oportunidade de percorrer lugares emblemáticos como o Largo de Camões, a Rua Garrett, a Livraria Bertrand (livraria mais antiga do mundo em atividade), ver o Elevador de Santa Justa e até tirar uma foto com a clássica estátua do poeta Fernando Pessoa

    Fernando pessoa lisboa roteiro

    O Chiado está em uma das colinas de Lisboa. Para quem não tem limitação de mobilidade, as suas subidas até não incomodam tanto, já que sempre é agradável parar e conhecer as lojas históricas, tomar um café e provar um doce tradicional ou sentar para comer pratos típicos portugueses – e não só – nos ótimos restaurantes que ali se encontram.

    Para se locomover de metrô para outras regiões da cidade, use a estação Baixa-Chiado (linhas azul e verde) a partir da entrada/ saída Largo do Chiado.

    O acesso a pé para os bairros vizinhos, como a Baixa, o Cais do Sodré, o Bairro Alto e o Príncipe Real, também é bem fácil.

    Não vale a pena alugar um carro enquanto você estiver hospedado no Chiado. Há muito trânsito, as ruas são estreitas, além dos estacionamentos serem em menor quantidade e mais caros.

    + Veja como usar o metrô de Lisboa +

    Onde ficar no Chiado: hotéis românticos

    O Chiado tem bons hotéis românticos e charmosos. Um casal em lua de mel ou bodas, que procura esse perfil de hospedagem, vai adorar passar algumas noites em um cantinho especial neste bairro do centro histórico de Lisboa.

    Lisboa Pessoa Hotel (4 estrelas)

    Reserve aqui a sua estadia no Lisboa Pessoa Hotel

    O Lisboa Pessoa Hotel é inspirado na vida e na obra do poeta português Fernando Pessoa. Esse é um tipo de hospedagem que combina muito com o bairro e com os fãs de literatura. Ele fica a poucos passos do Largo do Carmo, onde está as Ruínas da Igreja do Antigo Convento do Carmo.

    Além do conforto dos quartos, há um restaurante com vista para Lisboa, spa, biblioteca e estacionamento privado.

    Lisboa Carmo Hotel (4 estrelas)

    O Lisboa Carmo Hotel está em um dos lugares mais bonitos do Chiado

    Também perto do histórico e muito bonito Largo do Carmo, indico o charmoso Lisboa Carmo Hotel. Há quartos de vários tamanhos – inclusive uma suite familiar – e alguns com vista para o Castelo de São Jorge.

    Dear Lisbon – Palace Chiado Suites

    A elegância é a característica mais marcante dos quartos do Dear Lisbon – Palace Chiado Suites. São apenas nove suítes com bom espaço, confortáveis e que ficam no primeiro andar de um edifício histórico.

    A hospedagem está localizada na Rua Ivens, uma via muito tranquila do bairro do Chiado.

    Onde ficar no Chiado: hotéis tradicionais

    Um hotel tradicional é um tipo de hospedagem bastante procurada pelo viajante que visita a capital de Portugal. As acomodações são clássicas e com quartos twin, duplo ou suite.

    Fernando pessoa lisboa roteiro
    A emblemática estátua do poeta Fernando Pessoa na Rua Garrett

    Além disso, é possível optar por reservar com ou sem café da manhã (pequeno-almoço, em Portugal). Tenho mais duas sugestões de hotéis no Chiado, em Lisboa!

    Hotel Borges Chiado (3 estrelas)

    O Hotel Borges Chiado é um dos mais antigos de Lisboa. É um hotel 3 estrelas com uma grande variedade e tamanho de quartos. Ele fica localizado na Rua Garrett, a mais famosa do bairro, quase em frente a uma das saídas da estação Baixa-Chiado.

    Hotel do Chiado (4 estrelas)

    Onde se hospedar em Lisboa: Hotel do Chiado
    Além do conforto de um hotel 4 estrelas, o Hotel do Chiado tem uma vista privilegiada de Lisboa

    O Hotel do Chiado é mais uma opção de hospedagem 4 estrelas que eu quero indicar. O hotel tem boa localização, junto aos Armazéns do Chiado e de várias lojas, e é bastante elogiado pelo seu conforto.

    O acesso é fácil para quem gosta de andar a pé, principalmente por ter ótima ligação com a Baixa, uma das regiões próximas do Chiado.

    Onde ficar no Chiado: apartamentos e flats

    A procura por apartamentos turísticos cresceu muito em Lisboa.

    A maioria deles é remodelado, então há mais conforto, decoração contemporânea e praticidade, principalmente para famílias que viajam a Lisboa com crianças.

    Centro histórico de Lisboa - Chiado
    O bairro do Chiado durante uma linda manhã

    Porém, dois itens podem fazer a diferença na hora da reserva: o elevador e o ar condicionado/ aquecedor. Tenha atenção ao fazer a sua escolha.

    Alguns edifícios mais antigos – há muitos no centro histórico – não têm espaço ou não podem ter elevadores.

    Para as pessoas com malas grandes, mobilidade reduzida ou com carrinho de bebê, ficar hospedado em um local com escadas, definitivamente, não é nada bom.

    O ar condicionado/ aquecedor é item fundamental para quem viaja nos meses mais quentes (junho, julho e agosto) e mais frios (dezembro, janeiro e fevereiro).

    Ninguém tira férias para passar calor ou frio dentro de “casa”, não é?

    As minhas duas sugestões de apartamentos no Chiado possuem ar condicionado, aquecimento e elevador.

    Lisbon Rentals Chiado

    Esses são alguns espaços dos apartamentos do Lisbon Rentals Chiado

    O Lisbon Rentals Chiado é bom para viagens de famílias, pois há apartamentos grandes, com até três quartos. Isso deixa os hóspedes mais à vontade e confortáveis.

    O prédio fica na Rua da Misericórdia, uma via com bom suporte de estacionamento privado e transporte público.

    Dream Chiado Apartments

    Onde se hospedar em Lisboa: Dream Chiado Apartments
    O conforto e a decoração são alguns dos pontos positivos do Dream Chiado Apartments

    Ideal para casais, todos os apartamentos do Dream Chiado Apartments são no formato estúdio de 28 e 35m².

    Os apartamentos são charmosos e valorizam o conforto, a decoração e a arquitetura.

    Bairro do Chiado em vídeo

    Aproveito para indicar uma Live que fizemos no Chiado que você poderá conhecer mais sobre esse bairro e pegar várias dicas do que fazer em Lisboa durante a sua viagem! 

    Sou jornalista, luso-brasileiro, tenho 40 anos e gosto de apreciar a gastronomia portuguesa. Lisboa me trouxe um time de futebol do coração, o Sporting, mesmo tendo o tênis como o meu principal esporte. Troco fácil os transportes públicos por uma longa caminhada. Na minha playlist de música portuguesa não falta David Fonseca, Moonspell e Tiago Bettencourt.

    1 comentário

    1. Washington S. Castro em

      Estive em Lisboa por 10 dias com minha família e por isso, resolvi mostrar um detalhe que me chamou a atenção. Refiro-me a ausência de placas nas esquinas indicando os nomes das mesmas. Tal fato resulta em grande problema, principalmente, para os turistas

    Deixe um comentário