O especial do Cultuga “Onde ficar em Lisboa” segue com sugestões de hotéis, apartamentos e hostels em uma área com ótima oferta, fácil locomoção de transporte público ou carro e que vai tornar a sua viagem a Portugal ainda mais gostosa: a Av. da Liberdade e a Praça Marquês de Pombal.
Nesta série de artigos sobre onde ficar em Lisboa já esmiuçamos também outras regiões da capital muito boas para se hospedar:
- o delicioso bairro das Avenidas Novas
- o Parque das Nações
- o Chiado
- a Baixa
- e hotéis perto do Aeroporto
Agora, falaremos sobre a avenida mais bonita e importante da cidade e seus arredores!
É importante dizer que existe uma taxa municipal turística de dormida em Lisboa – 2€/ noite até ao valor máximo de 14€ (7 noites seguidas por dormida e por hóspede) – cobrada no check in ou no check out.
Onde ficar em Lisboa: Av. da Liberdade e Marquês de Pombal
Eu gosto bastante dessa região e recomendo para quem está em busca de onde ficar em Lisboa (seja hospedagens de curta ou longa duração), pois os acessos a pé ao centro histórico e também aos transportes públicos são excelentes –principalmente ao metro pelas estações Avenida, Marquês de Pombal e Restauradores.
Outra vantagem é o bom suporte de cafés, restaurantes, supermercados e lojas.
Para quem pretende alugar um carro para viajar por Portugal, há boas bases de empresas para a locação nas proximidades da Praça Marquês de Pombal, como a Guerin, a Hertz e a Europcar (esta última, a única loja aberta 24 horas no centro de Lisboa).
O acesso às autoestradas e a Ponte 25 de Abril – uma das ligações para as regiões do Alentejo e do Algarve – também é muito fácil.
Onde ficar em Lisboa: hotéis românticos e opções mais novas
Percorrer o encantador corredor de árvores da Av. da Liberdade já é romântico por si só. Mas poder ficar hospedado em um hotel charmoso por lá é ainda mais.
As minhas escolhas de onde ficar em Lisboa indicadas neste tópico são ideais para casais que viajam em Lua de Mel para Portugal, para celebrar bodas ou para quem não dispensa o conforto unido a uma boa experiência.
Começando pela arquitetura do Séc. XVIII presente no número 28 da mais famosa avenida de Lisboa, a Liberdade.
É aqui que está localizado o Heritage Avenida Liberdade, um hotel 4 estrelas bem reservado, com apenas 41 quartos, espaço fitness, bar e estacionamento.
Do lado oposto da avenida fica mais uma opção para casais e também famílias, o BessaHotel Liberdade (4 estrelas).
Já tivemos uma família de clientes com criança hospedada por aqui. Eles nos deram um bom feedback a respeito. O espaço do quarto, o conforto e os serviços oferecidos foram ótimos para o filho pequeno.
O BessaHotel fica quase em frente a uma das entradas do metro Restauradores, ao lado do centenário Ascensor da Glória, da Praça dos Restauradores e a 400m da estação de trem do Rossio, que faz a ligação com a vila de Sintra.
Nas travessas da Avenida da Liberdade e instalados também em belos edifícios, há outras duas boas sugestões de onde ficar em Lisboa. Lá estão o Vicci Liberdade (4 estrelas) e o Porto Bay Liberdade (5 estrelas), ambos de redes hoteleiras de excelência e classificados como boutique hotel.
O Vincci Liberdade tem 82 quartos (seis tipos diferentes, incluindo duas suites no último andar), todos com uma pequena sala de estar, TV e frigobar.
O Porto Bay Liberdade é ainda maior – 98 quartos (a maioria com varanda) – e possui piscina interior e SPA. Vale destacar que há quartos comunicantes para famílias e quartos adaptados para clientes com mobilidade reduzida.
Ambos ficam a 5 minutos da rotatória do Marquês de Pombal e a um quarteirão da Av. da Liberdade.
Quer conhecer Lisboa de uma forma diferente?
Faça um tour do Cultuga
Onde ficar em Lisboa: hotéis de rede tradicionais
A rede HF Fenix “toma conta” da rotatória do Marquês de Pombal.
Monopólio nem sempre é bom – mas, neste caso, os hotéis que eu selecionei são clássicos, têm boa reputação e agrada muitos brasileiros que visitam Portugal.
O maior deles é o HF Fenix Lisboa, um 4 estrelas tradicional e com a porta de entrada em frente uma das entradas da estação de metro Marquês de Pombal (linhas azul e amarela).
Já os HF Fenix Garden e HF Fenix Music, apesar de serem 3 estrelas, são até mais modernos e charmosos.
Eles ficam na Rua Joaquim António de Aguiar, uma das vias que faz a ligação com a A5, estrada que vai para Cascais, e também com acesso a pé fácil a estação de metro Marques de Pombal.
Aliás, subindo a Rua Joaquim António de Aguiar você chega ao Amoreiras Shopping Center, um espaço agradável, bem estruturado, com opções para refeições a bom preço e um lindo mirante no topo do edifício – ele está na minha lista de 5 lugares incríveis para apreciar Lisboa do alto.
Um pouco mais para dentro das ruas paralelas da Av. da Liberdade, há dois hotéis populares entre os viajantes brasileiros, sobretudo por serem redes grandes e tradicionais: o Turim Marques Hotel (4 estrelas) e o Holiday Inn Express Lisboa – Av. da Liberdade (3 estrelas).
São clássicos e mantém um padrão semelhante em toda rede.
Veja aqui as nossas sugestões de restaurantes e cafés no centro histórico de Lisboa
Onde ficar em Lisboa: apartamentos e flats
O mercado do aluguel de apartamentos para turistas cresceu bastante em Lisboa.
Porém, se você fizer uma breve pesquisa no Booking ou no Airbnb, por exemplo, verá que há também apartamentos com notas baixas.
Sempre que indicamos hospedagem para clientes, leitores, amigos e familiares que estão em busca de um bom lugar para ficar em Lisboa fazemos uma busca minuciosa para não cair em “armadilhas”.
Alguns edifícios mais antigos não possuem elevadores, por exemplo – mas as nossas duas sugestões recomendadas a seguir possuem elevador e bom espaço para um alojamento adequado.
Para as pessoas com malas grandes, mobilidade reduzida ou com carrinho de bebê, ficar hospedado em um prédio em que os acessos são feitos somente por escadas, definitivamente, não é nada confortável e seguro.
O ar condicionado e o aquecedor são itens fundamentais para quem viaja nos meses mais quentes (junho, julho e agosto) ou nos mais frios (dezembro, janeiro e fevereiro).
As minhas escolhas seguem uma linha parecida, focadas na arquitetura e no conforto, pois são apartamentos com uma bela decoração e suporte.
Acho que combina com o charme da região e de quem procura uma experiência autêntica.
O Cruz Apartments, localizado numa paralela da Av. da Liberdade, tem cômodos amplos e modernos, perfeito para famílias grandes. Ah, e possui estacionamento privado.
Localizado na própria Avenida da Liberdade, o Luxury Suites Liberdade and Lofts Liberdade possui suítes e lofts com bastante luz natural.
No inverno, quando as árvores da avenida estão sem folhas, fica ainda mais claro. Os ambientes são climatizados.
Para “abastecer” o apartamento, há um supermercado Continente Bom Dia na Av. Duque de Loulé, um Minipreço na Rua Alexandre Herculano, ou ainda, fora da região, use o supermercado do El Corte Inglés ou a mega loja do Continente no Shopping Colombo (Benfica).
Você sabia que o seguro viagem é obrigatório para quem viaja a Portugal?
Saiba tudo aqui!
Onde ficar em Lisboa: opções econômicas de hospedagem
Não é porque a Liberdade é a avenida mais cara do país que não há opções econômicas para quem deseja ficar em Lisboa nessa região.
As três que eu escolhi são para todos os bolsos e para perfis diferentes de viajantes:
Se você costuma viajar sozinho e também gosta de conhecer pessoas, ficar hospedado em um hostel é sempre uma boa.
O NLC Hostel (New Lisbon Concept) tem um clima descontraído, é seguro e, apesar dos quartos comportarem 10 pessoas, as camas são bem reservadas.
Ainda nessa categoria, o Lisboa Central Hostel tem a vantagem de possuir dois quartos twins, sendo um deles com banheiro privativo.
Essa é uma mais valia para casais ou amigos que não querem gastar tanto e procuram privacidade.
Um hotel tradicional e com ótimo preço nos arredores da Avenida da Liberdade para todo tipo de viajante, principalmente grupos de amigos e famílias, é o Ibis Lisboa Liberdade (2 estrelas).
É aquele clássico “sem surpresas”, pois o Ibis tem um padrão em todo o mundo.
* No início de 2019, a rede Ibis inaugurou mais uma unidade na cidade de Lisboa: o Ibis Styles Lisboa Centro Marquês de Pombal, a poucos metros da Rotunda do Marquês de Pombal, próximo as estações Parque e Marquês de Pombal.
BÔNUS: onde comer em Lisboa nos arredores da Av. da Liberdade e da Praça Marquês de Pombal
Os arredores da Praça Marquês de Pombal e da Av. da Liberdade têm um ótimo suporte de restaurantes, cafés e supermercados.
Esse é um bom motivo para ficar hospedado nessa região e aproveitá-la após um dia de passeio por Lisboa e arredores.
Se você reservou um hotel sem café da manhã, deixo como recomendação lugares muito bons e que eu frequento: as três lojas da Padaria Portuguesa (Marquês de Pombal, Rua Mouzinho da Silveira e Restauradores), a DeliDelux (Rua Alexandre Herculano), o Delta Q Avenida e a Granier (Av. Fontes Pereira de Melo). Há opções tradicionais também, como a Pastelaria Marquês de Pombal, como uma alternativa interessante.
Há cada vez mais restaurantes em Lisboa, dos típicos aos de cozinha internacional.
Se a sua escolha for por comida portuguesa, recomendo o Floresta do Salitre (Rua do Salitre, 42D) e O Cartaxinho (Rua de Santa Marta, 20B), pois são espaços pequenos, simples e de qualidade. Os pratos de peixe são os meus favoritos.
Dois “queridinhos” dos hóspedes da região e mais modernos são o Guilty by Olivier, que tem boas pizzas e um Menu Executivo de almoço durante a semana, e o Hard Rock Cafe, um clássico mundial que nunca falha, pois o espaço é amplo, o ambiente agradável e a comida é boa (este, também excelente para levar a criançada).
Para um lanche ou um almoço/jantar fora de hora, os quiosques espalhados pela Avenida são perfeitos. Destaco o Banana Café e o Charcutaria Lisboa com opções durante o dia todo e também a noite.
Viaje a Portugal com tudo organizado
8 Comentários
Olá Rafael!
Irei para Portugal em julho (segunda quinzena) com meu marido, dois filhos, um casal de tios e meus pais. Estava pensando em alugar um apartamento em Lisboa, na Baixa, próximo de uma estação de metrô, por seis dias, e outro no Porto, para mais seis dias de viagem, seguindo seu roteiro de passeio com trem/metrô de Lisboa ao Porto. Você acha uma boa ideia (aluguel de apartamento)? Pode me indicar onde localizar boas acomodações nesse sentido? Obrigada!
Olá, Helga
Tudo bem?
É uma boa ideia alugar um apartamento em Lisboa. Temos um artigo com algumas boas sugestões de apartamentos na Baixa e no Chiado: https://www.cultuga.com.br/2017/10/onde-se-hospedar-em-lisboa-baixa-e-chiado/
Um grande abraço e boa viagem!
Olá Bom dia
Estou indo pela primeira vez a Portugal em março e ainda não decidi o hotel. Consegui uma boa cotação no hotel EXE Liberdade, um hotel novo que fica na Avenida Duque de Loulé. É um bom lugar pra se hospedar? Qualquer ajuda é bem vinda. Agradeço desde já
Olá, Raíssa
Tudo bem?
O hotel é bem novo mesmo. A Duque de Loulé é uma das avenidas que “saem” do Marquês, então é perfeita para usar as dicas desse post. São apenas dois quarteirões. Se você gostou do hotel, vale a pena! :)
Um grande abraço e boa viagem!
Olá! Boa noite.
Achei o Legandary Lisboa Suítes na região, gostaria de saber se é bom. Obrigada
Olá, Débora
Tudo bem?
Não conheço esta hospedagem, mas a localização é interessante, pois fica entre as estações de metro Marquês de Pombal e Rato. Verifique os comentários dos hóspedes no Booking https://www.booking.com/hotel/pt/clarion-suites-lisboa.pt-pt.html?aid=377086
Um abraço e boa viagem!
olá. li muito o blog de vocês antes de ir a lisboa pela primeira vez, agora em janeiro/19. parabéns pelas dicas. eu fiquei hospedado na região da marquês de pombal, numa guesthouse ótima, na avenida duque de loulé. o local é fantástico. além de a região ser lindíssima, conta com muitos serviços , restaurantes , lanchonetes , supermercados e afins, e transporte para todos os cantos. é também muito tranquila, segura, sendo indicada para pessoas avessas a badalações. eu me hospedarei na marquês de pombal e arredores numa próxima visita a lisboa. abs
Olá, Marcelo
Tudo bem?
Agradecemos o carinho com o nosso trabalho! :)
Essa região é mesmo muito boa! Legal que você gostou da guesthouse na Duque de Loulé. A avenida melhorou muito nos últimos 4 anos.
Um grande abraço e até uma próxima visita!