Shoppings: onde fazer compras em Lisboa?

Conhece alguém que vai viajar para Portugal? Envie este artigo!

Lisboa é, sim, um bom destino para compras. Na capital portuguesa há excelentes oportunidades, das grandes marcas aos artigos exclusivos, criativos e de design, das famosas lojas europeias muito baratas aos produtos gastronômicos que, claro, também não podem faltar na mala de qualquer viajante.

As opções são muitas e bastante interessantes. Aqui no Cultuga já destacamos, por exemplo, lojas de artigos esportivos e também os principais outlets de Portugal.

Shoppings para ir às compras em Lisboa

Para você ter uma ideia, Lisboa tem mais de 20 centros comerciais e galerias, fora suas ruas comerciais – como a Rua Augusta e a Avenida da Liberdade. Ou seja, se você deseja fazer boas compras em Lisboa, o primeiro passo é planejar o que gostaria de ver. Assim, fica mais fácil escolher quais shoppings e lojas visitar, sem prejudicar o andamento do seu roteiro.

O bom é que os grandes shoppings de Lisboa têm ótima localização, fácil acesso de transporte público e alguns também contam com estacionamento próprio. Nesse artigo, vou destacar seis dos centros comerciais que mais gosto e frequento. Tenho a certeza de que você poderá encontrar neles boas oportunidades de compras, além de um espaço agradável para o passeio.

Dica para o seu roteiro em Lisboa: deixe a visita ao shopping como uma opção “móvel” do seu planejamento. Geralmente, eles têm um horário bastante flexível – alguns ficam abertos até perto da meia noite – e se torna o passeio perfeito para dias de chuva ou, então, para aquele calor intenso do início de uma tarde de verão, onde o ar condicionado alivia bastante.

El Corte Inglés: grandes marcas em um espaço muito agradável

compras em Lisboa: El Corte Inglés

Essa enorme loja de departamentos espanhola é o local mais cobiçado pelos turistas em Lisboa. Não é por menos. São 13 andares onde você pode se perder pelos corredores repletos de roupas de todos os estilos, marcas e preços, utensílios de cozinha, eletrônicos, malas de viagem, supermercado (excelente) e muito mais.

O El Corte, para os mais íntimos, faz tanto sucesso com os nossos leitores e clientes que fizemos um guia com dicas de compras só dele – nesse artigo incluímos várias sugestões para aproveitar bem o seu tempo nesse paraíso das compras.

Onde provar e comprar Queijo Serra da Estrela em Portugal?

Uma coisa importante, que todo brasileiro que está de passagem por Lisboa deve saber: no El Corte Inglés há um cartão especial de turista. Basta apresentar o passaporte no balcão de atendimento ao cliente e depois usar esse cartão para acumular 10% de desconto em diversos produtos, como perfumes, óculos, vestuário e souvenirs.

El Corte Inglés
Endereço:
Av. António Augusto de Aguiar, 31 – Avenidas Novas
Horário: segunda a quinta, das 10h às 22h – sexta e sábado, das 10h às 23h30 – domingo e feriado, das 10h às 20h – (fecha nos dias 1 de janeiro, 1 de maio e 25 de dezembro)
Como chegar de transporte público: metro São Sebastião (linhas azul e vermelha)
Estacionamento com mais de 2.000 lugares

Você tem direito ao tax free em Portugal – veja como pedir

Centro Comercial Vasco da Gama: ao lado do Ocenarário

compras em Lisboa: Shopping Vasco da Gama

O Centro Comercial Vasco da Gama é o principal shopping da parte mais nova de Lisboa, o Parque das Nações. Ele fica colado na Estação Oriente, que é linda, e de onde partem os trens para o Porto, e pertinho do Oceanário (este, na lista dos imperdíveis de Lisboa).

Aliás, o edifício foi construído junto com toda a estrutura da Expo-98, que tinha como tema os Oceanos. Por isso, toda a decoração é inspirada no mar. Em alguns dias, vemos a água escorrendo sobre o teto de vidro do shopping dando a sensação desse envolvimento aquático nos corredores.

É um bom lugar para fazer compras, pois são 170 lojas, e também para comer. Aliás, quer uma dica? Para fazer um lanche ou almoçar, vá direto ao 3º piso. Por lá, os meus favoritos são o Italian Burger House, com hambúrgueres no prato e sabores italianos, e o Portugália, uma das cervejarias mais tradicionais de Lisboa ( restaurante é melhor do que o balcão). Ah… Sem contar que o movimento é bem menor do que no andar da praça de alimentação.

Um outro destaque do Vasco da Gama é o supermercado Continente, que fica no subsolo e é bastante completo. Tenha apenas um pouco de paciência para as filas, pois o movimento costuma ser grande.

Centro Comercial Vasco da Gama
Principais lojas:
Fnac, Worten, Zara, H&M, Springfield, Nike, Asics, Sport Zone, Vista Alegre Atlantis, O Boticário e Sephora
Endereço: Avenida Dom João II Lote1.05.02 – Parque das Nações
Horário: todos os dias, das 09h à 00h – 24 e 31 de dezembro, das 09h às 18h (fecha dia 25 de dezembro e 1 de janeiro)
Como chegar de transporte público: metro Oriente (linha vermelha)
Estacionamento com mais de 2.500 lugares

Veja onde se hospedar perto do Aeroporto de Lisboa

Colombo: um dos maiores shoppings de Lisboa

compras em Lisboa: shopping Colombo

Esse é um shopping nos moldes dos que costumamos ver no Brasil, com quatro andares, lojas de rede, praça de alimentação no piso superior e cinema (são 10 salas).

Gosto de lá porque é muito fácil de chegar de metrô, tem um Supermercado Continente enorme, Fnac (ótima para comprar Cds e DVDs de música portuguesa, além de eletrônicos) e duas lojas de brinquedos (Disney Store e Toys “R” Us) – às vezes é bom voltar aos tempos de criança :D

Vale destacar que aqui também tem a Primark, aquela loja irlandesa que qualquer um fica louco. Ela é grande, tem inúmeras opções de roupas e acessórios e os preços são baixíssimos!

Se você quiser aproveitar para fazer mais algum passeio na região, indico uma visita ao Estádio da Luz e ao Museu Benfica – Cosme Damião.

Mas, atenção: aos finais de semana esse shopping fica lo-ta-do.

Colombo
Principais lojas:
Primark, Forever 21, Lefties, Lacoste, Pepe Jeans. Fnac, Worten, Zara, Zara Home, Accessorize, Tissot, Sport Zone, Hurley, Disney Store, Toys “R” Us, Livraria Bertrand, A Loja do Gato Preto, Nespresso e Vista Alegre
Endereço: Avenida Lusíada – Benfica
Horário: todos os dias, das 09h à 00h – 24 e 31 de dezembro, das 09h às 19h (fecha dia 25 de dezembro e 1 de janeiro)
Como chegar de transporte público: metro Colégio Militar/Luz (linha azul)
Estacionamento com mais de 6.000 lugares

Doces típicos de Portugal que você PRECISA experimentar

Armazéns do Chiado: no coração do centro histórico

compras em Lisboa: Armazéns do Chiado

O Armazéns do Chiado é uma galeria comercial pequena – principalmente quando comparamos com as dimensões dos shoppings que indicamos aqui. Há poucas lojas e alguns restaurantes. Porém, tem duas coisas coisas que eu gosto muito: a localização (pois fica no centro histórico, na ligação da Baixa com o Chiado) e a arquitetura do edifício.

É bem interessante saber que muita coisa se passou aqui antes de virar um shopping, pois esse espaço já foi um convento, que ruiu com o Terremoto de 1755, e um palácio. Foi em 1894 que ele se transformou nos Grandes Armazéns do Chiado, inspirado nos centros comerciais de Paris.

O que pouco os viajantes sabem é que, em 1988, um incêndio criminoso destruiu esse espaço e também parte do Chiado. O premiado arquiteto português Álvaro Siza Vieira foi o responsável pelo projeto de reconstrução de toda a área e, então, o shopping voltou a funcionar em 1995.

Ainda que o seu objetivo não seja comprar, vale a pena dar uma voltinha por lá. Suba até o piso dos restaurantes. Por ali, você encontrará algumas janelas com vistas bem interessantes para o Castelo de São Jorge e a Rua Garrett, onde você também poderá aproveitar para ver outras boas lojas, comer um doce na Alcôa e visitar a Bertrand, a livraria em atividade mais antiga do mundo.

Armazéns do Chiado
Principais lojas:
Fnac, Kiko, Mango, Pepe Jeans, A Loja do Gato Preto e The Body Shop
Endereço: Rua do Carmo, 2 – Chiado
Horário: todos os dias, das 10h à 22h  (fecha dia 25 de dezembro e 1 de janeiro)
Como chegar: metro Baixa-Chiado (linhas azul e verde)
Não há estacionamento. Os mais próximos são os do Largo da Boa Hora e o da Rua Almirante Pessanha

icon-consultoriaQuer conhecer Lisboa de uma forma diferente? Faça um tour do Cultuga

Amoreiras: mais tranquilo e com um bonito mirante

compras em Lisboa: Shopping Amoreiras

O Amoreiras Shopping Center foi o primeiro centro comercial de grande porte em Lisboa, inaugurado em 1985. São dois andares, com 219 lojas e um bom supermercado, o Jumbo Pão de Açúcar – sim, essa é a mesma rede espalhada pelo Brasil, porém, aqui em Portugal, o Grupo Pão de Açúcar pertence ao grupo francês Auchan.

Uma coisa que chama bastante a minha atenção – acredito que também vai chamar a sua – é a arquitetura (novamente). O complexo de prédios em que o shopping está inserido é alto, espelhado e totalmente diferente do que estamos acostumados a ver em Lisboa.

Por falar em edifício alto, no último andar há um mirante com uma vista impressionante e que está no meu top 5 dos melhores lugares para ver Lisboa de cima.

miradouro shopping amoreiras lisboa

A praça de alimentação não é das maiores, mas é bastante agradável e tem opções para todos os gostos, da comida portuguesa até a japonesa. Tem até uma área de estar, mais confortável, com sofás.

Não há atrações turísticas clássicas no bairro do shopping, então eu o indico para quem está hospedado alí ao lado, como no EPIC SANA Lisboa Hotel ou no Dom Pedro Palace, e também na Praça do Marquês de Pombal, como o HF Fenix Lisboa e o HF Fenix Music, que é super fácil de chegar a pé.

Amoreiras
Principais lojas:
Sport Zone, Zara, A Padaria Portuguesa, A Loja do Gato Preto, Fnac, Hugo Boss, Samsonite, Aerosoles, Chicco, Pepe Jeans e Levi’s.
Endereço: Av. Eng. Duarte Pacheco, loja 2037 – Amoreiras
Horário: todos os dias, das 10h à 23h  (fecha dia 25 de dezembro e 1 de janeiro)
Como chegar de transporte público: metro Rato (linha amarela) e Marquês de Pombal (linhas azul e amarela)
Estacionamento com 900 lugares

Boas escolhas para sua viagem a Portugal

icon-saude

SEGURO SAÚDE E VIAGEM
Faça o seu seguro para Portugal com a Real Seguro Viagem e ganhe 10% de desconto!

icon-carro

ALUGUEL DE CARRO
Na RentalCars você recebe o orçamento de aluguel de carro das empresas mais conhecidas de Portugal.

icon-hotel

HOTÉIS E APARTAMENTOS
Utilizamos o Booking para reservas há mas de 15 anos. Apartamentos turísticos, casas típicas rurais e excelentes hotéis com cancelamento gratuito!

Conheça os serviços do Cultuga!

icon-carroTRANSFER E TOURS
Tenha uma viagem a Portugal tranquila com os transfers e tours do Vinícius e sua equipe!

TOURS A PÉ
Conheça Lisboa a pé com os nossos tours históricos e culturais!

icon-tourTOUR DE TUK TUK
Quer ter uma experiência divertida? A Kamila vai te levar em um tour de tuk tuk!

icon-foto

SESSÃO FOTOGRÁFICA
As nossas fotógrafas conhecem os lugares mais bonitos para fazer o seu ensaio fotográfico!

Sobre o autor

Rafael Boro

Sou jornalista, tenho 35 anos e, apesar de ter nascido em São Paulo, adotei Lisboa como minha cidade. Gosto de apreciar a gastronomia lusa e, sempre que posso, vou a um café ou a um restaurante que não conheço. Lisboa também me trouxe um time de futebol do coração, o Sporting, mesmo tendo o tênis como o meu principal esporte. Troco fácil os transportes públicos por uma longa caminhada. Na minha playlist de música portuguesa não falta David Fonseca e Tiago Bettencourt.

6 Comentários

    • Rafael Boro

      Oi, Natalie
      Tudo ótimo e com você?
      Fico feliz que o post tenha sido selecionado para o #linkódromo. :)
      Um grande abraço!

  1. Avatar

    OLÁ!!! FIZ MEU SEGURO PARA A EUROPA EM OUTUBRO DE 2017 PELA REAL. POSSO MESMO CONFIAR, ESTOU RECEOSA. JÁ OUVI FALAR DE SEGUROS QUE VC TEM QUE PAGAR AS EVENTUAIS DESPESAS E DEPOIS SERÁ RESSARCIDA. ME INFORMARAM QUE ELES PAGAM NO ATO DO SINISTRO. PROCEDE??? OBRIGADA DAYSE PEREIRA RIO DAS OSTRAS – RJ

    • Rafael Boro

      Olá, Dayse
      Tudo bem?
      Nós nunca tivemos problemas com as empresas que contratamos através da Real Seguro. Não sei responder sobre a questão das despesas. Aconselho que você veja se no contrato da empresa que você comprou tem esse detalhe ou entre em contato com ela. ;)
      Um grande abraço e boa viagem!

    • Rafael Boro

      A Primark é um paraíso dos bons preços, Gustavo!
      Muito legal que você compraram bastante coisa para o bebê. Aproveitando… Parabéns! :)
      Um grande abraço!

Deixe um comentário